[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
Nova atualização REDE WINDOWS 24H2 & CLIENTE SMB, considerando que eu acabei de atualizar a última KB, que o amigo @flep mostrou acima, KB5044384, notei que ao entrar no DUNE HD SOLO LITE 4K, o mesmo não encontrou a REDE COMPARTILHADA DO WINDOWS 11 PRO 24H2, que foi acertada ontem :vai::alan:.

Verifiquei as informações do site indicado, acima, pelo amigo @flep, e notei que meu windows 24H2 perdeu a configuracão de politicas de diretivas de grupo local, opção - Microsoft network client: Digitally sign communication (if server agrees), que voltou a ficar ENABLE, retornando a mesma para DISABLE, o DUNE pode enxergar novamente o campartilhamento da rede Windows 11 Pro 24H2.

Agora fica a dúvida - será que foi o update da nova KB5044384, ou depois de um tempo o windows perde a opção do GPEDIT :naza: :que::bem::lol2::nooo:?

Agora para saber, só mesmo amanhã, ao desligar meu Desktop e ligar novamente, enfim, esta micro$oft é mesmo uma bósnia esmerdovina, misericórdia, ninguém merece :facepalm::chan:.

Att.

Druid®.

Nova atualização REDE WINDOWS 24H2 & CLIENTE SMB, considerando que eu acabei de atualizar a última KB, que o amigo @flep mostrou acima, KB5044384, notei que ao entrar no DUNE HD SOLO LITE 4K, o mesmo não encontrou a REDE COMPARTILHADA DO WINDOWS 11 PRO 24H2, que foi acertada ontem :vai::alan:.

Verifiquei as informações do site indicado, acima, pelo amigo @flep, e notei que meu windows 24H2 perdeu a configuracão de politicas de diretivas de grupo local, opção - Microsoft network client: Digitally sign communication (if server agrees), que voltou a ficar ENABLE, retornando a mesma para DISABLE, o DUNE pode enxergar novamente o campartilhamento da rede Windows 11 Pro 24H2.

Agora fica a dúvida - será que foi o update da nova KB5044384, ou depois de um tempo o windows perde a opção do GPEDIT :naza: :que::bem::lol2::nooo:?

Agora para saber, só mesmo amanhã, ao desligar meu Desktop e ligar novamente, enfim, esta micro$oft é mesmo uma bósnia esmerdovina, misericórdia, ninguém merece :facepalm::chan:.

Att.

Druid®.
Estou tendo o mesmo tipo de problema com compartilhamentos entre meu PC e a VM que rodo no Hyper-V. Antes a VM e o Host enxergavam os compartilhamentos um do outro porém agora nada aparece. Nem mesmo clicando em rede do Host exibe as pastas compartilhadas dele, o que antes era normal aparecer.
Também tinha achado a solução de alterar o " Digitally sign communication (if server agrees)" mas não resolveu no meu caso para que fosse exibido as pastas compartilhas na área de rede.
O que resolveu no meu caso foi ativar a regra "Compartilhamento de Arquivo e impressora (Restrito) na coluna "Público". Com isso o Host e a VM passaram a encontrar os compartilhamentos na área de rede. Inclusive agora mostra os computadores que estão compartilhando algo.

2024-10-24-19-18-54-T-PICO-OFICIAL-Windows-11-Page-425-F-rum-Adrenaline-Um-dos-maiores-e-m.png

Por aqui ainda não chegou no Windows Update... estranho.
Se não chegar até a virada do ano avaliarei sobre formatar e instalar.

Porque amigo @sLk? Basta você baixar o ISO para seu computador, no site oficial da microsoft - procure no google por - microsoft update windows 11 - baixar windows 11, usando a primeira opção MEDIA CREATION TOOL (MediaCreationToolexe), para mim foi mais rápido, ou baixar o ISO, parece estar sobrecarregado. Criando um ISO na sua máquina, basta abrir o mesmo no windows explorer opção montar, acima a direita, ir no drive que ele montou e executar o Setup, ai ele vai ver que você já tem windows e pergunta se você quer manter seus dados de todos os aplicativos, ou fazer uma instalação limpa, mantenha os dados e espere até terminar, você não precisa criar um PENDRIVER, a não ser que sua máquina não seja compatível e tenha que usar o RUFUS.

Att.

Druid®.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou tendo o mesmo tipo de problema com compartilhamentos entre meu PC e a VM que rodo no Hyper-V. Antes a VM e o Host enxergavam os compartilhamentos um do outro porém agora nada aparece. Nem mesmo clicando em rede do Host exibe as pastas compartilhadas dele, o que antes era normal aparecer.
Também tinha achado a solução de alterar o " Digitally sign communication (if server agrees)" mas não resolveu no meu caso para que fosse exibido as pastas compartilhas na área de rede.
O que resolveu no meu caso foi ativar a regra "Compartilhamento de Arquivo e impressora (Restrito) na coluna "Público". Com isso o Host e a VM passaram a encontrar os compartilhamentos na área de rede. Inclusive agora mostra os computadores que estão compartilhando algo.

2024-10-24-19-18-54-T-PICO-OFICIAL-Windows-11-Page-425-F-rum-Adrenaline-Um-dos-maiores-e-m.png

Maluco isto não :chan: :facepalm: ?

O caras mudam as coisas, porque acham que deveria ser do jeito que eles querem e fod@-se você se preciso ou não destes requisitos que ele tiram ao bel prazer.

Att.

Druid®.

Porque amigo @sLk? Basta você baixar o ISO para seu computador, no site oficial da microsoft - procure no google por - microsoft update windows 11 - baixar windows 11, usando a primeira opção MEDIA CREATION TOOL (MediaCreationToolexe), para mim foi mais rápido, ou baixar o ISO, parece estar sobrecarregado. Criando um ISO na sua máquina, basta abrir o mesmo no windows explorer opção montar, acima a direita, ir no drive que ele montou e executar o Setup, ai ele vai ver que você já tem windows e pergunta se você quer manter seus dados de todos os aplicativos, ou fazer uma instalação limpa, mantenha os dados e espere até terminar, você não precisa criar um PENDRIVER, a não ser que sua máquina não seja compatível e tenha que usar o RUFUS.

Att.

Druid®.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Maluco isto não :chan: :facepalm: ?

O caras mudam as coisas, porque acham que deveria ser do jeito que eles querem e fod@-se você se preciso ou não destes requisitos que ele tiram ao bel prazer.

Att.

Druid®.

Sei que poderia usar a ISO, mas não quero interromper meu fluxo de uso... hehe
Obrigado pela resposta de toda forma.

Por aqui acabou de sair uma atualização KB5044384, alguém ai instalou essa ?

Por aqui acabou de sair uma atualização KB5044384, alguémai instalou essa ?
Instalei ontem e uma cosia que resolveu foi eliminar os 8,63Gb de arquivos do Windows Update que não consegui apagar.

Tive uma certa dificuldade de instalar ela nos meus 2 pcs mais fortes, mas no fraquinho foi de primeira. Inclusive no pc principal eu tive que reiniciar o serviço do windows update pra instalar, depois de ficar uns 20min baixando, instalando e dar erro...

Depois que reiniciei o serviço, ele baixou e instalou de boa... Não sei pq deu problema pra instalar em 2 máquinas e na da esposa foi sem problema algum.... Windows sendo Windows...

Acho que ainda não soltaram pra todo mundo.

Meu PC da assinatura está no Windows Insider então atualizou há algum tempo mas meu notebook de trabalho só atualizou há 2 dias.

Além deles há o PC da patroa que assim como o notebook tem uma instalação 'convencional' mas nele ainda não chegou também.

Sim, tudo certo por aqui.

Galera...tá de boa atualizar?
Eu parei a atualização, porque ficava dando problema ao dar alt tab e outros problemas

Sabe se já resolveram?

Tive uma certa dificuldade de instalar ela nos meus 2 pcs mais fortes, mas no fraquinho foi de primeira. Inclusive no pc principal eu tive que reiniciar o serviço do windows update pra instalar, depois de ficar uns 20min baixando, instalando e dar erro...

Depois que reiniciei o serviço, ele baixou e instalou de boa... Não sei pq deu problema pra instalar em 2 máquinas e na da esposa foi sem problema algum.... Windows sendo Windows...

WINDOWS SENDO WINDOWS :chan: :bem::vai::olha:.

Att.

Druid®.

Bom pessoal, não era problema com a atualização da KB5044384, o problema é que o windows não respeita meu SET de parâmetro como definitivo, pois ele sempre volta a ENABLE, mesmo que no dia anterior eu tenho executado via terminal o comando - Set-SmbClientConfiguration -RequireSecuritySignature $false, que torna o RequireSecuritySignature em DISABLE, e eu tenho que refazer o comando e reinicializar o windows, então se eu não conseguir fixar este erro, o windows 24H2 definitivamente não é para mim, pois ele desrespeito meu comando, como sempre WINDOWS SENDO WINDOWS, LAMENTÁVEL, devo voltar para o 23H2, e esperar que a micro$oft resolva este desagravo contra o usuário, afinal sou eu quem devo decidir se quero ou não esta diretiva em ENABLE/DISABLE e não a porr@ da micro$oft.

Att.

Druid®.

Bom pessoal, não era problema com a atualização da KB5044384, o problema é que o windows não respeita meu SET de parâmetro como definitivo, pois ele sempre volta a ENABLE, mesmo que no dia anterior eu tenho executado via terminal o comando - Set-SmbClientConfiguration -RequireSecuritySignature $false, que torna o RequireSecuritySignature em DISABLE, e eu tenho que refazer o comando e reinicializar o windows, então se eu não conseguir fixar este erro, o windows 24H2 definitivamente não é para mim, pois ele desrespeito meu comando, como sempre WINDOWS SENDO WINDOWS, LAMENTÁVEL, devo voltar para o 23H2, e esperar que a micro$oft resolva este desagravo contra o usuário, afinal sou eu quem devo decidir se quero ou não esta diretiva em ENABLE/DISABLE e não a porr@ da micro$oft.

Att.

Druid®.

Que pena cara!
Eu vi algum outro post de alguém comentando que resolveu quando setou um IP interno fixo no NAS dele e mapeou os drivers de rede no Windows. Não sei se tentou fazer isso.

Um report a titulo de conhecimento:

Aqui depois de todo o pesadelo que foi instalar o 24H2, o WU não estava funcionando para instalar Cumulative Updates, como o KB5044384, somente updates pontuais.
Os erros indicavam problemas semelhantes que tive quando estava tentando o in-place upgrade do 23H2 pro 24H2

Depois de MUITO quebrar a cabeça com vários comandos e até dando restore de imagem do OS, tive uns crashs estranhos SEMPRE que algo relacionado a NETWORK acontecia - tentar entrar no modo seguro com rede? Crash. Tentar recovery media com network? Crash. Tentar update do driver de rede? Instalava com crash.

Resumo da ópera: era a porcaria da minha placa de rede Intel I211 Gigabit, da AsRock x570!!!

Não acho que seja algo com o 24h2, pois nem o meu 23h2 conseguia fazer WU recovery, falhava com os mesmos erros do 24h2 tentando instalar cumulative update (que mexe nos drivers). A placa deve estar com algum problema, mesmo com a internet funcionando, pois até os drivers da Intel dao crash na hora de rodar o installer.

Descobri isso quando rodei um novo WU recovery e consegui ver no log o exato momento do crash na hora de tentar inicializar a lane da NIC. Rodei o mesmo WU recovery com a placa onboard desativada na bios E PASSOU.

Comprei um TP-link USB Network e pronto, tudo rodou normalmente, todos os updates instalados, nada no sfc / dism.

Acho que nesses 24 anos montando e fuçando com hardware e sistemas nunca peguei algo tão difícil de descobrir, pqp.

Pessoal, antes de atualizar para 24H2 eu nunca tinha reparado mas e normal o windows instalar o update KB2267602 com versões diferentes todos os dias ? Tem dia que instala mais de uma vez.

yw3EcOp.png

Pessoal, antes de atualizar para 24H2 eu nunca tinha reparado mas e normal o windows instalar o update KB2267602 com versões diferentes todos os dias ? Tem dia que instala mais de uma vez.

Sim, é normal.
Você está no grupo "Definitions Updates", que vai listar só essa categoria específica de update, creio que só tem Defender e uns Office antigos que aparecem aí.

A MS mantém os updates do Defender sempre no mesmo KB2267602, só muda a version, e sai novas toda hora que eles detectam / adicionam algum malware.

Que pena cara!
Eu vi algum outro post de alguém comentando que resolveu quando setou um IP interno fixo no NAS dele e mapeou os drivers de rede no Windows. Não sei se tentou fazer isso.

Pois meu amigo, pensei que a sua dica fosse o SAVE MY DAY, infelizmente não foi, eu só queria entender porque o entendimento da micro$oft é - se é PRO agora tem que ser também como ENTERPRISE, sendo que muitos usam PRO para uso doméstico e para desenvolvimente, e não necessariamente tenham que ser como um ENTERPRISE, mas eles parecem ter TARA POR FAZER DO MUNDO ALGO CORPORATIVO, PQP!

Enfim, vida que segue, eu consigo fazer ele enxergar minha rede SMB1, ou melhor meu DUNE com rede SMB1 consegue enxergar os compartilhamentos windows, porém não todos como na versão 23H2, e com o agravante que ele esta perdendo os SET que dou, então eu tenho que setar novamente e reiniciar o windows para isto, eu acho isto uma gambiarra chula demais e perda de tempo, e penso em retornar ao windows 11 pro 23H2, onde tudo funciona bem para mim, e pelo que tenho lido e participado de um fórum gringo, a micro$oft está doida para eliminar os SMB1, SMB2 & SMB3, então que façam e vão pro raio que os parta.

Att.

Druid®.

P.S. Meu DUNE tem uma opção de IP, vou ver se consigo fazer isto, mas preciso que me passe como o cara fez isto, minha rede aqui é 192.168.1.###, talvez resolva, talvez não, enfim, será minha última tentativa.

yw3EcOp.png
se defender ta ativo e funcionando é que cada dia sai virus novos ae eles vao instalando todos AVs sao assim

Última edição:
se defender ta ativo e funcionando é que cada dia sai virus novos ae eles vao instalando todos AVs sao assim

O ponto da duvida foi que antes de atualizar para 24H2 eu nunca tinha reparado que o Windows fazia 3, 4 atualizações do Defender no mesmo dia.

Eu lembro ter atualizações mas não dessa forma. Por isso achei que estava em loop, ate encontrei algumas pessoas questionando isso em foruns gringos falando de uma possível loop de atualização.

Mas se é isso ai mesmo show.

Eita mais alguém com problema com essa atualização?
Eu atualizei e tá tudo muito ruim, quando você muda o volume e faz aquele barulho do Windows tá atrasado

Quando abre jogo (mesmo com atualização do driver) ele fica crashando travando tudo...

Vou ter que infelizmente voltar :/

Eu atualizei e tá tudo muito ruim, quando você muda o volume e faz aquele barulho do Windows tá atrasado

Quando abre jogo (mesmo com atualização do driver) ele fica crashando travando tudo...

Aqui tudo ok. Fiz instalação limpa no SO de jogos/lazer e uma atualização forçada no sistema de trabalho.

P.S. Meu DUNE tem uma opção de IP, vou ver se consigo fazer isto, mas preciso que me passe como o cara fez isto, minha rede aqui é 192.168.1.###, talvez resolva, talvez não, enfim, será minha última tentativa.
Não achei um detalhamento, mas basicamente é você deixar seu DUNE com um IP fixo da sua rede interna ao invés de deixar o DHCP do seu router definir.
O jeito "certo" é você definir isso no seu router, pegando o MacAddress do seu dune (no router mesmo talvez vc consiga ver isso) e setando um IP fixo pra ele.
Se seu router não tiver essa opção, você seta no DUNE mas usa um IP alto pra não ter perigo de conflito com o DHCP, tipo 192.169.1.200.

E no seus pcs você vai procurar o Dune pelo IP mesmo \\IP, e mapeia os drivers direto no seu Windows. Mapear drivers remotos é sempre melhor inclusive, fica mais rápido pra acessá-los quando precisa.

Aqui depois que descobri que tinha um problema de hardware grave, ficou tudo 100%.
Você pode tentar debugar aí com comandos sfc e DISM, ler os logs pra ver se entende onde pode estar o problema, ver se tem algo estranho no Device Manager, e olhar os "know issues" do 24h2 para ver se não tem algo incompatível no momento ai no sistema.

A Microsoft está deixando o Windows mais restritivo quanto a hardwares e drivers com risco / problemas - uma decisão acertada para o sistema se tornar mais estável. Precisam melhorar o isolamento do Kernel, algo que está em andamento, e melhorar os logs, mas está começando um bom caminho.

igual o firewall :confia:

O Firewall não tem o mesmo investimento do Defender, mas mesmo assim pra user doméstico é ok.

Defender é muito bom, pra usuário doméstico o Defender + um Malwarebytes é o suficiente, nenhum desses antivirus famosos pra usuário domestico presta, ninguém de segurança recomenda eles mais.

Não achei um detalhamento, mas basicamente é você deixar seu DUNE com um IP fixo da sua rede interna ao invés de deixar o DHCP do seu router definir.
O jeito "certo" é você definir isso no seu router, pegando o MacAddress do seu dune (no router mesmo talvez vc consiga ver isso) e setando um IP fixo pra ele.
Se seu router não tiver essa opção, você seta no DUNE mas usa um IP alto pra não ter perigo de conflito com o DHCP, tipo 192.169.1.200.

E no seus pcs você vai procurar o Dune pelo IP mesmo \\IP, e mapeia os drivers direto no seu Windows. Mapear drivers remotos é sempre melhor inclusive, fica mais rápido pra acessá-los quando precisa.

Aqui depois que descobri que tinha um problema de hardware grave, ficou tudo 100%.
Você pode tentar debugar aí com comandos sfc e DISM, ler os logs pra ver se entende onde pode estar o problema, ver se tem algo estranho no Device Manager, e olhar os "know issues" do 24h2 para ver se não tem algo incompatível no momento ai no sistema.

A Microsoft está deixando o Windows mais restritivo quanto a hardwares e drivers com risco / problemas - uma decisão acertada para o sistema se tornar mais estável. Precisam melhorar o isolamento do Kernel, algo que está em andamento, e melhorar os logs, mas está começando um bom caminho.

O Firewall não tem o mesmo investimento do Defender, mas mesmo assim pra user doméstico é ok.

Defender é muito bom, pra usuário doméstico o Defender + um Malwarebytes é o suficiente, nenhum desses antivirus famosos pra usuário domestico presta, ninguém de segurança recomenda eles mais.
e esquema das mitigacoes desliga tem algum perigo? Get-ProcessMitigation -System
PS C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0> Get-ProcessMitigation -System

ProcessName : System
Source : System Defaults
Id : 0

DEP:
Enable : NOTSET
EmulateAtlThunks : OFF
Override DEP : False

ASLR:
BottomUp : OFF
Override BottomUp : False
ForceRelocateImages : OFF
RequireInfo : OFF
Override ForceRelocate : False
HighEntropy : OFF
Override High Entropy : False

StrictHandle:
Override StrictHandle : False

System Call:
DisableWin32kSystemCalls : OFF
Audit : NOTSET
Override SystemCall : False
DisableFsctlSystemCalls : NOTSET
AuditFsctlSystemCalls : NOTSET
Override FsctlSystemCall : False

ExtensionPoint:
DisableExtensionPoints : OFF
Override ExtensionPoint : False

DynamicCode:
BlockDynamicCode : OFF
AllowThreadsToOptOut : NOTSET
Override DynamicCode : False

CFG:
SuppressExports : OFF
Override CFG : False
StrictControlFlowGuard : NOTSET
Override StrictCFG : False

BinarySignature:
MicrosoftSignedOnly : OFF
AllowStoreSignedBinaries : OFF
EnforceModuleDependencySigning : OFF
AuditMicrosoftSignedOnly : NOTSET
AuditStoreSigned : OFF
AuditEnforceModuleDependencySigning: NOTSET
Override MicrosoftSignedOnly : False
Override DependencySigning : False

FontDisable:
DisableNonSystemFonts : OFF
Override FontDisable : False

ImageLoad:
BlockRemoteImageLoads : OFF
AuditRemoteImageLoads : OFF
Override BlockRemoteImages : False
BlockLowLabelImageLoads : OFF
AuditLowLabelImageLoads : OFF
Override BlockLowLabel : False
PreferSystem32 : OFF
AuditPreferSystem32 : OFF
Override PreferSystem32 : False

Payload:
EnableExportAddressFilter : NOTSET
AuditEnableExportAddressFilter : NOTSET
Override ExportAddressFilter : False
EnableExportAddressFilterPlus : NOTSET
AuditEnableExportAddressFilterPlus : NOTSET
Override ExportAddressFilterPlus : False
EAFModules : {}
EnableImportAddressFilter : NOTSET
AuditEnableImportAddressFilter : NOTSET
Override ImportAddressFilter : False
EnableRopStackPivot : NOTSET
AuditEnableRopStackPivot : NOTSET
Override EnableRopStackPivot : False
EnableRopCallerCheck : NOTSET
AuditEnableRopCallerCheck : NOTSET
Override EnableRopCallerCheck : False
EnableRopSimExec : NOTSET
AuditEnableRopSimExec : NOTSET
Override EnableRopSimExec : False

SEHOP:
TelemetryOnly : OFF
Override SEHOP : False

Heap:
TerminateOnError : OFF
Override HEAP : False

Child Process:
DisallowChildProcessCreation : NOTSET
Override ChildProcess : False

User Shadow Stack:
UserShadowStack : OFF
UserShadowStackStrictMode : OFF
AuditUserShadowStack : OFF
Override UserShadowStack : False

Veio a atualização 24H2 pelo Windows Update.

Demorou uns 30 minutos para instalar. Tá ótima até agora, melhor que a 23H2.

Única parte chata é ter que deletar as atualizações anteriores do Windows (tá consumindo coisa de 40GB e é muito pro meu SSD de 256GB).

Uso só o Defender desde 2017. A solução é boa pro usuário doméstico. Nada a reclamar.

Antes usava o Kaspersky Internet Security e achava certas features dele BEM invasivas. Um exemplo: O Kaspersky "quebrava" o driver de vídeo da Intel e o codec de som da Realtek sempre que instalava alguma atualização do Windows, dava tela azul ou artefatos na tela. Posso estar enganada mas era um conflito com o módulo do antivírus que gerenciava aplicativos. Aí tinha que reinstalar os drivers e reiniciar uma segunda vez (instalando os mesmos drivers, mas aí dava certo).

Desinstalei e fiquei com o Defender, mesmo faltando 2 anos para expirar a licença do antivirus da Kaspersky (comprei um pacote com 2 licenças por 3 anos na época).

Users who are viewing this thread

Voltar