[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Zyt
  • Data de Início Data de Início
oque sera q muda na pratica no w11 desliga esse cpu parking? @n00bers00n sabe qq é esse cpu parking?

Hoje resolvi fazer a instalação da 24h2, mas dessa vez, pelo windows update. Como minha instalação da 23h2 é recente e sem poucas alterações, imaginava que não teria problemas em instalar a nova build por cima, e foi justamente o que ocorreu, a instalação ocorreu sem problemas.

Diferente da instalação limpa, pelo windows update está ótimo a resposta da mesma, está estável e segura, todos os meus programas funcionam normalmente. Explorador de arquivos funcionando muito bem, jogos tudo ok e o problema do alto uso de gpu sumiu, está funcionando normal.

Agora me questiono é o porque a atualização via wu é mais estável que a instalação limpa. O bom é que está 100%, assim consigo utilizar as novas melhorias dela para o uso diário, que bom que funcionou utilizando dessa forma.

Hoje resolvi fazer a instalação da 24h2, mas dessa vez, pelo windows update. Como minha instalação da 23h2 é recente e sem poucas alterações, imaginava que não teria problemas em instalar a nova build por cima, e foi justamente o que ocorreu, a instalação ocorreu sem problemas.

Diferente da instalação limpa, pelo windows update está ótimo a resposta da mesma, está estável e segura, todos os meus programas funcionam normalmente. Explorador de arquivos funcionando muito bem, jogos tudo ok e o problema do alto uso de gpu sumiu, está funcionando normal.

Agora me questiono é o porque a atualização via wu é mais estável que a instalação limpa. O bom é que está 100%, assim consigo utilizar as novas melhorias dela para o uso diário, que bom que funcionou utilizando dessa forma.
pode ser proprio update de fevereiro que ajeitou os bugs q vc tinha antes.

tava vendo uma coisa aqui fiquei com duvida
reparei na bios aqui q se desliga vt-d x2apic desliga tb e se ligar vt-d x2apic liga, sera que x2apic ativo deixa pc mais rapido de alguma maneira ou nao?

54327763759_fc5d64e179_o.png

pode ser proprio update de fevereiro que ajeitou os bugs q vc tinha antes.

tava vendo uma coisa aqui fiquei com duvida
reparei na bios aqui q se desliga vt-d x2apic desliga tb e se ligar vt-d x2apic liga, sera que x2apic ativo deixa pc mais rapido de alguma maneira ou nao?

54327763759_fc5d64e179_o.png
No meu 5600g essa opção vem habilitada por padrão, o que ela faz, tem algo a ver com virtualização?

No meu 5600g essa opção vem habilitada por padrão, o que ela faz, tem algo a ver com virtualização?
dei perguntada no deepseek olha resposta

O x2APIC (Extended Advanced Programmable Interrupt Controller) é uma evolução do sistema de gerenciamento de interrupções em processadores modernos da Intel e AMD. Ele é uma extensão do APIC (Advanced Programmable Interrupt Controller) e do xAPIC (Extended APIC), e foi introduzido para melhorar o desempenho e a escalabilidade do gerenciamento de interrupções em sistemas com múltiplos núcleos e processadores.

Vamos detalhar o que o x2APIC faz e suas vantagens:

1.​

O APIC é um controlador de interrupções que gerencia como os dispositivos de hardware (como teclado, mouse, placas de rede, etc.) comunicam-se com o processador para solicitar atenção (interrupções). Ele permite que o sistema operacional priorize e distribua interrupções de forma eficiente entre os núcleos do processador.

2.​

• xAPIC: Uma versão estendida do APIC, que introduziu suporte para mais IDs de interrupção (até 255) e melhorias na comunicação entre processadores.
  • x2APIC: Uma evolução do xAPIC, que trouxe suporte para IDs de interrupção de 32 bits (em vez de 8 bits do xAPIC), permitindo até 4 bilhões de IDs únicos. Isso é essencial para sistemas com muitos núcleos e dispositivos.

3.​

O x2APIC oferece várias melhorias em relação ao xAPIC:

a)​

• Com IDs de interrupção de 32 bits, o x2APIC suporta sistemas com um grande número de núcleos de processador e dispositivos de hardware.
  • Isso é crucial para servidores e sistemas de alto desempenho, onde centenas ou milhares de interrupções podem ocorrer simultaneamente.

b)​

• O x2APIC opera em modo MSR (Model-Specific Register), que é mais rápido do que o modo de E/S (I/O) usado pelo xAPIC.
  • Isso reduz a latência no processamento de interrupções, melhorando o desempenho geral do sistema.

c)​

• O x2APIC é otimizado para ambientes virtualizados, como VMware, Hyper-V e KVM.
  • Ele permite que máquinas virtuais (VMs) gerenciem interrupções de forma mais eficiente, reduzindo a sobrecarga do hypervisor.

d)​

• O x2APIC é projetado para sistemas com múltiplos núcleos e processadores, permitindo que interrupções sejam distribuídas de forma equilibrada entre eles.
  • Isso melhora a utilização dos recursos do sistema e evita gargalos.

e)​

• No xAPIC, o acesso ao controlador de interrupções era feito através de um barramento compartilhado, o que podia causar contenção (concorrência por recursos).
  • O x2APIC elimina essa contenção ao usar registradores internos do processador (MSRs) para gerenciar interrupções.

4.​

• O x2APIC usa registradores específicos do processador (MSRs) para enviar e receber interrupções.
  • Ele suporta dois modos de operação:
    1. Modo Legado: Compatível com sistemas mais antigos que usam xAPIC.
    2. Modo x2APIC: Modo nativo, que oferece todas as vantagens do x2APIC.
  • O sistema operacional e o firmware (BIOS/UEFI) devem ser compatíveis com x2APIC para que ele funcione corretamente.

5.​

• Maior escalabilidade: Suporta sistemas com muitos núcleos e dispositivos.
  • Menor latência: Processamento de interrupções mais rápido.
  • Melhor suporte a virtualização: Reduz a sobrecarga em ambientes virtualizados.
  • Eficiência energética: Reduz o consumo de energia ao otimizar o gerenciamento de interrupções.

6.​

O x2APIC é ativado automaticamente em sistemas modernos que suportam a tecnologia, especialmente em:

• Servidores de alto desempenho.
  • Estações de trabalho com múltiplos núcleos.
  • Ambientes virtualizados.
  • Sistemas que exigem baixa latência e alta escalabilidade.

7.​

No Windows:

• Use o Windows System Information ( pressione Win + R, digite msinfo32 e pressione Enter).
  • Procure por "x2APIC" na lista de informações do sistema.
No Linux:

• Execute o comando:

bash
    Copy
    grep x2apic /proc/cpuinfo
  • Se o x2APIC estiver ativo, ele será listado nas flags da CPU.

Resumo​

O x2APIC é uma tecnologia essencial para sistemas modernos, especialmente em ambientes com muitos núcleos, dispositivos e virtualização. Ele melhora o desempenho, a escalabilidade e a eficiência do gerenciamento de interrupções, garantindo que o sistema opere de forma otimizada.

de onde vc baixou a iso da instalação limpa? a iso que a própria microsoft disponibiliza ou usou aqueles sites de terceiros que compilam uma na hora?

voltei pro 23h2

melhor coisa que fiz na minha vida em relação ao Windows11.

Eu simplesmente não entendo como a MS consegue ter a capacidade de lascar um SO que, comparando com o 24h2, está redondo...

Eu já começo até a desconfiar de má-fé mesmo...

Estou usando o soft INCONTROL

para bloquear o "downgrade" pro 24h2.

Última edição:
voltei pro 23h2

melhor coisa que fiz na minha vida em relação ao Windows11.

Eu simplesmente não entendo como a MS consegue ter a capacidade de lascar um SO que, comparando com o 24h2, está redondo...

Eu já começo até a desconfiar de má-fé mesmo...
eu to dando testada no 11 21h2 fiz uma iso com ele atualizado com ultima update lancado .3260
sem defender sem edge, adicionado firefox, por enquanto ta bem bom

resolvi esa cria essa iso pra testa como esta performance desse w11 mais antigo, resultado é interessante pra mim que uso firefox com dezenas de sites aberto mesmo tempo a impressao que deu e talvez seja fato é nessse 21h2 degrada muito menos quando aberto varios sites ao mesmo tempo, entao esse 21h2 parece ser bem melhor do que builds mais nova 23h2 24h2 nesse sentido o pc fica mais rapido pra quem é heavy user, gosta de mil coisas aberta mesmo tempo e quer maior performance possivel nesse cenario

54329575314_9ec2a4e0b1_o.png

Última edição:
6600k aqui desde o beta e nunca tive problemas.

Bom dia! Pessoal, o 7zip consegue visualizar imagens em um arquivo compactado? Bandizip tá chato de usar agora, toda vez ao abrir é enfiando ads na cara do usuário, só uso ele pela facilidade de visualizar imagens sem precisar descompactar, ajuda bastante.

Eu até poderia usar a combinação 7zip + imagine, também funcionaria, pois o imagine visualiza imagens em arquivos compactados, vi que nele é possível configurar para que ele utilize um descompactador de arquivos, só não sei se daria pra transformar o imagine em algo do tipo.

E outra pergunta, qual programa atualmente vcs utilizam para virtualização no windows? Estou por fora desse meio, costumo usar apenas o virtualbox pela praticidade, mas lembro de no ano passado alguma info sobre o vmware ter ficado gratuito ou imaginei algo, mas qual o mais pratico e tem um melhor compatibilidade com o windows 11?

Bom dia! Pessoal, o 7zip consegue visualizar imagens em um arquivo compactado? Bandizip tá chato de usar agora, toda vez ao abrir é enfiando ads na cara do usuário, só uso ele pela facilidade de visualizar imagens sem precisar descompactar, ajuda bastante.

Eu até poderia usar a combinação 7zip + imagine, também funcionaria, pois o imagine visualiza imagens em arquivos compactados, vi que nele é possível configurar para que ele utilize um descompactador de arquivos, só não sei se daria pra transformar o imagine em algo do tipo.

E outra pergunta, qual programa atualmente vcs utilizam para virtualização no windows? Estou por fora desse meio, costumo usar apenas o virtualbox pela praticidade, mas lembro de no ano passado alguma info sobre o vmware ter ficado gratuito ou imaginei algo, mas qual o mais pratico e tem um melhor compatibilidade com o windows 11?
Eu sempre fui fã do Bandizip, mas pro uso que eu faço acabei dando uma aposentada por enquanto em todos esses programas.

Normalmente uso só para descompactar, e o nativo do 24H2 tá bem bacana.

Abro o arquivo compactado e do lado abro outra aba no Explorer com o local de destino. Copio em um e colo no outro. Tem funcionado bem pra mim.

O pessoal reclama do Windows 11, mas ele tem trazido boas inovações. Essa integração com arquivos compactados melhorou muito com ele.

Eu sempre fui fã do Bandizip, mas pro uso que eu faço acabei dando uma aposentada por enquanto em todos esses programas.

Normalmente uso só para descompactar, e o nativo do 24H2 tá bem bacana.

Abro o arquivo compactado e do lado abro outra aba no Explorer com o local de destino. Copio em um e colo no outro. Tem funcionado bem pra mim.

O pessoal reclama do Windows 11, mas ele tem trazido boas inovações. Essa integração com arquivos compactados melhorou muito com ele.
Entendi, só uso o bandizip pela função dele de visualizar imagens dentro do arquivo compactado, essa função é muito útil, principalmente para verificar mods, que costumo usar bastante em jogos. Assim posso verificar se quero usar tal mod, verificando pela imagem dele antes.

Até cogitei usar algo como vc utiliza, mas não resolveria meu problema. Tomara que um dia a ms implemente algo do tipo no descompactador nativo dela, que o usuário consigo visualizar a imagem já dentro do arquivo compactado.

O notebook da minha mãe tem um i5 8250U. Ele atualizou para a 24H2 pelo Windows Update e roda certinho.

Tudo bem que a máquina tem 6 anos já, mas pro uso dela dá e sobra (assistir vídeo-aula, ver vídeos no Youtube, navegar na internet, ler e editar documentos usando o Office).

Espero que tenha suporte por mais tempo.

O notebook da minha mãe tem um i5 8250U. Ele atualizou para a 24H2 pelo Windows Update e roda certinho.

Tudo bem que a máquina tem 6 anos já, mas pro uso dela dá e sobra (assistir vídeo-aula, ver vídeos no Youtube, navegar na internet, ler e editar documentos usando o Office).

O meu desktop é um i7-9700K, tá atualizado. No início rolou aquele problema com Bluetooth mas o patch de correção resolveu. Meu processador tb tá na lista de removidos.

Bom dia! Pessoal, como funciona a opção dispositivos móveis no windows 11? Eu tenho um moto g54 5g, ele tem suporte ao aplicativo nativo do windows, o vincular ao celular? O que faz a opção acima, chamada dispositivos móveis? Ali é apenas para checar qual smartfone está conectado a conta ms?

Lembro que o vincular ao celular vc pode espelhar a tela do smartfone no pc, caso o celular seja compatível, o moto g54 teria suporte, vcs saberiam me informar sobre isso? Tem muitas coisas que queria compartilhar do smart para pc e vice versa, então algo como o vincular ao celular seria perfeito. Mas caso não seja compatível, tem algum outro meio similar ao nativo da ms?

Bom, ainda continua bem estável a 24h2, depois que instalei ela via windows update, está funcionando normalmente, sem erros. Todas as aplicações que utilizo, jogos e etc estão funcionando bem, o que é bom. O driver da vga, diferente do padrão, resolvi utilizar o nvidia driver studio no lugar do gamer ready. Alguns rlatam que o studio tem mais estabilidade que o gr, devido a ser focado a outros tipos de situações, como áudio e vídeo, mas mesmo pra jogos ele funciona muito bem, pelo menos até agora nada de alto uso da mesma, tudo ok até agora.

Última edição:

Se a Microsoft lançar o Windows 12 em 2025 ou 2026, pode ter certeza que o notebook dela não vai receber oficialmente.
Mas, por enquanto, esse "corte" só vale para OEM.

Se a Microsoft lançar o Windows 12 em 2025 ou 2026, pode ter certeza que o notebook dela não vai receber oficialmente.
Estava assistindo agora a pouco um vídeo do yt do winchester falando sobre isso, que esse corte é apenas para modelos OEM.

Acredito que o Windows 12 não sai antes do final de 2026 (isso se sair), vai ter pelo menos mais uma grande atualização do Windows 11. Se sair, grandes chances de nem o meu Samsung Book com um i5 de 11ª geração ser compatível.

O Samsung Expert x30 dela (anteriormente meu) vai ter mais de 8 anos de uso quando deixar de ter suporte de atualizações. Se ela não receber está ok.

O ciclo de atualização do Windows 11 garante 24 meses de atualização de segurança.

Bom dia, galera.
Poderiam, por gentileza, me ajudar?

Meu Windows 11 está com "aviso de atualização", porém não ta atualizando. Ele pede pra reiniciar, mas eu reinicio ele e não acontece nada. Ele continua pendente de atualização, conforme na imagem abaixo.

zIfe5jn.png

Acredito que o Windows 12 não sai antes do final de 2026 (isso se sair), vai ter pelo menos mais uma grande atualização do Windows 11. Se sair, grandes chances de nem o meu Samsung Book com um i5 de 11ª geração ser compatível.
Acho que o Windows 12 pode sair em 2027.

Meu Windows 11 24H2 bugou e não consegui ativar alguns recursos do Windows que precisa usar, tentei de tudo para resolver e não consegui, no final tive que fazer uma instalação limpa para resolver o problema 🤡🤡🤡.

Users who are viewing this thread

• Voltar