• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[PROJETO] [WORKLOG] Corsair Obsidian 750D

Show Lucas, preço bom e com qualidade.
Esse indicador de fluxo, será que não é pra ser assim mesmo?

Essa porra é assim mesmo, tenho 2, sei o q tô falando :sefu:
Tá respondido!

Para finalizar o WC queria pegar 2 sensores de temperatura, mas não sei quando vou comprar, pois agora estou com outras prioridades por causa da formatura.
Assim que meus fans e os cabos Y chegarem, desmonto todo o loop para fazer todas as modificações.
 
Gostei sim.
O ângulo de 90° é a versão 2.5, que ao meu ver só mudou a embalagem e ficou uns U$0,50 mais caro.
O indicador de fluxo é muito lindo, só tem um porém, parece que ele tá solto dentro, como se tivesse uma folga no eixo onde as pás giram.
Já tinha lido a respeito, mas achei que era um caso a parte e pelo jeito isso é padrão, nada que interfira em seu funcionamento.

Legal que a qualidade da barrow é bacana.
Vou fazer umas compras logo logo :awesome:
Poderia passar o vendedor que voce pegou as paradas?
 
Fiz mais uma compra, dessa vez foi só cabos Y para colocar mais fans na controladora.

Musgben.jpg


Ia comprar aqui no BR, mas cada cabo Y sairia 20 reais, sendo que precisaria de 4 cabos que com o frete custaria pouco mais de 100 reais.
Acabei comprando 10 cabos desse vendedor que custou um total de R$31,05 com frete incluso no boleto.

Quem tiver interesse, segue o link: https://pt.aliexpress.com/item/New-...32550500370.html?spm=2114.13010608.0.0.2eMCoh
 
RYCO! Manda ver, Ninão!
Eu tinha um tara danada nessas Apache Black e nas Vipers :megusta:
 
RYCO! Manda ver, Ninão!
Eu tinha um tara danada nessas Apache Black e nas Vipers :megusta:
Valeu Vice!
Assim que os Apache chegarem, vou montar tudo.
Os Cougar vou ligar direto na fonte enquanto não receber os cabos Y para os fans.
Acredito que semana que vem esteja com os Apache em mãos!
 
Fiz mais uma compra, dessa vez foi só cabos Y para colocar mais fans na controladora.

Musgben.jpg


Ia comprar aqui no BR, mas cada cabo Y sairia 20 reais, sendo que precisaria de 4 cabos que com o frete custaria pouco mais de 100 reais.
Acabei comprando 10 cabos desse vendedor que custou um total de R$31,05 com frete incluso no boleto.

Quem tiver interesse, segue o link: https://pt.aliexpress.com/item/New-...32550500370.html?spm=2114.13010608.0.0.2eMCoh


Estou precisando disso também, foda que estou meio com receio de comprar, ultima compra minha demorou 72 dias corridos... Acho muita coisa hahahahah

E os FANs da Cougar to louco pra comprar, mas a grana apertou... esperando vender meu gabinete antigo pra ver se sobra uma quirela pra eles, isso se não comprarem antes :(
 
Estou precisando disso também, foda que estou meio com receio de comprar, ultima compra minha demorou 72 dias corridos... Acho muita coisa hahahahah

E os FANs da Cougar to louco pra comprar, mas a grana apertou... esperando vender meu gabinete antigo pra ver se sobra uma quirela pra eles, isso se não comprarem antes :(
Esses dias tinha Cougar CFD White na Pichau por R$29,90.
Poderia ter comprado só 5 cabos, pois é o que eu vou precisar, mas tem um amigo meu que tá montando um PC e também iria precisar desse tipo de cabo, dai aproveitei e peguei mais 5 para ele.
Eu tenho muita sorte com minhas coisas da China, nunca demoraram mais que 45 dias.
 
