Acabei de ver um vídeo falando sobre isso, ou seja agora não e só apenas telemetria e a IA de forma a controlar tudo que o usuário faz dentro do sistema.
Banco por aqui jamais, não era o meu caso, mas conheço muitas pessoas que faziam isso. Apesar de não estamos seguros em lugar nenhum.
Eu vejo assim, segurança é algo muito relativo, mas muito relativo, a VERDADE, bem, está não está ao alcance dos pobres mortais, o seja - a maioria dos usuários comuns.
Não existe nem um consenso no que diz respeito a tal FALSO POSITIVO, quando seu anti-vírus detecta uma atividade suspeita, afinal o que é e quem definou o que é atividade suspeita, não é mesmo?
Nós estamos quase sempre a mercê, quando não, das empresas que deveriam seguir a tal ÉTICA DE DADOS PESSOAIS, e todos sabemos que as leis existem para serem burladas, ou por parte de algumas pessoas que criam scripts e aplicativos para evitar a tal falta de ética, como a telemetria entre outras coisas, mas e quem pode atestar que estas pessoas também não tem interesses escusos?
Bom, GITHUB, parece ser algo que deveriamos confiar, mas quem em sã consciência irá ler os códigos fontes abertos lá, quando conhece a linguagem, para atestar que não estamos sainda de uma arapuca e caindo em outra?
O futuro está desenhado, IA, ainda caminhando a passos lentos, pelo menos, para mim no que diz respeito a desenvolvimento de código em linguagens de programação, sentimento pessoal pelo uso nos últimos dias para que a IA (CHATGPT-4o) implementa-se um pequeno código em C# para ler arquivos MP4 e dividi-los em arquivos de pelo menos 299 segundos ou 4 minutos e 59 segundos, ontem tentei até um script em DOS para fazer isto, e ele se perde completamente.
Mas enfim, não me lembro ao certo qual foi o podcast que eu vi, em que se falava que existe um estudo que a tecnologia teria grandes avanços em media de 2 em 2 anos, e que novos estudos ditam que com a IA o crescimento agora mudou de 2 anos para a cada 4 meses ter um salto enorme na tecnologia, que é o que estamos presenciando, porém, muita coisa dita pelas apresentações que vimos. estes dias, da Open AI com o GPT-4o e da Google com o Gemini 1.5, podem ser pura jogada de marketing, aliás até mesmo a saída de toda a equipe de "manutenção da ética" da Open AI, me parece ser muita jogada de marketing, e isto é comum nestas empresas desde a conhecida APPLE na época do Steve Jobs, dizem até que a APPLE parece estar rachando ao meio por não ter o brilhantismo marketeiro do Jobs.
Muito fala-se da distopia de o Exterminador do Futuro e a consciência da Skynet, mas vendo o podcast do canal Inteligência Ilimitada, onde participou o Akita, do canal Akitando, fica bem claro que estamos engatinhando rumo a esta distopia e que nem mesmos os cientistas mais renomados sabem o que é consciência, logo, estamos longe de uma Skynet da vida ser algo real, e creio nunca chegará a ser, mas que a AI e seu aprendizado generativo, irá sim ajudar os bons profissionais de todas as áreas, e irá tirar o emprego dos péssimos profissionais, doutorados em faculdades de fundo de quintal, isto é um FATO.
Mas uma coisa é certa: SEGURANÇA É RELATIVA E NUNCA ESTAREMOS SEGUROS, A NÃO SER QUE MANTENHOS INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS, ENCLAUSURADAS A SETE CHAVES, MAS ESPERA, O QUE SERIA ENCLAUSURAR A SETE CHAVES, OU MESMO O QUE É CONFIDENCIAL OU NÃO PARA NÓS, POIS SEUS DADOS PESSOAIS COMO GOSTOS E SITES QUE USA NO DIA A DIA, SÃO OU NÃO CONFIDÊNCIAIS PARA VOCÊ?
Att.
Druid®.