• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Hoje, estava arrumando algumas coisas que chegaram da mudança e achei um HDD de 500 Gigas...então pensei: Porque não testar o Linux e tentar rodar alguns jogos??? Bom, então baixei o Mint e comecei atualizando o sistema, instalando os drivers da Nvidia e instalando a Steam. Depois disso tentei de cara instalar o jogo Assetto Corsa Competizione...hummmmm, deu erro...mas indo nas configurações foi só habilitar o Proton (acho que é esse o nome) e mandar instalar novamente. Poucos minutos depois, bummm jogo instalado e funcionando!!!! Agora era preciso configurar os botões do volante e gráficos. Como num passe de mágica quase tudo funcionou sem precisar nada!!! G920 funcionando!!!! MP funcionando!! Treinos funcionando!!! A performance ficou bem satisfatória, mesmo mostrando 60 fps cravados era possível notar um ligeiro engasgo.

Bom como nem tudo são flores, o Spotter não funcionou...nem as mensagens mostradas quando ele fala (que notei foi sobre o tempo de volta, meio da corrida, fim de corrida, treinos, etc).

Achei muito bom, praticamente os mesmos passos do Windows e o jogo estava jogável!!
 
Boa tarde amigos.



Estou querendo comprar uma impressora para deixar em casa, para quando precisar imprimir algo do trabalho....ou aquele boleto que eu perdi...kkkk



O que vocês indicam, algo que funcione bem e não seja caro para funcionar bem em linux.
 
Boa tarde amigos.



Estou querendo comprar uma impressora para deixar em casa, para quando precisar imprimir algo do trabalho....ou aquele boleto que eu perdi...kkkk



O que vocês indicam, algo que funcione bem e não seja caro para funcionar bem em linux.

Só tive experiências até agora com HP. E apenas dois modelos, não tive problemas com elas. Atualmente tenho uma Deskjet 1515, aquela pequenininha que tem o cartucho pequeno também.
 
^^ Torcendo pra ti @JoséDaSilvaSauro que você receba uma for$a e consiga adquiri um SSD e mudar sua impressora para "bulk ink", se tudo der certo vou pegar uma inkjet, com aqueles tanquinhos de tinta, meu sonho!

@Rodrigo Buscapé Serasse no reddit não tem nenhum thread que ajude nesse aspecto? De encontrar alguma impressora razoável e compatível? Eu acho que a maioria das novas concerteza devem ser compatíveis, ainda mais com o Kernel 5.x batendo a porta.
Vou dar uma pesquisada a respeito e qualquer coisa te falo, boa sorte.
 
^^ Torcendo pra ti @JoséDaSilvaSauro que você receba uma for$a e consiga adquiri um SSD e mudar sua impressora para "bulk ink", se tudo der certo vou pegar uma inkjet, com aqueles tanquinhos de tinta, meu sonho!

@Rodrigo Buscapé Serasse no reddit não tem nenhum thread que ajude nesse aspecto? De encontrar alguma impressora razoável e compatível? Eu acho que a maioria das novas concerteza devem ser compatíveis, ainda mais com o Kernel 5.x batendo a porta.
Vou dar uma pesquisada a respeito e qualquer coisa te falo, boa sorte.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a gente usa pouco impressora aqui em casa. Por incrível que pareça, essa HP tá dando conta.

Sobre SSD, uso note e preciso de um pouco de espaço, então, por enquanto vou ficar sem mesmo (embora o preço deles tenha descido um pouco. Pelo menos, os modelos de entrada). Tenho sempre mania de ter dual e, raramente. triplo boot. Nesse caso, três distros já ocupam uns 30 ou 30 e poucos gigas para cada uma (digo, as partições). Ai o espaço já foi embora. Preciso de, mais ou menos, uns 200gb livres. Alias, meu note já tem uns bons 6 anos, não acho que vale o investimento desse nele. Quando tiver uma grana estou pensando em comprar um novo, ou, até mesmo, montar um desktop (ai compensa ter SSD, deixo um ou dois hd's para armazenamento de arquivos e coisas importantes e os sistemas no SSD). Eu prefiro pc de mesa que notebook. Só comprei meu note na época, porque precisava muito de portabilidade, ai não tinha jeito, era só notebook mesmo. Mas, sinceramente, não tenho tanto essa obsessão por super velocidade de leitura e escrita. Meu hd velho do note para mim funciona sem grandes problemas.
 
Eu separo minha vida de computadores em duas etapas. Antes e depois do ssd.

O único gargalo agora é a tela de bios. Não fosse ela, era só apertar o botão que o linux ja tava na tela com todos os programas abertos.
 
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a gente usa pouco impressora aqui em casa. Por incrível que pareça, essa HP tá dando conta.

Sobre SSD, uso note e preciso de um pouco de espaço, então, por enquanto vou ficar sem mesmo (embora o preço deles tenha descido um pouco. Pelo menos, os modelos de entrada). Tenho sempre mania de ter dual e, raramente. triplo boot. Nesse caso, três distros já ocupam uns 30 ou 30 e poucos gigas para cada uma (digo, as partições). Ai o espaço já foi embora. Preciso de, mais ou menos, uns 200gb livres. Alias, meu note já tem uns bons 6 anos, não acho que vale o investimento desse nele. Quando tiver uma grana estou pensando em comprar um novo, ou, até mesmo, montar um desktop (ai compensa ter SSD, deixo um ou dois hd's para armazenamento de arquivos e coisas importantes e os sistemas no SSD). Eu prefiro pc de mesa que notebook. Só comprei meu note na época, porque precisava muito de portabilidade, ai não tinha jeito, era só notebook mesmo. Mas, sinceramente, não tenho tanto essa obsessão por super velocidade de leitura e escrita. Meu hd velho do note para mim funciona sem grandes problemas.

Existe 2 tipos de notebook, com e sem SSD.

Pode investir que tu não vai se arrepender. Acho que o upgrade é mais visivel num notebook do que no Desktop.

Tenho desktop(atual) e um notebook(antigo), e não vou trocar ele tão cedo, pois a mudança no desempenho é visivel. E olha que eu uso meu note pra desenvolvimento. Tenho BD oracle, tomcat e mais um monte de tranqueira.
 
Fala pessoal,

Estou migrando para o mundo Linux, e então resolvi começar pelo Linux Mint 19.1. Instalei em Dual-Boot (Windows 10 e Linux Mint). Tudo instalado e funcionando, até que no Linux estou tendo um problema muito estranho: O sistema simplesmente reinicia.

Ja testei o Kernel 4.15.0-47, 4.18.0-16 e 4.18.0-17, mas em todos eles eu tenho esse problema do reinicio do sistema.

Hoje, troquei a pasta térmica, limpei o processador, cooler…mas o problema do reinicio persiste. Tirei a bateria do notebook, coloquei a bateria, mas continua reiniciando do nada o sistema. Sempre que posso estou monitorando a temperatura, mas fica sempre abaixo dos 60ºC.

Essa noite, fechei todos os aplicativos abertos, e bloqueei a tela e fui dormir…mas quando acordei o sistema tinha reiniciado.

Alguém poderia tentar me ajudar a achar uma luz para esse problema?

