Pior que eu também só vou usar por diversão, poder quebrar o sistema sem peso na consciência durante o aprendizado. Jurava que com 24GB, eu estaria tranquilo por um longo tempo com WSL e emulando Android vez ou outra no meio dessa brincadeira.
Rapaz...![]()
ta com q placa mae aí que tem 8 slots de memoria?Uso o WSL profissionalmente no note do trampo e fica bem assim as paradas:
![]()
WSL (com Docker, mas com pouquissimos containers) + Postman + Terminais + Teams
Quando preciso subir o Subsystem do Android é um parto eterno, o SSD que sofre swappando tudo. Como o note tá fora da garantia, já comprei um pente de 16GB adicional no ML e mesmo sem autorização vou colocar ali. Vai ficar escroto 8 (soldado na placa) + 16GB mas é melhor que ficar sofrendo diariamente.
Esta é uma das coisas boas do WSL, não precisa nem ter inicializar uma VM completamente para rodar Linux.A parte boa é que tanto o WSL quanto o WSA (subsystem "nativo" Android pra Windows) dá pra dar shutdown e usar o PC pras outras coisas como se nada estivesse acontecendo.
Boa parte do meu consumo de RAM foi por causa do WSL.![]()
Uso o WSL profissionalmente no note do trampo e fica bem assim as paradas:
![]()
Quando preciso subir o Subsystem do Android é um parto eterno, o SSD que sofre swappando tudo. Como o note tá fora da garantia, já comprei um pente de 16GB adicional no ML e mesmo sem autorização vou colocar ali. Vai ficar escroto 8 (soldado na placa) + 16GB mas é melhor que ficar sofrendo diariamente.
autoMemoryReclaim
– Faz com que a VM WSL diminua a memória conforme você a usa, recuperando a memória em cache.[experimental] autoMemoryReclaim = gradual
gradual
para liberação lenta e dropcache
para liberação instantânea de memória em cache.ta com q placa mae aí que tem 8 slots de memoria?
No mais recente update do WSL, agora tem uma opção para liberar memória quando não tiver em pleno uso.
autoMemoryReclaim
– Faz com que a VM WSL diminua a memória conforme você a usa, recuperando a memória em cache.
Para usá-los, crie um arquivo .wslconfig no diretório inicial do Windows (por exemplo: C:\Users\<seunomedeusuário>\.wslconfig) e certifique-se de que ele tenha uma seção [experimental] com cada configuração abaixo dele, como esta:
[experimental] autoMemoryReclaim = gradual
Defina comogradual
para liberação lenta edropcache
para liberação instantânea de memória em cache.
![]()
Windows Subsystem for Linux September 2023 update
There is a new release for the Windows Subsystem for Linux (WSL) with new features and bug fixes! Check out the summary below, and read on to learn more about new experimental features, and some significant quality improvements. Experimental features We know that WSL is used for a wide array of...devblogs.microsoft.com
![]()
Advanced settings configuration in WSL
A guide to the wsl.conf and .wslconfig files used for configuring settings when running multiple Linux distributions on Windows Subsystem for Linux.learn.microsoft.com
Eu sempre uso esses comando no powershell para parar o WSL quando não estou usando:No mais recente update do WSL, agora tem uma opção para liberar memória quando não tiver em pleno uso.
autoMemoryReclaim
– Faz com que a VM WSL diminua a memória conforme você a usa, recuperando a memória em cache.
Para usá-los, crie um arquivo .wslconfig no diretório inicial do Windows (por exemplo: C:\Users\<seunomedeusuário>\.wslconfig) e certifique-se de que ele tenha uma seção [experimental] com cada configuração abaixo dele, como esta:
[experimental] autoMemoryReclaim = gradual
Defina comogradual
para liberação lenta edropcache
para liberação instantânea de memória em cache.
![]()
Windows Subsystem for Linux September 2023 update
There is a new release for the Windows Subsystem for Linux (WSL) with new features and bug fixes! Check out the summary below, and read on to learn more about new experimental features, and some significant quality improvements. Experimental features We know that WSL is used for a wide array of...devblogs.microsoft.com
![]()
Advanced settings configuration in WSL
A guide to the wsl.conf and .wslconfig files used for configuring settings when running multiple Linux distributions on Windows Subsystem for Linux.learn.microsoft.com
wsl --shutdown
Stop-Service WSLService
Update 23H MS removeu copilot ? aqui após update ele sumiu completamente.
Chequei aqui, e tudo normal =/Verifica se por alguma razão a sua conta da microsoft "deslogou" do windows.
Só a porcaria do Teams já consome horrores do hardware, zuado demaisUso o WSL profissionalmente no note do trampo e fica bem assim as paradas:
![]()
Não, somente aos aplicativos do Office, se for a edição doméstica.O office 365 tem direito ao windows 11?
Eu removi o MS Teams do meu PC.Só a porcaria do Teams já consome horrores do hardware, zuado demais
Esse w11 exige muito hardware, fico imaginando como vai ser o w12. Se for pior que o w11 em requisitos de hardware, prefiro o w10. Negócio é meter um NTlite ou dism++ e remover esses Bloatwares. Windows clean vindo da M$ acho bem difícil. Ela vai tirar uns e colocar outros.Só a porcaria do Teams já consome horrores do hardware, zuado demais
Se vc tem essa possibilidade, muito bomEu removi o MS Teams do meu PC.
Não instalei ele ainda em hardwares mais modestos, o 10 é tão redondo que só uso ele nos PCs de terceiros que aparecem aqui para eu mexer.Esse w11 exige muito hardware, fico imaginando como vai ser o w12. Se for pior que o w11 em requisitos de hardware, prefiro o w10. Negócio é meter um NTlite ou dism++ e remover esses Bloatwares. Windows clean vindo da M$ acho bem difícil. Ela vai tirar uns e colocar outros.
Tá normal aqui, fazendo download pelo smartphone.Bom dia, estou tentando baixa a iso do windows 11 no site da microsoft ,porem fica aparecendo essa informaçao no site..
Thank you for your patience
We are currently experiencing high demand. Please wait and try again later.
o site deles esta com problemas?
nem perca tempo com MS ta ae link direto usa o ventoy pra pendrive ae depois so joga iso la dentropelo celular tambem consigo...mas pelo pc na internet nao...
Tá normal pelo Notebook + Wi-Fi da Vivo Fibra também. Testei agora.pelo celular tambem consigo...mas pelo pc na internet nao...
Esse w11 exige muito hardware, fico imaginando como vai ser o w12. Se for pior que o w11 em requisitos de hardware, prefiro o w10. Negócio é meter um NTlite ou dism++ e remover esses Bloatwares. Windows clean vindo da M$ acho bem difícil. Ela vai tirar uns e colocar outros.
e cpus vamo pode usa cpus antigos meu xeon vo pode taca w12? e5-2697v2 no 11 mesmo nao suportando roda suaveO requerimento mínimo subirá de 4 para 8 GB, por conta das features de IA que vão enfiar nele.