[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
O sistema provavelmente abusa de unidades com taxas de transferências mais altas, porém na prática nem sempre sai como planejado. Os stutterings sejam talvez pela utilização máxima do NVMe (gargalo por usar demais 🤷‍♂️), sendo que a unidade também gerencia o sistema e tal, logo muita coisa seja acessada simultaneamente.
No seu relato faz sentido que ao passar para o SSD o arquivo de paginação, aliviou boa carga do NVMe. Mas é estranho que eu tenho o mesmo modelo de NVMe que o seu e não notei nada assim, apesar que eu deixo o gerenciamento automático do arquivo de paginação em todas unidades conforme o padrão do sistema e uso o Windows 10.

Eu não sei e na teoria não faz sentido mas estou finalizando agora minha terceira corrida do F1 depois do ajuste e não tive esse problemas, mas para deixar claro acontecia em todos os jogos.

As configurações eu sempre deixei padrão, nem sequer abria aquela janela de escolher a unidade quando formatava.

Me lembro do RDR2, começava a jogar e a ram estava em 12GB depois de um tempo jogando percebi o stuttering "especifico" e noto que a ram usada está em 7.5GB.

Enfim, talvez seja meu processador arcaico, só sei que até agora resolveu kkk.

Eu não sei e na teoria não faz sentido mas estou finalizando agora minha terceira corrida do F1 depois do ajuste e não tive esse problemas, mas para deixar claro acontecia em todos os jogos.

As configurações eu sempre deixei padrão, nem sequer abria aquela janela de escolher a unidade quando formatava.

Me lembro do RDR2, começava a jogar e a ram estava em 12GB depois de um tempo jogando percebi o stuttering "especifico" e noto que a ram usada está em 7.5GB.

A umas semanas atrás postei meu relato do pc travando quando estava editando arquivos inclusive leves.... até comecei a usar um programa para dar um clear no consumo da ram a cada X tempo ou x de uso...

Nisso essa semana fiz um teste e descobri que tenho que deixar a memória virtual habilitada.... Enfim olha que nem quando tinha 16GB ou 24Gb DDR3 no W10 travava assim...

É o raio da memória virtual que influencia em algo no sistema!

Última edição:

A umas semanas atrás postei meu relato do pc travando quando estava editando arquivos inclusive leves.... até comecei a usar um programa para dar um clear no consumo da ram a cada X tempo ou x de uso...

Nisso essa semana fiz um teste e descobri que tenho que deixar a memória virtual habilitada.... Enfim olha que nem quando tinha 16GB ou 24Gb DDR3 no W10 travava assim...

Enfim era o raio da memória virtual que influencia em algo no sistema!
Cheguei a postar aqui que senti diferença no uso de memória virtual desde que o update do Windows 11 com o Copilot veio.

Uma pergunta: Por acaso o Windows 11 de vocês está reservando tamanho equivalente a sua RAM como memória virtual no sistema?

Aqui está assim:

Captura-de-tela-2023-11-08-201119.png

Detalhe: Não tenho realizado tarefas que utilizem grande carga de RAM, tampouco tenho jogado.

Está assim desde que o Copilot veio no Windows 11. Desativei e mesmo assim o SO está alocando 16GB de memória virtual.

O Windows está reservando o tamanho exato da minha RAM (16GB) como mínimo de memória virtual. Se reduzo nas configurações avançadas para menos da metade (8GB) fica dando erro de memória virtual insuficiente. A situação ocorre mesmo que eu coloque o disco secundário como habilitado para arquivo de paginação e configure manualmente a quantidade de memória virtual nos dois discos (tamanho personalizado).

O meu SSD principal é um NVMe de 256GB. Essa forma do SO de alocar memória virtual está reduzindo bastante o espaço disponível no disco.

Cheguei a postar aqui que senti diferença no uso de memória virtual desde que o update do Windows 11 com o Copilot veio.

Foi em setembro o update!?

Foi em setembro o update!?
Eu recebi o update em setembro porque marquei uma opção de receber atualizações primeiro.

Mas o update oficial (23H2 - estou atualmente nele) tem o mesmo problema. Levei um tempo para perceber algo diferente (foi na época da minha postagem que citei), dando uns engasgos esquisitos quando abria o word e muitas abas no edge enquanto trabalhava (mais de 30). Como tenho RAM suficiente para esse tipo de uso decidir ver o que estaria ocasionando o evento.

Quando fui conferir o espaço no disco estava bem menor que o normal.

Abri o sensor de armazenamento e estava acusando o uso de 16GB do disco como memória virtual. Achei estranho pois não estava usando o meu notebook para jogos há um tempo, então não deveria estar com o arquivo de paginação deste tamanho.

Já pensou em tentar desabilitar o Copilot? Claro, se não usar...

Sério estou cogitando usar uma build antiga do W11 e bloquear o Update, iqual fazia com o W8.1...

Lembro que no W8.1 eu usava HD e vivia tendo problemas com HD com 100% de uso, nisso a solução foi instalar uma build antiga que tinha e bloquear os updates...

Usava AV pago que descolava com descontos ou meses gratuitos para contornar o problema de desabilitar os updates de segurança do sistema!

Eu recebi o update em setembro porque marquei uma opção de receber atualizações primeiro.

Mas o update oficial (23H2 - estou atualmente nele) tem o mesmo problema. Levei um tempo para perceber algo diferente (foi na época da minha postagem que citei), dando uns engasgos esquisitos quando abria o word e muitas abas no edge enquanto trabalhava (mais de 30). Como tenho RAM suficiente para esse tipo de uso decidir ver o que estaria ocasionando o evento.

Quando fui conferir o espaço no disco estava bem menor que o normal.

Abri o sensor de armazenamento e estava acusando o uso de 16GB do disco como memória virtual. Achei estranho pois não estava usando o meu notebook para jogos há um tempo, então não deveria estar com o arquivo de paginação deste tamanho.

Sério estou cogitando usar uma build antiga do W11 e bloquear o Update, iqual fazia com o W8.1...

Lembro que no W8.1 eu usava HD e vivia tendo problemas com HD com 100% de uso, nisso a solução foi instalar uma build antiga que tinha e bloquear os updates...

Usava AV pago que descolava com descontos ou meses gratuitos por conta da segurança!

Tentem mudar por pelo menos um dia a memoria virtual para outro disco e ver se resolve, se continuar ou piorar volta ao padrão.

Tentem mudar por pelo menos um dia a memoria virtual para outro disco e ver se resolve, se continuar ou piorar volta ao padrão.
Agora está de boas, mas se voltar as loucuras vou fazer isso também e voltar para uma build antiga!

Lembro que no W8.1 eu usava HD e vivia tendo problemas com HD com 100% de uso, nisso a solução foi instalar uma build antiga que tinha e bloquear os updates e usar AV pago que descolava com descontos ou meses gratuitos...
O Copilot está desativado aqui tem tempo. Não faz diferença.

Olha como está a memória virtual agora:

Captura-de-tela-2023-12-02-163341.png

Aqui dá erro de memória virtual insuficiente se coloco menos de 8GB no disco principal "C".

Quando coloquei apenas 8GB de memória virtual e tentei testar abrindo jogo ou muitas abas no Edge o sistema congelava e fecha o aplicativo acusando "memória virtual insuficiente".

Para ficar mais estranho isso só acontece no meu notebook. Nas outras duas máquinas aqui de casa com o Windows 11 e o mesmo update (23H2) não fica com esse uso excessivo de memória virtual.

Única diferença é que no meu notebook o Windows 11 está instalado no NVMe.

Aqui dá erro de memória virtual insuficiente se coloco menos de 8GB no disco principal "C".

Quando coloquei apenas 8GB de memória virtual e tentei testar abrindo jogo ou muitas abas no Edge o sistema congelava e fecha o aplicativo acusando "memória virtual insuficiente".

Para ficar mais estranho isso só acontece no meu notebook. Nas outras duas máquinas aqui de casa com o Windows 11 e o mesmo update (23H2) não fica com esse uso excessivo de memória virtual.

Única diferença é que o meu notebook o Windows 11 está instalado no NVMe.
O meu ficou assim:

image.png

Única diferença é que no meu notebook o Windows 11 está instalado no NVMe.
Tenta iniciar no modo de segurança e tenta mudar isso para o manual.... Não faz sentido faltar ram se vc só usa coisas leves...

Outra tenta usar o firemin para reduzir o consumo de RAM do navegador no seu sistema. Eu uso isso a anos, funciona em qualquer navegador baseado no Firefox e chromium!

YyQQFLU.jpeg

Tem alguma diferença de performance no Windows 11 se eu formatar o meu NVMe com setor lógico de 4096 bytes?
Estou reinstalando o Windows 11 para sair do Windows Insider.

Última edição:

O Windows está reservando o tamanho exato da minha RAM (16GB) como mínimo de memória virtual. Se reduzo nas configurações avançadas para menos da metade (8GB) fica dando erro de memória virtual insuficiente. A situação ocorre mesmo que eu coloque o disco secundário como habilitado para arquivo de paginação e configure manualmente a quantidade de memória virtual nos dois discos (tamanho personalizado).

O meu SSD principal é um NVMe de 256GB. Essa forma do SO de alocar memória virtual está reduzindo bastante o espaço disponível no disco.
Desativa a hibernação... Ai não vai ficar fazendo isso, aqui eu acabei de travar em 1024 e 2048 min e máx, respectivamente.

YyQQFLU.jpeg

Tem alguma diferença de performance no Windows 11 se eu formatar o meu NVMe com setor lógico de 4096 bytes?
Estou reinstalando o Windows 11 para sair do Windows Insider.
Pelo cmd no particionador vc faz 32kb pelo menos. fica mais rápido sim. Fiz um pequeno tuto dias atrás.

Pelo cmd no particionador vc faz 32kb pelo menos. fica mais rápido sim. Fiz um pequeno tuto dias atrás.
Não é isso que estava falando, eu estava falando sobre usar o setor físico da unidade em 4 KB nativo, a grande maioria das unidades usa 512 bytes lógicos emulados ou 512 bytes físicos. Se quiser dar uma olhada na diferença é só acessar esse site:
https://storcenter.com.br/512e-e-512n-quais-as-diferencas/
Se quiser saber se sua unidade usa setores físicos de 512 bytes nativos, setor lógico de 512 bytes emulados e setor físico de 4 KB ou 4KB nativos é só usar esse comando:
Código:
/* Exemplo da unidade C:
fsutil fsinfo sectorinfo C:
dNK7RLF.png

Última edição:
Não é isso que estava falando, eu estava falando sobre usar o setor físico da unidade em 4 KB nativo, a grande maioria das unidades usa 512 bytes lógicos emulados ou 512 bytes físicos. Se quiser dar uma olhada na diferença é só acessar esse site:
Se quiser saber se sua unidade usa setores físicos de 512 bytes nativos, setor lógico de 512 bytes emulados e setor físico de 4 KB ou 4KB nativos é só usar esse comando:
Código:
/* Exemplo da unidade C:
dNK7RLF.png
Na minha placa mãe não oferece essa opção como na sua e aqui tá 512, ou talvez meus discos não ofereçam, mas procurando pela bios não há onde editar isto.

Na minha placa mãe não oferece essa opção como na sua e aqui tá 512, ou talvez meus discos não ofereçam, mas procurando pela bios não há onde editar isto.
É porque seu disco não tem suporte, não é todos que tem suporte a setores físicos 4K nativo.
Às vezes o disco só dá suporte a setores físicos de 512 bytes lógicos emulado ou é 512 bytes nativo.
NU6QeJ9.png

fT1xo1l.png

Última edição:
Desativa a hibernação... Ai não vai ficar fazendo isso, aqui eu acabei de travar em 1024 e 2048 min e máx, respectivamente.
Hibernação é uma coisa. A memória virtual é outra.

Desativando a hibernação não interfere na alocação de memória virtual pelo Windows, infelizmente.

Código:
/* Exemplo da unidade C:
dNK7RLF.png
Interessante.

Quando usei esse código no prompt de comando veio a seguinte informação:

Captura-de-tela-2023-12-03-085639.png

Fiquei meio perdida sobre o conteúdo do site que colocou. O meu disco é emulado ou nativo em 512 bytes? Ele tem algum impacto na performance da forma que está particionado?

Hibernação é uma coisa. A memória virtual é outra.

Desativando a hibernação não interfere na alocação de memória virtual pelo Windows, infelizmente.

Interessante.

Quando usei esse código no prompt de comando veio a seguinte informação:

Captura-de-tela-2023-12-03-085639.png

Fiquei meio perdida sobre o conteúdo do site que colocou. O meu disco é emulado ou nativo em 512 bytes? Ele tem algum impacto na performance da forma que está particionado?
É 4K nativo, mas com setor lógico de 512 bytes emulado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Me parece que não é todas versões do Windows que suportam setores em 4K.
https://learn.microsoft.com/pt-br/t...-storage/support-policy-4k-sector-hard-drives

Última edição:
Fui olhar o meu armazenamento e tem um espaço reservado de 7GB pra atualizações

Tem como desativar isso sem dar problema? Tipo se desativar não vai dar pra instalar as atualizações do Windows?

Fui olhar o meu armazenamento e tem um espaço reservado de 7GB pra atualizações

Tem como desativar isso sem dar problema? Tipo se desativar não vai dar pra instalar as atualizações do Windows?
Abre o prompt de comando como administrador e digita o seguinte comando:
Código:
dism -online -set-reservedstoragestate -state:disabled

Mas no meu aqui ele permitiu reduzir o tamanho da reserva. Com a hibernação ativa ele alocava 16Gb.

Para desativar a hibernação e apagar o arquivo, prompt como admin e
Código:
powercfg -h off
Também é possível reduzir o arquivo de hibernação.
Código:
powercfg -h -type reduced

Também é possível reduzir o arquivo de hibernação.
Código:
powercfg -h -type reduced
Eu uso esse comando sempre nas minhas instalações do windows, não gosto de desativar o arquivo de hibernação por completo, apenas reduzo ele com esse comando. Lembro de ter visto sobre esse assunto em uma das vídeo aulas do baboo, ele até explicava o motivo de não ser benéfico desabilitar a hibernação por completo, que seria mais produtivo e seguro para o usuário apenas reduzir a mesma, que o sistema continuaria utilizando os benefícios da hibernação.

Users who are viewing this thread

Voltar