https://linux-hardware.org/?probe=9f9f71bb7e 1

carlosaraujo@carlosaraujo-linux:~$ inxi -Fxz
System: Host: carlosaraujo-linux Kernel: 4.18.0-17-generic x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 7.3.0 Desktop: Cinnamon 4.0.10
Distro: Linux Mint 19.1 Tessa base: Ubuntu 18.04 bionic
Machine: Type: Laptop System: Intel product: HuronRiver Platform v: 0.1 serial:
Mobo: Intel model: Emerald Lake v: FAB1 serial: UEFI [Legacy]: Phoenix v: 1.08_ date: 07/01/2011
CPU: Topology: Quad Core model: Intel Core i7-2630QM bits: 64 type: MT MCP arch: Sandy Bridge rev: 7 L2 cache: 6144 KiB
flags: lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx bogomips: 31925
Speed: 798 MHz min/max: 800/1200 MHz Core speeds (MHz): 1: 798 2: 798 3: 798 4: 800 5: 798 6: 798 7: 798 8: 798
Graphics: Device-1: Intel 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics driver: i915 v: kernel bus ID: 00:02.0
Display: x11 server: X.Org 1.19.6 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel Sandybridge Mobile v: 3.3 Mesa 18.2.8 direct render: Yes
Audio: Device-1: Intel 6 Series/C200 Series Family High Definition Audio driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 00:1b.0
Sound Server: ALSA v: k4.18.0-17-generic
Network: Device-1: Realtek RTL810xE PCI Express Fast Ethernet driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: 3000 bus ID: 01:00.0
IF: enp1s0 state: down mac:
Device-2: Qualcomm Atheros AR9285 Wireless Network Adapter vendor: AzureWave AW-NE785 / AW-NE785H 802.11bgn
driver: ath9k v: kernel port: 3000 bus ID: 07:00.0
IF: wlp7s0 state: down mac:
Device-3: D-Link type: USB driver: rtl8812au bus ID: 1-1.1:3
IF: wlx00ad2413fc98 state: up mac:
Drives: Local Storage: total: 465.76 GiB used: 350.33 GiB (75.2%)
ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST500LM012 HN-M500MBB size: 465.76 GiB
Partition: ID-1: / size: 84.80 GiB used: 32.60 GiB (38.4%) fs: ext4 dev: /dev/sda5
Sensors: System Temperatures: cpu: 48.0 C mobo: N/A
Fan Speeds (RPM): N/A
Info: Processes: 251 Uptime: 29m Memory: 7.70 GiB used: 2.10 GiB (27.2%) Init: systemd runlevel: 5 Compilers: gcc: 7.3.0
Shell: bash v: 4.4.19 inxi: 3.0.27
 
Fala pessoal,

Estou migrando para o mundo Linux, e então resolvi começar pelo Linux Mint 19.1. Instalei em Dual-Boot (Windows 10 e Linux Mint). Tudo instalado e funcionando, até que no Linux estou tendo um problema muito estranho: O sistema simplesmente reinicia.

Ja testei o Kernel 4.15.0-47, 4.18.0-16 e 4.18.0-17, mas em todos eles eu tenho esse problema do reinicio do sistema.

Hoje, troquei a pasta térmica, limpei o processador, cooler…mas o problema do reinicio persiste. Tirei a bateria do notebook, coloquei a bateria, mas continua reiniciando do nada o sistema. Sempre que posso estou monitorando a temperatura, mas fica sempre abaixo dos 60ºC.

Essa noite, fechei todos os aplicativos abertos, e bloqueei a tela e fui dormir…mas quando acordei o sistema tinha reiniciado.

Alguém poderia tentar me ajudar a achar uma luz para esse problema?

https://linux-hardware.org/?probe=9f9f71bb7e 1

carlosaraujo@carlosaraujo-linux:~$ inxi -Fxz
System: Host: carlosaraujo-linux Kernel: 4.18.0-17-generic x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 7.3.0 Desktop: Cinnamon 4.0.10
Distro: Linux Mint 19.1 Tessa base: Ubuntu 18.04 bionic
Machine: Type: Laptop System: Intel product: HuronRiver Platform v: 0.1 serial:
Mobo: Intel model: Emerald Lake v: FAB1 serial: UEFI [Legacy]: Phoenix v: 1.08_ date: 07/01/2011
CPU: Topology: Quad Core model: Intel Core i7-2630QM bits: 64 type: MT MCP arch: Sandy Bridge rev: 7 L2 cache: 6144 KiB
flags: lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx bogomips: 31925
Speed: 798 MHz min/max: 800/1200 MHz Core speeds (MHz): 1: 798 2: 798 3: 798 4: 800 5: 798 6: 798 7: 798 8: 798
Graphics: Device-1: Intel 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics driver: i915 v: kernel bus ID: 00:02.0
Display: x11 server: X.Org 1.19.6 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel Sandybridge Mobile v: 3.3 Mesa 18.2.8 direct render: Yes
Audio: Device-1: Intel 6 Series/C200 Series Family High Definition Audio driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 00:1b.0
Sound Server: ALSA v: k4.18.0-17-generic
Network: Device-1: Realtek RTL810xE PCI Express Fast Ethernet driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: 3000 bus ID: 01:00.0
IF: enp1s0 state: down mac:
Device-2: Qualcomm Atheros AR9285 Wireless Network Adapter vendor: AzureWave AW-NE785 / AW-NE785H 802.11bgn
driver: ath9k v: kernel port: 3000 bus ID: 07:00.0
IF: wlp7s0 state: down mac:
Device-3: D-Link type: USB driver: rtl8812au bus ID: 1-1.1:3
IF: wlx00ad2413fc98 state: up mac:
Drives: Local Storage: total: 465.76 GiB used: 350.33 GiB (75.2%)
ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST500LM012 HN-M500MBB size: 465.76 GiB
Partition: ID-1: / size: 84.80 GiB used: 32.60 GiB (38.4%) fs: ext4 dev: /dev/sda5
Sensors: System Temperatures: cpu: 48.0 C mobo: N/A
Fan Speeds (RPM): N/A
Info: Processes: 251 Uptime: 29m Memory: 7.70 GiB used: 2.10 GiB (27.2%) Init: systemd runlevel: 5 Compilers: gcc: 7.3.0
Shell: bash v: 4.4.19 inxi: 3.0.27

Talvez alguém consiga te dar uma solução, mas vou falar da minha experiência, windows e linux em dual boot sempre vai dar problema em algo, meu conselho é usar apenas linux ou apenas windows. Se você estiver usando linux para aprendizado do sistema, use em uma maquina virtual que vai te dar menos dor de cabeça.

Quando tentei usar o linux mint e o windows em dual, meu linux simplesmente congelava depois de algumas horas de uso, quando instalei apenas o linux todos os problemas foram resolvidos.
 
Talvez alguém consiga te dar uma solução, mas vou falar da minha experiência, windows e linux em dual boot sempre vai dar problema em algo, meu conselho é usar apenas linux ou apenas windows. Se você estiver usando linux para aprendizado do sistema, use em uma maquina virtual que vai te dar menos dor de cabeça.

Quando tentei usar o linux mint e o windows em dual, meu linux simplesmente congelava depois de algumas horas de uso, quando instalei apenas o linux todos os problemas foram resolvidos.
Bom, postei o problema no Fórum do Linux Mint...recebi uma resposta e fiz o procedimento indicado, mas não resolveu.

O mais intrigante é o seguinte, entre ontem e hoje testei o Ubuntu 19.04 (Live USB) e o Manjaro (Live USB) e em ambos tenho o mesmo problema. Acredito que seja algo relacionado a hardware mesmo...e como é Notebook fica mais difícil ainda de detectar. Ainda mais funcionando normalmente no Windows.
 
Existe 2 tipos de notebook, com e sem SSD.

Pode investir que tu não vai se arrepender. Acho que o upgrade é mais visivel num notebook do que no Desktop.

Tenho desktop(atual) e um notebook(antigo), e não vou trocar ele tão cedo, pois a mudança no desempenho é visivel. E olha que eu uso meu note pra desenvolvimento. Tenho BD oracle, tomcat e mais um monte de tranqueira.

Pois é. As velocidades de leitura e escrita de hd's de notebook são mais lentas mesmo. Como não tenho muita neura com isso, o meu ainda está indo bem. É um i3-3110 com 4gb de ram, é um processador antigo, porém, para meu uso serve perfeitamente (navego na internet, escuto músicas, vejo vídeos, testo distros no virtualbox e, raramente, jogo um emulador de Snes ou de GBA). Como não mexo muito nos arquivos ou preciso de muito desempenho ele serve bem. Atualmente tá rodando o Debian 9 com Xfce e está uma beleza ;)
 
Bom, postei o problema no Fórum do Linux Mint...recebi uma resposta e fiz o procedimento indicado, mas não resolveu.

O mais intrigante é o seguinte, entre ontem e hoje testei o Ubuntu 19.04 (Live USB) e o Manjaro (Live USB) e em ambos tenho o mesmo problema. Acredito que seja algo relacionado a hardware mesmo...e como é Notebook fica mais difícil ainda de detectar. Ainda mais funcionando normalmente no Windows.

No fórum do Mint o pessoal é bem atencioso. Continue postando lá que eles irão te ajudar.

Confesso que não sei o que pode ser. Existe a pasta /var/log que contém todos os logs do sistema (porém você terá que ver em modo texto) e você pode conferir também pelo journal (o comando é jornalctl) do systemd. Não me lembro se o Mint tem alguma ferramenta gráfica para ver isso. Se o pc reiniciar novamente, logo após ele reiniciar poste as partes finais do comando journalctl (é só abrir o terminal e digitar journalctl mesmo, não precisa de sudo nem nada) lá no fórum do Mint, pode ajudar.

Ah, já ia me esquecendo, para facilitar, use o journalctl com parâmetros para facilitar e diminuir o tamanho. Por exemplo, se o pc reiniciou 15:00 horas da tarde, faça o comando assim "journalctl --since=13:00". No caso o horário que você quer, é só substituir a hora (no meu exemplo 1 hora da tarde, ou seja, 13:00, para a hora que você desejar. O que ele faz é mostrar os logs da hora que você selecionou (no exemplo 13:00 horas da tarde) até a hora que você digitou o comando. Em resumo, se seu pc reinicou 15:00 horas da tarde, você pode colocar o comando para mostrar os logs desde 13:00 até a hora que você digitou, no exemplo, 15:00 horas. Deu para entender? É bem simples.
 
@CarlosAraujo Evite o dual boot, se tiver algum disco em separado ou sobrando, instale cada sistema em um disco, ou até em um pendrive USB já que o seu processador pode ajudar a suavizar o gargalo de velocidade que ele venha a apresentar.
 
No fórum do Mint o pessoal é bem atencioso. Continue postando lá que eles irão te ajudar.

Confesso que não sei o que pode ser. Existe a pasta /var/log que contém todos os logs do sistema (porém você terá que ver em modo texto) e você pode conferir também pelo journal (o comando é jornalctl) do systemd. Não me lembro se o Mint tem alguma ferramenta gráfica para ver isso. Se o pc reiniciar novamente, logo após ele reiniciar poste as partes finais do comando journalctl (é só abrir o terminal e digitar journalctl mesmo, não precisa de sudo nem nada) lá no fórum do Mint, pode ajudar.

Ah, já ia me esquecendo, para facilitar, use o journalctl com parâmetros para facilitar e diminuir o tamanho. Por exemplo, se o pc reiniciou 15:00 horas da tarde, faça o comando assim "journalctl --since=13:00". No caso o horário que você quer, é só substituir a hora (no meu exemplo 1 hora da tarde, ou seja, 13:00, para a hora que você desejar. O que ele faz é mostrar os logs da hora que você selecionou (no exemplo 13:00 horas da tarde) até a hora que você digitou o comando. Em resumo, se seu pc reinicou 15:00 horas da tarde, você pode colocar o comando para mostrar os logs desde 13:00 até a hora que você digitou, no exemplo, 15:00 horas. Deu para entender? É bem simples.
Valeu cara. Deram uma sugestão no Fórum, estou testando ela. Dando certo aviso aqui.
 
Gente, alguém usando o Ubuntu 19.04 ou PopOS 19.04 tá com uns stutters na interface? Esse gnome é pesadasso bicho, até nesse meu PC da assinatura não ficou liso. Não sei se é alguma coisa rodando aqui mas achei estranho que nas duas distros instaladas do zero tive o mesmo pau, justamente as duas rodando o mesmo Gnome shell. Ele tá melhor que o LTS mas ainda sim achei um pouco estranha a performance. Eu estava com o Mint Cinnamon e dá de 10 a zero em performance, só que estava querendo testar esse Ubuntu novo e acabei instalando auhahahua. To quase voltando pro Mint.
 
Gente, alguém usando o Ubuntu 19.04 ou PopOS 19.04 tá com uns stutters na interface? Esse gnome é pesadasso bicho, até nesse meu PC da assinatura não ficou liso. Não sei se é alguma coisa rodando aqui mas achei estranho que nas duas distros instaladas do zero tive o mesmo pau, justamente as duas rodando o mesmo Gnome shell. Ele tá melhor que o LTS mas ainda sim achei um pouco estranha a performance. Eu estava com o Mint Cinnamon e dá de 10 a zero em performance, só que estava querendo testar esse Ubuntu novo e acabei instalando auhahahua. To quase voltando pro Mint.

Pois é, a mesma coisa aconteceu comigo até com XFCE rodando o MX Linux(detalhe, instalado em um SSD) tive que instalar o LXDE pra coisa funfar de boas.
O conselho que te dou @TanebadoX é tu tentar uma máquina virtual antes, pra ver se dá pra mensurar alguma perda de performance ou algo que não se adapte ao teu hardware entendeu?
 
Pois é, a mesma coisa aconteceu comigo até com XFCE rodando o MX Linux(detalhe, instalado em um SSD) tive que instalar o LXDE pra coisa funfar de boas.
O conselho que te dou @TanebadoX é tu tentar uma máquina virtual antes, pra ver se dá pra mensurar alguma perda de performance ou algo que não se adapte ao teu hardware entendeu?
É uma boa, eu fazia sempre isso mas gosto de ver na vida real, as vezes na VM não representa muito a performance no hardware mesmo. Voltando na história dos stutters, descobri que boa parte dessa bizarrice é por conta das extensões do Gnome, desativei quase todas e ficou liso liso. Única travada que tenho aqui é quando aperto pra aumentar o diminuir o volume, o PC trava por uns instantes e depois responde, no Mint essa resposta era instantânea. Vou investigar mais ver se descubro o que está acontecendo
 
Galera, boa tarde.

Preciso de ajuda quanto à atualização do sistema.

Mantenho usando o Linux CInnamon 19.1, porém eu vi que um tempo atrás houve atualização no Kernel, algo do tipo.
Como eu sei se meu sistema está atualizado?

Todo dia eu atualizo com o gerenciador de atualizações. Isso é suficiente?

Ademais, estou com um pequeno problema.
O sistema não pede a senha para fazer login, só pede a senha quando eu abro algum programa no PC. Como faço pra voltar a pedir a senha no login? Acho que é mais seguro...

Obrigado!
 
Pois é, a mesma coisa aconteceu comigo até com XFCE rodando o MX Linux(detalhe, instalado em um SSD) tive que instalar o LXDE pra coisa funfar de boas.
O conselho que te dou @TanebadoX é tu tentar uma máquina virtual antes, pra ver se dá pra mensurar alguma perda de performance ou algo que não se adapte ao teu hardware entendeu?

O problema é que a máquina virtual não usa se hardware real. Só a ram e um pouca da capacidade do seu processador. Vídeo, áudio etc. ele usa tudo através de drives genéricos.

Galera, boa tarde.

Preciso de ajuda quanto à atualização do sistema.

Mantenho usando o Linux CInnamon 19.1, porém eu vi que um tempo atrás houve atualização no Kernel, algo do tipo.
Como eu sei se meu sistema está atualizado?

Todo dia eu atualizo com o gerenciador de atualizações. Isso é suficiente?

Ademais, estou com um pequeno problema.
O sistema não pede a senha para fazer login, só pede a senha quando eu abro algum programa no PC. Como faço pra voltar a pedir a senha no login? Acho que é mais seguro...

Obrigado!

Sim, isso é suficiente. Nem precisa atualizar todo dia, se não quiser. Se achar mais comodo, pode atualizar uma vês por semana ou quando o sistema avisar que tem atualização. O Mint recebe poucas atualizações mesmo, porque são mais updates de segurança e, como ele e o Ubuntu são baseados no Debia, é assim mesmo. O Debian foca as atualizações, em sua grande maioria, em updates de segurança.

Você está com o login automático habilitado. Se não estou enganado, porque não uso o Cinnamon, é em "janela de início de sessão/segurança" ai você habilita ou desabilita a opção início automático ou alguma coisa assim. Veja se é isso.
 
@Carlosaugusto02 conseguiu resolver a questão do login automático ai?

Camarada, eu não consegui encontrar, na verdade. Percebi que é um problema que outros usuários do Mint tiveram. Tentei colocar entrada manual, mas nada.

Ia dar uma fuçada a mais hoje, pra ver se encontrava algo. Porém ainda não consegui :/
 
@Carlosaugusto02 conseguiu resolver a questão do login automático ai?

Camarada, eu não consegui encontrar, na verdade. Percebi que é um problema que outros usuários do Mint tiveram. Tentei colocar entrada manual, mas nada.

Ia dar uma fuçada a mais hoje, pra ver se encontrava algo. Porém ainda não consegui :/
 
Camarada, eu não consegui encontrar, na verdade. Percebi que é um problema que outros usuários do Mint tiveram. Tentei colocar entrada manual, mas nada.

Ia dar uma fuçada a mais hoje, pra ver se encontrava algo. Porém ainda não consegui :/
 


Camarada, eu não consegui encontrar, na verdade. Percebi que é um problema que outros usuários do Mint tiveram. Tentei colocar entrada manual, mas nada.

Ia dar uma fuçada a mais hoje, pra ver se encontrava algo. Porém ainda não consegui :/

Estranho. O sistema começou sozinho a logar sem senha após um update? Ou você que escolheu? Se for um bug, possivelmente tem alguma coisa no fórum em português ou em inglês sobre isso.

Vou baixar uma iso do Mint e ver aqui no VirtualBox como é que muda o login. É bom que fuço um pouco no Cinnamon, confesso que nunca usei ele no dia a dia, só umas poucas vezes no VirtualBox.
 
^^ Será que ele não instalou algo tipo "debian tasksel" ou algum pacote que peça mudança no gerenciador de login? KDE é mestre nisso, tem que ficar ligado, as vezes até driver nVidia ou Radeon costumam causar tretas parecidas.
 
Pronto....finalmente realizei um desejo antigo !!!

Comprei um desktop Dell Optiplex 3060, chega de notebook com placa hibrida torrando na mesa....kkkk

É uma maquina simples...mas to muito contente...pequena...bem acabada....e ainda permite upgrade.

Um I3 de oitava geração...coloquei mais 8Gb....totalizando 12Gb.....e instalei um SSD M2 Nvme de 500Gb...a máquina ta muito rápida....agora é somente escolher a distro que colocar nela....essa é a parte mais difícil !!!


Ela veio com Ubuntu 16.04....e instalei o 19.04 depois de formatar....ficou muito rápido....mas....algumas coisas não funcionam bem...acho que por não ser LTS.


O que vocês me indicam a instalar ? Esse vai ser meu PC de estudos...pesquisa...navegação....e quem sabe mais a frente adquiri um vga (pior que precisa ser Low Profile, o que limita as escolhas, mas essa não é a prioridade !!!).

Hoje perto de completar 40 anos...sempre fui muito curioso ao software livre...e nos últimos meses venho me aprofundado mais....mesmo não trabalhando com informática hoje em dia.

Nessa máquina tenho uma impressoa laser simples....uma Brother HL1202.


Então amigos o que recomendam para essa máquina ?
 
Amigo, estou usando o Linux Mint 19.1 Cinnamon (5.1.0-050100-generic) no meu notebook, ele é baseado na versão 18.04 do Ubuntu (LTS).
 
Pronto....finalmente realizei um desejo antigo !!!

Comprei um desktop Dell Optiplex 3060, chega de notebook com placa hibrida torrando na mesa....kkkk

É uma maquina simples...mas to muito contente...pequena...bem acabada....e ainda permite upgrade.

Um I3 de oitava geração...coloquei mais 8Gb....totalizando 12Gb.....e instalei um SSD M2 Nvme de 500Gb...a máquina ta muito rápida....agora é somente escolher a distro que colocar nela....essa é a parte mais difícil !!!


Ela veio com Ubuntu 16.04....e instalei o 19.04 depois de formatar....ficou muito rápido....mas....algumas coisas não funcionam bem...acho que por não ser LTS.


O que vocês me indicam a instalar ? Esse vai ser meu PC de estudos...pesquisa...navegação....e quem sabe mais a frente adquiri um vga (pior que precisa ser Low Profile, o que limita as escolhas, mas essa não é a prioridade !!!).

Hoje perto de completar 40 anos...sempre fui muito curioso ao software livre...e nos últimos meses venho me aprofundado mais....mesmo não trabalhando com informática hoje em dia.

Nessa máquina tenho uma impressoa laser simples....uma Brother HL1202.


Então amigos o que recomendam para essa máquina ?

Olha, pra ti que já tem uma bagagem com distros ubuntu-based, aconselho o Mint ou o KDE Neon.
Mint em XFCE, se quiser mais pra frente você instala uma "DE" do seu gosto, com essa máquina dá e sobra pra fazer muitas aplicações em Linux, meu primo tem um i5 4ª geração, e mesmo rodando em modo "live' o bicho avoa, parabéns e faça um excelente uso dessa máquina.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo