[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
no 24h2 as latências no aida64 ficam uma bosta mesmo? não que isso importe já que o desempenho em jogos aqui é melhor do que antes, mas no aida64 as latências aumentaram bem, tipo de 54ns na ram pra 61ns e no l3 foi de 10.2ns pra 11.0ns e cpu-z minhas pontuações baixaram muito tipo de 685 em single para 650, e 9800 em multi para 9300, foi assim com vcs tb?
experimentou desliga mitigacoes pra ver se latencia e pontuacoes dao algum boost? e cada camada de seguranca que colocam no win mais vai deixando as coisas um tanto mais lentas

não, teria alguma mitigação via software ainda para os ryzen 5000?
no win mesmo digita no powershell Get-ProcessMitigation -System
e ve oque tem ali que esta enable

ProcessName : System
Source : System Defaults
Id : 0

DEP:
Enable : NOTSET
EmulateAtlThunks : OFF
Override DEP : False

ASLR:
BottomUp : OFF
Override BottomUp : False
ForceRelocateImages : OFF
RequireInfo : OFF
Override ForceRelocate : False
HighEntropy : OFF
Override High Entropy : False

StrictHandle:
Override StrictHandle : False

System Call:
DisableWin32kSystemCalls : OFF
Audit : NOTSET
Override SystemCall : False
DisableFsctlSystemCalls : NOTSET
AuditFsctlSystemCalls : NOTSET
Override FsctlSystemCall : False

ExtensionPoint:
DisableExtensionPoints : OFF
Override ExtensionPoint : False

DynamicCode:
BlockDynamicCode : OFF
AllowThreadsToOptOut : NOTSET
Override DynamicCode : False

CFG:
SuppressExports : OFF
Override CFG : False
StrictControlFlowGuard : NOTSET
Override StrictCFG : False

BinarySignature:
MicrosoftSignedOnly : OFF
AllowStoreSignedBinaries : OFF
EnforceModuleDependencySigning : OFF
AuditMicrosoftSignedOnly : NOTSET
AuditStoreSigned : OFF
AuditEnforceModuleDependencySigning: NOTSET
Override MicrosoftSignedOnly : False
Override DependencySigning : False

FontDisable:
DisableNonSystemFonts : OFF
Override FontDisable : False

ImageLoad:
BlockRemoteImageLoads : OFF
AuditRemoteImageLoads : OFF
Override BlockRemoteImages : False
BlockLowLabelImageLoads : OFF
AuditLowLabelImageLoads : OFF
Override BlockLowLabel : False
PreferSystem32 : OFF
AuditPreferSystem32 : OFF
Override PreferSystem32 : False

Payload:
EnableExportAddressFilter : NOTSET
AuditEnableExportAddressFilter : NOTSET
Override ExportAddressFilter : False
EnableExportAddressFilterPlus : NOTSET
AuditEnableExportAddressFilterPlus : NOTSET
Override ExportAddressFilterPlus : False
EAFModules : {}
EnableImportAddressFilter : NOTSET
AuditEnableImportAddressFilter : NOTSET
Override ImportAddressFilter : False
EnableRopStackPivot : NOTSET
AuditEnableRopStackPivot : NOTSET
Override EnableRopStackPivot : False
EnableRopCallerCheck : NOTSET
AuditEnableRopCallerCheck : NOTSET
Override EnableRopCallerCheck : False
EnableRopSimExec : NOTSET
AuditEnableRopSimExec : NOTSET
Override EnableRopSimExec : False

SEHOP:
TelemetryOnly : OFF
Override SEHOP : False

Heap:
TerminateOnError : OFF
Override HEAP : False

Child Process:
DisallowChildProcessCreation : NOTSET
Override ChildProcess : False

User Shadow Stack:
UserShadowStack : OFF
UserShadowStackStrictMode : OFF
AuditUserShadowStack : OFF
Override UserShadowStack : False

DEP:

ASLR:

StrictHandle:

System Call:

ExtensionPoint:

DynamicCode:

CFG:

BinarySignature:

FontDisable:

ImageLoad:

Payload:

SEHOP:

Heap:

Child Process:

User Shadow Stack:
blz, não estou no meu pc agora, mais tarde em casa farei, obrigado

Fala pessoal blz?

Acho q meu problema se iniciou qnd tentei instalar o SH2 Remake do SSD Sata-Sata (pra ficar bem claro) p/ o nvme aqui, q deu erros de Unreal Engine :confused:. Até então, tanto o SSD, como o nvme estavam c/ o W10 instalados. (Uso o Sata como trabalho/internet/armazenamento de jogos e o nvme só p/ jogar). A partir daí o S.O do Sata começou a ficar instável (reiniciando várias vezes) até não conseguir bootar +. Fiquei dsd de 6ª~sáb tentando arrumar esses B.O's, s/ êxito, mas antes como não tinha alterado o W10 do nvme ainda, fiz os bckps do Sata a partir dele p/ formatá-lo e instalei o W11. Só q a essa altura já tava tão estressado e esqueci de desconectar o nvme da mobo :facepalm:, (PC desligado claro, antes q me perguntem) .

C/ isso, óbvio q vai conflitar c/ o nvme né, e não deu outra: após a instalação, o W11 não criou o a "partição reservada pelo sistema" de 100mb lá do "Windows Boot Manager" + nome do disco através do Bios. Como os 2 estavam c/ S.O's diferentes, ainda conseguia bootar o W11 no Sata.

Entretanto, o nvme c/ W10 tava bem lotado (capacidade 1/2 baixa) já c/ os bkps armazenados q resolvi devolver pro Sata.

Dps de pesquisar, achei o EasyUs Todo PCTrans q salva os arquivos instalados, pastas, outros programas e contas de usuários pra um HD externo. Fiz os bckps tudo. A zica é q resolvi formatar o nvme tbm pro W11 :bem:. Desta vez c/ este isolado.

Agr o problema: achei q ia bootar o 11 pelo SSD tbm, SQN. Fui tentar bootar normal só c/ ele sozinho e não consegue +. Já tentei praticamente tds as dicas possíveis imagináveis: desativar CSM & Secure Boot, deixar como AHCI, tbm tentei o pen-drive bootável pra mexer no comando diskpart (o f**a q qnd tento ver o conteúdo do SSD c/ o "dir" tá ali, ele achou os arquivos td, mas não consegue bootar) e "bcdboot" lá pra ver se reaparece a opção de dual boot, resetei bios. ND, s/ chance não "boota". Td hr q tento bootar pelo SSD entra no Bios. Alguma outra solução pro "experto" aqui q esqueceu de isolar o disco na hr de formatar o S.O?

VLW :joia:.

Fala pessoal blz?

Acho q meu problema se iniciou qnd tentei instalar o SH2 Remake do SSD Sata-Sata (pra ficar bem claro) p/ o nvme aqui, q deu erros de Unreal Engine :confused:. Até então, tanto o SSD, como o nvme estavam c/ o W10 instalados. (Uso o Sata como trabalho/internet/armazenamento de jogos e o nvme só p/ jogar). A partir daí o S.O do Sata começou a ficar instável (reiniciando várias vezes) até não conseguir bootar +. Fiquei dsd de 6ª~sáb tentando arrumar esses B.O's, s/ êxito, mas antes como não tinha alterado o W10 do nvme ainda, fiz os bckps do Sata a partir dele p/ formatá-lo e instalei o W11. Só q a essa altura já tava tão estressado e esqueci de desconectar o nvme da mobo :facepalm:, (PC desligado claro, antes q me perguntem) .

C/ isso, óbvio q vai conflitar c/ o nvme né, e não deu outra: após a instalação, o W11 não criou o a "partição reservada pelo sistema" de 100mb lá do "Windows Boot Manager" + nome do disco através do Bios. Como os 2 estavam c/ S.O's diferentes, ainda conseguia bootar o W11 no Sata.

Entretanto, o nvme c/ W10 tava bem lotado (capacidade 1/2 baixa) já c/ os bkps armazenados q resolvi devolver pro Sata.

Dps de pesquisar, achei o EasyUs Todo PCTrans q salva os arquivos instalados, pastas, outros programas e contas de usuários pra um HD externo. Fiz os bckps tudo. A zica é q resolvi formatar o nvme tbm pro W11 :bem:. Desta vez c/ este isolado.

Agr o problema: achei q ia bootar o 11 pelo SSD tbm, SQN. Fui tentar bootar normal só c/ ele sozinho e não consegue +. Já tentei praticamente tds as dicas possíveis imagináveis: desativar CSM & Secure Boot, deixar como AHCI, tbm tentei o pen-drive bootável pra mexer no comando diskpart (o f**a q qnd tento ver o conteúdo do SSD c/ o "dir" tá ali, ele achou os arquivos td, mas não consegue bootar) e "bcdboot" lá pra ver se reaparece a opção de dual boot, resetei bios. ND, s/ chance não "boota". Td hr q tento bootar pelo SSD entra no Bios. Alguma outra solução pro "experto" aqui q esqueceu de isolar o disco na hr de formatar o S.O?

Olha amigo @R3v3ng3R, este problema com o BCD BOOT e MBR, no windows 11 é de lascar, qualquer instalação de drivers ou mal feita impacta nesta bosnia esmerdovina da micro$oft, e te digo, já ocorreu comigo várias vezes e fiquei horas tentendo um ISO de instalação e vários comandos de prompt do windows, que li no Youtube, fixar disco, fixar MBR, e que eu me lembre nesta aventura, para não falar um palavrão aqui, só consegui resolver como um ISO, que tenho no meu HD de ISO's botáveis com o Ventoy, com um ISO que nem lembro mais qual era, e a última vez que isto ocorreu, problema de BOOT, já estava para retornar meu backup no Macrium, vi que neste ISO de BOOT do MACRIUM, tinha uma opção para restaurar o BOOT do windows 11, e foi tão rápida a operação, que imaginei, deu merd@, como é de se esperar, porém não, ele recuperou meu BOOT do windows 11, o BCD, enfim, se tiver um pendriver com o WINDOWS PE do MACRIUM de RESTAURAÇÃO, pode tentar esta opção, espero que de certo ai, como deu aqui.

Att.

Druid®.

blz, não estou no meu pc agora, mais tarde em casa farei, obrigado
58l6Yn8.png

Também é possível configurar pelo gpedit.msc (Editor de Política de Grupo Local) em Configurações do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Opções de Mitigação > Opções de mitigação de processo.

Última edição:
Fala pessoal blz?

Já passei por problema parecido pelo mesmo motivo, falta de conhecimento quando estava migrando ou formatando OS's com vários discos no sistema rss.

A solução vai depender do seu caso, faltou você falar se o seu SSD está como MBR ou GPT.

Pelo seu caso, parece que simplesmente a partição do boot ficou no nvme, que agora você formatou.
Você provavelmente precisa rodar alguns comandos (lá pelo command prompt, iniciando pelo pen-drive):

bootrec.exe /fixboot (se seu disco estiver em MBR, roda também bootrec.exe /fixmbr)

Depois rode mais dois comandos:
bootrec.exe /ScanOs
bootrec.exe /rebuildBcd

Reinicie e veja se funcionou.

Ou você pode usar algum software pra fazer isso, que gerem um recovery USB deles.
O Macrium Reflect tem um "recovery boot" quando da boot pelo recovery media deles. A versão free foi "aposentada", mas ainda dá pra baixar e serve de boas

Tutorial pra criar o USB Rescue Media deles: https://www.tenforums.com/tutorials/61026-backup-restore-macrium-reflect.html#Part2

Pro seu caso é esse aqui o tutorial pra recuperar o Boot: https://www.tenforums.com/tutorials...scue-media-fix-windows-boot-issues.html#Part2

Olha amigo @R3v3ng3R, este problema com o BCD BOOT e MBR, no windows 11 é de lascar, qualquer instalação de drivers ou mal feita impacta nesta bosnia esmerdovina da micro$oft, e te digo, já ocorreu comigo várias vezes e fiquei horas tentendo um ISO de instalação e vários comandos de prompt do windows, que li no Youtube, fixar disco, fixar MBR, e que eu me lembre nesta aventura, para não falar um palavrão aqui, só consegui resolver como um ISO, que tenho no meu HD de ISO's botáveis com o Ventoy, com um ISO que nem lembro mais qual era, e a última vez que isto ocorreu, problema de BOOT, já estava para retornar meu backup no Macrium, vi que neste ISO de BOOT do MACRIUM, tinha uma opção para restaurar o BOOT do windows 11, e foi tão rápida a operação, que imaginei, deu merd@, como é de se esperar, porém não, ele recuperou meu BOOT do windows 11, o BCD, enfim, se tiver um pendriver com o WINDOWS PE do MACRIUM de RESTAURAÇÃO, pode tentar esta opção, espero que de certo ai, como deu aqui.

Att.

Druid®.
Já passei por problema parecido pelo mesmo motivo, falta de conhecimento quando estava migrando ou formatando OS's com vários discos no sistema rss.

A solução vai depender do seu caso, faltou você falar se o seu SSD está como MBR ou GPT.

Pelo seu caso, parece que simplesmente a partição do boot ficou no nvme, que agora você formatou.
Você provavelmente precisa rodar alguns comandos (lá pelo command prompt, iniciando pelo pen-drive):

bootrec.exe /fixboot (se seu disco estiver em MBR, roda também bootrec.exe /fixmbr)

Depois rode mais dois comandos:
bootrec.exe /ScanOs
bootrec.exe /rebuildBcd

Reinicie e veja se funcionou.

Ou você pode usar algum software pra fazer isso, que gerem um recovery USB deles.
O Macrium Reflect tem um "recovery boot" quando da boot pelo recovery media deles. A versão free foi "aposentada", mas ainda dá pra baixar e serve de boas

Tutorial pra criar o USB Rescue Media deles: https://www.tenforums.com/tutorials/61026-backup-restore-macrium-reflect.html#Part2

Pro seu caso é esse aqui o tutorial pra recuperar o Boot: https://www.tenforums.com/tutorials...scue-media-fix-windows-boot-issues.html#Part2

Ah sim, GPT esqueci de mencionar 😆. Já mencionaram esse Macrium, inclusive até tentei usar ele, mas eu já tava tão esgotado mentalmente q olhei bem rápido s/ esperança e paciência. Escrevendo neste momento do nvme. Consegui acessar o sata pelo nvme para puxar os arquivos p/ bckp. Acho q vou formatar msm e instalar td manualmente no SSD dps. Vai ser + demorado, mas fazer oq, tô bem de saco cheio de tentar resolver essas 💩 de comandos e sempre dando erros após erros. Tentei tbm esses comandos de bootrec e deram erro no 10 (qnd começou as instabilidades e agr no 11).

Como citei no outro post, tô dsd de 6ª tentando resolver b.o do 10, agr do 11 achando q c/ isso o SH 2 Remake rodasse de boa, NADA, continua dando erro do "SHproto".

Mas vlw msm assim :joia:.

UB8yxjZ.png

Aguém está com esse bug do Game Bar no aplicativo do Xbox, meus aplicativos já estão atualizados, já tentei reinstalar o Game Bar e continua esse bug.

DEP:

ASLR:

StrictHandle:

System Call:

ExtensionPoint:

DynamicCode:

CFG:

BinarySignature:

FontDisable:

ImageLoad:

Payload:

SEHOP:

Heap:

Child Process:

User Shadow Stack:
58l6Yn8.png

Também é possível configurar pelo gpedit.msc (Editor de Política de Grupo Local) em Configurações do Computador > Modelos Administrativos > Sistema > Opções de Mitigação > Opções de mitigação de processo.
bem, se tratava disso aqui

não voltou a pontuação exatamente que era mas bem próximo, a mitigação não fez diferença alguma remover ou não

não voltou a pontuação exatamente que era mas bem próximo, a mitigação não fez diferença alguma remover ou não
hmm bacana funcao do explorer do win q fez o 24h2 degradar legal o cpu, 28% de piora hehe bastante coisa.
eu sentia mesmo ia anbrir algo no explorer uma lerdesa pra abrir parecia que tava usando placa de video de 2mb trident de tao lento q tava, uns tempos de resposta ruims abrir algo demora segundos pra executar num proc com 24 threads nao fazia sentido

Última edição:
hmm bacana funcao do explorer do win q fez o 24h2 degradar legal o cpu, 28% de piora hehe bastante coisa.
eu sentia mesmo ia anbrir algo no explorer uma lerdesa pra abrir parecia que tava usando placa de video de 2mb trident de tao lento q tava, uns tempos de resposta ruims abrir algo demora segundos pra executar num proc com 24 threads nao fazia sentido
e aqui era pior, tinha vezes que o explorer travava totalmente, e eu tinha que fechar ele e abrir de novo, e sempre no windows explorer isso, alguém mais teve isso? depois dessas alterações corrigiu mas fico com receio de futuramente algum update cumulativo não aplicar por falta destas opções ativadas

Bom dia! Não gosto de ficar alterando o windows, não sei se é apenas efeito placebo, mas o explorer ficou mais suave depois de aplicado essas informações no registro, ele está bem mais rápido na abertura, navegação entre pastas e etc. Antes estava horrível, engasgos sempre ao abrir, navegação travada entre pastas e arquivos, agora ficou bem mais rápido, como era na 23H2.

Tomara que nos updates futuros resolvam esse problema, caso não irei verificar se os comandos continuam ativos, caso não estejam, volto aplicar eles, pois fez diferença aqui.

Os 3 notebooks aqui de casa estão na 24H2 com essa atualização instalada. Tudo ok.

O mais antigo é o da minha mãe com um i5 8250U.

Bom dia! Não gosto de ficar alterando o windows, não sei se é apenas efeito placebo, mas o explorer ficou mais suave depois de aplicado essas informações no registro, ele está bem mais rápido na abertura, navegação entre pastas e etc. Antes estava horrível, engasgos sempre ao abrir, navegação travada entre pastas e arquivos, agora ficou bem mais rápido, como era na 23H2.

Tomara que nos updates futuros resolvam esse problema, caso não irei verificar se os comandos continuam ativos, caso não estejam, volto aplicar eles, pois fez diferença aqui.
Não percebi essa degradação aqui.

Assim que chegar em casa vou conferir.

Os 3 notebooks aqui de casa estão na 24H2 com essa atualização instalada. Tudo ok.

O mais antigo é o da minha mãe com um i5 8250U.

Não percebi essa degradação aqui.

Assim que chegar em casa vou conferir.
Aqui está assim desde a instalação limpa da 24H2, na 23H2 o explorer funcionava muito bem, era bastante suave nas transições, já na 24H2 nunca tive a mesma fluidez.

Até que com essas modificações no registro ficou melhor, não é a mesma coisa, mas está bem melhor que antes.

Aqui está assim desde a instalação limpa da 24H2, na 23H2 o explorer funcionava muito bem, era bastante suave nas transições, já na 24H2 nunca tive a mesma fluidez.

Até que com essas modificações no registro ficou melhor, não é a mesma coisa, mas está bem melhor que antes.
é na 24h2 tava dando fuxicada nas mp3 q tenho aqui antiga ae clikava no mp3 e abria no mpc-hc oque me irrita que tem pequena demora nisso apertou mando abrir demora uns 3 segundos em vez de apenas 1 segundo pra comecar a reproduzir que deveria demorar, que é como é no 22h2 23h2

Eu fiz a atualização do win 24h2 via windows update...
Tô sentido que alguns games estão dando umas engasgadas, o que não estava acontecendo no 23h2.

Será que é por que não fiz limpa?

Eu estou afim de desinstalar o Norton aqui, está me deixando com dor de cabeça com vários problemas inexistentes.
Norton com esse tanto de anti vírus bom que tem no mercado ?
O proprio

DEP:

ASLR:

StrictHandle:

System Call:

ExtensionPoint:

DynamicCode:

CFG:

BinarySignature:

FontDisable:

ImageLoad:

Payload:

SEHOP:

Heap:

Child Process:

User Shadow Stack:
Pra que serve isso ? Ganho mais desempenho ?

Norton com esse tanto de anti vírus bom que tem no mercado ?
O proprio

Pra que serve isso ? Ganho mais desempenho ?
sao as camadas de protecoes que windows tem contra malwares cada protecao que colocam é pra proteger mas tem sempre lado negativo alguma perda de performance ha de ter
comando ali q falei so pra mostrar oque ta ativo e oque nao ta

resposta da IA
pra que serve as mitigacoes no windows 11

Copilot​

As mitigações no Windows 11 são recursos de segurança projetados para proteger o sistema contra ataques cibernéticos, especialmente aqueles que exploram vulnerabilidades no software
. Elas ajudam a prevenir a execução de código malicioso e a proteger dados sensíveis
. Aqui estão alguns exemplos de mitigações disponíveis:

1. Exploit Protection: Ajuda a proteger contra malware que utiliza exploits para infectar dispositivos e propagar-se
. Inclui várias configurações que podem ser aplicadas ao sistema operacional ou a aplicativos individuais
  • .
  • Modo Sandbox: Permite executar aplicativos e programas em um ambiente isolado, protegendo o sistema operacional principal de ameaças
  • .
  • Opções de Mitigação de Processos: Configurações avançadas que adicionam proteções contra ataques baseados na memória, onde o software malicioso manipula a memória para obter controle do sistema
  • .
  • Proteção contra Ameaças: Ferramentas integradas como o Microsoft Defender que ajudam a detectar e bloquear ameaças em tempo real
  1. .
Essas mitigações são essenciais para manter a segurança e a integridade do seu sistema, especialmente em um ambiente onde as ameaças cibernéticas estão em constante evolução

.

sao as camadas de protecoes que windows tem contra malwares cada protecao que colocam é pra proteger mas tem sempre lado negativo alguma perda de performance ha de ter
comando ali q falei so pra mostrar oque ta ativo e oque nao ta

resposta da IA
pra que serve as mitigacoes no windows 11

Copilot​

As mitigações no Windows 11 são recursos de segurança projetados para proteger o sistema contra ataques cibernéticos, especialmente aqueles que exploram vulnerabilidades no software
. Elas ajudam a prevenir a execução de código malicioso e a proteger dados sensíveis
. Aqui estão alguns exemplos de mitigações disponíveis:

1. Exploit Protection: Ajuda a proteger contra malware que utiliza exploits para infectar dispositivos e propagar-se
. Inclui várias configurações que podem ser aplicadas ao sistema operacional ou a aplicativos individuais
  • .
  • Modo Sandbox: Permite executar aplicativos e programas em um ambiente isolado, protegendo o sistema operacional principal de ameaças
  • .
  • Opções de Mitigação de Processos: Configurações avançadas que adicionam proteções contra ataques baseados na memória, onde o software malicioso manipula a memória para obter controle do sistema
  • .
  • Proteção contra Ameaças: Ferramentas integradas como o Microsoft Defender que ajudam a detectar e bloquear ameaças em tempo real
  1. .
Essas mitigações são essenciais para manter a segurança e a integridade do seu sistema, especialmente em um ambiente onde as ameaças cibernéticas estão em constante evolução

.
Obrigado pela explicação, no caso se a maquina estiver performando bem não tem essa necessidade de mexer com isso ne.

Users who are viewing this thread

Voltar