Nem vou entrar nessa discussão, que nunca tem fim, de usuários randons de fórum de VGs que acham que entendem mais de finanças e de análise de mercado que uma multinacional do setor e que fatura bilhões... bem, chegar a ser cômico.
E to me incluindo nesse meio também!!!
Abraços.
Realmente a empresa que pensou que era uma ideia brilhante o Xbox One, sempre Online, com Kinect forçado junto, mais caro e mais fraco que o PS4, nunca deve ser questionada. Vc tem razão. Ah é a mesma empresa que lançou um console com defeito de três luzes vermelhas? Isso é só um detalhe. Tb lançou console sem exclusivos em 2020. E no ano de 2022 teve apenas 1 jogo lançado, pequeno e de nicho? Outro detalhe.
A Nintendo com Wii U, Sony com Concord, preço do PS3, enfim, essas empresas não erram. Realmente, é impossível que nós percebamos algo que eles não percebem. Vc tem razão cara.
O Klobrille fez uma analise muito semelhante a minha. Não sou o único a ver isso. Tem muita gente que faz a mesma analise. Outra em nenhum momento me coloquei como salvador de nada, apenas fiz uma analise crítica como tantos outros. Tem gente que não gosta de analise crítica, paciência.Só mandar seu curriculum para alguma delas, e salvar os games, do fim iminente...
Vou dar meu pitaco de nada com nadaNão influencia em nada agora. Essa estratégia provavelmente mata as vendas do console no futuro (já está matando hoje, queda de 29% em ano que veio COD e Indiana Jones no Gamepass), e ai não vai fazer sentido a MS lançar um novo console depois da próxima geração. Nessa, já está com dificuldade de passar de 35 milhões de consoles, na próxima, sem exclusivos, vai ser difícil chegar em 20 milhões.
Sem console, e sem o lucro de microtransações em sua loja, sem os 30% de vendas de software em sua loja de console, e com queda de assinantes, já que a maioria está nos consoles, até o futuro do Gamepass fica sob risco.
Quem gosta do Gamepass, deveria torcer para a MS rever essa política.
Vc acha que se a Disney colocasse tudo que tem exclusivo no Netflix, o que aconteceria com as assinaturas da Disney? Iriam despencar. Pessoas não querem assinar múltiplos serviços, assinam por causa de desejar ter acesso em um, que não tem no outro. Nem todo mundo que está no Xbox está por causa do Gamepass, logo se esse for o único elemento diferenciador, seu tamanho no mercado será ainda menor. Alias, se isso acontecer, prevejo mais demissões e fechamento de estúdios, vão sobrar apenas os estúdios altamente lucrativos, todo o resto desapareceria.
Claro que a MS pode bolar outros aspectos diferenciadores, e obter sucesso, é possível, mas parece pouco provável. O Gamepass, por si só, não é suficiente para a maioria.
Se exclusivos não fossem importantes, cada serviço de streaming não teria os seus.
Vou dar meu pitaco de nada com nada
Na minha visão o que a MS quer é se livrar do que da prejuízo e esta pensando como empresa e buscando seu lucro (Como a Nintendo fez a anos atras)
MS quer ser tornar a NVIDIA, e virar uma empresa de "IA"
Terceirizar o custo de produção do seu hardware semelhante o que a NVIDIA faz com a linha GFORCE é uma jogada e tanto
Vc vai ter ASUS, EVGA, GIGABYTE, entre outras, produzindo o hardware para ela e com inúmeras possibilidades
Exemplos escrotos:
XBOX 4090
XBOX 4080
XBOX 4070
(Ou ate pode ser limitado a 2 versões)
Isso pode fazer com o que console se parece de vez com um PC facilitando ate a produção dos jogos, mas atrelado a uma marca forte, e tudo com gamepass (Cabe bem o marketing, isso é um Xbox)
Quer montar um PC? compre esse Xbox 4070 (Variações de preços)
Com isso ela se livra do custo de produção, logística, e garantia (entre outras despesas) tudo de uma vez só
Ou voce acha que um console como o PS5 PRO a 700$ é o futuro? Sony vai lançar o PS6 a quanto? 800$, economia global do jeito que esta...
Vamos ter uma próxima geração bem diferente do que estávamos acostumado
Em comparação a SONY x MS o peso de exclusivos se torna quase nulo, tecnologia de ponta custa caro (tanto para hardware como software), e não subsidiar isso é quase um tiro no pé, exclusivos que vc cita serve mais para inflar ego de bolha do que para vendas de fato (mas isso da outro assunto) a não ser a Nintendo.
Nintendo trabalha com tecnologia já existente no mercado (não vou dizer ultrapassada, mas de uma forma inteligente sem prejuízos) e consegue lucrar desde o primeiro console lançado/vendido, isso atrelado a uma fã base mais casual, atrelado tb ao fato de ser um console portátil (apesar de hoje ter muitos mais concorrentes, mas a depender do preço praticado no SW2 podemos ter uma nova era da Nintendo em vendas).
Enfim, com base nesses boatos, é assim que vejo o futuro, pode ser que nada disso aconteça, mas hoje o cenário é de mudanças obrigatórias para a sobrevivência das empresas:
Não estamos no caminho normal, com tantos fechamentos de estúdios, demissões, olha como esta a UBI? jogos com investimentos de mais de 300 milhões de dólares dando esse prejuízo todo... Uma hora a casa cai.
Nao acredito nisso nem a pal, economia global nao faz existir esse mercado, se manter como esta xbox e ps6 serao carissimosO PS5 Pro está nesse preço pq é produto vendido para poucos, sem subsídios. O PS6, provavelmente, vai ser 600 ou 500. Vai ter subsídios pq o que ela quer é as pessoas em sua loja, e ela pegando 30% de tudo.
So no futuro, mas atrelado a preco dos jogos acho que o gamepass tende a crescer muito ainda, exclusividade e importante mas acessibilidade e mais, acredito em exclusividade temporaria talvez.Pode dar certo essa estratégia da MS? Pode. Mas pode tb perder ainda mais da sua base. Sua base somando Xbox One e Xbox Series ativos deve ser algo em torno de 70 milhões de consoles. Se mais gente migrar para Steam, e PS, sua base pode cair ainda mais (assinaturas de Gampass podem cair tb sem uma presença forte de console). É importante perceber que o Xbox Series está vendendo menos que o Xbox One.
Ja nao exergo desse forma a um tempo.Sem exclusivos, me parece que o mais provável é ficar ainda menor o espaço de sua loja. Só se fizer algo muito criativo para converter muita gente que está na Steam. A Epic tem exclusivos temporários, está dando jogos, e mesmo assim não consegue tirar muita gente da Steam.
Preço de console tem subsídios. Sempre foi subsidiado. Por isso vejo preço de console subindo, sim, mas não tanto quanto vc disse. No caso da MS pode subir mais justamente pq não faria sentido subsidiar um console que vc vai poder acessar outras lojas. Ai vc tem que ter lucro no hardware. Empresa de videogame, em geral, não tem lucro no harware quando ele é lançado, exceto Nintendo que hoje em dia, desde do Wii, faz consoles menos poderosos.Nao acredito nisso nem a pal, economia global nao faz existir esse mercado, se manter como esta xbox e ps6 serao carissimos
So no futuro, mas atrelado a preco dos jogos acho que o gamepass tende a crescer muito ainda, exclusividade e importante mas acessibilidade e mais, acredito em exclusividade temporaria talvez.
Ja nao exergo desse forma a um tempo.
So no futuro, mas atrelado a preco dos jogos acho que o gamepass tende a crescer muito ainda, exclusividade e importante mas acessibilidade e mais, acredito em exclusividade temporaria talvez.
O objetivo deles sempre foi o de dominar o mercado gaming para que ele posteriormente não atuasse contra o restante do ecossistema.O Klobrille fez uma analise muito semelhante a minha. Não sou o único a ver isso. Tem muita gente que faz a mesma analise. Outra em nenhum momento me coloquei como salvador de nada, apenas fiz uma analise crítica como tantos outros. Tem gente que não gosta de analise crítica, paciência.
O pessoal da MS está se baseando em analise de dados para acreditar que as pessoas não vão abrir mão de sua biblioteca digital de jogos, por isso aquele comentário do Phil Spencer que não importa se eles lançarem jogos excelentes, não vão atrair os jogadores de PS4 e PS5 (discordo desse comentário tb, se qualquer empresa de games lançar jogos exclusivos de qualidade, e regularmente, com o tempo vai atrair sim, nem que seja uma parcela para ter os dois consoles, fora novas pessoas que entram no consumo de jogos). A mesma analise serve para dizer que quem tem jogos digitais no XBox vai ficar lá, não acho que isso seja tão automático. Penso que as redes sociais e efeito em cadeia pesa, e que nem todos os consumidores tem interesse em Gamepass. É somente uma opinião e uma analise. Não sou especialista em nada disso, isso apenas me parece lógico. Assim como me pareceu lógico quando o Xbox One foi revelado que era uma má ideia forçar um console mais fraco por preço maior, assim como me pareceu uma má ideia lançar console sem exclusivos. Se vc acha que essas empresas sempre acertam vc tem direito a sua opinião. Já eu, olhando para o histórico, não dou esse crédito todo. Só isso.
Outra, a indústria de games não precisa de salvação, está muito bem. Nem a MS que é uma empresa trilionária. A minha dúvida é apenas na divisão Xbox como ela existe hoje. A estratégia defendida pelo Phil e Satya, se for mantida, pode levar o console a irrelevância. Isso não é certeza, apenas é o que me parece mais provavel, exceto, como disse, se novos fatores mudarem essa dinâmica.
Vale dizer que falo isso como uma pessoa que tem interesse na maioria dos jogos do Xbox em 2025. Muitos estão entre os que mais aguardo. Tenho ambos os consoles. Gosto bastante do Gamepass. Mas vejo com ceticismo essa estratégia de não ter exclusivos a longo prazo. No curto prazo vai ampliar lucros, mas no longo prazo pode reduzir o tamanho do console, e fazer mais jogos multiplataforma não serem laçados na plataforma. Já tem um numero considerável que não vem para a plataforma. Esse ano está terminando e Black Myth, Silent Hill 2, Steller Blade, entre muitos outros não saíram para a plataforma. Seja pq a Sony paga, ou os desenvolvedores tem menos interesse isso vem aumentando.
![]()
Microsoft Is Trying to Figure Out Why Some Developers Are Skipping Xbox
A new study at Microsoft wants to discover why developers who are using competitors' products aren't making games for Xbox.gamerant.com
![]()
Microsoft Has Started Asking Devs Why They're Skipping Xbox
It seems Xbox has noticed the trend of games not launching on or avoiding its consoles entirelykotaku.com
Fazer o próximo Xbox basicamente um PC, pode resolver isso. Mas ai o problema vai ser o preço. Pq consoles são mais baratos pq são subsidiados para financiar acesso exclusivo a loja, se tiver outras lojas, isso pode significar necessidade de lucro com hardware.
Uma empresa seja ela qual for ou do que for, jamais quer operar com subsídios, o preço sempre sobe, e não vejo justificativa para um próximo console de ponta custar menos que um PS5 PRO, ou um Iphone 18, ser mais barato que um 17...Preço de console tem subsídios. Sempre foi subsidiado. Por isso vejo preço de console subindo, sim, mas não tanto quanto vc disse. No caso da MS pode subir mais justamente pq não faria sentido subsidiar um console que vc vai poder acessar outras lojas. Ai vc tem que ter lucro no hardware. Empresa de videogame, em geral, não tem lucro no harware quando ele é lançado, exceto Nintendo que hoje em dia, desde do Wii, faz consoles menos poderosos.
A forma de consumir os jogos com um serviço desse tamanho é muito maior não acha? seja ela jogador de poucos ou muitos jogos. Ela se encaixa perfeitamente para ambos, (tira dessa equação gosto pessoal, se a pessoa só gosta de Mario realmente não faz muito sentido, e não é sobre isso que estou falando)Sobre preço de jogos vc está presumindo que o preço de jogos vai subir e ai o numero de assinantes de gamepass vai aumentar? É possível, mas me parece cada dia mais claro que tem um numero grande de pessoas que compram poucos jogos por ano, e essas pessoas jogam poucos jogos, e essas pessoas não tem interesse em Gamepass. Eu jogo muitos jogos por ano, eu faço parte justamente da fatia que tem interesse, mas existem consumidores com hábitos diferentes. Pessoas que não tem tempo para tantos jogos.
Aqui no fórum somos a bolha da bolha, sobre redes sociais vai do que vc acompanha, seus filtros de interesse, ai ja não sei mensurar, mas sigo alguns de ambos os lados e estou muito bem servido, mas não sou de ficar usando muito isso, prefiro usar meu tempo para jogar.
Uma coisa que pouca gente comenta é o efeito das redes sociais. Eu vejo uma queda no interesse em comentários em toda comunidade Xbox. Até em canais no youtube focados em Xbox se percebe esse processo de desinteresse de indiferença se formando. Até aqui no forum o numero de postagens e interesse vai diminuindo. Isso cria um efeito em cadeia. Vivemos na era de percepção vira realidade. Verdade que agora, com ABK, Bethesda, e os jogos que a MS está produzindo, ela tem mais instrumentos do que nunca, para com criatividade, reverter isso, se fizer ajustes na estratégia.
Acho que na próxima geração, a depender do preço dos consoles e constâncias de bons jogos no serviço pode trazer um novo cenário para MS.Gamepass será o futuro. Assim como o fim dos consoles físicos (nesse caso, infelizmente).
Hoje é a melhor forma de consumir jogos indiscutivelmente.O Gamepass tá ainda muito no começo, mas eh lógico que o povo com o tempo vai perceber que eh muito mais negócio assinar o serviço, do que pagar a fortuna que tão pedindo por jogos AAA Day One.
Eu espero que se mantenha assim, com lançamentos constantes e bons jogos, por enquanto esta excelente.Principalmente quando de tornar tudo digital... Gamer vai pagar 399 num game single, pra depois que zerar em algumas horas, ficar só o ícone lá na sua biblioteca ever? Lógico que não... Vai pagar os 59 reais sorrindo.
Ainda mais com o tanto de game de peso que tá saindo no serviço da Mic.
Geracao mais nova nem sabe o que eh disco, caixinha, vender ou emprestar jogo... Quer jogar em qualquer lugar e pronto.
Daqui um tempo quando isso de tornar padrão, os engenheiros de obra pronta, dirão que nada era mais óbvio...
Uma empresa seja ela qual for ou do que for, jamais quer operar com subsídios, o preço sempre sobe, e não vejo justificativa para um próximo console de ponta custar menos que um PS5 PRO, ou um Iphone 18, ser mais barato que um 17...
Subsidiar: Se a Nintendo não tivesse mudado seu foco com o GC/WII e continuasse apostando em Gráficos, será que ela estaria viva ainda hoje? (E olha que estamos falando da Nintendo)
Os tempos são outros...
A forma de consumir os jogos com um serviço desse tamanho é muito maior não acha? seja ela jogador de poucos ou muitos jogos. Ela se encaixa perfeitamente para ambos, (tira dessa equação gosto pessoal, se a pessoa só gosta de Mario realmente não faz muito sentido, e não é sobre isso que estou falando)
Aqui no fórum somos a bolha da bolha, sobre redes sociais vai do que vc acompanha, seus filtros de interesse, ai ja não sei mensurar, mas sigo alguns de ambos os lados e estou muito bem servido, mas não sou de ficar usando muito isso, prefiro usar meu tempo para jogar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Acho que na próxima geração, a depender do preço dos consoles e constâncias de bons jogos no serviço pode trazer um novo cenário para MS.
Hoje é a melhor forma de consumir jogos indiscutivelmente.
Eu espero que se mantenha assim, com lançamentos constantes e bons jogos, por enquanto esta excelente.
Gamepass será o futuro. Assim como o fim dos consoles físicos (nesse caso, infelizmente).
O Gamepass tá ainda muito no começo, mas eh lógico que o povo com o tempo vai perceber que eh muito mais negócio assinar o serviço, do que pagar a fortuna que tão pedindo por jogos AAA Day One.
Principalmente quando de tornar tudo digital... Gamer vai pagar 399 num game single, pra depois que zerar em algumas horas, ficar só o ícone lá na sua biblioteca ever? Lógico que não... Vai pagar os 59 reais sorrindo.
Ainda mais com o tanto de game de peso que tá saindo no serviço da Mic.
Geracao mais nova nem sabe o que eh disco, caixinha, vender ou emprestar jogo... Quer jogar em qualquer lugar e pronto.
Daqui um tempo quando isso de tornar padrão, os engenheiros de obra pronta, dirão que nada era mais óbvio...
Sim, eu sei.O preço do Xbox Series e do PS5 foi subsidiado.
Ela vai cobrar o preço que achar melhor, com base nos estudos dos analistas, concorrência ela tem e isso é ótimo, o "subsidio" pode existir sim, mas se ela conseguir se livrar disso seria muito melhor, poderia assim ajustar o preço na PSN que esta fora da realidade e melhorar o serviço, e isso acontece justamente para tampar o buraco desse tal subsidio, pq no final ele vai ser repassado ao usuário de qlq jeito, pq nos R$ jogos eles não vão mexer kkkk a não ser nos jogos AA.No caso do PS6 se mantiver o mesmo modelo, deve ser subsidiado de novo. A Sony não subsidiou no PS5 Pro pq ela sabe que é console para uma fatia pequena do mercado. A Sony somente vai colocar esse preço, 700 dólares ou mais, se estiver convencida que ela tem 0 competição. É possível que ela tente isso, mas tem riscos.
Aqui você ja entendeu que é win win para a empresa, mas é o melhor negocio? é o futuro? e nos jogadores?A ideia de subsidiar sempre foi recuperar em jogos, e agora em serviços. Mais provável preço subir justamente da PS Plus, como subiu durante a geração.
E amanha, como vai ser? pq o serviço esta aumentando a sua qualidade e quantidade drasticamente, já temos um 2025 muito bom pela frente, e quem acompanha sabe o custo de tudo isso fora do Gamepass. Hoje eu torço para que MS compre mais estúdios, pq eu sei onde vai me beneficiar. Já a Sony comprando ou não, fechando acordos ou não, pra mim, não muda em nada e R$ 350 e acabou, na real so me fode, pq poderia pegar no PC ou no X mais barato.O xbox series e o Gamepass foram ao longo da geração o grande negócio para quem quer ter acesso mais barato a muitos jogos, e mesmo assim o PS5 vende mais que o dobro do Xbox Series. E no PC a maioria está no Steam, e tem uma resistência grande a outros lanchers.
Acho $20, um preço muitíssimo agradável ainda por tudo que vem oferecendo, quanto a concorrente cobra e quanto oferece? uma hora a galera cansa e se liga, R$ não leva desaforo.Agora se a MS fizer um sistema operacional para games, que funciona em dual boot com Windows, e for muito melhor para games do que o Windows, pode converter suficientemente jogadores de PC para dar certo (Existe uma chance sim). Ela abandonou a ideia de ganhar na concorrência no preço quando aumentou o preço do Gamepass Ultimate para 20 dólares.
Me abstenho, se fosse tão ruim não teria representado 51% das vendas nos EUA, e não duvido a Sony fazer algo semelhante na próxima gen, justamente pelo preço, se é bom ou ruim vai de cada um, pra mim console sempre foi por comodismo e acessibilidade, quanto maior ou melhor.O interessante dessas conversas é que ninguém volta ao que a pessoa disse na época. Quando o xbox series S foi anunciado, com GPU menos poderosa que o Xbox One X, eu critiquei, disse que isso iria gerar problemas. Eu não afirmei saber todos os problemas, mas critiquei a decisão, disse que tinha pouca memória, 10GB é pouco (hoje a Digital Foundry diz a mesma coisa, e na época já suspeitavam disso). O tempo passa, e Baldur Gate 3 não teve lançamento simultâneo, vários devs reclamando, e essa pode ser a razão de Black Myth até hoje não ter saído (tem suspeitas de acordo tb). O pessoal que detonou minhas postagens apareceu para dizer que ao menos em parte eu tinha razão? É claro que não. Era mais vantagem ter um Xbox Series X digital por 399 como fez o PS5, e se fizesse o Xbox Series S deveria ter pelo menos 12gb e compatibilidade com patchs do Xbox One X. O custo extra seria diluído com um produto melhor que não perderia lançamento de jogos.
Eu não disse que o Xbox Series S é tão ruim (quando eu disse que nasceu morto eu me referia explicitamente para usuários como eu que tinham o Xbox One X, usuários exigentes), o que eu disse foi que existiriam problemas por ter tão pouca memória, que isso poderia ter consequências a longo prazo. Pessoal que discordou de mim na época, nunca veio reconhecer que de fato tiveram consequências.Sim, eu sei.
Ela vai cobrar o preço que achar melhor, com base nos estudos dos analistas, concorrência ela tem e isso é ótimo, o "subsidio" pode existir sim, mas se ela conseguir se livrar disso seria muito melhor, poderia assim ajustar o preço na PSN que esta fora da realidade e melhorar o serviço, e isso acontece justamente para tampar o buraco desse tal subsidio, pq no final ele vai ser repassado ao usuário de qlq jeito, pq nos R$ jogos eles não mexer kkkk a não ser nos jogos AA.
Aqui você ja entendeu que é win win para a empresa, mas é o melhor negocio? é o futuro? e nos jogadores?
E amanha, como vai ser? pq o serviço esta aumentando a sua qualidade e quantidade drasticamente, já temos um 2025 muito bom pela frente, e quem acompanha sabe o custo de tudo isso fora do Gamepass. Hoje eu torço para que MS compre mais estúdios, pq eu sei onde vai me beneficiar. Já a Sony comprando ou não, fechando acordos ou não, pra mim, não muda em nada e R$ 350 e acabou, na real so me fode, pq poderia pegar no PC ou no X mais barato.
Acho $20, um preço muitíssimo agradável ainda por tudo que vem oferecendo, quanto a concorrente cobra e quanto oferece? uma hora a galera cansa e se liga, R$ não leva desaforo.
Me abstenho, se fosse tão ruim não teria representado 51% das vendas nos EUA, e não duvido a Sony fazer algo semelhante na próxima gen, justamente pelo preço, se é bom ou ruim vai de cada um, pra mim console sempre foi por comodismo e acessibilidade, quanto maior ou melhor.
Como o assunto sobre o Series S foge do que estávamos conversando é e algo sobre vc, deixo seu desabafo ai.Eu não disse que o Xbox Series S é tão ruim (quando eu disse que nasceu morto eu me referia explicitamente para usuários como eu que tinham o Xbox One X, usuários exigentes), o que eu disse foi que existiriam problemas por ter tão pouca memória, que isso poderia ter consequências a longo prazo. Pessoal que discordou de mim na época, nunca veio reconhecer que de fato tiveram consequências.
Entre os meus amigos poucos são como eu que tem múltiplos consoles, e vejo uma migração, mesmo que lenta, ocorrendo para o PS5. Vejo tb uma insatisfação grande nas redes sociais e penso que muita gente subestima que percepção vira realidade. Tomara que vc tenha razão, e exista maior equilíbrio na futura geração, tomara mesmo. Sinceramente, exceto uma grande surpresa na questão do Xbox OS, ou a MS rever parte de suas políticas, eu vejo uma enorme tendência a PlayStation ser ainda mais dominante na próxima geração, junto com a Nintendo.
Como eu disse torço para que vc esteja certo.Como o assunto sobre o Series S foge do que estávamos conversando é e algo sobre vc, deixo seu desabafo ai.
Sua bolha pode estar dessa forma, a minha esta totalmente ao contrario, PC GAMEPASS e Series X/S sendo predominantes. Talvez isso nos entregue visões diferentes, espero ambas fortes para a próxima gen e com consoles a preço justo e o que me entregar mais por menos R$ terá a minha atenção. Mas analisando o cenário atual a Sony me parece mais bagunçada estrategicamente do que a MS.
Últimos 2 anos da Sony foram péssimos na minha opinião (Geração PS5 a pior de um Playstation), muitas ideias frustradas, e em compensação a MS vem em uma crescente (Por mais que ela mesmo troque em diversas vezes os pés pelas mãos).
Mas enfim, não desejo nem que uma nem que outra se ferre, pq para o bem de todos, ambas devem brigar por nossa atenção, e quem ganha com isso, a gente.
Mas espero um maior sucesso/reconhecimento da MS na próxima gen por tudo que ela vem entregando, para que continue.
.
Estamos apenas discutindo, o que vai acontecer ninguém sabe, pra mim seja Playstation, Xbox ou Nintendo, tanto faz, quero poder ter acesso, e quanto mais acessibilidade pra mim melhor, hoje quem me entrega mais isso e a MS.Como eu disse torço para que vc esteja certo.
Posso falar que STALKER 2 pulou o PS5 tb? Palworld?Mas algumas ponderações. O que eu falei do Xbox Series S não é apenas um desabafo pessoal, o fato de não ter jogos como Baldur Gate 3 no lançamento, e esse ano Black Myth tem um impacto. Tanto em vendas, como percepção. Além disso, tem um numero significativo de jogos que não estão chegando a plataforma. O Series S não é o único fator ai, a base instalada menor é outro. Outra coisa é o desaparecimento da presença dos jogos do console em lojas. Com o console se tornando tão digital. Aqui no Brasil o preço do Xbox Series S aumentou e muito. Xbox diminui sua presença em vários mercados.
Outra coisa não estou me baseando apenas na "Minha bolha". O relatório da própria MS falou em queda na venda de Hardware nesse ano de 29%. Nesse ano tivemos COD no Gamepass, Stalker 2 e Indiana Jones. Ou seja, mesmo assim, vendas caíram. Se todos os jogos saírem para Playstation, e esse é o sinal, as vendas tendem a cair mais.
Ou seja, eu estou me baseando em números públicos. Isso se somou a uma percepção junto a amigos e foruns.
Vc sabe que Baldur Gate 3 foi devido ao Xbox Series S, os outros casos citados são diferentes, tem pagamento, e a MS faz isso cada vez menos. Estamos falando de um jogo que não apenas ganhou melhor do ano, mas movimentou as redes sociais.Estamos apenas discutindo, o que vai acontecer ninguém sabe, pra mim seja Playstation, Xbox ou Nintendo, tanto faz, quero poder ter acesso, e quanto mais acessibilidade pra mim melhor, hoje quem me entrega mais isso e a MS.
Posso falar que STALKER 2 pulou o PS5 tb? Palworld?
Estou defendendo isso? jamais, pra mim como consumidor, me tiram o poder de escolha, mas como tenho a sorte de ter um bom PC, não me atinge, mas pra quem estava esperando esses jogos de ambos os lados é zoado, mas parece que só um lado faz barulho
Sobre o Black Myth, acho que não vamos saber o que houve, tão cedo
O que vale é usuários ativos, não? Mas falando de hoje não se discute que o PS5 vende mais, eu mesmo peguei dayone, mas hj e um enfeite (Usuário Ativo).
Sobre aumento R$, falta de consoles em lojas físicas e fim da mídia física é zoado de fato, não sei o que esperar para o futuro, pq o foco apenas em servico nao me agrada, sou velha guarda e gosto do hardware, acredito na fala da Presidente que ja estão trabalhando na nova gen, mas se a nova geração consome isso...
![]()
Do outro lado tb teve, Nintendo tb, mas essa atrelada ao tempo do seu console e proximidade do lançamento do novo.
Sobre os jogos saírem no PS, ou o PS lançar no PC, ou futuramente trazer para Xbox um tempo depois, já não me prendo a isso a um tempo, se a MS precisa fazer isso, que faça, eu vou jogar no gamepass.
Sony vai lançar jogos no Xbox e com isso consegue vender com 50% off na sua loja? vou comprar na PC/Playstation, simples assim.
Como vc mesmo falou, o consumo/compra de jogos esta cada vez menor, e quais os motivos? acredito que o principal seja, Preços/Tempo, a base não cresce e esta envelhecida, a nova gen. e só celular, enfim...
Como vc mesmo falou, o consumo/compra de jogos esta cada vez menor, e quais os motivos? acredito que o principal seja, Preços/Tempo, a base não cresce e esta envelhecida, a nova gen. e só celular, enfim...
Isso é verdade. Alguns amigos que antigamente tinham videogame, hoje em dia só jogam em celular e se sentem "preenchidos" com isso.
Essa praga de celular já exterminou com os console de mão, aos poucos a indústria de games vai se resumindo a essa porcaria de celular tbm.
E a Microsoft já antenada nessa tendência, tá trazendo o GP pra tudo quanto é lugar. Tudo é um Xbox!
Ela ira continuar oferecendo os consoles pra um parcela muito pequena que está disposta a continuar jogando nele, de resto é o Gamepass presente em tudo quanto é lugar.
A Sony continuando com sua estratégia de vendas de consoles + jogos AAA, corre o risco de tomar uma invertida em pouco tempo.