Ah, blza, vou dar uma procurada nessa entrevista. Valeu!!Esse negócio de é ou não é simulador é muito complicado. Do ponto de vista semântico, todos são simuladores.
Eu queria saber o que diferencia um simulador mal feito de um simcade bem feito. Teve uma época que o iRacing tinha uma física toda errada. Isso era notório pra todo mundo. O comportamento do carro era todo estranho. Era a época do iceRacing. Embora estivesse tudo errado, ninguém falava que não era simulador. No máximo um simulador ruim. Mesma coisa com AC. Por mais de uma vez o AC era tido como o simulador mais realista do mercado por muita gente, daí vinha uma atualização que mudava completamente o comportamento dos carros, e pra essa galera o AC continuava sendo o simulador mais realista. Como assim??? Não faz sentido.
No final das contas, essa é uma questão muito mais pessoal que lógica. A própria paixão de uns por um produto faz ele fechar os olhos para os outros. O que era de nego gorando o Pcars 2 não era brincadeira. E o pior, o que é de nego que ficou pistola porque Pcars 2 tava indo bem nas reviews é mais impressionante ainda.
Pra mim (e pra uma galera) simulador mesmo é rFactor 2, iRacing e AMS. Asseto Corsa e Raceroom, quando estou jogando, ainda sinto, lá no fundo, uma sensaçãozinha de estar jogando um video game. Mas eu jogo todos. E me divirto com todos, apesar de algumas frustrações aqui e ali. Só não comprei Pcars 2 porquê minha VGA não roda de forma decente. Estava querendo pegar uma RX580, por causa do FreeSync do meu monitor, mas o que aquela placa consome de energia não tá escrito. Se não fosse o FreeSync, já teria ido de Nvidia. Tô ponderando o que vale mais a pena.
No mais, pra mim simulador é igual bacon: quanto mais, melhor.
Foi uma entrevista que o prórpio Stefano deu, há uns 2 anos atrás. O vídeo foi postado aqui originalmente pelo alejandro. Mas já faz tanto tempo que é difícil achar.
Essa questão das mudanças de comportamento dos carros no AC estava relacionada ao Tyre Model deles. Eles vinham aprimorando e adicionando mais equações pra simular mais efeitos que acontecem na vida real, e aí ia mudando o comportamento dos carros na medida que eles iam colocando o tyre model novo. Muitas vezes eu li essa crítica de que, se está bom agora, então como vcs achavam que o que tinha antes era real?
Nos tópicos muita gente acabava relatando que o comportamento de vários carros com os tyre model novos tinham mudado e estavam mais próximo do real, outros reclamavam que era melhor como estava antes, mas aí vem pra uma questão de feeeling mesmo, que é super relativo devido a cada um ter uma configuração diferente e hardware diferente tbm. O que a Kunos buscou foi adaptar os modelos matemáticos deles para serem capazes de calcular mais fatores, como inércia de rotação, pêndulo, deformação da tira do pneu em contato com o asfalto e etc, e avaliar se os resultados faziam sentido com os dados reais que eles tinham. Enfim, eu nunca pilotei os carros que eu uso no AC, mas essa busca deles por essa simulação com modelos matemáticos e o software em geral, foi o que me conquistou digamos assim kkkk. Mas não quer dizer que o AC seja simulador e os outros não, apenas é o meu preferido atualmente.
Essa questão do Iracing "Iceracing" realmente eu tb n entendia, é um jogo super usado pelo pessoal, apesar de caro tem uma comunidade grandíssima, e ainda assim todo mundo sabia que aquilo que acontecia no jogo não era próximo do real, mas ainda era simulador. Mais uma prova que só simulação também não adianta, e por isso a tendência é de que os simcades ou sims ou jogos mais completos no geral se sobressaiam Talvez pela carência de opções de antigamente, enfim.
Edit: Tb tem aquele cara o Niels, acho que é do Automobilista né? Gosto muito do trabalho dele de desenvolvimento de simulação e tal, inclusive ele fabrica uns pedais monstruosos. Quanto eu tiver com mais tempo vou prestigiar o Automobilista também.