[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
Eu uso esse comando sempre nas minhas instalações do windows, não gosto de desativar o arquivo de hibernação por completo, apenas reduzo ele com esse comando. Lembro de ter visto sobre esse assunto em uma das vídeo aulas do baboo, ele até explicava o motivo de não ser benéfico desabilitar a hibernação por completo, que seria mais produtivo e seguro para o usuário apenas reduzir a mesma, que o sistema continuaria utilizando os benefícios da hibernação.
aqui eu uso o "dormir" que pelo que vi nao géra arquivo algum ali extra como no hybernar nao prefere usar isso em vez de hybernar?

so fica esses 2 arquivos no c:\
FJFxtDE.png

É 4K nativo, mas com setor lógico de 512 bytes emulado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me parece que não é todas versões do Windows que suportam setores em 4K.
https://learn.microsoft.com/pt-br/t...-storage/support-policy-4k-sector-hard-drives
Olá, bom dia! Vc poderia me confirmar se meus discos também se encaixam nisso?

zwhYdxx.png

Não entendo muito sobre esse assunto de setores, mas o disco suportando setores em 4k tem benefícios em performance e segurança, é isso?

aqui eu uso o "dormir" que pelo que vi nao géra arquivo algum ali extra como no hybernar nao prefere usar isso em vez de hybernar?

so fica esses 2 arquivos no c:\
FJFxtDE.png

Hmm, o que seria esse dormir que vc se refere, @maur0? Desculpa, é porque essa parte de hibernação não tenho muito conhecimento, pois nunca cheguei a usar isso.

zwhYdxx.png

Não entendo muito sobre esse assunto de setores, mas o disco suportando setores em 4k tem benefícios em performance e segurança, é isso?
isso talvez na epoca do HD ou se usar nos HDS faça diferenca em um ssd seja sata ou nvme aposto que ja nao faz mais diferenca alguma usar cluster de 4k ou 64k ou maior
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

zwhYdxx.png

Hmm, o que seria esse dormir que vc se refere, @maur0? Desculpa, é porque essa parte de hibernação não tenho muito conhecimento, pois nunca cheguei a usar isso.
dormir deve ser nome correto é sleep

Última edição:
Entendi, vou ler esse post, vou testar aqui pra ver como fica.
nao tem regulagem aqui uso classic shell q é iniciar classico ae ele fica assim

qmOS3Id.png

ae posso ir ali opcao dormir e pc apaga e fica so alimentando a ram e cpu

mas o teclado tem tecla nessa foto ta ali sleep no meu é um simbolo de uma meia lua, apertando ele entra no modo sleep depois pra volta apertando qualquer tecla o pc liga denvo na tela que vc estava, tem isso desde que ATX foi inventando por volta de 1996

N9uhSVP.png

nao tem regulagem aqui uso classic shell q é iniciar classico ae ele fica assim

qmOS3Id.png

ae posso ir ali opcao dormir e pc apaga e fica so alimentando a ram e cpu

mas o teclado tem tecla nessa foto ta ali sleep no meu é um simbolo de uma meia lua, apertando ele entra no modo sleep depois pra volta apertando qualquer tecla o pc liga denvo na tela que vc estava, tem isso desde que ATX foi inventando por volta de 1996

N9uhSVP.png
No 11 mudaram pra suspender.

Fiz esse comando de redução. Nada mudou.

A memória virtual continua 16GB. Talvez só formatando o notebook para resolver mesmo...
memoria virtual e a hybernacao se nao me engano sao coisas arquivos separados

zwhYdxx.png

Sim, os discos com setores em 4K foram feitos para aumentar a confiabilidade e a recuperação de dados, e ainda para aumentar a capacidade de armazenamento das unidades de discos. No entretanto como sistemas com RAID e sistemas operacionais antigos não funcionam com unidades com setores em 4K físicos, foi então criado a emulação de setores de 512 bytes lógicos para aumentar essa compatibilidade.

Sim, os discos com setores em 4K foram feitos para aumentar a confiabilidade e a recuperação de dados, e ainda para aumentar a capacidade de armazenamento das unidades de discos. No entretanto como sistemas com RAID e sistemas operacionais antigos não funcionam com unidades com setores em 4K físicos, foi então criado a emulação de setores de 512 bytes lógicos para aumentar essa compatibilidade.
e esquema do modo sata e modo AHCI faz ssd sata mudar muita coisa na pratica?

Vocês definem um limite específico pra memória virtual?
Aqui eu tenho 32gb de ram e preferiria não usar a virtual, mas tem aplicações que dão bug se não usar...

Vocês definem um limite específico pra memória virtual?
Aqui eu tenho 32gb de ram e preferiria não usar a virtual, mas tem aplicações que dão bug se não usar...
deixo automatico nao defino
padrao
VY2V3Jw.png

e esquema do modo sata e modo AHCI faz ssd sata mudar muita coisa na pratica?
Acho que não, nunca ouvi falar sobre isso. Só fiquei curioso sobre a possibilidade de usar o meu NVMe com setores nativos em 4K, em vez de 512 bytes emulados, espero que não tenha bugs.

Para mexer no tamanho da memória virtual tem que ir nesse menu:

Or188gw.jpg
Já postei aqui sobre esse problema. Olha só:
O Windows está reservando o tamanho exato da minha RAM (16GB) como mínimo de memória virtual. Se reduzo nas configurações avançadas para menos da metade (8GB) fica dando erro de memória virtual insuficiente. A situação ocorre mesmo que eu coloque o disco secundário como habilitado para arquivo de paginação e configure manualmente a quantidade de memória virtual nos dois discos (tamanho personalizado).
Olha como está a memória virtual agora:

Captura-de-tela-2023-12-02-163341.png

Aqui dá erro de memória virtual insuficiente se coloco menos de 8GB no disco principal "C".

Quando coloquei apenas 8GB de memória virtual e tentei testar abrindo jogo ou muitas abas no Edge o sistema congelava e fecha o aplicativo acusando "memória virtual insuficiente".

Para ficar mais estranho isso só acontece no meu notebook. Nas outras duas máquinas aqui de casa com o Windows 11 e o mesmo update (23H2) não fica com esse uso excessivo de memória virtual.

Única diferença é que no meu notebook o Windows 11 está instalado no NVMe.
Fizemos de tudo aqui... 🥲

Acho que não, nunca ouvi falar sobre isso. Só fiquei curioso sobre a possibilidade de usar o meu NVMe em com setores nativos em 4K, espero que não tenha bugs.
da pra escolher de 4096 ate 2mb, se usar reFS ae é 4096 e 64k apenas essas 2 opcoes

KpWbqkR.png

Ah, entendi agora, então vejo que meus discos já estão tirando o máximo de peformance que eles podem entregar, correto?

@Squeaky venho acompanhando seus posts sobre memória virtual, também tenho 16gb de ram, aqui também sempre apareceu os mesmos valores da imagem que vc postou, só que fui conferir agora e vi que estão diferentes, estão muito abaixo do que tinha antes:

5O1RFAT.png

Eu não entendo muito sobre memória virtual, mas ela é uma forma de escape para o windows quando a ram principal estiver cheia, é isso? No meu caso, o porque dela está tão baixa, seria pelo fato do windows entender que meu uso de ram é baixo e o mesmo entende que não precisa dedicar muito espaço do disco para memória virtual, seria isso?

:damn:

Tenta definir a memória virtual conforme o recomendado (2909MB) e fazer o seguinte:

Editor de política de grupo > Modelos Administrativos > Sistema > Solução de Problemas e Diagnóstico > Detecção e Resolução de Exaustão de Recursos do Windows > Desligado.

Ah, entendi agora, então vejo que meus discos já estão tirando o máximo de peformance que eles podem entregar, correto?

@Squeaky venho acompanhando seus posts sobre memória virtual, também tenho 16gb de ram, aqui também sempre apareceu os mesmos valores da imagem que vc postou, só que fui conferir agora e vi que estão diferentes, estão muito abaixo do que tinha antes:

5O1RFAT.png

Eu não entendo muito sobre memória virtual, mas ela é uma forma de escape para o windows quando a ram principal estiver cheia, é isso? No meu caso, o porque dela está tão baixa, seria pelo fato do windows entender que meu uso de ram é baixo e o mesmo entende que não precisa dedicar muito espaço do disco para memória virtual, seria isso?
Antes do update 23H2 o Windows mudava o gasto da memória virtual de acordo com o uso.

Agora, o Windows fixou em 16GB como mínimo sendo o máximo 32GB quando verifico no gerenciador de tarefas, independentemente do meu uso. E não consigo tirar o arquivo de paginação do drive C, tampouco colocar para menos de 8GB.

A RAM não fica cheia, olha só:

Captura-de-tela-2023-12-04-094045.png

Não sei se é algum bug, pode ser que sim. Estou contemplando a formatação para ver se resolve.

:damn:

Tenta definir a memória virtual conforme o recomendado (2909MB) e fazer o seguinte:

Editor de política de grupo > Modelos Administrativos > Sistema > Solução de Problemas e Diagnóstico > Detecção e Resolução de Exaustão de Recursos do Windows > Desligado.
Aqui o Windows é home. Não tem editor de política de grupo.

Sim, a opção de trocar escolher entre setores lógicos de 512 bytes emulados ou 4K depende do fabricante da unidade, acredito que não vá afetar a performance em cenários normais de uso.

@Squeaky viu essa aqui instalou ese hp smart

Aqui não está instalado esse software.

A impressora multifuncional daqui é uma Epson Ecotank.

Em uma atualização futura não será possível aumentar ou diminuir o volume caso no Windows 11 não esteja ativado.

Users who are viewing this thread

• ATDS
Voltar