• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Valeu Ifaller por ter a paciência e boa vontade de explicar um por um os componentes de meu estabilizador e ao rau pelos links dos filtros de linha.

Valeu mesmo.:yes:

Tenho uma TT Purepower 420W a anos segurando bem até o overclock!

obs. moro em prédio e nenhum prédio aqui no Rio tem fio terra, ai eu comprando uma régua dessa de qualidade ela deve vir com a tomada tripolar né, ai não vai adiantar quase nada porque ou eu vou quebrar o terceiro pino ou botar aquele adaptador fajuto para encaixar na tomada...

Pelo menos a proteção anti-surto vai valer de alguma coisa, pelo menos a proteção Neutro/Fase, ainda tem presença de fusiveis termicos nesses filtros de linha na linha fase e neutro. Ainda q sem aterramento vale, vc so nao vai ter a filtragem funcionando à contento.

EDIT:

Nao tinha lido o post do faller explicando isso ai... maus...
 
Excelente tópico!

Agora uma duvida Ifaller, eu tenho uma maquina fraquinha que fica pra minha irma usar, é um atlhon 1.8 bem basico!
Ele tem uma fonte generica de 40 reais, e um estabilizador. Bom se tratando de fontes genericas é necessário usar um estabilizador?

O PC do meu pai tem fonte generica (por enquanto) e ta so no filtro de linha q eu mesmo construi e funciona totalmente bem.
 
Tenho um SMS revolution um dos primeiros de 1000VA
ele veio com um problema e até hoje não descobri, atenção dele fica sempre em ALTA aqui em casa, na casa do meu vizinho fica no NORMAL..que é o correto..e agora??
a fiação e tudo nova aqui e tudo foi revisado..o pc são todos cabos grossos..
 
Opa Faller, li seu primeiro topico la no Forum Pcs, mas vou tirar a duvida por aqui, e quanto a monitores seja LCD ou Normal, direto na tomada mesmo, ou sempre em um Filtro Surge Protector???

e outra coisa, e se cair um raio na fiaçao eletrica ou no poste, tem risco de mandar tudo pro beleu mesmo com o filtro Surge Protector??

Primeira pergunta: Sempre indiquei a ligação de qualquer periférico através de um bom filtro de linha/supressor de surto. Todos os equipamentos. Se possível pode também usar um protetor na sua TV, outro também lá no tocador de CD lá de seu quarto, e assim por diante.

Segunda pergunta: Sim. Infelizmente sim. Um aterramento bom, um bom filtro supressor de surto, ajudam muito, e salvam muitos equipamentos, mas a natureza, se quiser, sobrepuja isso.

Abraço..
 
Excelente tópico!

Agora uma duvida Ifaller, eu tenho uma maquina fraquinha que fica pra minha irma usar, é um atlhon 1.8 bem basico!
Ele tem uma fonte generica de 40 reais, e um estabilizador. Bom se tratando de fontes genericas é necessário usar um estabilizador?
Você nem deve ter visto uma fonte genérica por dentro. Para baratear eles retiram todos os capacitores usados nos filtros das fontes e no lugar dos indutores eles colocam jumpers (pedaços de fios), suprimem os varistores.
Se alguma coisa não pode deixar de ser colocada é o filtro/supressor de surto, muito mais nesse tipo de fonte, pois ela foi capada internamente de todas as proteções que uma fonte deve ter.
Quanto ao uso do estabilizador, se sua rede é normal (se ai na sua casa tudo funciona, o refrigerador parte, os equipamentos não se queimam todo o mês, etc) não, não é necessário tampouco o uso de estabilizador, aliás, ele vai dar mais trabalho para a fonte...
Abraço...
 
Tem algum filtro bom e barato pra indicar?
 
Cara, barato que sai caro? Nao vale a pena... de filtro barato o mercado ta cheio! Nenhum filtro abaixo de 50 reais é confiável, salvo raros casos! Quer um relativamente barato?

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

Quanto custou sua maquina? 1500, 2000 reais? Qualquer coisa 20 x mais barato que isso e que forneça boa proteção, vale o preço!
 
Você nem deve ter visto uma fonte genérica por dentro. Para baratear eles retiram todos os capacitores usados nos filtros das fontes e no lugar dos indutores eles colocam jumpers (pedaços de fios), suprimem os varistores.
Se alguma coisa não pode deixar de ser colocada é o filtro/supressor de surto, muito mais nesse tipo de fonte, pois ela foi capada internamente de todas as proteções que uma fonte deve ter.
Quanto ao uso do estabilizador, se sua rede é normal (se ai na sua casa tudo funciona, o refrigerador parte, os equipamentos não se queimam todo o mês, etc) não, não é necessário tampouco o uso de estabilizador, aliás, ele vai dar mais trabalho para a fonte...
Abraço...

Beleza lfaller, valew então acho que vou tirar o estabilizador. :thumbs_up
 
Filtros de linha e supressores de surto tem dois modos distintos de proteção. O modo comum, onde os elementos das proteções agem nas induções de linha que de modo comum atingem a sua rede, fase e neutro juntos, e ai vai te faltar o terra para referenciar dissipar ou drenar essas anomalias.
O outro modo de proteção é o modo diferencial, onde as anomalias da rede acontecem entre o fase e o neutro. Nessa hora o sua proteção independe do aterramento para bem funcionar. Afortunadamente, no dia-a-dia, as induções nas linhas, os espúrios gerados pelo motor do elevador do prédio, a máquina de solda da serralheria, todos eles acontecem no modo diferencial, entre fase e neutro. Então sim sua proteção vai trabalhar durante todo o tempo contra esse tipo e anomalia. Na hora do temporal, da tempestade elétrica, ai faz falta o aterramento, pois as induções de espúrios nesse caso acontecem no modo comum. Retire se puder, o plug da tomada nessas horas de maior tempestade elétrica, se você não dispuser de um bom aterramento.

Abraço...



Entendi:yes:










Pelo menos a proteção anti-surto vai valer de alguma coisa, pelo menos a proteção Neutro/Fase, ainda tem presença de fusiveis termicos nesses filtros de linha na linha fase e neutro. Ainda q sem aterramento vale, vc so nao vai ter a filtragem funcionando à contento.

EDIT:

Nao tinha lido o post do faller explicando isso ai... maus...

Beleza, melhor que nada:thumbs_up
 
Tenho um SMS revolution um dos primeiros de 1000VA
ele veio com um problema e até hoje não descobri, atenção dele fica sempre em ALTA aqui em casa, na casa do meu vizinho fica no NORMAL..que é o correto..e agora??
a fiação e tudo nova aqui e tudo foi revisado..o pc são todos cabos grossos..

Precisa ver no multimetro o que significa esse "rede alta" que o estabilizador tá dizendo. As vezes está cerca de 10v mais alta e ele já mete o bedelho dizendo q tá alta, 10V é toleravel pela fonte. Na sua casa a tensão pode está por algum motivo chegando acima do considerado "normal" e na casa do seu amigo nao.

Beleza lfaller, valew então acho que vou tirar o estabilizador. :thumbs_up

se for 220V ai cuidado! Já vi gente relatando que tirou o estabilizador e depois reclamou que queimou a fonte! simplesmente pelo fato de que a pessoa esqueceu de mudar de 115 pra 230 na fonte! Verifiquem tb as caxinhas de som e outros perifericos caso sua rede for 220V!
 
ainda assim critico a real necessidade do no-break na informática. Se fosse realmente necessário o seria para a TV, para o DVD, o Refrigerador, a máquina de fazer pipocas..

Marketing, puro marketing..

Claro que o ideal seria que não tivéssemos interrupção ou falha na rede elétrica. O problema é que isso existe, especialmente em zonas mais rurais ou subúrbios, como é o meu caso (Jacarepaguá, Rio de Janeiro). A diferença é que no computador a gente produz, e esse trabalho pode ser perdido por completo com a queda de tensão. Não só perde-se o que não se salvou, como pode acabar corrompendo o arquivo por completo, ou ainda arquivos de sistema, exigindo muitas vezes conhecimento e tempo para resolução do problema. Por fim, o no-break ainda permite que usemos o computador mesmo quando não há qualquer sinal de fornecimento de eletricidade.

Nos outros aparelhos seria bom também um no-break bruto. Imagine o estrago de uma queda de luz de 12 horas para os produtos dentro de uma geladeira. Ou uma oscilação frenética de fornecimento, como ocorre direto aqui. F0da é que os no-breaks comuns não são recomendados para alimentarem motores (ventiladores, ar condicionados, geladeiras, máquinas de cortas grama, etc.).

Enfim, concordo (mesmo porque não teria como discordar) que estabilizadores são quase sempre enganação, mas, na boa, no-break é algo muito útil, e funciona, sim quando o propósito é manter o fornecimento de eletricidade.
 
Claro que o ideal seria que não tivéssemos interrupção ou falha na rede elétrica. O problema é que isso existe, especialmente em zonas mais rurais ou subúrbios, como é o meu caso (Jacarepaguá, Rio de Janeiro). A diferença é que no computador a gente produz, e esse trabalho pode ser perdido por completo com a queda de tensão. Não só perde-se o que não se salvou, como pode acabar corrompendo o arquivo por completo, ou ainda arquivos de sistema, exigindo muitas vezes conhecimento e tempo para resolução do problema. Por fim, o no-break ainda permite que usemos o computador mesmo quando não há qualquer sinal de fornecimento de eletricidade.

Nos outros aparelhos seria bom também um no-break bruto. Imagine o estrago de uma queda de luz de 12 horas para os produtos dentro de uma geladeira. Ou uma oscilação frenética de fornecimento, como ocorre direto aqui. F0da é que os no-breaks comuns não são recomendados para alimentarem motores (ventiladores, ar condicionados, geladeiras, máquinas de cortas grama, etc.).

Enfim, concordo (mesmo porque não teria como discordar) que estabilizadores são quase sempre enganação, mas, na boa, no-break é algo muito útil, e funciona, sim quando o propósito é manter o fornecimento de eletricidade.

Sua contestação me fez ver o enorme erro cometido em meu post, cujo fizeste referência. Foi um erro monumental, o qual vou editar e corrigir de modo urgente.. Quando disse:

critico a real necessidade do no-break na informática. Se fosse realmente necessário o seria para a TV, para o DVD, o Refrigerador, a máquina de fazer pipocas..

Queria ter dito isso a respeito do estabilizador, que era o equipamento do qual falávamos e me trai e coloquei lá no-break.
Continuo achando isso do estabilizador mas nunca do no-break, dispositivo essencial e insubstituível em sua função..
Mil perdões e obrigado por ter contestado. Isso que disse (sem querer) é uma heresia. Quem conhece meus posts sabe que isso não é verdade com relação ao no-break e sim com relação ao estabilizador.

Muito obrigado meu amigo Delerue, você tem toda a razão. Eu também não ficaria quieto defronte de uma afirmação como essa.

Vou voltar lá e corrigir para consistência do texto..
Abraço...
 
Tópico excelente!!!
Não tinha reparado nele antes!!!

Muito bom mesmo o tópico, explica certinho esse "tlec" que todos escutamos no estabilizador!

[χђ†].
 
eu tinha um estabilizador que fazia "tlec" o dia inteiro.....até que ele nao fez mais "tlec", e sim uns raios coloridos, e em seguida veio o cheiro de queimado e ele morreu...kkkkkkkkkkkkk
 
Cara, tipo assim, ver eu nao vi neh, como vou ver um TLEC?

Mas eu escutei, alias, escutava, nunca mais deu isso por aki, as vezes, qd da chuva mtooooooo forte, da um e dps cai a energia sahusahusahsa
 
o que recomenda entao usar no lugar de um estabilizador?? nobreak?? filtro de linha??

quais recomenda???
 
Filtro de linha é igual a homeopatia, mesmo aonde não seja necessário mal não fará, e aonde é necessário resolve sem dúvida alguma. Independente do que você venha a adotar após esse filtro de linha/supressor de surtos, adote-o.
Estabilizador só tem uma recomendação, que nem gosto de dar. Ou quando você estiver em uma ponta de linha na qual a tensão é tão baixa que não é possível ligar um PC, nem uma TV, nem um refrigerador, nem um condicionador de ar. etc.. Ou quando a instalação de sua casa é tão ruim que quando você liga o chuveiro, seu PC não parte... Não gosto de sugerir essa solução ai, embora resolva, pois a sugestão correta nesses casos seria refazer a instalação e não mascarar o problema.

No-break só se recomenda aonde a rede é tão inconstante em suas quedas repentinas que é impossível trabalhar sem algo que segure seu PC quando falta a energia, mesmo que por 2 segundos.

Filtro de linha é útil em qualquer situação. Pode colocar filtro/supressor de surto antes de qualquer outro elemento de correção, de geração, de adaptação, de isolação de energia.

O filtro haverá de limpar e proteger seu PC de distúrbios elétricos. É útil não só para o PC, mas também para todo e qualquer equipamento eletrônico.

Abraço...
 
Cara, tipo assim, ver eu nao vi neh, como vou ver um TLEC?

Mas eu escutei, alias, escutava, nunca mais deu isso por aki, as vezes, qd da chuva mtooooooo forte, da um e dps cai a energia sahusahusahsa

Vê-se que você não leu o primeiro post inteiro, nem viu as fotos dos Tlec. É daí que veio o você já "viu", um tlec??
 
Pessoal, não entendo tanto do assunto quanto vcs, mas acho que um dos grandes problemas é a falta de qualidade na rede/fiação de nosso(a) predio/casa.
Aliado a isso acredito que um estabilizador de 300va é como um carro 1.0, é como uma fonte de R$ 40,00. Gostei muito do tópico, pois ja estava pensando em comprar um estabilizador de 1000va, o meu ta dando sinais que esta no fim da vida. No meu quarto so tem uma tomada, então ja sabe né, tive de ligar a extensão da televisão no estabilizador junto com o PC, DVD, HOME. Entao quando ligo a TV ouço o Tlec. Acho que, como disse, um estabilizador de 1000va resolveria o problema dos relês. IFALLER parabens pelo tópico e por favor comente.
 
Se você olhar atrás da TV vai tá escrito, Tensão de operação: 100-240V - isso se sua televisão for relativamente nova. Mas aqui temos uma TV com 15 anos de idade que funciona de 100-240V...

Praticamente todos DVDs, Hometheaters... funcionam de 100-240V. Se aí nem assim funciona direito vou te falar, sua rede é uma mé...!

1000va, 5000va... não tem nada haver com resolver problema de relés. Uma coisa não tem nada haver com outra. Os relés são como as antigas telefonistas mudando os fios entre uma linha e outra naqules quadros de distribuição que tinham nas primeiras centrais telefonicas. O relé comuta entre uma "tomada" de energia e outra. As tomadas seriam os vários enrrolamentos de fio de cobre presente em um transformador de energia. Esse transformador que converte a tensão de 130, pra teoricos 115V ou 90 pra 115V, os relés são só os serviçais da coisa, o comandante seria um microprocessador que estaria analisando a tensão constantemente. Só que esses serviçais são "lentos" e precisam desligar uma tomada e outra, nesse momento de troca de "tomada" eles levam cerca de 8ms... as vezes menos, as vezes mais...
 
galera, falei com meu tio, ele disse q o estabilizador serve para se cair 1 raio nao queimar o pc inteiro e sim queimar o fuzivel do estabilizador, uso estabilizador e um filtro bem fuleiro, antigasso, eu devo tirar o estabilizador? =xx to numa **** duvida ainda hehe
 
Seu tio está equivocado. Essa não é a função do estabilizador. A não ser que ele tenha varistores (coisa rara de se ver em estabilizador) de proteção, mas aí já não é função da parte de estabilização (regulagem de tensão). O fusível não queima com a ação de um raio por si só, um raio passa pelo fusível e só depois se queima. A não ser que exista varistores que vão segurar os surtos até dar tempo do fusível queimar. Isso tudo na teoria, dependendo de como está dimensionada a solução de proteção e dependendo do raio meu amigo, esquece!
 
Aqui em casa sempre fica o estabilizador fazendo aquele barulho de estralo(tlec tlec) e um dia ele ficou quase uns 5min fazendo isso e notei que a luz do quarto meio que piscava, ai desliguei o pc, e esperei passar isso, mas quando eu voltava a usar o pc e continuava o tlec tlec mas fazia bem rapido, recentemente tive um problema no cooler da minha fonte e desmontando ela para trocar percebi que tem um capacitor meio estufado, será que o estabilizador pode ser o causador disso?? Bom comprei esse filtro de linha apc e to esperando ele chegar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo