Estava receoso em habilitar o vídeo onboard do meu 5600G no windows 11, visto os problemas nas últimas semanas, mas pelo menos aqui está funcionando tudo ok, mas tem um adendo. Na bios, eu selecionei manualmente 4gb de ram para o vídeo, pois lembro de ter lido em algum lugar que o vídeo onboard desempenha mais estável selecionando manualmente a quantidade de ram para ele.
Até o momento não tive nenhum problema, mas apenas instalei o driver de vídeo da amd e nada mais, pois tenho zero conhecimento sobre produtos e softwares da marca. Para o windows 11, tem mais alguma configuração específica no driver que aumente ainda mais o desempenho da onboard? Ficarei algumas semanas usando ela, enquanto espero chegar do ali os materiais de limpeza que comprei pra minha rtx 2060, como termal pads e pasta térmica, enquanto ela fica de molho, vou usando a integrada mesmo, que por sinal, está funcionando muito bem no windows 11
Eu prefiro o do painel de controle antigo, é mais funcional, o moderno não gosto de usar. As vezes ele não salvava o plano de energia que eu setava, tinha esse bug, mas já devem ter arrumado.
Prefiro sempre usar pelo painel de controle, tem mais opções e é mais funcional.
eu vi isso mas no 24h2 IOT enterprise LTSC instalei aqui e a criptografia nao foi ativada por padrao nao olha a imagem, tudo desligado, talvez as versoes PRO e enterprise que sejam assim, a home nao sei se suporta bitlocker acho que nao @Squeaky pode confirmar?
eu vi isso mas no 24h2 IOT enterprise LTSC instalei aqui e a criptografia nao foi ativada por padrao nao olha a imagem, tudo desligado, talvez as versoes PRO e enterprise que sejam assim, a home nao sei se suporta bitlocker acho que nao @Squeaky pode confirmar?
Existe bitlocker sim na versão home, só que funciona em todos os discos ao mesmo tempo (não dá para escolher) e possui outro nome.
Não é padrão do sistema (um dos três notebooks aqui de casa não suporta essa função). Tem que ativar manualmente no aplicativo de configurações, aba privacidade e segurança.
Sim, no pc que eu uso como "servidor" tudo estava MUITO lento, copiar arquivos, até ler. Já estava quase desistindo quando sem querer achei essa bomba de Bitlocker ativo. Foi só desativar que tudo ficou normal!
E eu nunca ativei essa porcaria, ela simplesmente ativou sozinha!
Sim, no pc que eu uso como "servidor" tudo estava MUITO lento, copiar arquivos, até ler. Já estava quase desistindo quando sem querer achei essa bomba de Bitlocker ativo. Foi só desativar que tudo ficou normal!
E eu nunca ativei essa porcaria, ela simplesmente ativou sozinha!
Foi justamente numa instalação do zero, quando montei a máquina.
Eu tava percebendo que tava horrível pra acessar e copiar arquivos, já tava achando que meu SSD tava indo pro espaço, fiquei tão P da vida que, quando fui trocar os cabos sata (vai que né...) deixei um HD de 6tb cair no chão e foi pro espaço, obviamente... Tudo isso pra no fim descobrir que era a porcaria do Bitlocker ligado...
Eu tava percebendo que tava horrível pra acessar e copiar arquivos, já tava achando que meu SSD tava indo pro espaço, fiquei tão P da vida que, quando fui trocar os cabos sata (vai que né...) deixei um HD de 6tb cair no chão e foi pro espaço, obviamente... Tudo isso pra no fim descobrir que era a porcaria do Bitlocker ligado...
Pergunta noob de quem nunca usou Bilocker: se eu tenho um hd/ssd criptografado e copio um arquivo pra um pendrive ou anexo a um e-mail para enviar a outra pessoa tem que ficar descriptografando antes ou não tem esse problema?
Pergunta noob de quem nunca usou Bilocker: se eu tenho um hd/ssd criptografado e copio um arquivo pra um pendrive ou anexo a um e-mail para enviar a outra pessoa tem que ficar descriptografando antes ou não tem esse problema?
Processa a microsoft oras, pode até não ganhar, mas só a merd@ de prejuizo que ela te causou merece, entra no JUIZADO CÍVEL DE PEQUENAS CAUSAS DE SUA CIDADE, E METE-LHE PROCESSO, NO MÍNIMO TEM QUE TE PAGAR UM hd DE 6TB NOVINHO, MAIS CUSTAS DOS PROBLEMAS PESSOAIS E MORAIS CRIADOS.
Mas isto está ERRADO, levando muitos ao ERRO, na instalação a microsoft DEVERIA ALERTAR O USUÁRIO E PEDIR PERMISSÃO PARA ISTO, E NÃO SIMPLESMENTE IMPOR, PORQUE ELES ACHAM QUE É NORMAL, NORMAL SÃO OS MEUS OV#S, FALTA DE RESPEITO COM OS USUÁRIO NOVAMENTE, OS CARAS ACHAM QUE PODEM TUDO, PQP!
Processa a microsoft oras, pode até não ganhar, mas só a merd@ de prejuizo que ela te causou merece, entra no JUIZADO CÍVEL DE PEQUENAS CAUSAS DE SUA CIDADE, E METE-LHE PROCESSO, NO MÍNIMO TEM QUE TE PAGAR UM hd DE 6TB NOVINHO, MAIS CUSTAS DOS PROBLEMAS PESSOAIS E MORAIS CRIADOS.
Att.
Druid®.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Mas isto está ERRADO, levando muitos ao ERRO, na instalação a microsoft DEVERIA ALERTAR O USUÁRIO E PEDIR PERMISSÃO PARA ISTO, E NÃO SIMPLESMENTE IMPOR, PORQUE ELES ACHAM QUE É NORMAL, NORMAL SÃO OS MEUS OV#S, FALTA DE RESPEITO COM OS USUÁRIO NOVAMENTE, OS CARAS ACHAM QUE PODEM TUDO, PQP!
Att.
Druid®.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
pois é ja pensou pessoa com 6hds de 8tb cada lotado de coisa, ae vai instalar win11 24h2 e o bixim comeca criptografar todos os discos a operacao vai demorar quanto 2 dias pra completar? hehe vai se um caos, se no meio do processo pessoa acha que travou pc apertar o reset e reinicia pc, pode acaba corrompendo particao e usuario acaba perdendo arquivos?
pois é ja pensou pessoa com 4 hds de 8tb lotado de coisa, ae vai instalar win11 24h2 e o bixim comeca criptografar todos os discos a operacao vai demorar quanto 2 dias pra completar? hehe vai se um caos
Sempre é bom desconectar Hds na instalação do windows, pricipalmente para não criar arquivos/partiçoes de boot nos outros Hds. Que pode dar erro de boot quando tirar os Hds depois.
Agora então....
Sempre tiro os SSDs extras na formatação, se criptografar o disco primário vou ter que sempre descriptografar o drive depois. Para depois pôr os SSDs secundários.
Sempre é bom desconectar Hds na instalação do windows, pricipalmente para não criar arquivos/partiçoes de boot nos outros Hds. Que pode dar erro de boot quando tirar os Hds depois.
Agora então....
Sempre tiro os SSDs extras na formatação, se criptografar o disco primário vou ter que sempre descriptografar o drive depois. Para depois pôr os SSDs secundários.
mais essa criptografia adicional protegem em que ?
e outra caso o sistema de arquivos caia alguém ja viu se o cmd do dvd pra recuperação consegue acessar a unidade ?
senão vai ficar igual ao raid qualquer problema no sistema de arquivos ja era
Apple e Android vem com criptografia de fábrica. A principal forma de ter a chave para de criptografia do dispositivo é a mesma dos SO de celulares, ficando na conta vinculada ao aparelho (no Windows 11 é na sua conta da Microsoft). A pessoa pode escolher como opções adicionais imprimir a chave ou salvar em um pendrive USB.
Dos grandes sistemas operacionais, só o Windows não estava "impondo" a criptografia. Uma boa pedida é a Microsoft colocar, no momento de instalação limpa, uma notificação sobre o procedimento que está sendo feito e as formas de disponibilização da chave na hora para o usuário escolher (conta MS, impressão ou pendrive USB), para evitar algum problema.
Única exceção quanto a imposição da criptografia não ser adequada seria em computadores de mesa, já que uma queda de luz pode dar problemas se o dispositivo estiver criptografando/de criptografando. Depois da criptografia nada muda, o sistema funciona normalmente.
Fabricantes de notebooks, citando por exemplo a Dell, costumam ativar o bitlocker de fábrica em algumas linhas de produtos. Como notebooks são focados em portabilidade e possuem bateria, o bitlocker deveria vir ativado por padrão, ainda mais no Brasil com os casos frequentes de roubo.
mais essa criptografia adicional protegem em que ?
e outra caso o sistema de arquivos caia alguém ja viu se o cmd do dvd pra recuperação consegue acessar a unidade ?
senão vai ficar igual ao raid qualquer problema no sistema de arquivos ja era
Serve para evitar que terceiros acessem os dados dos discos sem autorização do dono da máquina, seja por roubo ou perda/extravio. Precisa logar no Windows para ter acesso a todos os discos. Se tentar colocar o disco em outro computador a chave será pedida para acessar os dados.
Para a recuperação dos dados vai ser necessária a chave do bitlocker, do contrário os dados serão perdidos por estarem inacessíveis.
pois é ja pensou pessoa com 6hds de 8tb cada lotado de coisa, ae vai instalar win11 24h2 e o bixim comeca criptografar todos os discos a operacao vai demorar quanto 2 dias pra completar? hehe vai se um caos, se no meio do processo pessoa acha que travou pc apertar o reset e reinicia pc, pode acaba corrompendo particao e usuario acaba perdendo arquivos?
Pois é amigo @maur0, isto é algo que pode realmente tornar-se uma realidade, corrupção de dados, horas e horas para tentar recuperar, tudo porque uma equipe de idiotas achou que a proteção dos seus dados era ultra/mega/blaster importante, não que não seja, mas pera lá, quem deu a eles o poder de decidir por você, isto é surreal, passível de processo por danos pessoais, sem contar os danos materiais, e danos morais, com aqueles amigos que tem MAC ou mesmo LINUX, te tirando sarro, num momento que você mais precisa de apoio, tamanho é o transtorno que isto tudo gerou, olha isto é algo SURREAL da micro$oft, SURREAL.
Apple e Android vem com criptografia de fábrica. A principal forma de ter a chave para de criptografia do dispositivo é a mesma dos SO de celulares, ficando na conta vinculada ao aparelho (no Windows 11 é na sua conta da Microsoft). A pessoa pode escolher como opções adicionais imprimir a chave ou salvar em um pendrive USB.
Dos grandes sistemas operacionais, só o Windows não estava "impondo" a criptografia. Uma boa pedida é a Microsoft colocar, no momento de instalação limpa, uma notificação sobre o procedimento que está sendo feito e as formas de disponibilização da chave na hora para o usuário escolher (conta MS, impressão ou pendrive USB), para evitar algum problema.
Única exceção quanto a imposição da criptografia não ser adequada seria em computadores de mesa, já que uma queda de luz pode dar problemas se o dispositivo estiver criptografando/de criptografando. Depois da criptografia nada muda, o sistema funciona normalmente.
Fabricantes de notebooks, citando por exemplo a Dell, costumam ativar o bitlocker de fábrica em algumas linhas de produtos. Como notebooks são focados em portabilidade e possuem bateria, o bitlocker deveria vir ativado por padrão, ainda mais no Brasil com os casos frequentes de roubo.
Serve para evitar que terceiros acessem os dados dos discos sem autorização do dono da máquina, seja por roubo ou perda/extravio. Precisa logar no Windows para ter acesso a todos os discos. Se tentar colocar o disco em outro computador a chave será pedida para acessar os dados.
Para a recuperação dos dados vai ser necessária a chave do bitlocker, do contrário os dados serão perdidos por estarem inacessíveis.
Mas é exatamente isto que ela deve fazer: INFORMAR O USUÁRIO QUE A DANÇA AGORA É OUTRA, E SE VOCÊ REALMENTE QUER MUDAR DE DANÇA, OU ATÉ MESMO DE PAR.
Veja só como são as coisas: lembro que tempos atrás o WHATSAPP, entrou nesta de encriptação de dados e todo mundo abraçou, mas ela tinha duas linhas para isto, ou você aceitava aquele pentalhões de números que ela gerava, uma coisa de 64 carecteres ou mais, nem lembro quantos, ou você criava uma senha com 6 números + 1 letra, que é o que a maioria faz, crieu minha própria senha, afinal sou EU QUEM MANDO NAS MINHAS COISAS.
Estes dias usei um programa, para fazer backup das minha conversas, e resolvi ler o backup WHATSAPP da WEB, ai o programa levou um belo tempo para ler os dados e num belo momento o programa me peder a tal senha de 64 caracteres que o WHATSAPP gerou, mas que eu nem sei qual é, porque nunca usei, pois prefiri eu comandar a DANÇA AQUI EM CASA, e para meu espanto, reclamando com a empresa, a mesma diz que só tem acesso a senha de 64 caracteres que o WHATSAPP criou e não a senha que ele aceitou para fazer o backup, rapaz, que empresa é esta, nem me dei ao trabalho de responder a mesma, que fique no passado, misericórdia...
Será que esse negócio de bitlocker não da pra desativar na hora da instalação no W11?¿
Se não der pra desativar é muito sacanagem da M$, aí só faz algumas pessoas gostarem ainda menos desse Windows.
No W10 (pro) dá pra desativar no momento da instalação, eu nunca usei pois não necessito de criptografia nos arquivos/PC.
Será que esse negócio de bitlocker não da pra desativar na hora da instalação no W11?¿
Se não der pra desativar é muito sacanagem da M$, aí só faz algumas pessoas gostarem ainda menos desse Windows.
No W10 (pro) dá pra desativar no momento da instalação, eu nunca usei pois não necessito de criptografia nos arquivos/PC.
deve da alguma chave q vc tem q colocar na iso q desliga isso ou talvez ate alguma combinacao de teclas na hora de instalar faca bitlocker nao ser executado
ou ate mesmo se pessoal se revoltar a MS tire isso hehe lance isos sem bitlocker executando automatico, acho mais provavel isso, nao acha @Squeaky ?
sera que windows server 2025 vai seguir mesma linha do 11 24h2? criptografar tudo tb sem pedir autorizacao? se sim vai ser mais catastrofico ja que datacenters tem muito mais dados se chega criptografando vai demora muito pra concluir
A Microsoft vai colocar o bitlocker como padrão. Todos os outros principais Sistemas Operacionais usam (Android e Mac OS). Deveria, sim, ter uma informação acessível (fácil leitura e compreensão) sobre o procedimento no momento de instalar, dando opção para o usuário escolher como salvar a chave de criptografia.
Único problema é a demora na criptografia dos dados e o risco de uma queda de luz poder corromper os arquivos durante o processo. Se a Microsoft pudesse colocar alguma proteção para evitar a corrupção dos arquivos neste caso, seria ótimo.
A Microsoft vai colocar o bitlocker como padrão. Todos os outros principais Sistemas Operacionais usam (Android e Mac OS). Deveria, sim, ter uma informação acessível (fácil leitura e compreensão) sobre o procedimento no momento de instalar, dando opção para o usuário escolher como salvar a chave de criptografia.
Único problema é a demora na criptografia dos dados e o risco de uma queda de luz poder corromper os arquivos durante o processo. Se a Microsoft pudesse colocar alguma proteção para evitar a corrupção dos arquivos neste caso, seria ótimo.
uma duvida que me surgiu usa ssd criptografado vai ler e gravar muito mais ao longo dos anos que mesmo cenario mas sem criptografia?
digamos que use ssd e em 3 anos grave 10tb de gravacao e 15 de leitura em ssd descriptografado
se mesmo cenario for em ssd com bitlocker ligado quanto aumentariam os numeros? se for muiito mais pode acaba é levando o ssd mais rapido a óbito
perguntei pra IA do google olha que ela me respondeu