O sistema provavelmente abusa de unidades com taxas de transferências mais altas, porém na prática nem sempre sai como planejado. Os stutterings sejam talvez pela utilização máxima do NVMe (gargalo por usar demais), sendo que a unidade também gerencia o sistema e tal, logo muita coisa seja acessada simultaneamente.
No seu relato faz sentido que ao passar para o SSD o arquivo de paginação, aliviou boa carga do NVMe. Mas é estranho que eu tenho o mesmo modelo de NVMe que o seu e não notei nada assim, apesar que eu deixo o gerenciamento automático do arquivo de paginação em todas unidades conforme o padrão do sistema e uso o Windows 10.
Eu não sei e na teoria não faz sentido mas estou finalizando agora minha terceira corrida do F1 depois do ajuste e não tive esse problemas, mas para deixar claro acontecia em todos os jogos.
As configurações eu sempre deixei padrão, nem sequer abria aquela janela de escolher a unidade quando formatava.
Me lembro do RDR2, começava a jogar e a ram estava em 12GB depois de um tempo jogando percebi o stuttering "especifico" e noto que a ram usada está em 7.5GB.
Enfim, talvez seja meu processador arcaico, só sei que até agora resolveu kkk.