Caraca, foi rapido essa em, pessoal deve ter caído matando kkkk
Desde a época do desastroso e horroroso Windows 8 os gerentes/CEOs & cia das empresas de tecnologia quase só fazem porcarias baseadas em conceitos tecnológicos duvidosos, potencialmente problemáticos ou virtualmente inúteis, na ânsia de inovar a qualquer custo.
Por exemplo, a interface e todo o conceito estético e funcional do Windows 8 foi um desastre completo e um retrocesso de uns 15 anos em projeto de interface, por isso foi amplamente detestado desde o começo por quase todo mundo, mas algum "Jênio" (com J mesmo) muito bem pago concebeu aquela desgraça, o que chega a ser inacreditável. Eu experimentei numa VM por 1 semana, detestei com força e nunca mais cheguei perto daquela aberração, pulei direto pro Windows 10 uns 5 anos depois. Agora, com o Windows 11, estão na prática reintroduzindo algo bem parecido com a "antiga" Aero Glass do Vista/Seven e suas transparências, curvas suaves, opacidades e etc mas com outro nome bonito (Fluent Design, Material Design, etc) , afinal admitir que erraram feio e precisam ressuscitar um estilo de interface semelhante a algo de 15 anos atrás é inconcebível para eles (na minha humilde opinião, o Vista ainda é interface mais bonita)
Depois vieram diversos outros hypes e mega-flops como Kinect, Hololens, Oculus Rift e derivados (que até tem seu nicho, eu mesmo tenho um para jogar simuladores, mas fracassou completamente na ambiciosa e irrealista proposta original) , e metaverso, este um huge-big-mega-flop que custou uns 50 bilhões ao Faceb...ops Meta. E agora, trocentos hypes envolvendo IA.
Claro que não sou contra inovações, elas são fundamentais e até podem se salvar um ou outro sub-aspecto mesmo de big flops, mas é preciso, caramba, ter um mínimo de critério, bom senso e principalmente, não ser estúpido. Pois no geral, são invenções de moda que são até lindas e sedutoras à primeira vista, mas que na prática não resolvem nenhum problema de fato e só complicam as coisas. A Cortana foi introduzida há uns 10 anos e quase ninguém usa aquilo. E tem várias coisas que eu esqueci de mencionar, simplesmente pq todo mundo esqueceu.
Parece que querem enfiar a fórceps novas gulosemias o tempo todo , que enchem o SO de cáries, em vez de fazer o essencial: Um SO seguro, resolver bugs, essas coisinhas que deveriam ser prioridade. Mas todo gerente, chefe, CEO e etc parece que é pressionado a mostrar serviço e aí inventa uma desgraça qualquer, pois se der certo, ele vira um super-herói endeusado pela indústria.
Vide o exemplo da NVidia: Com a explosão das ações, o chefinho virou um super-star e começou a falar um monte de bobagens, como "daqui a 5 anos não teremos mais programadores" e até a autografar seios das fãs. Quando a idolatria e hype chega nessa ponto, pra mim é sinal de que estamos à beira de uma desgraça.
Existe limite para tudo, inclusive recursos e interfaces. Um carro de 2024 é muito mais moderno, eficiente e seguro que um de 1924, mas ainda usa um volante redondo e 2 ou 3 pedais. Um caça F-35 é muito superior a um caça da segunda guerra mundial, mas ainda depende de asas e o piloto ainda usa um manche tipo joystick, 2 pedais de leme e superfícies de controle como leme, aleiron, flaps e slats.