[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

Pessoal só me digam uma coisa, se é que alguém já sabe, a dias atrás a microsoft lançou o tal Notebook com uma central NPU - Unidade de Processamento Neural (do inglês, Neural Processing Unit), da Snapdragon.

Isto é como a APPLE, proprietário da Microsoft, ou teremos a possibilidade de ter um cara destes para espetar em nossas MOBOS, ou mesmo é só para MOBOS com esta característica, para poder rodar o Windows 12 em toda sua potência usando o COPILOT AI aka CHATGPT-4o e/ou 5?

Não existirá então windows 12 sem NPU, certo, é ficar no windows 11, até as coisas se ajeitarem, aqui digo PREÇOS, para poder usar o windows 12?

Existe a possibilidade de se espetar uma placa destas em algum slot em mobos antigas para este fim, ou esquece, tamos todos FU..., ou seja, teremos mesmo que comprar um computador desktop da Microsoft, para os que usam desktop, como eu, ou teremos que comprar MOBOS NOVAS para escpecificamente esta configuração da microsoft?

Att.

Druid®.

P.S. Aqui eu ainda tenho algumas dúdidas, mas a principal, pelo que eu entendi, é que esta NPU fará o trabalho árduo da IA e irá entregar a informação mais detalhada e mastigada possível para a IA na nuvem, sendo que isto deve garantir que "informações confidenciais" fiquem em nosso PC e não vão para a nuvem, como a tal anunciada LEMBRANÇA, é isto?
 
Me referia ao seu post falando que tb ocorre num 4a geração intel da sua filha.
Desculpa =)

Mas antes de ser da minha filha, era meu e mesmo não tendo suporte oficial ao W11, isso não ocorria quando mudei pra AMD (em 2022).

Eu aposto minhas fichas que foi nessa 22h2 que isso começou ou na 23h2 ....
 
Desculpa =)

Mas antes de ser da minha filha, era meu e mesmo não tendo suporte oficial ao W11, isso não ocorria quando mudei pra AMD (em 2022).

Eu aposto minhas fichas que foi nessa 22h2 que isso começou ou na 23h2 ....
da pra atualizar pro 24h2 ja esta pronto a build 26100.xxxx
 
Já é RC ou ainda beta?
que saiba é versao final build 26100.xxxx so vai atualizando o xxxx com cada update lancado em cada mes, no winupdate
 
mas tá de boas? alguns bugs/travamentos ?

Sabe linkar donde posso baixar?
 

Tá mas isto aqui:
Tem como evitar? Se sim, como?

Eu não quero esta encrenca, encrencando meus HD, eu nem necessito disto, já tenho um vírus no meu computador que dá conta de fazer cagad@s: windows 11 pro 23H2 :naza: :ramon: :que: :vai::rub1: :limo: .

Att.

Druid®.
 
Tá mas isto aqui:
Tem como evitar? Se sim, como?

Eu não quero esta encrenca, encrencando meus HD, eu nem necessito disto, já tenho um vírus no meu computador que dá conta de fazer cagad@s: windows 11 pro 23H2 :naza: :ramon: :que: :vai::rub1:.

Att.

Druid®.
tem


Se você deseja uma solução mais amigável ou permanente, digamos, deseja instalar o Windows 11 em algumas máquinas, então modificar uma imagem do Windows 11 é a melhor opção que economizará algum tempo. Um aplicativo de terceiros chamado Rufus o ajudará a evitar que o Windows 11 criptografe seu dispositivo.
  1. Baixe Rufus de seu site oficial .
  2. Obtenha uma imagem do Windows 11 no site oficial ou na ferramenta de criação de mídia.
  3. Conecte uma unidade USB, selecione a imagem e clique em Iniciar .
  4. Rufus solicitará que você selecione algumas opções para melhorar sua experiência de usuário. O que você precisa está na parte inferior, chamado “ Desativar criptografia automática de dispositivo BitLocker ”. Um prompt no aplicativo Rufus solicitando a especificação das opções de instalação do Windows 11
 
tem


Como amigo @maur0?

Opa não vi o link, obrigado.

Mas não penso em mexer no que já está funcionando, já basta a atualização do driver AMD Adrenaline que ferrou com meu Boot MBR.

Vou esperar a choradeira aqui, para ter certeza, ou para poder errar menos desta vez.

Att.

Druid®.
 
@Himitsu e ae curtindo o 11 24h2 ta achando melhor do q o 23h2?
 
@Himitsu e ae curtindo o 11 24h2 ta achando melhor do q o 23h2?
Sinceramente... Tá a mesma coisa... Uso o Windows 11 desde o primeiro beta e pra mim, sempre esteve ok... Com o tempo foi mudando uma coisinha aqui e outra ali, mas sempre foi mais do mesmo, ou seja, igual ao 10...

Do 8 pro 10 eu senti uma certa diferença, do 10 pro 11, zero...

Essa versão 24h2 é exatamente isso, mais do mesmo, não tem nenhuma novidade.

Quando ativarem aquelas firulas de IA, e liberarem pra usá-las com GPU (creio que inicialmente será restrito às NPU dos novos processadores, até pra justificar vender esses trecos) aí pode ser que tenha alguma coisa legal pra testar.

Por enquanto... Tudo igual ao que sempre foi.

Em questão de performance em jogos, mesma coisa, tudo igual. Só tá com um bug no auto HDR, mas é esperado um bug aqui ou ali nessas primeiras builds, nada que impeça o uso.
Gravei esse aqui ontem, quando acabei de formatar e instalar os drivers:
 
Entrei para o Windows Insider, canal Release Preview, versão do SO: 26100.712, usando o driver da Nvidia 555.85.

Baixei a iso do proprio site da MS


Instalação limpa, tudo novo.

E cara, que decepção, eu tinha fé que teria melhorado esses engasgos MAS PIOROU mais ainda...

VTNC POH!

Se antes era de vez em quando, aqui e acolá. AGORA esses engasgos são com uma frequência bem maior, ao abrir o explorer, menu iniciar e alguns softwares...

VTNC

Vou ficar nessa versão mesmo, pois to sem saco de formatar tudo de novo...


Mas valeu pela dica, vai que tivesse melhorado...
 
Pessoal só me digam uma coisa, se é que alguém já sabe, a dias atrás a microsoft lançou o tal Notebook com uma central NPU - Unidade de Processamento Neural (do inglês, Neural Processing Unit), da Snapdragon.

Isto é como a APPLE, proprietário da Microsoft, ou teremos a possibilidade de ter um cara destes para espetar em nossas MOBOS, ou mesmo é só para MOBOS com esta característica, para poder rodar o Windows 12 em toda sua potência usando o COPILOT AI aka CHATGPT-4o e/ou 5?

Não existirá então windows 12 sem NPU, certo, é ficar no windows 11, até as coisas se ajeitarem, aqui digo PREÇOS, para poder usar o windows 12?

Existe a possibilidade de se espetar uma placa destas em algum slot em mobos antigas para este fim, ou esquece, tamos todos FU..., ou seja, teremos mesmo que comprar um computador desktop da Microsoft, para os que usam desktop, como eu, ou teremos que comprar MOBOS NOVAS para escpecificamente esta configuração da microsoft?

Att.

Druid®.

P.S. Aqui eu ainda tenho algumas dúdidas, mas a principal, pelo que eu entendi, é que esta NPU fará o trabalho árduo da IA e irá entregar a informação mais detalhada e mastigada possível para a IA na nuvem, sendo que isto deve garantir que "informações confidenciais" fiquem em nosso PC e não vão para a nuvem, como a tal anunciada LEMBRANÇA, é isto?
Por partes:

As NPUs são porções dedicadas, do hardware, a acelerar coisas que usam IA. Esse hardware já está presente em processadores AMD (linha 8000 dos Ryzen) e Intel (os novos Core Ultra, ainda estão só em notebook, mas logo vem pra Desk. Seria a 15 geração da intel, mas mudou de nome, a AMD também mudará os nomes depois...). Recentemente teve toda a apresentação dos Snapdragon Elite e tal, que vc deve ter visto, eles também tem essas NPUs. A Apple também terá isso mais pra frente.

Sobre o Windows 12, não dá pra comentar, não temos informações de nada, o que podemos falar é sobre o COPILOT+ PCS, esses serão (primeiramente) notebooks que seguem algumas regras estipuladas pela MS, pra poderem levar o nome, uma das regras, por exemplo, é ter pelo menos 40 TOPs (trilhões de operações por segundo) nas NPUs.

Tá, mas o que é isso? É um número que mede a "força" que algo tem pra empurrar IA. E 40 é muito? Então... Uma 4050 de notebook entrega 194 TOPs.... Afinal, desde a linha RTX 2000 nós temos os tensor cores, que são... porções de hardware dedicadas pra IA!

Tá, então pq esse fuzuê todo se 40 TOPs é um número baixo, comparado com uma simples 4050? Pq eles querem vender processadores, oras! O mercado tem que rodar! O dinheiro tem que circular rapaz!

Como agora tudo é IA, os processadores com NPU poderão usar essa porção dedicada de hardware pra... ahm... rodar o Copilot...... Enfim, fazer todas aquelas firulas que apresentaram no evento da Microsoft. Você só precisa de um novo processador, com NPU! COMPRE! COMPRE! COMPRE!

Como eu falei, você poderá (a palavra que eles queriam que estivesse escrita é DEVERÁ) comprar os novos notebooks com processadores Snapdragon Elite, pra utilizar aquelas firulas ou esperar a MS fazer as parcerias (leia-se ganhar dinheiro) com as outras empresas, como Nvidia, Intel e AMD, pra usar tanto via NPU ou GPU. Como será feito? Não sei. Quando? Nenhuma ideia...

Pra finalizar, sobre a última dúvida, sim, a ideia é rodar localmente as coisas "por causa de segurança"... Com certeza...

COMPRE!
 
Entrei para o Windows Insider, canal Release Preview, versão do SO: 26100.712, usando o driver da Nvidia 555.85.

Baixei a iso do proprio site da MS


Instalação limpa, tudo novo.

E cara, que decepção, eu tinha fé que teria melhorado esses engasgos MAS PIOROU mais ainda...

VTNC POH!

Se antes era de vez em quando, aqui e acolá. AGORA esses engasgos são com uma frequência bem maior, ao abrir o explorer, menu iniciar e alguns softwares...

VTNC

Vou ficar nessa versão mesmo, pois to sem saco de formatar tudo de novo...


Mas valeu pela dica, vai que tivesse melhorado...
pczao aí ta com cara de esses bugs serem alguma coisa de bios agesa antigo será chegou por ultima bios aí do am4? TPM com AGESA tem algos bugs versoes mais antigas, e da parece essas lerdiadas parece ser seu caso, se nao tiver bios nova tenta desliga tpm vai q ajuda
 
Entrei para o Windows Insider, canal Release Preview, versão do SO: 26100.712, usando o driver da Nvidia 555.85.

Baixei a iso do proprio site da MS


Instalação limpa, tudo novo.

E cara, que decepção, eu tinha fé que teria melhorado esses engasgos MAS PIOROU mais ainda...

VTNC POH!

Se antes era de vez em quando, aqui e acolá. AGORA esses engasgos são com uma frequência bem maior, ao abrir o explorer, menu iniciar e alguns softwares...

VTNC

Vou ficar nessa versão mesmo, pois to sem saco de formatar tudo de novo...


Mas valeu pela dica, vai que tivesse melhorado...
Eu notei alguns engasgos usando o Geforce Experience/Nvidia App... tanto no windows "normal" como no "preview".

Sobre os engasgos que vc tá citando, vc já deu uma olhada na sua bios? Tenta atualizar ela. Tava dando uns problemas com TPM e Ryzen... Vai que...
Instalou drivers de Chipset? Novamente, os Ryzen são bem dependente dele.

Tá com algum software de RGB rodando? Eles são complicados... Melhor coisa é não usar nada disso.
 
Tô usando última versão da BIOS (Até pq estava usando uma mais antiga e tive de atualizar pq peguei uma CPU nova, 5700X3D)

Não uso Geforce Experience nem softs de RGB....

Sim, a primeira coisa que faço após a formatação é instalar os drivers do chipset (última versão).

XMP ativado tb

TPM Ligado
TPM Desligado.... tanto faz

Como disse não é hardware não, se não me engano isso começou no update 23h2, antes era tudo fluido normalmente....
 
Por partes:

As NPUs são porções dedicadas, do hardware, a acelerar coisas que usam IA. Esse hardware já está presente em processadores AMD (linha 8000 dos Ryzen) e Intel (os novos Core Ultra, ainda estão só em notebook, mas logo vem pra Desk. Seria a 15 geração da intel, mas mudou de nome, a AMD também mudará os nomes depois...). Recentemente teve toda a apresentação dos Snapdragon Elite e tal, que vc deve ter visto, eles também tem essas NPUs. A Apple também terá isso mais pra frente.

Sobre o Windows 12, não dá pra comentar, não temos informações de nada, o que podemos falar é sobre o COPILOT+ PCS, esses serão (primeiramente) notebooks que seguem algumas regras estipuladas pela MS, pra poderem levar o nome, uma das regras, por exemplo, é ter pelo menos 40 TOPs (trilhões de operações por segundo) nas NPUs.

Tá, mas o que é isso? É um número que mede a "força" que algo tem pra empurrar IA. E 40 é muito? Então... Uma 4050 de notebook entrega 194 TOPs.... Afinal, desde a linha RTX 2000 nós temos os tensor cores, que são... porções de hardware dedicadas pra IA!

Tá, então pq esse fuzuê todo se 40 TOPs é um número baixo, comparado com uma simples 4050? Pq eles querem vender processadores, oras! O mercado tem que rodar! O dinheiro tem que circular rapaz!

Como agora tudo é IA, os processadores com NPU poderão usar essa porção dedicada de hardware pra... ahm... rodar o Copilot...... Enfim, fazer todas aquelas firulas que apresentaram no evento da Microsoft. Você só precisa de um novo processador, com NPU! COMPRE! COMPRE! COMPRE!

Como eu falei, você poderá (a palavra que eles queriam que estivesse escrita é DEVERÁ) comprar os novos notebooks com processadores Snapdragon Elite, pra utilizar aquelas firulas ou esperar a MS fazer as parcerias (leia-se ganhar dinheiro) com as outras empresas, como Nvidia, Intel e AMD, pra usar tanto via NPU ou GPU. Como será feito? Não sei. Quando? Nenhuma ideia...

Pra finalizar, sobre a última dúvida, sim, a ideia é rodar localmente as coisas "por causa de segurança"... Com certeza...

COMPRE!

Valeu pela resposta amigo @Himitsu, voltamos a era Ciro Bottini: COMPRE! COMPRE! COMPRE! :rub1: :naza::ramon::limo:.

Att.

Druid®.
 
Pxrq9Oj.jpeg

TSXgSBn.jpeg



Tá dizendo que está SEM SUPORTE (ao tpm).

Agora isso, alguém sabe como ativo o TPM no Windows 11? Pois na BIOS tá ativada e já cliquei em limpar a TPM (no windows, na bios, até fui pra versão anterior da BIOS que estava usando e nada) várias vezes e não ativa no Win11...
 
acabou de sair server 2025 instalei na vm ja de cara sem mexe em nada 1.8gb usado comparado com 24h2 do 11 que por padrao come 3.5gb de ram hehe

vou tenta converter ele em estacao de trabalho pra ver se fica bom mesmo ele em uso desktop em vez de servidor, link na minha assinatura la em baixo acho que ficou bom server 2025 convertido em workstation, ate a loja funcionou

T0rRIfA.png



desligando defender ja ficou levezao mais ainda do que ja estava

r0rugu2.png
 
Última edição:
Gente pelo amor de Deus, será que é só comigo? Alguém responde ai por favor, pelo AMOR DE DEUS.


Seguinte:

Uso o PC da Assinatura (5700x3D + x570s + 32GB DDR4 + 4070SUPER + Resolução de 3440x1440)

O problema é:

ÀS VEZES, ao abrir o START MENU (CTRL+ESC) eu noto uma certa LENTIDÃO nele, tipo, ele abre ok mas sinto alguns engasgos.

Já em alguns SOFTWARES (tipo: Excel, Word, e alguns baixados da MS STORE como o: PowerTOYS e o AUTO DARK MODE) também sinto uns leves engasgos.

Mas engasgos?

Sim, ao alternar a outro software via ALT+TAB dá pra sentir que não é FLUIDO a transição.

OU

Apenas rolando com o mouse a tela,, por exemplo no menu de opções desses programas.

OU

Minimizar qualquer janela em aberto


Já no FIRE FOX e no EDGE também sinto uns engasgos ao rolar para baixo/cima rapidamente alguns sites.


ESSE "BUG" NÃO É DIRETO, tem hora que fica tudo super-mega FLUIDO e tem hora que dá pra sentir esses engasgos...

E também já desativei TODOS os aplicativos em segundo plano e os que ficam no tray icon...

--

Formatei o PC terça-feira, tudo atualizado....

O que me revolta é isso, eu sei que meu PC está longe de ser um super-mega-atômico-potente, mas é potente sim para o SO e para apps básicos. Acho que não era pra acontecer isso nem em sonho num pc desses....

Cara eu percebi que desde o update de Abril isso começou acontecer comigo também, engasgos de interface e tals, eu removi tudo que é efeito tirei até a transparencia pra dar jeito, ta de boas aqui, como uso o PC pra trabalho preciso que ele esteja estável pelo menos, então mais pra frente eu volto habilitar pra ver se resolveram.

É complicado mesmo.
 
acabou de sair server 2025 instalei na vm ja de cara sem mexe em nada 1.8gb usado comparado com 24h2 do 11 que por padrao come 3.5gb de ram hehe

vou tenta converter ele em estacao de trabalho pra ver se fica bom mesmo ele em uso desktop em vez de servidor

T0rRIfA.png



desligando defender ja ficou levezao mais ainda do que ja estava

r0rugu2.png

O problema é que estas versões para comércio/escritórios, você vai ter problemas com aplicativos como MS Office, entre outros, que se você instalar a versão pessoa física e não jurídica, vai dar um monte de rolos, como deu pra mim quando tinha o Windows 11 Enterprise, fora outros problemas que ele detecta, te ferra e não te avisa, pois conversando com técnicos de suporte da microsoft official via CHAT, depois de passar por 3 técnicos, e nada ser resolvido, o último me disse: mas você não pode ter office pessoa física, num sistema operacional pessoa jurídica/comercial, como o Windows Enterprise, e eu até tentei argumentar: mas eu precisei do mesmo, porque meus hardwares aqui exigiam, e porque ao instalar o office pessoa física, o sistema não me alertou na hora? Até hoje não recebi resposta para isto, só que iam dar problemas não só no office, mas em todas aplicações que são para pessoas físicas e não jurídicas, FERROU :naza: :ramon::bem::vai::therip:.

Ai tive que instalar o Windows Pro 11, e ainda bem que não mais precisava usar a versão Enterprise por causa dos meus hardwares, visto que não usava mais um aparelho que necessitava desta distribuição, ai eu pergunto: mas e quanto as pessoas que trabalham em home office, que prestam serviços para empresas, e não são empregados destas empresas e precisam do Enterprise?

O problema aqui é a régua torta da Microsoft, que quer por que quer interferir na sua vida pessoal, e o pior de tudo é que partir para uma solução LINUX muitas vezes não é nem de longe recomendado, por causa do suporte a programas de terceiros que todos usamos, e MAC, bem, ai é outra $$$história$$$ não é mesmo?

Att.

Druid®.
 
Pxrq9Oj.jpeg

TSXgSBn.jpeg



Tá dizendo que está SEM SUPORTE (ao tpm).

Agora isso, alguém sabe como ativo o TPM no Windows 11? Pois na BIOS tá ativada e já cliquei em limpar a TPM (no windows, na bios, até fui pra versão anterior da BIOS que estava usando e nada) várias vezes e não ativa no Win11...
Vê se isso aqui tá ativado na bios
 
Instalei de novo a versão 26100, agora "oficialmente não oficialmente final", já que foi liberada no Preview Channel, até com update novo:
Captura-de-tela-2024-05-23-234749.png

Instalei até com a partição em ReFS, pra ver se mudava alguma coisa.
Captura-de-tela-2024-05-23-235807.png

Não muda nada...

Também estou usando o novo driver da Nvidia, com WDDM 3.2
Captura-de-tela-2024-05-24-000020.png

Captura-de-tela-2024-05-23-235836.png

Novamente, diferença nenhuma....

Testei Ghost of Tsushima e Helldivers II, da Steam e estão funcionando normalmente.

Testei State of Decay 2 da Epic e tudo normal.

Agora adivinha o que não tá funcionando....

A loja do XBOX! Não dá pra instalar o Senua's Saga: Hellblade II pq o aplicativo do xbox não consegue reconhecer a porcaria da partição ReFS...
Captura-de-tela-2024-05-24-000308.png

Tive que instalar o jogo num PENDRIVE (que por sorte é tipo um SSD, da Movespeed) pra poder funcionar o jogo...

Fora esse problema absurdo, tudo certinho, por enquanto, com o 24H2.

EDIT: Não rodou o jogo... Instala, mas não abre de jeito nenhum...
acho isso um puta vacilo da M$ onde um programa reclama da partição sendo que ela que faz tudo
 
acho isso um puta vacilo da M$ onde um programa reclama da partição sendo que ela que faz tudo
Sendo justo com a MS, é que eu estou num tipo de partição "experimental"...Não foi liberado oficialmente o ReFS, ele tá lá pra teste.

Acredito que eles poderiam colocar um app beta, por exemplo, pra testar junto com essa partição. Aí sim, vacilo da MS!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo