[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
@n00bers00n ae dia tava com problema na 22621.2506 de vez em sempre pc reiniciava do nada e no log de eventos nao mostrava oque ocasionou so que teve desligamento como se tivese acabado a luz, ae coloquei esse 2700 pra ver e por enquanto ta ok nenhuma reiniciada aleatoria mais.
voce falou q é um beta se hj ta no 2506 mais uns 2 meses no maximo ja deve chegar na 2700 imagino eu la por janeiro 2024?
@Squeaky bom dia princesa linda tudo bom? ta funcionando certinho o w11 22621.2506 aí?
Aqui está tudo funcionando ok. Não tenho problemas com o SO ou incompatibilidades faz tempo.

A versão do Windows 11 que estou usando é esta aqui:

Edição Windows 11 Home Single Language
Versão 23H2
Instalado em ‎04/‎10/‎2022
Compilação do SO 22631.2506
Experiência Windows Feature Experience Pack 1000.22677.1000.0
Única coisa que me incomoda é o fato do Windows 11, desde que veio a atualização do Copilot, estar reservando quantidade idêntica a minha RAM (16GB) como memória virtual sem que eu esteja usando o computador para nada além de trabalho, navegar na internet, ver vídeos e séries.

Detalhe: nos outros 2 notebooks aqui em casa que tem o Windows 11 e a atualização 23H2, nenhum deles está usando essa quantidade de memória virtual.

Até postei aqui sobre isso, olha só:

Uma pergunta: Por acaso o Windows 11 de vocês está reservando tamanho equivalente a sua RAM como memória virtual no sistema?

Aqui está assim:

Captura-de-tela-2023-11-08-201119.png

Detalhe: Não tenho realizado tarefas que utilizem grande carga de RAM, tampouco tenho jogado.

Está assim desde que o Copilot veio no Windows 11. Desativei e mesmo assim o SO está alocando 16GB de memória virtual.

Uso o Edge. Está funcionando normalmente. Tenta reparar o navegador.

Vai em Configurações> Aplicativos Instalados> Microsoft Edge> clica nos três pontinhos e seleciona "modificar"

Vai abrir um utilitário de reparo.

Não deu certo

Não deu certo
Aqui uso o Edge no modo "InPrivate" com configuração de privacidade "Estrito" e funciona normalmente:

Captura-de-tela-2023-11-12-114545.png

Captura-de-tela-2023-11-12-114612.png

Por acaso usa alguma extensão que desabilita o "javascript"?

Se tem alguma extensão ativada como ublock origin que interfira com exibição de elementos na página, desative-a e atualize a página e veja se funciona.

Caso não dê certo, tente:

-desative a aceleração de vídeo (clique nos três pontos no campo superior direito > configurações > sistema e desempenho > desmarque a opção "usar aceleração de hardware quando disponível" > reinicie o navegador;
-verifique se tem alguma atualização de driver de video disponível para você, ou;
-reinstale o navegador.

Aqui uso o Edge no modo "InPrivate" com configuração de privacidade "Estrito" e funciona normalmente:

Captura-de-tela-2023-11-12-114545.png

Captura-de-tela-2023-11-12-114612.png

Por acaso usa alguma extensão que desabilita o "javascript"?

Se tem alguma extensão ativada como ublock origin que interfira com exibição de elementos na página, desative-a e atualize a página e veja se funciona.

Caso não dê certo, tente:

-desative a aceleração de vídeo (clique nos três pontos no campo superior direito > configurações > sistema e desempenho > desmarque a opção "usar aceleração de hardware quando disponível" > reinicie o navegador;
-verifique se tem alguma atualização de driver de video disponível para você, ou;
-reinstale o navegador.

Ei man, desativei aqui uma extensão que baixa vídeos e agora voltou aparecer as notificações.
Muito obrigado.

g34XMFr.png

Acho que a iluminação dinâmica do Windows 11 requer novas placa-mães, o plugin do Armory Crate compatível está instalado e não funciona nas configurações.

ja esta dando para baixar a ferramenta da microsoft com a nova versao do windows 11 ? tentei esses dias mas somente na iso...

ja esta dando para baixar a ferramenta da microsoft com a nova versao do windows 11 ? tentei esses dias mas somente na iso...
Ainda não, a Microsoft trabalha numa versão para tentar reduzir ou dividir o Windows 11 23H2 já que o arquivo de instalação é maior que 4GB.
Por ser uma limitação do sistema de arquivos FAT32, arquivos maiores que 4GB não podem ser copiados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Para criar um USB bootável do Windows 11 23H2 usando a ISO baixada do site da Microsoft, faça o seguinte:
1º - Crie uma pastas uma chamada ISO raiz da unidade C:, monte a ISO baixada no site da Microsoft e copie todos arquivos da ISO para pasta C:\ISO\
2 º - Abra o prompt de comando como adminstrador e execute os seguintes comandos para dividir o arquivo:
Código:
cd C:\ISO\sources
dism /split-image /imagefile:install.wim /swmfile:install.swm /filesize:4000
del install.wim
3 º - Insira uma unidade USB com pelo 8GB de armazenamento, para formatar e copiar execute esses comandos no prompt de comando como administrador:
Código:
dispart
/* use o comando abaixo para descobrir a número do disco do pendrive USB */
list disk
/* substitua o %num% pelo numero do seu disco, normalmente é a ultima unidade  e de menor capacidade de armazenamento */
select disk %num%
/* Ex: select disk 6 */
clean
convert mbr
creat part pri
format fs=fat32 quick label="WIN11_23H2"
assign letter=X
active
exit
cd C:\ISO
xcopy *.* /s /e X:\
/* Aguarde copiar todos os arquivos usando o comando xcopy */

Última edição:
Ainda não, a Microsoft trabalha numa versão para tentar reduzir ou dividir o Windows 11 23H2 já que o arquivo de instalação é maior que 4GB.
Por ser uma limitação do sistema de arquivos FAT32, arquivos maiores que 4GB não podem ser copiados.

Para criar um USB bootável do Windows 11 23H2 usando a ISO baixada do site da Microsoft, faça o seguinte:
1º - Crie uma pastas uma chamada ISO raiz da unidade C:, monte a ISO baixada no site da Microsoft e copie todos arquivos da ISO para pasta C:\ISO\
2 º - Abra o prompt de comando como adminstrador e execute os seguintes comandos para dividir o arquivo:
Código:
del install.wim
3 º - Insira uma unidade USB com pelo 8GB de armazenamento, para formatar e copiar execute esses comandos no prompt de comando como administrador:
Código:
dispart
list disk
/* substitua o %num% pelo numero do seu disco, normalmente é a ultima unidade  e de menor capacidade de armazenamento */
select disk %num%
clean
convert mbr
creat part pri
assign letter=X
active
exit
mais facil cria pendrive com ventoy nao? https://sourceforge.net/projects/ventoy/files/v1.0.96/
q aí ele cria usando particao extFAT ae pode por iso de qualquer tamanho e quantas isos quiser e serve pra MBR e UEFI ao mesmo tempo e pode ate escolher iso em outro local sem ser pendrive durante boot vc pode seleciona local ou em qualquer unidade, topzera demais, se pessoa tem pendrive de 2002 de 128mb pode cria boot pelo ventoy e na hora de instalar seleciona iso na unidade de d:\ por exemplo e instalar normalmente, se nao me engano instala ate se security boot estiver ativo funciona a instalacao

mais facil cria pendrive com ventoy nao? https://sourceforge.net/projects/ventoy/files/v1.0.96/
q aí ele cria usando particao extFAT ae pode por iso de qualquer tamanho e quantas isos quiser e serve pra MBR e UEFI ao mesmo tempo e pode ate escolher iso em outro local sem ser pendrive durante boot vc pode seleciona local ou em qualquer unidade, topzera demais, se pessoa tem pendrive de 2002 de 128mb pode cria boot pelo ventoy e na hora de instalar seleciona iso na unidade de d:\ por exemplo e instalar normalmente, se nao me engano instala ate se security boot estiver ativo funciona a instalacao
Mas o meu intuito é ensinar a criar um pen-drive bootável sem uso de programas de terceiros, somente usando as ferramentas embutidas no Windows.

Código:
del install.wim
Código:
dispart
list disk
select disk %num%
clean
convert mbr
creat part pri
assign letter=X
active
exit
consigo criar normalmente pendrive bootável de instalação do windows 10 e 11 pelo diskpart e mantendo como ntfs sem problema algum

consigo criar normalmente pendrive bootável de instalação do windows 10 e 11 pelo diskpart e mantendo como ntfs sem problema algum
Nem todas placa-mãe no modo UEFI suportam boot em pen-drive NTFS, principalmente as mais antigas.

e extfat sera q da problema no UEFI?nas placa antiga
Algumas placa-mãe mais antigas somente suportam os sistemas de arquivos FAT e FAT32 no modo UEFI como dispositivo de inicialização.

O Rufus faz uma gambiarra quando vai criar o USB bootável para Windows, ele coloca os arquivos de instalação em duas partições, os arquivos de inicialização ficam numa partição FAT e os demais numa NTFS.

Última edição:
Pessoal existe alguma maneira do Windows 11 atualizar/sincronizar o relógio do sistema de hora em hora?
Pq aqui, eu sou obrigado a atualizar manualmente.
ols9bW.png

Pessoal existe alguma maneira do Windows 11 atualizar/sincronizar o relógio do sistema de hora em hora?
ols9bW.png
nunca mexi nisso ta sempre certim as horas minha tela esta como a sua automatico acho q win faz essa sync sozinha, algum motivo pra vc quer mudar algo nessa config ta perdendo horario correto aí?

Aqui depois de alguns dias o relogio fica atrasado
depois de um 6 meses chega a ficar 60 segundos - 70 segundos atrasado.
Eu vejo aqui https://time.is/
estrannho olha aqui, ta bem syncronizadim e eu nunca mexi no horario nem regulei nada do tipo, sera que voce esta num buraco de minhoca que esta perdendo sincronizacao com presente? ou alguma anomalia terrena aí que poderia afetar o tempo pro pc se perder algums segundos, ou algum outro bug, sera que bios tem algum bug que na hora de conta horas faz perder algums segundos aí depoois de tempo da essa diferenca

5Qt2zKu.png

Última edição:
ols9bW.png
Você utiliza dual boot com Linux?

ols9bW.png
Tenho o mesmo problema aqui. E acho que é relacionado à placa-mãe. Faz anos que tenho problema com essa sincronização. Acho que desde que uso minha mobo atual (Steel Legend).

Inclusive esses dias atualizei a bios e a hora mudou do nada. Tive que de novo setar manualmente. E essa sincronização automática nunca funciona comigo. Sempre dá erro.

Captura-de-tela-2023-11-14-133403.png

Já fiz várias dicas da internet, Youtube etc, mas nada funcionou. Simplesmente setei manualmente e deixei pra lá.

Aqui depois de alguns dias o relogio fica atrasado
depois de um 6 meses chega a ficar 60 segundos - 70 segundos atrasado.
Eu vejo aqui https://time.is/

Poder ser que está na hora de trocar a bateria (pilha) da sua placa mãe!

Instalou aqui. Senti nada diferente da última.

Única coisa que achei interessante no artigo que colocou não tenho, que seria isso aqui:

• Novo! Você pode habilitar o ACM (Gerenciamento Automático de Core) na tela SDR (Intervalo Dinâmico Padrão). O ACM faz com que todas as cores de todos os seus aplicativos do Windows apareçam com precisão e consistência em todos os monitores com suporte. Isso é verdade mesmo que os aplicativos não sejam gerenciados por cores. Para habilitar o ACM, vá para Configurações > Tela > Tela avançada. Escolha atela SDR e ative Gerenciar cores automaticamente para aplicativos. Consulte os requisitos para usar o ACM na tabela abaixo.
    DriverGPU com suporte
    Driver WDDM versão 3.0 ou superiorAMD:
    • Série AMD RX 400 ou posterior
    • Processadores AMD Ryzen com Gráficos Radeon
    Intel:
    • Integrado: Intel 12ª geração (Alder Lake) ou posterior
    • Discreto: Intel DG1 ou posterior
    NVIDIA:
    • NVIDIA GTX 10xx ou posterior (Pascal+)
    Não há requisitos rígidos para exibição ou conexão. O ACM pode oferecer benefícios mesmo em painéis sRGB de 8 bits. No entanto, recomendamos fortemente que os dispositivos ACM tenham painéis com uma gama mais ampla que sRGB. Dez bits (10 bits) por canal de cor ou superior também são recomendados como opção.
Nada a ver a Intel colocar essa limitação

A IGP do meu processador (i5 1135G7 - 11ª Geração) é idêntica a da 12ª Geração.

Única coisa que achei interessante no artigo que colocou não tenho, que seria isso aqui:

Acho que tem ativar no monitor.

sXCPfQl.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar