• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

galera, falei com meu tio, ele disse q o estabilizador serve para se cair 1 raio nao queimar o pc inteiro e sim queimar o fuzivel do estabilizador, uso estabilizador e um filtro bem fuleiro, antigasso, eu devo tirar o estabilizador? =xx to numa **** duvida ainda hehe
Raciocine comigo... Um raio não tem tensão definida, pode ser 200, 500, 2.000, 10.000 volts, sei lá e ninguém de nos vai medir a tensão do mesmo. Diferente do raio, se uma fase da alta tensão cair sobre a baixa tensão, após o caminhão bater no poste da esquina, ai sim, talvez caia uma linha de 13.000 volts sobre a linha da sua casa... Seus equipamentos ficarão "de olhos arregalados"

Se um raio entra em seu estabilizador e provoca uma corrente tal que faça seu fusível se queimar, pergunto: por aonde estaria passando essa corrente.. No estabilizador mais no seu PC, pois o estabilizador regula numa faixa de cerca de + ou menos 10%, não mais do que isso, Se a tensão do raio subir para vamos dizer 500 Volts, o estabilizador fará sim com que ela não chegue ao seu PC em no máximo 450 Volts, que são os 500 do raio menos 10%, correto? Se subir para 1000 Volts, seu PC somente receberá 900 Volts (isso é o que o estabilizador fará momentaneamente)
Seu PC terá que tomar na cuca esses 450 Volts, (ou 900 Volts) fazendo um estrago tal que a corrente se eleve a tal ponto de abrir, fundir o fusível...

É diferente se você tem um protetor contra surtos de tensão, com varistores. O varistor é um resistor cuja resistência depende da tensão aplicada, e ele está em paralelo com a rede. Na tensão normal de 127 Volts, por exemplo, sua resistência é muito elevada e ele não drena praticamente nada de corrente, é como se não estivesse alí. Assim que a tensão do raio, por exemplo, entre via rede elétrica e a tensão sobre o varistor comece a subir acima de seu ponto de ruptura, nesse caso para 110 Volts se estabelece um valor próximo aos 200 Volts ele, o varistor, se comporta como um curto circuito, rapidamente drenando uma alta corrente, fazendo com que o fusível se abra e também que a tensão sobre seus equipamento não suba mais do que aqueles 200 Volts..
Fale isso para seu tio..
O fusível sim foi feito para abrir. A diferença está que hora o varistor da proteção é quem provocou sua abertura e no outro caso com estabilizador somente, sem filtro/supressor de surto, seu PC ajudou o fusível a queimar. Sorte sua se seu PC não for junto...

Abraço..
 
Oque vcs me dizem deste produto aqui ?
Seria só mais um estabilizador com nome diferente ou ele tem algo de bom ?
Isótrofo NHS
http://www.nhs.com.br/produtos/000083.php
[]'s
Isso é a conjunção de um estabilizador com um transformador isolador. Não ten nenhuma magia ai nesse tipo de equipamento. Ele não elimina a necessidade de aterramento para que você tenha uma proteção boa.

O gerador na usina elétrica, bem como toda a distribuição de energia elétrica é geo referenciado, isso é tem uma referência um polo ligado ao terra do planeta. O que esse equipamento faz é isolar essa referência para seu PC. Seu PC fica sem esse referenciamento. É bastante utilizado em aparelho médicos daqueles que necessitam que o paciente receba uma série de fios sensores pelo corpo. Como o secundário do transformador isolador faz com que se perda a continuidade elétrica, é mais seguro para o paciente ficar com aquele monte de fios ligados ao corpo.
Sua função de estabilização, que deveria ser chamada de escolha da tensão mais próxima de 115 volts, ou seja a escolha de um de 4 fios de saída do transformador, e não 4 estágios de regulação como diz o marketing, é a mesma dos inúteis estabilizadores.
O custo dessa tralha ai é 10% de perda na energia utilizada. Mais uma bela inutilidade para você colocar ai do lado de seu PC. No inverno seriam bom dois desses ai, pois você poderia esquentar os pés, um em cada um deles....

Abraço...
 
Se você olhar atrás da TV vai tá escrito, Tensão de operação: 100-240V - isso se sua televisão for relativamente nova. Mas aqui temos uma TV com 15 anos de idade que funciona de 100-240V...

Praticamente todos DVDs, Hometheaters... funcionam de 100-240V. Se aí nem assim funciona direito vou te falar, sua rede é uma mé...!

1000va, 5000va... não tem nada haver com resolver problema de relés. Uma coisa não tem nada haver com outra. Os relés são como as antigas telefonistas mudando os fios entre uma linha e outra naqules quadros de distribuição que tinham nas primeiras centrais telefonicas. O relé comuta entre uma "tomada" de energia e outra. As tomadas seriam os vários enrrolamentos de fio de cobre presente em um transformador de energia. Esse transformador que converte a tensão de 130, pra teoricos 115V ou 90 pra 115V, os relés são só os serviçais da coisa, o comandante seria um microprocessador que estaria analisando a tensão constantemente. Só que esses serviçais são "lentos" e precisam desligar uma tomada e outra, nesse momento de troca de "tomada" eles levam cerca de 8ms... as vezes menos, as vezes mais...

E tem haver com o que? No inicio do tópico tem uma mensagem de um usuario dizendo que com ele resolveu.
 
Alguem sabe o que é? e pra que serve esses 300va.... 1000va?
 
Ei faller, hoje mostrei o tópico(Pelo menos as figurinhas, e as fotos do osciloscópio) pra um engenheiro elétrico que trabalha comigo. (A gente tava conversando sobre estabilizador).
Ele ficou bem feliz, acho ótimo o seu trabalho na matéria. Parabens denovo.
 
fui numa loja de informatica hoje falar sobre o pc q estou afim de comprar..
e falei pro cara que queria um nobreak

dae ele falou q nao precisava
q um estabilizador de 500va jah segurava bem o meu computador

dae to em duvida..
apesar que um nobreak éé beeem mais caro que um estabilizador
e ae compensa meeesmo pegar o nobreak do que um estabilizador?
 
fui numa loja de informatica hoje falar sobre o pc q estou afim de comprar..
e falei pro cara que queria um nobreak

dae ele falou q nao precisava
q um estabilizador de 500va jah segurava bem o meu computador

dae to em duvida..
apesar que um nobreak éé beeem mais caro que um estabilizador
e ae compensa meeesmo pegar o nobreak do que um estabilizador?
Ai depende muito do que você busca com essa aquisição:
1) Se você quiser um equipamento que segure seu PC na hora em que faltar energia, mesmo que por dois segundos essa falta, e consiga permitir que você salve seus trabalhos e/ou jogos, antes de desligar o PC, mesmo na falta de rede, esse dispositivo só pode ser um No-break, insubstituível nessa tarefa.

2) Se você quiser um dispositivo que só atrapalhe sua fonte de alimentação, que fique tentando corrigir desnecessariamente a tensão de rede e que mais não faça a não ser bagunçar seu PC ligando-o e desligando-o da alimentação, esse dispositivo é o estabilizador. Dinossauro da informática. Se você for colocá-lo no seu PC, não se esqueça de colocá-lo também no TV, no DVD, no forno de MW, no amplificador e principalmente no refrigerador que não irá partir se a tensão de rede ficar abaixo dos 100 Volts AC.

3) Se você busca proteção elétrica para seu PC, contra surtos de tensão, transientes de alta tensão, raios e distúrbios de origem em tempestades elétricas o dispositivo correto se chama filtro de linha/supressor de surtos, e no Brasil tem diversos fabricantes bons desses dispositivos: Um bom aterramento também ajuda e muito...
www.clamper.com.br
www.labramo.com.br
www.multicraft.com.br
www.ragtech.com.br
www.mtm.ind.br

4) Se você procura a adaptação de tensão por que alguns de seus equipamentos não toleram 220 ou não toleram 110, que pode ser diferente da alimentação primária de sua casa, o dispositivo correto se chama autotransformador, e é encontrado em elétricas, em ferragens, em super-mercados e quem sabe até em farmácias...

Nota: uma proteção a base de filtro de linha/supressor de surtos é bem vinda mesmo antes de estabilizadores, no-breaks e transformadores. Ela não é excludente aos outros. Ela é proteção primária e deveria ser obrigatória, pelo menos numa configuração pensada com bom senso..

Você decide..
 
putz
valeu pela explicaçao cara..

mais dae é o seguinte
uso o estabilizador há mais de 5 anos..
e até agora apesar q desliga tudo quando acaba energia nunca queimou ou me deu algum problema..

hoje de tarde
minha irmã falo q o estabilizador tava fazendo barulho
acho q é era esse problema mesmo..
mais vou trocar daqui um mes e nao é preocupaçao pra mim agora já q voiu viajar e passar um tempo sem usar ele..

mais você sabe algum lugar que venda um nobreak bom seguro e barato por ae?
pq meu pc q eu vo montar aki na loja vai dar mais de 3 mil..e nao quero gastar mais 500 reais só em nobreak..
se tu saber algum lugar..uma loja..estaria muito agradecido.
 
Alguem sabe o que é? e pra que serve esses 300va.... 1000va?

VA - Volt Ampere.

VA é uma unidade que indica a quantidade de energia disponibilizada para fazer um aparelho funcionar. Basicamente 300VA = 300 watts.

Mas existe uma coisa chamada Fator de Potência, apesar de eu já ter lido sobre fator de potencia nunca consigo explica-lo em palavras, procura aí nos foruns ou google que você vai achar boas explicações. Esse Fator de potencia vai fazer com que um transformador de 300Va dentro de u m estabilizador vá fornecer por volta de 180-200watts.

A unidade VA presente em nobreaks e estabilizadores simplesmente quer dizer o quanto de watts que ele vai te fornecer, lembrando de não se esquecer do Fator de Potência. Nobreaks e estabilizadores em geral possuem fatores de potencia de 0,5 a 0,7. 300VA x 0,5 = 150Watts.
 
putz
valeu pela explicaçao cara..

mais dae é o seguinte
uso o estabilizador há mais de 5 anos..
e até agora apesar q desliga tudo quando acaba energia nunca queimou ou me deu algum problema..

hoje de tarde
minha irmã falo q o estabilizador tava fazendo barulho
acho q é era esse problema mesmo..
mais vou trocar daqui um mes e nao é preocupaçao pra mim agora já q voiu viajar e passar um tempo sem usar ele..

mais você sabe algum lugar que venda um nobreak bom seguro e barato por ae?
pq meu pc q eu vo montar aki na loja vai dar mais de 3 mil..e nao quero gastar mais 500 reais só em nobreak..
se tu saber algum lugar..uma loja..estaria muito agradecido.

Se você não precisa do PC funcionando por alguns minutos durante falta de luz, compre apenas um filtro e linha bom e seja feliz. Agora se insiste em ter um nobreak e mesmo assim não quer gastar dinheiro em um dos bons, com onda senoidal pura quando em bateria, vai de APC BE-600 (360watts), mas se sua configuração consumir mais do que isso, você vai ter que ir pros modelos de 1000-1500VA. Da APC indico o APC BR1500, mas nessa faixa, todos custam na média dos 400 reais. O BE-600 custa 180-230 reais, dependendo da tensão de entrada, os bivolt sao mais caros.
 
Se você não precisa do PC funcionando por alguns minutos durante falta de luz, compre apenas um filtro e linha bom e seja feliz. Agora se insiste em ter um nobreak e mesmo assim não quer gastar dinheiro em um dos bons, com onda senoidal pura quando em bateria, vai de APC BE-600 (360watts), mas se sua configuração consumir mais do que isso, você vai ter que ir pros modelos de 1000-1500VA. Da APC indico o APC BR1500, mas nessa faixa, todos custam na média dos 400 reais. O BE-600 custa 180-230 reais, dependendo da tensão de entrada, os bivolt sao mais caros.

Boom.
O PC que eu to querendo comprar é um
Q6600
p5k dlx
8800 GT
2 x 1 gb de ram
hd de 320
satelite Sl8600

e me falaram que teria que ser um modelo de 1200 Va
vai precisar disso mesmo?
vou dar uma procurada nesses dois que voce me falou
obrigado ;)
 
lfaller, mais uma vez parabéns por mais um tópico excelente :yes:

[χђ†].
 
lfaller, não sei se já foi falado aqui, mas o que você acha disso ou disso?

Abraço
 
São módulos isoladores, na prática são transformadores com isolação entre primário e secundário.
São muito bons e recomendados para que o operador de alguma máquina, ou o paciente que tem que ter eletrodos ligados ao corpo, fique mais imune ao choque elétrico. Proteção do ser humano. Para quem busca essa proteção, do ser humano, de levar choque ao operar um PC, é um equipamento que pode ser recomendado. Um bom aterramento faz o mesmo efeito. Por isso até que ele ficou conhecido como ter a capacidade de eliminar o aterramento. É uma lógica não lógica que é mais ou menos assim:
- Um bom aterramento faz com que o operador do PC não tome choque;
- Um módulo isolador também faz com que o operador não tome choque;
- Então o modulo isolador substitui um aterramento....

O que não é verdade. Mostra o mesmo sintoma mas não substitui coisa nenhuma...

Isso é daquele tipo de lógica que a gente vê por ai..
- O amor é cego;
- Deus é amor;
- O Stevie Wonder é cego;
- Então Stevie Wonder é Deus...
ou
- Queijos suíços tem buracos;
- Quanto mais queijos mais buracos;
- Mas quanto mais buracos, menos queijo;
- Então quanto mais queijos, menos queijo....

Além de tudo, o trabalho de um transformador, com isolação entre primário e secundário não é dos mais eficientes. Perde ai bons 10% da potência manipulada. É uma tralha pesada. Bom para esquentar os pés no inverno. Compre dois para tal, é mais ergonômico. Definitivamente pelo fato dele retirar a referência de seu PC com relação ao gerador da usina não trás vantagem alguma para seu PC. Tanto é que para proteção para aquele tipo de distúrbio de modo diferencial, que é estabelecido entre Fase e Neutro, eles colocaram lá internamente um varistor, porque o transformador isolador é completamente transparente para esse tipo de distúrbio.
Não teria um desses a menos que eu tivesse algum medo de levar um choque ao operar meu PC...
Abraço...
 
Boom.
O PC que eu to querendo comprar é um
Q6600
p5k dlx
8800 GT
2 x 1 gb de ram
hd de 320
satelite Sl8600

e me falaram que teria que ser um modelo de 1200 Va
vai precisar disso mesmo?
vou dar uma procurada nesses dois que voce me falou
obrigado ;)

Sim, em momentos de pico, quando você estiver usando teu PC ao máximo ele vai drenar próximo ou mais do que 360watts (600VA no exemplo que citei), não deixando uma margem de segurança e vai fazer o transformador do nobreak esquentar muito, causando problemas de desligamentos, travamentos, etc.

1200VA você teria garantidos os 600watts que sua fonte é capaz de fornecer.
 
hm auhauhuahauha

isso me lembrou quando comprei meu PC novo, logo no 1o dia, o estabilizador antigo devia estar com problema... começava a jogar dava um cheirinho de queimado.. parava de jogar parava o cheiro.. daí fiquei bastante tempo jogando

só ouvi um estalo

o pc desligou e o estabilizador começou a cuspir uma tóxica fumaça amarela por todos os lados hauhauhau

nao sei se é pq tava com problema, sei que fui no porão, peguei um estab. GIRARDI de 1kVa, pesado como uma bigorna coloquei lá e nao deu mais problema =P

mas tipo, se eu tirar, e um dia acontecer de queimar o estabilizador, sem o estab ele não acaba queimando a fonte?

e vi esse filtro de linha APC aí, tem entradas pra cabo de telefone :B (esqueci o nome certinho hauha)

então se der um raio, e o modem tiver ligado ali, o modem nao queima?

pq o modem SEMPRE queima com raio uahuah =(

valeu :D
 
e vi esse filtro de linha APC aí, tem entradas pra cabo de telefone :B (esqueci o nome certinho hauha)

então se der um raio, e o modem tiver ligado ali, o modem nao queima?

pq o modem SEMPRE queima com raio
O modem pode queimar quando de um raio, porque esse distúrbio de tensão provocado pelo raio bem pode entrar em sua casa através da linha telefônica e ir direto o modem ou também no cabo do cable modem.. Por isso que os bons filtros de linha/supressores de surto tem também proteção para a linha telefônica e também para o cable modem...
Abraço...
 
uhm... legal

estou tentado a comprar agora :B´

o que eu já perdi de modem não tá escrito uhauahuah

ultima vez caiu um raio po.. 1,5km de casa +-.. queimou tv, decodificador da net, modem, uahuah e o mais legal, o holofote do vizinho... e eu tava olhando pela janela ainda

a chuva de faiscas brancas foi linda UHAUAHUAHE

mas fodeu com tudo :(, então vou comprar um filtro desse :B
 
moro em predio e nao tenho aterramento, uso um estabilizador antigo, como eu poderia fazer ? trocar esse estabilizador apenas por um filtro ? qual filtro?
 
excelente topico , muito bem fundamentada a explanacao do assunto e muito bem respondida as duvidas ! parabens !! pra mim um dos melhores topicos que ja tive oportunidade de ler sobre o assunto !

parabens !
 
ótimo tópico faller, acompanho seus topico do forumpcs tambem...

Pior é que já ouvi gente dizer q o Tlec é bom, pq é sinal que o estabilizador tá trabalhando :slap:
 
usei um modelo sms revulotion por varios anos, em 2005 comprei um forceline (ele fazia esse tlec conforme o elevador do meu predio parava nos andares, horario de pico era uma coisa insuportavel, pq será?) acabei trocando por um sms revolution iv, mas agora irei comprar um filtro c/ supressor... parabens pelo tópico.
 
Ifaller estarei bem protegido se comprar esse filtro com proteção anti-surto ?Quer dizer bem melhor que o meu estabilizador SMS revolution IV de 1000va ?E qual vc recomenda visto q minha casa só tem tomadas de 220v com um monitor de saída de 110v e uma fonte q não tem a chave para mudar a tensão(Acho que muda sozinho).
OBS:Aqui na minha casa quando a geladeira liga ou microondas escuto um tec no estabilizador.
Aguardo respostas e belissimo tópico !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo