POR QUE O PS5 ESTÁ SUPERANDO O 'CONSOLE MAIS PODEROSO DO MUNDO'?
As comparações dos primeiros jogos mostram o PS5 superando o Xbox Series X
Microsoft vem discutindo com orgulho o quão poderoso é seu console Xbox Series X há meses. Houve mergulhos profundos na tecnologia interna, promessas de que é “o console mais poderoso do mundo” e até mesmo notícias de que a empresa esperava por uma tecnologia AMD específica para dar a ela uma vantagem misteriosa sobre o PS5. No papel, o Xbox Series X parece mais poderoso do que o PS5. Mas, na prática, os primeiros testes de jogo mostram o PS5 superando o console da Microsoft.
A Digital Foundry tem analisado uma série de novos jogos no PS5 e no Xbox Series X, e os resultados são surpreendentes. Com o Xbox Series X capaz de 12 teraflops de desempenho de GPU contra 10,28 teraflops no PS5, a maioria dos espectadores esperava que houvesse um pequeno intervalo entre os consoles. O Xbox da próxima geração da Microsoft também tem níveis mais altos de largura de banda de memória e mais unidades de computação, mas a Sony oferece aos desenvolvedores menos unidades de computação rodando em uma taxa de clock variável (e mais alta) para extrair melhor desempenho do PS5.
Enquanto o Xbox Series X leva uma ligeira liderança nos modos de desempenho 4K e ray tracing
no Devil May Cry 5 , o modo de alta taxa de quadros funciona visivelmente melhor no PS5 com intervalos de taxa de quadros entre os dois sistemas em mais de 40fps em algumas cenas. “As quedas parecem realmente estranhas para mim, e meio que me sugere algum tipo de limitação da API no Xbox, onde a GPU está sendo travada por algo”, sugere o editor da
Digital Foundry , Richard Leadbetter.
Essas quedas são importantes porque quedas repentinas significam uma trepidação ou trepidação mais óbvia para os jogadores. Exibições de taxa de atualização variável podem ajudar a suavizar isso, mas se as quedas forem significativas, você ainda sentirá as mudanças nas taxas de quadros de qualquer maneira.
Devil May Cry 5 também oferece um modo de qualidade de rastreamento de raio, onde o Xbox Series X não mostra uma liderança significativa. “Eu realmente não tenho nenhuma explicação técnica para isso, exceto a sensação que você está obtendo aqui é que as especificações do PlayStation 5 estão ultrapassando seu peso, e algo está acontecendo com o Xbox - que pelo menos no papel deveria estar bem à frente, ”Acrescenta Leadbetter na análise da
Digital Foundry .
Em outro lugar, a Microsoft tem um acordo de marketing para
Assassin's Creed Valhalla, de modo que toda vez que você vê-lo promovido em um anúncio de TV, ele aparecerá ao lado de consoles Xbox de última geração. Você esperaria que o Xbox Series X fosse o melhor lugar para jogar este novo jogo no console, mas o PS5 supera novamente.
A Digital Foundry descobriu que a versão Xbox Series X de
Valhalla inclui muitos cortes de tela e quedas regulares abaixo de 60fps. A versão PS5 parece funcionar muito mais suavemente. As taxas de atualização variáveis compensam esse descompasso de tela no Xbox Series X, mas você precisará de uma TV moderna para suportar isso.
O Xbox Series X
também fica atrás do PS5 em qualidade de imagem e resolução no
Dirt 5 . A versão PS5 (no modo de qualidade de imagem) obtém melhor filtragem de textura e a resolução média também é um pouco mais alta. No modo de desempenho, que visa 120fps, o nível de detalhes no PS5 é muito maior do que no Xbox Series X. A Codemasters reconheceu a lacuna aqui e
diz que será corrigidaem um próximo patch. Como o modo de desempenho tem texturas mais altas no PS5, o desempenho cai abaixo de 120fps com mais freqüência do que o Xbox Series X, mas é difícil comparar esses dois modos sem Codemasters corrigindo as discrepâncias de nível de detalhe. De qualquer forma, as taxas de atualização variáveis no Xbox Series X certamente ajudam a suavizar a experiência de jogo, mas não deveriam ser realmente necessárias.
Call of Duty: Black Ops Cold War também demonstra as diferenças entre esses consoles. Ele
mostra uma vantagem para o Xbox Series X no desempenho de rastreamento de raios, mas o console da Microsoft fica para trás no modo 120fps.
Black Ops Cold War inclui sombras de traçado de raio, que não são tão exigentes quanto os reflexos de traçado de raio, mas adicionam alguma profundidade às cenas. O PS5 cai para 40fps em algumas cenas com traçado de raio, onde o Xbox Series X mantém 60fps.
Todas essas comparações mostram que o Xbox Series X não está superando o PS5 na maioria dos cenários, e muitas vezes é o console da Sony assumindo a liderança. Algumas dessas diferenças podem ser devidas a bugs, mas tenho falado com desenvolvedores (que desejam permanecer anônimos) sobre o ambiente de desenvolvimento do Xbox Series X e está claro que as coisas são um pouco complicadas.
A Microsoft só permitiu que os desenvolvedores enviassem jogos para a certificação Xbox Series X em junho, após entregar uma atualização para seu Game Developers Kit (GDK). Isso seguiu o cronograma bastante apertado da empresa para alocações de kit de desenvolvimento, enquanto eu sempre ouvi que muitos desenvolvedores tinham acesso aos kits de desenvolvimento PS5 muito antes das versões do Xbox.
Sempre leva tempo para os desenvolvedores se acostumarem com os novos softwares e ferramentas envolvidos na criação de jogos para consoles de última geração. Um desenvolvedor me disse que a mudança da Microsoft para o GDK tem sido problemática para coisas básicas como troca de perfil de usuário ou link de gamepad.
A Microsoft passou anos melhorando sua situação de ferramentas desde o Xbox One, que foi um período de lançamento confuso para os desenvolvedores. Ainda assim, eu sempre ouço que as ferramentas da Sony são superiores, mesmo no básico de fornecer uma documentação mais clara para os desenvolvedores seguirem.
No entanto, nem todos os desenvolvedores ainda estão se acostumando com o GDK. A equipe por trás do
Dirt 5 elogiou o GDK da Microsoft antes do lançamento do Xbox Series X. “Começamos a fazer o trabalho de base para o desenvolvimento do Xbox Series X muito antes de recebermos o hardware”, disse o diretor técnico da Codemasters, David Springate,
em junho . “Esse tipo de pensamento do Xbox nos permitiu obter uma vantagem real no desenvolvimento da próxima geração, então, depois de receber nosso hardware Xbox Series X inicial, estávamos prontos e funcionando muito rapidamente.”
Essas lacunas de desempenho, bugs estranhos e diferenças entre as versões dos jogos Xbox Series X e PS5 parecem mais problemas relacionados aos jogos do que à plataforma do Xbox. Se a Microsoft fornecesse kits de desenvolvimento e ferramentas muito mais tarde que a Sony, os criadores poderiam levar mais tempo para otimizar ainda mais para o Xbox. Isso também pode explicar por que não vimos muitos jogos do Xbox Series X nos meses anteriores ao lançamento, mas a Sony estava feliz em entregar jogos para o PS5 regularmente.
Espere ver muitos patches de jogo de qualquer maneira. A Codemasters está consertando
Dirt 5 , e eu entendo que a Ubisoft está trabalhando em um patch
do Assassin's Creed Valhalla para o Xbox Series X para melhorar a jogabilidade. A Microsoft também está trabalhando com desenvolvedores para resolver problemas e reconheceu os vídeos de comparação em um comunicado ao
The Verge .
“Estamos cientes dos problemas de desempenho em um punhado de títulos otimizados no Xbox Series X | S e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros para identificar e resolver os problemas para garantir uma experiência ideal”, disse um porta-voz da Microsoft em um comunicado ao
The Verge . “À medida que iniciamos uma nova geração de console, nossos parceiros estão apenas arranhando a superfície do que os consoles de próxima geração podem fazer e pequenas correções de bugs são esperadas enquanto eles aprendem como tirar o máximo proveito de nossa nova plataforma. Estamos ansiosos para continuar trabalhando com desenvolvedores para explorar ainda mais a capacidade do Xbox Series X | S no futuro. ”
A Microsoft também não explicou por que esperou pelo suporte total de RDNA 2 da AMD para o Xbox Series X. O chefe do Xbox, Phil Spencer,
revelou recentemente
ao The Verge que a Microsoft começou a fabricar consoles no final do verão. “Estávamos um pouco atrasados em relação à concorrência porque estávamos esperando por alguma tecnologia AMD específica em nosso chip”, diz Spencer.
As coisas claramente estão ficando quentes no lado do Xbox Series X, mas o PS5 também foi lançado sem suporte a taxa de atualização variável para ajudar a suavizar quaisquer problemas de taxa de quadros. Esses recursos e o desempenho geral são muito importantes nesses consoles, pois afetam como todos nós experimentamos jogar os jogos que os desenvolvedores criam. O Xbox One sempre lutou para atingir 1080p no início em comparação com o PS4, e embora as diferenças não sejam tão grandes desta vez, claramente levará meses ou até anos para determinar como esta próxima geração de consoles mudará a forma como os jogos são jogados.
A Microsoft pode ter batido no peito cerca de 12 teraflops e o “console mais poderoso do mundo”, mas isso ainda não se materializou. Apesar disso, eu entendo que a Microsoft ainda está confiante de que ganhos de desempenho maiores e mais óbvios aparecerão no Xbox ao longo do tempo, graças ao suporte total a RDNA2 e suas ferramentas de desenvolvedor em desenvolvimento.
Exatamente o que “suporte total a RDNA2” trará ainda não está claro. A Microsoft não detalhou por que esperou pela AMD ou por que RDNA2 completo é importante. Isto é tudo enquanto a AMD ainda está trabalhando em sua tecnologia de amostragem de super que está prometendo irá melhorar ray tracing taxas de quadros e
poderia estar disponível no Xbox Série X .
No final das contas, são os jogos que importam e a linha de lançamento da Microsoft se baseou fortemente em jogos de terceiros que não estão garantindo seu desempenho. O Xbox Series X tem sido ótimo em compatibilidade com versões anteriores, acessibilidade e suporte a acessórios, mas a Microsoft ainda precisa fornecer mais jogos de seu Xbox Game Studios para realmente mostrar o poder do console.
The PS5 is punching well above its weight
www.theverge.com