Vídeos de alta resolução REALMENTE pesados

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Delerue
  • Data de Início Data de Início
Vai nas configurações do FFDShow e desativa o decoder pra H.264 e vê se some ele dessa telinha aí. Tem que aparecer o Divx. De preferência, muda o render do MPC pra 'VMR 7 Windowed', conforme explica o tutorial.

Delerue... funcionou cara!! :D
fui nas configurações do ffdshow e desativei o h-264 e agora parou de dar aquelas congeladas na imagem, vou ver o resto do filme para ver se ainda tem algum problema.
Valeu cara.

Delerue, estou usando o MPC Home Cinema com o K-Lite Codec Pack (sei que não é o certo, mas)...

Ele veio configurado com o render Overlay Mixer por padrão. O que eu gostaria de saber qual é o melhor render, que exibe a melhor qualidade de imagem em sua opinião, já que tem vários nas opções.
Estou usando o XP no momento.

Delerue, estou usando o MPC Home Cinema com o K-Lite Codec Pack (sei que não é o certo, mas)...

Ele veio configurado com o render Overlay Mixer por padrão. O que eu gostaria de saber qual é o melhor render, que exibe a melhor qualidade de imagem em sua opinião, já que tem vários nas opções.
Estou usando o XP no momento.

Rapaz, isso é bem polêmico. Em já tentei de TUDO possível, até mesmo o EVR (no XP só instalando DOT NET 3, ou um 'patch' maroto aí), mas todos dão stutter (aqueles 'pulos' que dão na imagem, uma espécie de mini-engasgadinha). Só o VMR 7 Windowed que não. O Overlay é um pouco mais rápido, mas tem problemas com aspect ratio em alguns vídeos, e não permite tirar SS. Sobre a qualidade de imagem, em tese qualquer render com resize via Pixel Shader faz bem o serviço. Mas eu sinceramente não noto muita diferença usando o VMR 7 Windowed (que não possui PS), talvez porque eu faça parte do resize pelo FFDShow. A performance do EVR e do VMR 9 é consideravelmente pior.

Pegue esse vídeo aqui pra testar o stutter (quando a câmera girar, pegue um ponto de referência e observe se ele não 'pula'): http://rapidshare.com/files/201476548/1.avi.html

E esse aqui pra testar a performance (ligue o desentrelaçador Yadif com 'double framerate' checado, por dentro do FFFDShow mais recente): 'Tony Bennett & Christina Aguilera - Steppin Out.ts' (não estou achando fonte, procura aí com calma)

Agora apareceu outro problema, Delerue. :x
O áudio tá bastante atrasado.

Agora apareceu outro problema, Delerue. :x
O áudio tá bastante atrasado.

É com o mesmo vídeo .mkv? Se for, verifique o uso de CPU pelo Gerenciador de Tarefas. Se ficar batendo 100% direto é porque tá faltando poder de fogo mesmo, e não há o que fazer.

Rapaz, isso é bem polêmico. Em já tentei de TUDO possível, até mesmo o EVR (no XP só instalando DOT NET 3, ou um 'patch' maroto aí), mas todos dão stutter (aqueles 'pulos' que dão na imagem, uma espécie de mini-engasgadinha). Só o VMR 7 Windowed que não. O Overlay é um pouco mais rápido, mas tem problemas com aspect ratio em alguns vídeos, e não permite tirar SS. Sobre a qualidade de imagem, em tese qualquer render com resize via Pixel Shader faz bem o serviço. Mas eu sinceramente não noto muita diferença usando o VMR 7 Windowed (que não possui PS), talvez porque eu faça parte do resize pelo FFDShow. A performance do EVR e do VMR 9 é consideravelmente pior.

Pegue esse vídeo aqui pra testar o stutter (quando a câmera girar, pegue um ponto de referência e observe se ele não 'pula'): http://rapidshare.com/files/201476548/1.avi.html

E esse aqui pra testar a performance (ligue o desentrelaçador Yadif com 'double framerate' checado, por dentro do FFFDShow mais recente): 'Tony Bennett & Christina Aguilera - Steppin Out.ts' (não estou achando fonte, procura aí com calma)
Obrigado pela resposta. Analisando o que você disse não tem outra opção a não ser o Overlay Mixer ou o VMR 7 Windowed mesmo. Sendo o primeiro teoricamente melhor por possuir resize de PS.
E eu pensando que o VMR 9 era o melhor... só por causa do "9".

A qualidade dos vídeos que tenho aqui está ótima com o Home Cinema e esse render, só perguntei pra não ter dúvidas mesmo. Sinto já uma diferença enorme entre o MPC > MPC HC, não sei como, mas a imagem no HC é muito superior, com o mesmo vídeo.

Eu testei o vídeo que você mandou e não percebi nenhum stutter no vídeo. Quanto ao segundo vídeo ainda não cheguei a procurar...

Obrigado pela resposta. Analisando o que você disse não tem outra opção a não ser o Overlay Mixer ou o VMR 7 Windowed mesmo. Sendo o primeiro teoricamente melhor por possuir resize de PS.
E eu pensando que o VMR 9 era o melhor... só por causa do "9".

O Overlay não tem resize por Pixel Shader. Somente o VMR 9 Renderless e o EVR Custom têm.

A qualidade dos vídeos que tenho aqui está ótima com o Home Cinema e esse render, só perguntei pra não ter dúvidas mesmo. Sinto já uma diferença enorme entre o MPC > MPC HC, não sei como, mas a imagem no HC é muito superior, com o mesmo vídeo.

Tem como você demonstrar com SS essa diferença?

Eu testei o vídeo que você mandou e não percebi nenhum stutter no vídeo. Quanto ao segundo vídeo ainda não cheguei a procurar...

Testa com o VMR 9 e o EVR pra ver se nota.

O Overlay não tem resize por Pixel Shader. Somente o VMR 9 Renderless e o EVR Custom têm.
Hmm, e mesmo o VMR 9 tendo resize ele tem uma qualidade de imagem pior que os outros?

Tem como você demonstrar com SS essa diferença?
Posso sim, mas com qual render? O Overlay Mixer não permite screenshots, inclusive em outro tópico queria tirar screenshots comparativas, deixei queto pois com o Overlay Mixer não era possível.

Testa com o VMR 9 e o EVR pra ver se nota.
Ok.

Hmm, e mesmo o VMR 9 tendo resize ele tem uma qualidade de imagem pior que os outros?

Pra mim a qualidade é equivalente. O problema dos render sem ser o VMR 7 Windowed é que eles dão stutter, e com exceção do Overlay, são mais lentos.

Posso sim, mas com qual render? O Overlay Mixer não permite screenshots, inclusive em outro tópico queria tirar screenshots comparativas, deixei queto pois com o Overlay Mixer não era possível.

Você disse que a diferença de qualidade de imagem do MPC pro MPC-HC é bem notável. Use renders que permitam SS e nos mostre uma comparação. :)

Falow!

Pra mim a qualidade é equivalente. O problema dos render sem ser o VMR 7 Windowed é que eles dão stutter, e com exceção do Overlay, são mais lentos.
Agora que fui fazer as screens comparativas não vi muita diferença mesmo, parece identico.

Você disse que a diferença de qualidade de imagem do MPC pro MPC-HC é bem notável. Use renders que permitam SS e nos mostre uma comparação. :)
Bom, aqui está. Mas sinceramente, por essas imagens não há muita diferença (a não ser pela tonalidade de cor), eu só senti a qualidade superior quando comparei os dois com Overlay Mixer e em full screen. Os risquinhos na imagem e os quadriculados parece que somem no Home Cinema, é como se ele usasse filtros ou algo que melhorasse a qualidade do vídeo. E isso é muito mais fácil de reparar em tela cheia, onde o vídeo é aumentado do seu tamanho original.

MPC:
mpc.jpg

mpchc.jpg

Eu tentei tirar a screenshot em tela cheia mesmo mas não deu certo. O vídeo fica rolando mesmo quando colo no Paint ou em qualquer programa (igual o que acontecia com o WMP com a opção de sobreposições ativada). Se souber como resolver isso, é só dizer.

Bom, aqui está. Mas sinceramente, por essas imagens não há muita diferença (a não ser pela tonalidade de cor)

De duas, uma: ou o MPC tá usando outro render em relação ao MPC-HC, ou o MPC tá usando o shader pra conversão correta de cores. A diferença nas cores é puramente um problema de conversão de cores. Você pode resolver isso pra sempre indo no painel de controle do driver da Nvidia e setando em 'Adjust Video Color Settings' o parâmetro 'Full (0-255)' no combo-box Dynamic Range, da aba 'Advanced'. Vê se assim você ainda continua notando diferença.

Eu tentei tirar a screenshot em tela cheia mesmo mas não deu certo. O vídeo fica rolando mesmo quando colo no Paint ou em qualquer programa (igual o que acontecia com o WMP com a opção de sobreposições ativada). Se souber como resolver isso, é só dizer.

Pois é... O render Overlay (sobreposição, em inglês) tem essa limitação, e não há o que fazer.

é a CPU mesmo que não está aguentando, fica variando entre 96% e 100% ...desencanei já. ;x
vo gravar em dvd mesmo e ver no dvd player.
valeu pela ajuda cara.

De duas, uma: ou o MPC tá usando outro render em relação ao MPC-HC, ou o MPC tá usando o shader pra conversão correta de cores. A diferença nas cores é puramente um problema de conversão de cores. Você pode resolver isso pra sempre indo no painel de controle do driver da Nvidia e setando em 'Adjust Video Color Settings' o parâmetro 'Full (0-255)' no combo-box Dynamic Range, da aba 'Advanced'. Vê se assim você ainda continua notando diferença.
Você achou a tonalidade do MPC correta? Bom, não sei o que pode ser, já que os renders eram os mesmo. VMR7 Windowed.

Apliquei essa opção que você disse no driver da nVidia aqui.

Pois é... O render Overlay (sobreposição, em inglês) tem essa limitação, e não há o que fazer.
E tem mais Delerue. Percebi uma coisa: depois que fiz testes com os renders, vi o quão ruim o Overlay Mixer é.

Não sei explicar direito mas, parece que ele é lento. Quando movo a janela, aumento o zoom para "auto fit" ou vou assistir em full screen, o vídeo vai se preenchendo com uma certa lentidão no Windows. E em certos momentos, o vídeo parece que fica em slowdown, com baixo fps. Nesse caso eu normalmente pauso e dou play e parece que fica ok. Por isso estou usando o VMR7 Windowed que não acontece isso.

Só me diz uma coisa: este Windowed significa que não fica bom em tela cheia, ou algo do tipo? E entre Windowed e Renderless, existe grande diferença? Desculpe as perguntas idiotas, mas não sei qual render realmente usar.

Muito obrigado pela ajuda.
é a CPU mesmo que não está aguentando, fica variando entre 96% e 100% ...desencanei já. ;x
vo gravar em dvd mesmo e ver no dvd player.
valeu pela ajuda cara.
O jeito é você assistir filmes em 480p mesmo utR. Com sua CPU realmente não existe milagres com vídeos HD. :(

Você achou a tonalidade do MPC correta? Bom, não sei o que pode ser, já que os renders eram os mesmo. VMR7 Windowed.

Se o render é o VMR 7 Windowed em ambos (nesse render não há opção de shaders), então com certeza o decoder é diferente. O MPC-HC deve estar usando os decoders internos dele, enquanto o MPC deve estar usando algum externo. Verifica aí (botão direito no vídeo rolando e depois 'Filters').

Apliquei essa opção que você disse no driver da nVidia aqui.

Aplica e desaplica vendo um vídeo pra você notar a diferença. Esse problema foi descrito aqui.

E tem mais Delerue. Percebi uma coisa: depois que fiz testes com os renders, vi o quão ruim o Overlay Mixer é.

É, ele tem seus bugs. Fora que erra o aspect ratio de vários vídeos. Definitivamente não vale a pena, a não ser pra quem tá no limite de CPU.

Só me diz uma coisa: este Windowed significa que não fica bom em tela cheia, ou algo do tipo? E entre Windowed e Renderless, existe grande diferença? Desculpe as perguntas idiotas, mas não sei qual render realmente usar.

O lance não é por aí. No MSDN tem uma descrição meu autista, e, pelo o que entendi, o VMR Renderless é uma evolução do Windowed, com mais flexibilidade e recurso pros desenvolvedores. Saca um trecho:

In renderless playback mode, the VMR does not perform the rendering. Instead, it uses a custom allocator-presenter supplied by the application. This mode is useful for games and other types of applications that have sophisticated video effects. Renderless playback mode enables the applications to create and control its own DirectDraw surface (VMR-7) or Direct3D surface (VMR-9), and to access the video bits at presentation time.

Na prática, pra gente que só usa o MPC não deveria ter muita diferença. Mas é aquilo que te disse, o Renderless é mais lento e dá stutter, sempre. :rolleyes:

alguem sabe me dizer pq meus videos o "preto" n é bem "preto"?
parece q tem uma camada cinza por cima das fotos

Como eu disse há pouco ao victorm, você pode resolver isso pra sempre indo no painel de controle do driver da Nvidia e setando em 'Adjust Video Color Settings' o parâmetro 'Full (0-255)' no combo-box Dynamic Range, da aba 'Advanced'.

esse efeito da nvidia as vezes força demais o tom de pele das pessoas, fica tudo vermelhos
n sei se era bug, mas as vezes exagerava mesmo

achei algo parecido com o meu problema, mais tarde vou tentar ajeitar
snapshot20070219213918mt8.jpg

dvdoq5.jpg

esse efeito da nvidia as vezes força demais o tom de pele das pessoas, fica tudo vermelhos
n sei se era bug, mas as vezes exagerava mesmo

Isso não é um 'efeito' da Nvidia. É simplesmente a maneira correta de exibir as cores em um monitor. O modo padrão limita o espectro de cores para manter compatibilidade com as TVs (inclusive isso é dito no pequeno texto deste diálogo). Se você está tendo problemas com cores, pode acreditar que este usando o DR em full não é o problema. ;)

achei algo parecido com o meu problema, mais tarde vou tentar ajeitar

Qualé o contexto das SS que você me mandou? Pelo o que parece, trata-se de outra coisa.

11bom tirei fotos do monitor, infelizmente n to com a camera aqui em casa entao foi do cel mesmo, mas da pra perceber a diferença
1 video com nvidia modo full 255 = cara vermelha e preto = preto

2ª video default, preto é meio cinza

3 foto da SCREEN tirada pelo bsplayer, supostamente o q deveria ser o certo nao? tom de pele normal, e preto = preto

foto original

11bom tirei fotos do monitor, infelizmente n to com a camera aqui em casa entao foi do cel mesmo, mas da pra perceber a diferença

Por que tirou fotos? Tirar screenshot pelo computador não é uma opção mais razoável?

De qualquer forma, vamos fazer um teste reproduzível. Escolha um vídeo não muito grande e disponibilize para que todos possamos testar. Não se esqueça de dizer o frame exato para teste.

Falow

bom, por screenshots nao pega o efeito, q nem a screen do bsplayer, a screen sai normal, mesmo rodando o video com a "camada" cinza ou com efeito da nvidia

Eu fiz testes comparativos aqui e achei a tonalidade bem melhor no modo full. Existem mais opções desse tipo no painel da nVidia que podem melhorar a qualidade de imagem, Delerue?
As cores ficam mais escuras, mas parecem que estão "vivas", com mais contraste/nitidez. Inclusive a pele, que não fica esbranquiçada.

Eu tirei screenshots, mas esqueci de um pequeno detalhe; o nome do release aparece, no topo da janela. Acho que teria problemas com as regras postando isso aqui.

E Delerue, estou usando o VMR7 Renderless de boa aqui, depois de ler seu post. Aparentemente está normal, sem nenhuma lentidão e aliás, provavelmente por ele não usar o Overlay Mixer de forma alguma, é o único que consegui tirar screenshots normalmente. Mesmo o VMR7 Windowed não dá; fica rolando o vídeo no Paint.

Users who are viewing this thread

Voltar