Water Cooling ou Air ? Ryzen 7800x3d

Flávio Marin Filho

Active Member
Registrado
Fala turma

estou montando um novo pc, finalmente um sonho de criança, hoje tenho oportunidade e farei do jeito que achar melhor.

Nao achei muita diferença, pode ser que ele fique ligado um bom tempo, alguns momentos irei jogar mas tenho pouco tempo.
Vou associar a uma Rtx 4900

Aqui em Campo Grande quase sempre é bem quente.


Para um Ryzen 7 7800 x3d

Water cooler ou Air cooler ? Muda muito o water ? achei ele muito bonito p casar um rog strix da asus com placa mae, video… ia ficar maneiro.
Mas tambem nao quero e nao tenho tempo depois p ficar fazendo manutenção.

Asus Rox Strix lc II 360

ou

be quiet ! Dark Rock Pro 5 ?
 
Particularmente eu iria com um noctua, a vantagem dos air cooler é a vida infinita praticamente, com WC se queimar bomba ou vazar no hardware se ta ferrado. Meu H100 da Corsair queimou a bomba com pouco mais de 1 an ode uso, desde então so uso air cooler.
 
Eu sou time aircooler também.

E pelo o quanto percebi que vc está disposto a gastar eu focaria no Assassin IV ou no Noctua NH-15. Excelentes Aircoolers e ambos se encontram facil no Brasil.
 
Tenho o 7800x3D e uso com AC tranquilamente, usaria ele até num AG500 sem medo a não ser que sua temp ambiente (não a do Google) chegue a >35c com frequência, seu desempenho efetivo vai ser a mesma coisa, o que vai mudar é o WC rodar um pouco mais frio, "muda muito" eu diria que não, depende do TOC de cada um

Poderia usar até um AG620 de AC se quiser reduzir custo também, a não ser que a escolha seja também pela estética que parece ser o caso (pelo menos pro WC), aí não tem muito o que dizer porque é 100% pessoal
 
Se vc tá comprando esse equipamento gasta uns 1000 reais em um nzxt e não confie nos testes do carinha aquele do YouTube que está a mostrar que o WC da RiseMode é melhor que o NZX.

Tinha um 9900K com um noctua, batia 92° agora tenho ele com um EVGA 280mm fica em 75°C.

Tenho um 12600K que usa um cooler de 360mm da MSI MAG que deixa o CPU numa geladeira.

Ambos ficam em uso 24/7 faturando dinheirinho com bots.

cool.png


cool2.png
 
Ja que nao vou fazer overclock, e tbm nao quero dor de cabeca entao irei de Air Cooler.

Qual o melhor Air Cooler que consigo comprar atualmente p AM5 ? Ryzen 7900x3d
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se vc tá comprando esse equipamento gasta uns 1000 reais em um nzxt e não confie nos testes do carinha aquele do YouTube que está a mostrar que o WC da RiseMode é melhor que o NZX.

Tinha um 9900K com um noctua, batia 92° agora tenho ele com um EVGA 280mm fica em 75°C.

Tenho um 12600K que usa um cooler de 360mm da MSI MAG que deixa o CPU numa geladeira.

Ambos ficam em uso 24/7 faturando dinheirinho com bots.

cool.png


cool2.png
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ja que nao vou fazer overclock, e tbm nao quero dor de cabeca entao irei de Air Cooler.

Qual o melhor Air Cooler que consigo comprar atualmente p AM5 ? Ryzen 7900x3d
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse nzxt water entao vc acha que vale ? Esquecer o air cooler mesmo encolhendo o melhor de todos ? Qual modelo exatamente
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu sou time aircooler também.

E pelo o quanto percebi que vc está disposto a gastar eu focaria no Assassin IV ou no Noctua NH-15. Excelentes Aircoolers e ambos se encontram facil no Brasil.

Pode ser um difícil de encontrar nos Estados Unidos, sem problemas. Darei um jeito.
 
Pode ser um difícil de encontrar nos Estados Unidos, sem problemas. Darei um jeito.
Ahhh lá nos EUA vc acha muita coisa. Certeza que encontra o be quiet!, noctua, assassin IV, ak620… E sinceramente, qualquer um dos que citaram aqui vai te servir bem: AK620, assassin IV, NH15, dark rock 4…

Agora me ficou uma dúvida. No primeiro post vc disse que ia ser pra 7800x3d. Agora no último post 7900x3d. Vai ser qual ?

Se a finalidade for jogos, continue no 7800X3D.
 
Pessoal, esses air coolers Thermalright Dual Assassin vendidos no Aliexpress são fake ou originais? uma vez que o preço deles não é barato.
 
Pessoal, esses air coolers Thermalright Dual Assassin vendidos no Aliexpress são fake ou originais? uma vez que o preço deles não é barato.
Bom ver o vendedor e avaliações mas a princípio sao originais mesmo, acho que nunca vi um fake
 
Ahhh lá nos EUA vc acha muita coisa. Certeza que encontra o be quiet!, noctua, assassin IV, ak620… E sinceramente, qualquer um dos que citaram aqui vai te servir bem: AK620, assassin IV, NH15, dark rock 4…

Agora me ficou uma dúvida. No primeiro post vc disse que ia ser pra 7800x3d. Agora no último post 7900x3d. Vai ser qual ?

Se a finalidade for jogos, continue no 7800X3D.
7800x3d mesmo errei.

Placa de video precisava de uma com dois hdmi, p enviar p as minhas tvs tambem no apartamento, entao decidi a da rtx 4900 a asus rog strix, estava na duvida se algum modelo water cooler mas nao tem uma com 2 hdmi.

Quanto ao Cooler que ainda estou com duvida.

Memórias vou pegar 2x 32gb 6800.
Acho que um Ssd 4tb pci 5.0.
 
consigo encontrar water cooler tipo Liquid Freezer II 420 A-RGB Caixa aberta ou usado igual a novo, com o mesmo valor do noctua nh-d15
ou o dark rock pro 5 30% mais em conta.
 
consigo encontrar water cooler tipo Liquid Freezer II 420 A-RGB Caixa aberta ou usado igual a novo, com o mesmo valor do noctua nh-d15
ou o dark rock pro 5 30% mais em conta.
LF II é o melhor, mas qualquer um vai dar conta com muita folga, questão de preferência mesmo
 
LF II é o melhor, mas qualquer um vai dar conta com muita folga, questão de preferência mesmo
Na real fiquei encanado com esse negocio de cair agua no computador se der problema, não posso ficar de olho sempre no gabinete para ver oque ocorre, dai pensei mais na questão tempo de vida do cooler, da maquina, do cpu tbm e tranquilidade na cabeça do que algo estético ou overclock que nao irei fazer.

Talvez deixar a cpu sempre fria ajude a melhorar o tempo de vida ou evitar travamentos futuramente, nao sei…

Consigo encontrar caixa aberta do artic liquid freezer ii 420 no mesmo preço que o noctua nh-d15
 
Última edição:
Na real fiquei encanado com esse negocio de cair agua no computador se der problema, não posso ficar de olho sempre no gabinete para ver oque ocorre, dai pensei mais na questão tempo de vida do cooler, da maquina, do cpu tbm e tranquilidade na cabeça do que algo estético ou overclock que nao irei fazer.

Talvez deixar a cpu sempre fria ajude a melhorar o tempo de vida ou evitar travamentos futuramente, nao sei…
Diferença entre um e outro não é absurda a ponto de melhorar tempo de vida ou evitar travamento, todos são coolers high-end e vão segurar com folga, tem gente usando até AK400/AG400 no 7800x3D e segurando as temperaturas com uma boa margem ainda, se for comprar no Brasil tem o AG620 que é mais em conta, se importar tem os Thermalright PA120/PS120 também mais em conta, não vai ter diferença super significativa entre uma escolha ou outra desses todas aí, uma vai rodar um pouco mais frio, outro mais quente mas com uma você economiza um bom tanto, e no final tudo vai entregar o mesmo desempenho em fps
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo