A MS é quem hoje melhor representa esse espirito que tu tá falando, para manter o Gamepass relevante ela vai precisar da combinação de indies + pequenos projetos próprios com um custo menor e que consigam ter um fluxo constante de jogos sem depender de outras grandes publishers, ao mesmo tempo que ela vai jogos AAA enormes, por que quem compra a mãe de jogos como Fallout e Elder Scrolls está indicando isso.
Sobre o Goty, normalmente os jogos de massa do ano ganham, o único que escapou disso foi o Sekiro, que parece mais uma homenagem a From Software do que qualquer outra coisa (não to dizendo que o jogo seja ruim, mas ele não um jogo de massa, ou seja, acessível, com todo os outros gotys são), eu acho que tem alguns anos estranho, com o ano passado que o Hades papou os mais importantes prêmios de melhor do ano (DICE, BAFTA e GDCA), mas o evento do Geoff Keighley deu o prêmio para o LoU2 (que acredito que um jogão também)
No mais eu particularmente prefiro o BAFTA, por premiar os jogos criativos