A frequência de oscilação da rede elétrica no Brasil e na maior parte do mundo é 60hz. Isso criou um padrão, já que as TVs analógicas necessariamente precisavam seguir essa frequência.
Inclusive, na Europa essa frequência é 50hz. Isso obrigou os aparelhos de lá a funcionarem em 50hz, o que em muitos casos em jogos retrô, resultava em gameplay mais lento (não só menos fluido, literalmente 16% mais lento). Bem zoado.
Eu acho que na era dos painéis digitais, isso não é mais relevante. Tanto é que monitores de 75hz e 144hz funcionam de boa, monitores VRR com refresh rate dinâmico igualmente. Mas o padrão dos 60hz ficou.
E como o
@nrtn disse, se o refresh rate nativo da tela é 60hz e ela não tem VRR, qualquer conteúdo de baixo refresh rate tem que rodar em um divisor perfeito disso (como 30), senão a imagem vai ter judder/stuttering. No caso, a tela continua atualizando 60 vezes por segundo, mas o videogame atualiza 30, então a cada duas atualizações da imagem da TV temos um frame do jogo. Mesmo sendo mais lento, o pacing ainda é perfeito. 45fps em uma tela de 60hz ia dar problema, pq ia ter um frame durando dois ciclos da TV, logo depois um frame durando um ciclo só, a imagem ia ficar pulando/engasgando.