![]()
TFLOPS e a treta Xbox Series X vs Playstation 5
Sony e Microsoft soltaram suas cartas na mesa quando o assunto é o hardware de seu videogame de próxima geração. Enquanto muito da estratégia éadrenaline.com.br
Mais uma vez temos uma materia mal feita por tentar colocar o funcionamento dos consoles sendo equiparados com o pc. Sinceramente se o ssd fosse apenas para carregar mais rápido nao teria motivo nem para a sony nem ms colocarem ssd com a velocidade que eles colocaram, sairia bem mais barato colocar um modelo SATA que estariam perdendo apenas alguns segundos na experiencia e economizando vários dolares na fabricação. Agora os caras alem de colocarem um ssd caro ainda gastaram desenvolvendo uma arquitetura de comprimir e descomprimir super moderna dentro de seus SoC [sarcasm]SÓ para ganhar 2 seg em loading[/sarcasm]. O principal motivo do ssd rapido e para que certas informações não necessitem ser carregadas na ram do consoles e possam ser buscada diretamente pelos processadores do console.
![]()
Sony e Microsoft soltaram suas cartas na mesa quando o assunto é o hardware de seu videogame de próxima geração. Enquanto muito da estratégia éadrenaline.com.br
Putz que análise mais rasa...
O Xbox está muito bem definido com a proposta de ser "um PC gamer consolisado, poderosíssimo e de baixo custo"...
Agora a parte do SSD do PS5 não fazer diferença... Me desculpa aí mas essa é a parte rasa da análise.
Velocidade de SSD não faz tanta diferença pra um game e isso é bem óbvio, isso é muito óbvio, a diferença é mínima mesmo.
Mas... O PS5 não tem apenas o SSD mais rápido da atualidade, pois o sistema em que esse SSD está integrado é que faz a abordagem da Sony totalmente diferente.
Temos ali um SSD ultra rápido, com um controlador de 12 canais de dados, e dois processadores de I/O que fazem a compressão e descompressão de dados de maneira independente, tudo isso funcionando com acesso direto a memória.
Essa solução basicamente tanto alivia a carga da CPU como deixa as memórias livres pra entregar uma enorme quantidade de dados, de maneira muito rápida para a GPU.
O que a Sony fez com sistema ultra rápido de acesso direto a memória, é uma coisa de louco.
Assim como a Microsoft tem seus méritos no brilhante sistema de memórias assimétricas, e no sistema de arrefecimento do SX.
Em resumo, ter 16~18% Tflops a mais não faz tanta diferença, e ter o SSD 130% mais rápido também não faz tanta diferença.
A diferença será mais nessas soluções de detalhes muito mais técnicos e específicos de cada console, do que apenas em números de poder e velocidade.
![]()
Eu disse que "é óbvio que um SSD não faz diferença no jogo".
A diferencial desse SSD da Sony não é ele próprio a unidade SSD, e sim "o sistema em que ele está integrado".
Até hoje não se tem nenhum relato de um hardware que funcione dessa maneira.
Não existe ainda nem um PC que tem um controlador DMA que faz essas funções que o PS5 promete fazer.
Você ainda está preso nessa idéia de que PC tem que ser parâmetro para tudo, e me desculpe tanto pro XB SX quanto pro PS5, essa análise não serve.
Esse exemplo que você deu pode muito bem sofrer um "turnover", porque você pode pegar uma Vega de 13 Tflops e colocar ao lado dela uma placa rdna2 de 8 Tflops.
Você acha mesmo que nesse caso 5 Tflops a mais vão fazer diferença, e que a maneira de gerenciar o poder computacional não tem importância?
![]()
Sabe o exemplo que você deu de SSD x para o mínimo, SSD y para o médio e SSD z para o ultra?
Pois é isso não existe porque até as melhores engines de hoje foram pensadas pra funcionar em um HDD, a partir do momento que tudo for pensado pra funcionar através de uma unidade de armazenamento super rápida, pode ter certeza que unidades de armazenamento serão requisitos para jogos, sim.
Em relação a comparação de consoles com a mesma arquitetura, tudo depende de diversos fatores...
O PS4 tem 50% a mais de poder computacional que o Xone, mas o 1080p x 900p numa tela 1080p era praticamente imperceptível.
Já o OneX tem 40% a mais de poder computacional que o PS4 PRO, e numa tela de 4K a diferença de um 1620p pra um 2160p é muito perceptível, por conta da grande resolução da tela.
Agora partindo desses dados acima, se com esses consoles um 50% mais potente que o outro você não tinha nenhuma diferença absurda de um para o outro.
Você acha mesmo que o SX com 16,5% a mais de poder computacional vai ser assim tão mais poderoso?
Eu já te respondo, que não sei.
Porque console não depende só de poder computacional, console depende de como ele gerência e optimiza esse poder.
![]()
Acho que as mudanças que chegaram nos novos consoles farão com que muitos testes e tabelas que temos hoje sejam jogadas no lixo quando estes aparelhos chegaram às gondolas.
As engines dos jogos hoje mal levam em conta a presença de um ssd e teremos um sacode nessa realidade em breve e a presença de um ssd m.2 com velocidades mínimas próximas às dos consoles podem se tornar uma exigência.
![]()
A matéria foi interessante, mas acho que vocês estão subestimando a força da otimização. Especialmente com relação aos SSDs. Até hoje, os jogos simplesmente não foram feitos para serem usados com SSDs. Sempre foram feitos considerando a velocidade lenta dos HDDs. Por isto que, em testes práticos, não há diferença gritante entre um SSD-Sata e um SSD-NVMe. Como vocês mesmos apontaram na matéria, os devs tinham que usar truques para esconder os loadings da transferência de dados do HDD para a RAM. Corredores longos, elevadores, cutscenes, ou deixar sem maquiagem mesmo, com uma tela chata de LOADING. Agora, a coisa muda. As devs não irão mais precisar usar estes truques. Ao virar em uma esquina em GTA6, os SSD irão transferir tudo o que tem na próxima rua em questão de segundos para a RAM. E, quanto mais rápido um SSD for para fazer esta transferência imediata para RAM, maior liberdade terão as devs em colocar objetos e texturas diferentes em uma cena.
E, como já disseram, eu não acho que Microsoft e Sony iriam investir em SSDs caros, para deixar seus consoles mais caros, apenas para marketing. Não é assim que consoles funcionam. Se elas estão colocando SSDs ultra-rápidos nos consoles, é porque elas fizeram testes e perceberam que isto pode fazer uma diferença absurda no projeto dos jogos. Se a velocidade dos SSDs não importasse, a Sony e a Microsoft, com certeza, teriam preferido economizar no SSD para aumentar os TFLOPs da APU que, para marketing, é mais fácil jogar na cara do público "olha só, o meu console roda 15TFLOPS!!!!!!". Tanto que as discussões das matérias estão girando mais na diferença do poder da APU do que do SSD. Então, qual seria o a lógica em colocar SSDs rápidos se, para os consumidores, o que importa é os TFLOPs da APU?
![]()
Sempre considero essas comparações com PC um erro porque um console tem tecnologias únicas. O SSD do PS5 sequer existe no PC ainda. Digo, eu entendo porque usam o PC porque é o mais próximo atualmente para termos uma noção, mas no fim é isso, uma noção apenas. O sistema operacional do console é feito exclusivamente para jogos e não para multitarefas como o PC, o que já dá uma grande vantagem em estabilidade por aí.
Levando em consideração os comentários de devs e jornalistas, ambos são fortes como nunca antes sendo que o PS5 é mais focado em atender demandas de longa data dos devs + retro com PS4 e o Xbox focado em força bruta, retro até o primeiro Xbox e gamepass.
Caralho quantos adrena engenheiros...

Vou montar um PC gamer
Pentium 233 MMX
16MB de Ram
Placa de videio VGA 2MB
Porém vou colocar um super ultra SSD de 1TB Nvme
Minha maquina está pronta para rodar Cyberpunk 2077 em 8K e 500 fps...
Chupa Intel i10, chupa rysen 2...
A e chupa Nvidia GTX 2080 TI.
Vocês não são nada para meu SSD.
------------------------------------------------------------------------------------
Pronto, voltando a programação normal!

Agora o que essas tralhas ai vão fazer, não sei, só vamos saber no final do ano!
Por isso não adianta sofrer antes do tempo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Última edição: