VR - Tópico Dedicado

Ola a todos , o quest 2 seria uma boa opção pra quem nunca usou oculos de realidade virtual ?
Qual seria um bom preço de referencia ?
 
Os controles do Quest são resistentes. Já dei algumas porradas acidentais e aguentaram. O que costuma dar problema pelo que eu vejo são os "drifts" dos analógicos.
Acho que a melhor opção pra substituir é comprar no site da oculus por 75USD e usar um serviço de courier.

Pra consertar não sei se alguma loja especializada faz esse serviço. Se tiver insuportável, eu vi um vídeo do cara abrindo o controle, tirando o thumbstick aí passou limpa contato e sopro de ar no mecanismo la dentro e parece que funcionou.

Ola a todos , o quest 2 seria uma boa opção pra quem nunca usou oculos de realidade virtual ?
Qual seria um bom preço de referencia ?
Eu comprei o meu por 3k. O preço é muito atrelado ao dólar, aí como deu uma subida depois das eleições, tá mais caro agora. Acho que 3,3k é o mais barato que vc deve encontrar.

O quest 2 é uma boa opção sim. O concorrente direto dessa faixa de preço, o Pico 4, tem algumas características superiores como resolução e lente, mas peca no sentido de suporte a aplicativos e alguns problemas de controle de qualidade (lentes e telas mal feitas).

Se o objetivo for PCVR e vc tiver sorte de não pegar uma unidade zoada, o Pico 4 é melhor. Por outro lado, se vc quiser usar standalone, o Quest 2 tem mais opções hoje.
 
Não sou bom de sorte kkkkk , não ganho nem cara e coroa .
Com relação a garantia , o quest tem um bom suporte ? tipo 1 ano de garantia ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu comprei o meu por 3k. O preço é muito atrelado ao dólar, aí como deu uma subida depois das eleições, tá mais caro agora. Acho que 3,3k é o mais barato que vc deve encontrar.

O quest 2 é uma boa opção sim. O concorrente direto dessa faixa de preço, o Pico 4, tem algumas características superiores como resolução e lente, mas peca no sentido de suporte a aplicativos e alguns problemas de controle de qualidade (lentes e telas mal feitas).

Se o objetivo for PCVR e vc tiver sorte de não pegar uma unidade zoada, o Pico 4 é melhor. Por outro lado, se vc quiser usar standalone, o Quest 2 tem mais opções hoje.
Essa coisa do dolar é f... , sera que existe alguma justificativa pra escolher 128 ou 256 giga ?
 
Última edição:
Com relação a garantia , o quest tem um bom suporte ? tipo 1 ano de garantia ?
Não tem venda oficial no BR. Então a garantia que tu vai ter do Oculus é a mesma que tu vai ter de um headset chinês, ou seja, nenhuma.

(a não ser que tu more nos EUA ou um país que tenha venda e suporte oficial)

Essa coisa do dolar é f... , sera que existe alguma justificativa pra escolher 128 ou 256 giga ?
A única justificativa é tu querer instalar tudo quanto é jogo no Headset. Mas considerando que hoje todo mundo tem uma internet razoavelmente rápida ... acaba não tendo tanto essa necessidade.

Porque por exemplo, tu pode ter jogos casuais como Beat Saber, Space Pirate Trainer e Population One (Battle royale), que não pesam mais de 3gb cada um. E um jogo maior como The Walking Dead: Saints & Sinners que pesa uns 8gb. 4 jogos e tu usou menos de 20gb.

No geral os jogos nativos do Quest são bem mais otimizados em espaço do que as suas versões de PC.

O The Walking Dead, por exemplo, ocupa +30gb na versão da Steam. Mas no Oculus só 8. Então a não ser que tu queira ter muuuitos jogos já baixados no headset, pode ir de 128gb.

E se tu for usar mais no PCVR, tem menos motivo ainda pra gastar mais com armazenamento nativo do Quest.
 
Não sou bom de sorte kkkkk , não ganho nem cara e coroa .
Com relação a garantia , o quest tem um bom suporte ? tipo 1 ano de garantia ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Essa coisa do dolar é f... , sera que existe alguma justificativa pra escolher 128 ou 256 giga ?
O suporte aparentemente é horrível. O Quest 2 não é vendido oficialmente no Brasil, então vc nem pode pedir ajuda pro fabricante.

Na maioria dos casos tem só 3 meses de garantia. Mas já vi darem 1 ano direto com o vendedor no Mercado livre.

Pra jogos, acho que n tem mt sentido o de 256 giga não. Os jogos pro quest nativo precisam ser muito simples pq a capacidade de processamento dele é mt limitada. A maioria dos jogos que tenho aqui são de 1GB. O maior deles é 3GB. Além disso, se vc for jogar com PCVR, o jogo fica no PC e não no Quest.

Por outro lado, se seu uso for mais voltado para vídeos armazenados no dispositivo. Aí talvez valha a pena. Pq os vídeos precisam ter uma resolução muito alta, aí ficam gigantes.
 
Não existe nenhum VR com suporte e garantia descente nessa droga de pais ?
o unico eh o PSVR fora isso nao tem mais nada, Acer e Lenovo vendiam oficialmente o WMR mas nao tem mais sinal que vao trazer alguma versao atualizada.
 
o unico eh o PSVR fora isso nao tem mais nada, Acer e Lenovo vendiam oficialmente o WMR mas nao tem mais sinal que vao trazer alguma versao atualizada.
Não existe nenhum VR com suporte e garantia descente nessa droga de pais ?

Tem o HP Reverb G2 que apareceu com venda oficial, mas com um preço completamente fora da casinha (8 mangos).

De acordo com a página da HP, tem 1 ano de garantia ... Mas por 8 conto não dá não. Tu compra 3 Quest 2 com essa grana. Se estragar um tu ainda tem 2.


Edit: A torcida agora é pela compatibilidade do PSVR2 com PC (sem precisar de gambiarras). Se der boa, será um headset top de linha com venda nacional, e portanto, garantia.
 
Me lembro de uns 3 anos atraz pensar em VR mas desanimei com suporte e garantia , pelo visto continua mesma bosta aqui no Brasil .
 
o unico eh o PSVR fora isso nao tem mais nada, Acer e Lenovo vendiam oficialmente o WMR mas nao tem mais sinal que vao trazer alguma versao atualizada.
A garantia da Sony não é de 3 meses também?

Tem o HP Reverb G2 que apareceu com venda oficial, mas com um preço completamente fora da casinha (8 mangos).

De acordo com a página da HP, tem 1 ano de garantia ... Mas por 8 conto não dá não. Tu compra 3 Quest 2 com essa grana. Se estragar um tu ainda tem 2.


Edit: A torcida agora é pela compatibilidade do PSVR2 com PC (sem precisar de gambiarras). Se der boa, será um headset top de linha com venda nacional, e portanto, garantia.
O PSVR, mesmo com suporte a PCVR, tem 2 características que me afastariam da compra: Lentes fresnel e sem wireless. Apesar disso, com certeza tem especificações melhores que o Quest 2 (tirando o wireless), mas é mais caro também. Se chegar por 5k, seria melhor esperar pelo quest 3 lá pra outubro, que vai ser melhor em todos os aspectos que o PSVR2.

Também não é topo de linha. O quest PRO já trouxe features que mudaram o conceito de topo de linha pra realidade virtual (eye tracking, camera nos controles). Sem contar que duvido que a Sony deixe vc ter um PSVR2 sem um PS5, mesmo que tenha suporte pra PC, então o preço acaba sendo quase o mesmo de um quest PRO.
 
Última edição:
Se chegar por 5k
Pré-venda a R$ 4.500 na Amazon.

Também não é topo de linha. O quest PRO já trouxe features que mudaram o conceito de topo de linha pra realidade virtual (eye tracking, camera nos controles). Sem contar que duvido que a Sony deixe vc ter um PSVR2 sem um PS5, mesmo que tenha suporte pra PC, então o preço acaba sendo quase o mesmo de um quest PRO.
É, eu estava considerando apenas os aparelhos com foco em jogo. Que acabam "parando" ali no Index e Vive Cosmos.

Mas de fato, quando falamos de VR sem se limitar aos produtos direcionados pra jogos, o topo de linha vai bem além do que a gente tá falando (aparelhos na faixa de 500-1.000 USD).

Aí entram os produtos com enfoque profissional mesmo, que nem o Quest Pro e o Vive Focus 3. Que chegam ali nos 1.500 dol pra cima.

Sem contar que duvido que a Sony deixe vc ter um PSVR2 sem um PS5, mesmo que tenha suporte pra PC, então o preço acaba sendo quase o mesmo de um quest PRO.
Quest Pro é 1.500 dol. PSVR2 + PS5 sairá 1.050 dol.

Do Quest 3 já saiu alguma especificação oficial ou só rumor?
 
A garantia da Sony não é de 3 meses também?


O PSVR, mesmo com suporte a PCVR, tem 2 características que me afastariam da compra: Lentes fresnel e sem wireless. Apesar disso, com certeza tem especificações melhores que o Quest 2 (tirando o wireless), mas é mais caro também. Se chegar por 5k, seria melhor esperar pelo quest 3 lá pra outubro, que vai ser melhor em todos os aspectos que o PSVR2.

Também não é topo de linha. O quest PRO já trouxe features que mudaram o conceito de topo de linha pra realidade virtual (eye tracking, camera nos controles). Sem contar que duvido que a Sony deixe vc ter um PSVR2 sem um PS5, mesmo que tenha suporte pra PC, então o preço acaba sendo quase o mesmo de um quest PRO.
quando comprei eram 12 meses assim como o console.

ja tem prevenda do psvr2 por 4499,00 na kabum

o PSVR no PV ate funciona de forma nao oficial mas tem um delay que me da tontura, sony deixar aberto para PC duvido muito, mas quem sabe alguma solucao nao oficial consiga alguma forma de jogar
 
Do Quest 3 já saiu alguma especificação oficial ou só rumor?
Nada oficial, né. Mas eu acho que esses 'rumores' é a meta testando a opinião do mercado: lançam umas configs com um véu de 'vazamento de informação' pra ver se a galera reclama muito da falta do eye tracking; se não gostaram do ajuste de IPD (o pico 4 tem um motorzinho pra corrigir, parece mó futurista kkk); ou se desgostaram de alguma outra caractéristica

Já fizeram isso com o 'vazamento' daquelas fotos do Quest PRO. Conseguiram um marketing gratuito absurdo.

Mas a intenção é que fique por volta dos 300~500 Dólares. Isso foi o Zuckerberg que falou. Aí com certeza fica abaixo dos 5k.


Quest Pro é 1.500 dol. PSVR2 + PS5 sairá 1.050 dol.

Foi uma hipérbole.
 
Última edição:
Obrigado a todos pelas dicas , vou pensar se vale mesmo a pena gastar 4K num produto novo sem garantia .
 
Última edição:
Galera tenho o pc com uma 3080ti e gostaria de saber qual melhor lista de oculos vr para usar com ela. ( Nao manjo nada de oculos ) poderiam me ajudar?
 
Pra galera que usa placa de vídeo da AMD:

O Airlink está bugado desde o lançamento dos drivers em março. A imagem fica toda borrada pq não está usando o bitrate adequado e não permite usar o HEVC.

Uma alternativa é usar o ALVR e botar no máximo o bitrate de 100mbps (com o encoder HEVC fica bom).

Também dá pra usar os drivers 22.2.3 com o airlink, mas aí não sei quais correções foram feitas de lá para cá. Tb não testei.

Outra alternativa é trocar pra Nvidia ¬¬
 
Dezembro foi um dia feliz para minhas jogatinas de VR. Recebi as encomendas do 11.11 e é só alegria.

  • Comprei um grip do AMVR, modelo Q2HP1, que serve para colocar o controle nas mãos estilo o controle do Index. Excelente produto que não interfere no track dos controles por ser bem minimalista. Vendido no Aliexpress: https://pt.aliexpress.com/item/1005003913180616.html
  • Lentes para minha miopia e astigmatismo. Tenho grau leve e conseguia usar numa boa, mas agora com as lentes a imagem ficou muito mais clara. Elas encaixam bem, estão com o grau certo e não tive nenhum problema na jogatina. Uma boa vantagem é que elas também servem como barreira para proteger a lente do Oculus. Preço salgado (R$156), pois, tive que mandar fazer uma versão customizada: https://pt.aliexpress.com/item/1005003728006128.html

Mas o melhor de tudo foi trocar meu roteador. Eu estava usando um Mi Router 3G antigo que tenho aqui, mas vez ou outra eu tinha quedas e travamentos. Ele já tem uma fama de ser bugado por causa do SoC usado, mas estava ok com ele. Resolvi tomar vergonha na cara e mudar meu setup para usar o meu roteador principal, o Redmi Router AX6. Mudou totalmente a estabilidade dos meus jogos.

Quem está na dúvida, recomendo fortemente que comprem um roteador Wifi 6 dedicado de qualidade. É uma mudança realmente nítida e que deu para sentir tanto no Airlink como no Virtual Desktop. Tem opções boas da Xiaomi de até R$300 no Aliexpress.

Obrigado a todos pelas dicas , vou pensar se vale mesmo a pena gastar 4K num produto novo sem garantia .

Chegou meio tarde... Paguei R$1800 no meu em abril de 2022. Infelizmente teve um aumento global no preço dele, mas talvez próximo do lançamento do Quest 3 ele abaixe.

Pra galera que usa placa de vídeo da AMD:

O Airlink está bugado desde o lançamento dos drivers em março. A imagem fica toda borrada pq não está usando o bitrate adequado e não permite usar o HEVC.

Uma alternativa é usar o ALVR e botar no máximo o bitrate de 100mbps (com o encoder HEVC fica bom).

Também dá pra usar os drivers 22.2.3 com o airlink, mas aí não sei quais correções foram feitas de lá para cá. Tb não testei.

Outra alternativa é trocar pra Nvidia ¬¬

Eu avisei que a AMD historicamente sempre teve codificador ruim/bugado rsrsrs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera tenho o pc com uma 3080ti e gostaria de saber qual melhor lista de oculos vr para usar com ela. ( Nao manjo nada de oculos ) poderiam me ajudar?
Oculos de realidade virtual tem aos montes. O maior problema é conseguir comprar. Eu não gastaria dinheiro em qualquer coisa que não seja um Index ou Quest 2 pelo simples fato de que jogos são feitos pensando neles. Neste momento eu aguardaria o lançamento da nova geração deles se não tiver pressa e se dinheiro não for problema.
 
Última edição:
Alguém aí com problema de drift no analogico do controle? Como conserta? Dá pra acionar garantia por isso? É melhor pedir pra meta ou pro Mercado Livre?
 
Alguém aí com problema de drift no analogico do controle? Como conserta? Dá pra acionar garantia por isso? É melhor pedir pra meta ou pro Mercado Livre?
Uai mas não falaram que as coisas de VR não tem garantia oficial no brasil ?
Afinal imagina gastar tanto dinheiro numa coisa "nova" e depois de 4 meses apresentar um problema grave e não ter nenhuma ajuda ou direito .
 
A Meta não vende oficialmente no BR. Meu Rift S tive problema no cabo, e eles até se disponiblizaram a receber meu produto, mas teria que ter um endereço nos EUA para eles enviarem depois. Acabei arriscando e comprando um cabo no Ali, mesmo não tendo 100% de certeza que era esse o problema, mas deu certo.
 
Uai mas não falaram que as coisas de VR não tem garantia oficial no brasil ?
Afinal imagina gastar tanto dinheiro numa coisa "nova" e depois de 4 meses apresentar um problema grave e não ter nenhuma ajuda ou direito .
O fabricante só envia para os EUA, aí eu tava pensando em usar um courier. Mas andei vendo os preços e são razoavelmente caros...

Mas normalmente tem 3 meses direto com o vendedor. No vendedor que comprei, ele deu 1 ano.
 
Viajei para ver a família no ano novo e trouxe meu Quest 2. Consegui conectar remotamente no PC de casa via Virtual Desktop e me surpreendi com o atraso. Ficou entre 45 e 60 ms. Parece muito, mas deu para jogar tudo que eu jogo normalmente em casa.

Distância de 200 km entre as cidades e as duas casas tem internet fibra da vivo, com roteador da Xiaomi Wifi6 em ambas. Meu PC principal é conectado via ethernet e aqui onde estou, conecto via rede 5 GHz no Quest 2.

Dizem que dá para conectar direto usando o Airlink, mas parece dar muito trabalho. Também acho que o atraso do Virtual Desktop poderia ser melhor, mas pelo que entendi ele se comunica com os servidores do Meta, então certamente tem uma rota pouco otimizada pois aqui uso o Moonlight/Parsec para conectar no meu PC e o atraso da rede não passa de 15 ms.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo