Boa Galera, fiz uma instalação limpa do windows aqui e resolvi tentar otimizar o desempenho.
Basicamente a ação tomada foi aumentar o tamanho do cluster, usualmente o windows escolhe um tamanho de alocação de 4Kb.
Ao rodar o software ATTO benchmark reparei que na alocação de 64Kb o SSD possui bom desempenho sem que se tenha perda significativa de espaço, afinal os arquivos pequenos menores do que 64Kb já estão se tornando escassos.
Então como eu fiz essa alteração na hora de formatar o Windows. Segue o passo a passo.
Inicialmente utilizei uma iso do windows no pendrive com ventoy.
Onde temos a imagem.
Daqui seguimos clicando no avançar.
Até que chegamos ao momento de particionar o disco.
Devemos excluir todas as partições e clicar em "Novo" onde o particionador irá dividir o seu disco com as partições necessárias ao sistema e temos algo semelhante a isto:
Então, basta apertar
Shif + F10 que o CMD irá abrir
Então você deve utilizar os comandos
diskpart
list disk
select disk x (onde X é o disco que você quer instalar o SO)
list partition
select partition x (onde X é a partição C: usualmente é a partição de maior capacidade)
format quick unit=64k (eu utilizei 64k, utilizar 32 também já dá um excelente resultado)
ao terminar o processo você pode fechar o cmd e prosseguir a instalação normalmente.
Além de eu agora possuir valor de leitura e escrita muito maiores, a demanda por operações de I/O no controlador do SSD caiu drasticamente, aproximadamente 5x menor.
Para quem tem um SSD dedicado ao SO eu gostei muito do resultado.
O que acham da solução adotada ?
Espero que tenha sido didático suficiente no tuto.