Esses dias tinha Cougar CFD White na Pichau por R$29,90.
Poderia ter comprado só 5 cabos, pois é o que eu vou precisar, mas tem um amigo meu que tá montando um PC e também iria precisar desse tipo de cabo, dai aproveitei e peguei mais 5 para ele.
Eu tenho muita sorte com minhas coisas da China, nunca demoraram mais que 45 dias.

Eu vi na pichau por esse valor tbm, foda que sao com led branco, mas vamos ver!

Quanto aos cabos eu pensei em comprar aquele da akasa que sai varios, nao sei se ja viu? Mas penso que o para organizar eles seria meio ruim...
 
Eu vi na pichau por esse valor tbm, foda que sao com led branco, mas vamos ver!

Quanto aos cabos eu pensei em comprar aquele da akasa que sai varios, nao sei se ja viu? Mas penso que o para organizar eles seria meio ruim...
Aquele da Akasa é bom.
Um conector vai na fonte, outro na MB (para controlar a rotação) e o restante liga 5 fans, se não me engano.
Comprei fora porque aqui esses cabos saem muito caros, sem contar que pagaria quase 20 reais de frete.
 
Depois de um dia trabalhoso, eis que terminei a montagem do novo loop do WC.
É como o amigo @N3SSO diz: “é cansativo, mas é muito gratificante!”

Segue as mudanças realizadas no sistema:
  • Adicionou-se um Indicador de Fluxo para monitorar a vazão da bomba;
  • Adicionou-se fans Akasa Apache Black no radiador superior (360mm) para montagem do sistema Push & Pull;
  • Adicionou-se mais um fan Akasa Apache Black na parte inferior do case;
  • Trocou-se os stop fittings de todo o sistema, sendo 11 ao total.

Depois de estudar muito sobre Mecânica dos Fluídos (escoamento externo incompressível) e sobre Transferência de Calor e Massa (convecção forçada), decidi optar por um sistema de refrigeração onde a pressão interna do case é POSITIVA.
Uma pressão positiva dentro do case facilita a saída do ar quente depois de fazer a troca de calor com os radiadores.
Para remover o ar quente do case, é usado 2 fans: Akapa Apache Black 120mm e Cougar CFD White 140mm.

O sistema P&P no radiador superior (360mm) quase não coube no case devido ao dissipador de calor dos mosfet da MB. Para que coubesse o radiador, precisei fixa-lo um pouco atravessado, saindo do layout padrão de fixação.
Os fans do radiador superior estão puxando o ar de fora do case, assim como os fans frontais.

O radiador frontal já possui sistema P&P com 2 fans Cougar CFD White 120mm em Pull e 2 Cougar CFD White 140mm em Push.
Antes, o radiador superior (360mm) puxava o ar de dentro do case e jogava para fora, porém o fato de já pegar o ar quente interno que vinha dos fans do radiador frontal, faz com que a eficiência não seja muito satisfatória entre a troca térmica do fluído (ar) e as aletas do radiador.

A eficiência se dá pela temperatura do fluído (ar) que troca calor com as aletas dos radiadores, ou seja, quanto mais frio for o ar que passar pelas aletas, maior será a eficiência de troca térmica.
Outro fato importante é a temperatura ambiente, pois ela está associada ao coeficiente de condutividade térmica.

Até pensei em calcular a eficiência térmica aproximada, mas me faltam muitos dados, então seria um cálculo muito distorcido da realidade. Precisaria saber a temperatura ambiente, temperatura da superfície das aletas, temperatura do fluído (água destilada), condutividade térmica dos materiais do WC depois de pintados (caso não fossem pintados era só pegar em uma tabela, mas não sei se a pintura teria alguma influência), entre outros dados.

Vamos às imagens!

dMJ3xvY.jpg


pyjpz5f.jpg


Y97i1uv.jpg


kVXRF9U.jpg


zF4HDF3.jpg
 
Muito top mano! Esta de parabéns!
 
Watercooler de engenheiro é outra coisa! :notbad:
 
Muito top mano! Esta de parabéns!

Watercooler de engenheiro é outra coisa! :notbad:

PArabens fera.. muito TOP!
Obrigado pessoal!

Tenho alguns resultados parciais com o ar condicionado ligado jogando 2h de Battlefield 1:
Temperatura ambiente: 26°C
Temperatura máxima do CPU: 57°C
Temperatura média do CPU: 53°C
Temperatura máxima da VGA: 48°C
Temperatura média da VGA: 42°C

CPU rodando a 4500MHz com 1.30v e a VGA rodando a 1500MHz com vcore stock.
 
Muito legal o projeto. Você também poderia retirar esse fan da parte de baixo (acredito que não acrescenta muito na refrigeração, pois já há um bom fluxo de ar vindo da frente), fazer um PSU cover até aquela borda da chapa traseira e colocar a bomba embaixo, escondida com as mangueiras saindo de recortes. Você ainda poderia talvez arrancar logo essas baias externas para melhorar o fluxo de ar e quem sabe fazer mais um cover no fundo cobrindo toda a área ao redor da placa mãe e colocar uns cabos extensores sleeve preto e branco ou todo branco.
 
Muito legal o projeto. Você também poderia retirar esse fan da parte de baixo (acredito que não acrescenta muito na refrigeração, pois já há um bom fluxo de ar vindo da frente), fazer um PSU cover até aquela borda da chapa traseira e colocar a bomba embaixo, escondida com as mangueiras saindo de recortes. Você ainda poderia talvez arrancar logo essas baias externas para melhorar o fluxo de ar e quem sabe fazer mais um cover no fundo cobrindo toda a área ao redor da placa mãe e colocar uns cabos extensores sleeve preto e branco ou todo branco.
Agradeço sua sugestão, mas tem alguns pontos aí que não concordo.
O fan na parte de baixo serve para puxar o ar quente do radiador frontal.
Se eu fizer um cover, não colocaria a bomba embaixo, até porque ficaria ruim de fazer a drenagem quando for época de manutenção.
Que baias externas são essas que o amigo se referiu? Pelo que eu sei não tem nenhuma baia no case a não ser as baias 5.25".
Sem chances de fazer cover na chapa da MB.
 
Achio que ele se referiu as baias de 5.25 mesmo LUcas, se vc conseguir tirar ficaria legal hein, iria aparecer o rad superior inteiro
Não tenho como sacrificar essas baias.
Nelas uso o controlador de fan da Lamptron e futuramente colocarei dois painéis LCD com as medições da temperatura ambiente interna do case e a temperatura do fluído que sai do radiador frontal e vai para o block do CPU.
 
Não tenho como sacrificar essas baias.
Nelas uso o controlador de fan da Lamptron e futuramente colocarei dois painéis LCD com as medições da temperatura ambiente interna do case e a temperatura do fluído que sai do radiador frontal e vai para o block do CPU.
Nesse caso, sem chance de tirar elas
 
Se me permite palpitar, compre um teclado mecânico e será mais feliz. Um teclado TT :)
Sobre teu projeto, fiquei maravilhado. Estou montando o meu e tirei muitas idéias do teu. Claro, o meu será mais pobre, mas o teu está lindo, parabéns!!!
 
Se me permite palpitar, compre um teclado mecânico e será mais feliz. Um teclado TT :)
Sobre teu projeto, fiquei maravilhado. Estou montando o meu e tirei muitas idéias do teu. Claro, o meu será mais pobre, mas o teu está lindo, parabéns!!!
Sobre o teclado mecânico, não pretendo gastar com periféricos por um determinado tempo, só peguei o kit teclado e mouse por que meu antigo mouse foi pro saco, dai consegui esse kit baratinho.
Muito obrigado pelo elogio e qualquer dúvida fico a disposição!

------------------------------

Senhores, mês de maio trarei uma novidade ao projeto.
Sobre os cabos Y do Ali, ainda não chegaram e não tem rastreamento no BR, só sei que eles chegaram no BR em 24/02/17, porém até agora não foram entregue.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo