• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Linux Distros

Estranho. O sistema começou sozinho a logar sem senha após um update? Ou você que escolheu? Se for um bug, possivelmente tem alguma coisa no fórum em português ou em inglês sobre isso.

Vou baixar uma iso do Mint e ver aqui no VirtualBox como é que muda o login. É bom que fuço um pouco no Cinnamon, confesso que nunca usei ele no dia a dia, só umas poucas vezes no VirtualBox.

Eu fiz algo, eu me lembro disso. Mas não me lembro nem como... Acho que foi até pelo prompt de comando.
Ocorre que eu verifiquei que outros usuários fizeram algo parecido, porém não conseguem desfazer. Me deram uma série de comandos, mas ai eu não confiei e não quis fazer nada
 
A maioria das distros famosas são boas.

Eu quero ver mesmo é o drive da AMD para GPUs para Linux com desempenho do Windows.

AMD acha que só existe o windows e o MacOS no mundo, que são privados.

Linux superior só pelo fato de ser livre e open source.
 
Eu fiz algo, eu me lembro disso. Mas não me lembro nem como... Acho que foi até pelo prompt de comando.
Ocorre que eu verifiquei que outros usuários fizeram algo parecido, porém não conseguem desfazer. Me deram uma série de comandos, mas ai eu não confiei e não quis fazer nada

Já conseguiu resolver? Caso não tenha, lembrei de uma coisa. O Mint (tanto com Xfce quando com Cinnamon) usa o LightDM como gerenciador de login. Então, você pode ver nas configurações dele em "/etc/lightdm/lightdm.conf.d" dentro dessa pasta tem um arquivo de texto como "lightdm.conf' ou "linuxmint.conf", se estiver na dúvida, poste o print aqui. E dentro desse arquivo deve ter uma linha assim:

autologin-user=nome_do_usuário (no caso, o nome que estará aqui é o do seu usuário padrão)

Se o nome do seu usuário estiver adicionado nessa linha, remova. Ou então, se estiver com receio de apagar a linha, tente comentar (marcar com um # o começo da linha). Desse modo você inutiliza a linha, porém, sem a necessidade de apagá-la. Ficando desse jeito:

#autologin-user=your username
 
Já conseguiu resolver? Caso não tenha, lembrei de uma coisa. O Mint (tanto com Xfce quando com Cinnamon) usa o LightDM como gerenciador de login. Então, você pode ver nas configurações dele em "/etc/lightdm/lightdm.conf.d" dentro dessa pasta tem um arquivo de texto como "lightdm.conf' ou "linuxmint.conf", se estiver na dúvida, poste o print aqui. E dentro desse arquivo deve ter uma linha assim:



Se o nome do seu usuário estiver adicionado nessa linha, remova. Ou então, se estiver com receio de apagar a linha, tente comentar (marcar com um # o começo da linha). Desse modo você inutiliza a linha, porém, sem a necessidade de apagá-la. Ficando desse jeito:


Opa, obrigado meu camarada.

Agora eu consegui resolver esse caso. Como você descobriu isso? ahah.

Aparentemente meu PC inteiro está indo pra vala. Como ele é mto antigo, tem dado muito pau... Direto eu caio naquela tela initramfs, algo assim, por erro de boot.

Tenho que fazer uma troca urgente no meu hardware, mas o $$ ta tenso
 
Opa, obrigado meu camarada.

Agora eu consegui resolver esse caso. Como você descobriu isso? ahah.

Aparentemente meu PC inteiro está indo pra vala. Como ele é mto antigo, tem dado muito pau... Direto eu caio naquela tela initramfs, algo assim, por erro de boot.

Tenho que fazer uma troca urgente no meu hardware, mas o $$ ta tenso

Desde que conheci o linux eu uso o Xfce, tenho um pouco de conhecimento do LightDM, porque, normalmente, as distros que tem o Xfce como padrão tem, também, como padrão o LightDM. Logo, lembrei que o Mint tinha por padrão, tanto no Cinnamon como no Xfce, o LightDM como gerenciador de login. Então, essa dica funcionaria para o Cinnamon também, já que o funcionamento do gerenciador de login funciona independente o ambiente gráfico, a função dele é gerenciar o ambiente que vai subir e os usuários que irão logar. E eu prefiro fazer minhas configurações e alterações no sistema via terminal. Lembrei desse arquivo e fui conferir o arquivo aqui e vi essa opção no arquivo de configuração do LightDM. Simples assim. :p

Vou te dar uma dica, se você tiver vontade de aprender mais sobre linux. Sempre que tiver um problema ou curiosidade sobre alguma coisa, confira a wiki do ArchLinux. Ela é completa demais, você aprende de tudo por lá. Já me ajudou várias vezes. Segue o link: https://wiki.archlinux.org/
 
Pronto....finalmente realizei um desejo antigo !!!

Comprei um desktop Dell Optiplex 3060, chega de notebook com placa hibrida torrando na mesa....kkkk

É uma maquina simples...mas to muito contente...pequena...bem acabada....e ainda permite upgrade.

Um I3 de oitava geração...coloquei mais 8Gb....totalizando 12Gb.....e instalei um SSD M2 Nvme de 500Gb...a máquina ta muito rápida....agora é somente escolher a distro que colocar nela....essa é a parte mais difícil !!!


Ela veio com Ubuntu 16.04....e instalei o 19.04 depois de formatar....ficou muito rápido....mas....algumas coisas não funcionam bem...acho que por não ser LTS.


O que vocês me indicam a instalar ? Esse vai ser meu PC de estudos...pesquisa...navegação....e quem sabe mais a frente adquiri um vga (pior que precisa ser Low Profile, o que limita as escolhas, mas essa não é a prioridade !!!).

Hoje perto de completar 40 anos...sempre fui muito curioso ao software livre...e nos últimos meses venho me aprofundado mais....mesmo não trabalhando com informática hoje em dia.

Nessa máquina tenho uma impressoa laser simples....uma Brother HL1202.


Então amigos o que recomendam para essa máquina ?
Cara, acho que eu iria de Mint XFCE, aqui uso no notebook e no desktop e é sucesso total, estável e rápido demais
 
Resolvi testar em uma VM o Linux Mint 19.1, como essa distro é estável e prática. É só instalar e usar, sem rodeios, é excelente pra quem quer sair do windows, a transição usando ela é muito boa.

Algo que sempre achava feio era a aparência dos ícones dela, mas a versão 19.1 está muito bonita, ícones bem suaves, simpáticos, está muito melhor que as versões anteriores.

É uma distro muito boa pra usar em VM, muito leve, mesmo tendo apenas 8GB de ram no meu sistema e reservando apenas 2GB para o Mint, o sistema flui suavemente, sem lags ou engasgos, o windows 10 também está rodando de boas ao fundo.

Fazer mais testes nela pela VM, mas é bem possível que eu faça um dual boot com o win10, tá valendo a pena com o Mint.

Queria pedir opiniões de como configurar o Mint pra deixá-lo ainda mais usável, prático. Qualquer dica que deixe ele ainda melhor agradeço demais.
 
Resolvi testar em uma VM o Linux Mint 19.1, como essa distro é estável e prática. É só instalar e usar, sem rodeios, é excelente pra quem quer sair do windows, a transição usando ela é muito boa.

Algo que sempre achava feio era a aparência dos ícones dela, mas a versão 19.1 está muito bonita, ícones bem suaves, simpáticos, está muito melhor que as versões anteriores.

É uma distro muito boa pra usar em VM, muito leve, mesmo tendo apenas 8GB de ram no meu sistema e reservando apenas 2GB para o Mint, o sistema flui suavemente, sem lags ou engasgos, o windows 10 também está rodando de boas ao fundo.

Fazer mais testes nela pela VM, mas é bem possível que eu faça um dual boot com o win10, tá valendo a pena com o Mint.

Queria pedir opiniões de como configurar o Mint pra deixá-lo ainda mais usável, prático. Qualquer dica que deixe ele ainda melhor agradeço demais.
eu costumo instalar kernel low latency mais novo possível, tem muitos tutoriais a parte. Pode ser placebo, mas vejo um gás à mais.
 
Reinstalei a virtualbox novamente, pode ser que algo tenha corrompido, estava dando problemas demais aqui. Também aproveitei pra instalar aquele extension pack, que da suporte a algumas funções, tipo usb 2.0/3.0 e etc. Vamos ver se agora roda tudo sem problemas, também instalei o virtualbox guest additions, também tinha instalado antes, atualizar tudo e ver se roda tudo normalmente dessa vez.
 
Última edição:
Amigos, vcs poderiam me dizem qual o melhor para o sistema, ter uma partição swap ou o arquivo /swapfile?

Pergunto isso, pois decidi instalar mesmo o arch no dual com o windows 10, por isso que falam que quando se usa o arch uma vez nunca mais quer largar :haha:

Estava vendo um vídeo de instalação do arch em uefi no yt e o camarada usou a /swapfile no lugar da partição swap, pra mim foi uma surpresa, pois nem sabia que existia esse arquivo, mas ai me lembrei do arquivo de memória virtual do windows.

O swapfile é a mesma coisa da memória virtual? Posso usar a swapfile no lugar da partição swap sem medo?
 
Amigos, vcs poderiam me dizem qual o melhor para o sistema, ter uma partição swap ou o arquivo /swapfile?

Pergunto isso, pois decidi instalar mesmo o arch no dual com o windows 10, por isso que falam que quando se usa o arch uma vez nunca mais quer largar :haha:

Estava vendo um vídeo de instalação do arch em uefi no yt e o camarada usou a /swapfile no lugar da partição swap, pra mim foi uma surpresa, pois nem sabia que existia esse arquivo, mas ai me lembrei do arquivo de memória virtual do windows.

O swapfile é a mesma coisa da memória virtual? Posso usar a swapfile no lugar da partição swap sem medo?
sim e a mesma coisa e normalmente o pinguim cria uma partição separada so pra isso
 
sim e a mesma coisa e normalmente o pinguim cria uma partição separada so pra isso
Terminei minha instalação do Arch em dual com o windows 10, usei mesmo o /swapfile no lugar da partição swap, pois caso eu preciso aumentar ou diminuir seu tamanho ou até mesmo removê-la é muito mais fácil do que usando uma partição própria.
 
Terminei minha instalação do Arch em dual com o windows 10, usei mesmo o /swapfile no lugar da partição swap, pois caso eu preciso aumentar ou diminuir seu tamanho ou até mesmo removê-la é muito mais fácil do que usando uma partição própria.
mais assim gera fragmentação usar separado e melhor
 
Hmm, não tinha me atentado a isso, valeu pela observação.
:bat:
essa e uma das grandes diferenças entre win e linux no arquivo de paginação e qualquer coisa e so dar um boot via live dvd e alterar o tamanho dela por la
 
Fedora realmente foi a distro que mais me adaptei, testei várias, mas considero ela a mais prática que encontrei, estável e nada de firulas. A versão 30 está top, bastante estável, e pacotes sempre nas versões mais atuais.
 
Última edição:
Já estou a quase uma semana usando o Fedora, creio que já daria pra usar ele plenamente sem o windows, no caso o windows só o mantenho por causa dos jogos, mas até nisso o Fedora está muito bem. Vi alguns vídeos no Youtube sobre ele em jogos e manda muito bem, faz bonito. Vejo muitos recomendando o Mint para iniciantes, mas não seria uma ma ideia recomendar o Fedora pra galera iniciante, um sistema bem clean, totalmente funcional. Se tivesse um gerenciador de pacotes, tipo o synaptic para Ubuntu seria top, isso é algo que faz falta no Fedora, tem até alguns pra ele, mas são bem ruins, pelo terminal é até melhor gerenciar os pacotes. No mais, estou satisfeito, até que enfim achei uma distro Linux que me identifico, espero ficar nela por muito tempo, e que fique melhor ainda a cada versão!
 
Última edição:
Pessoal, como faço pra criar um pendrive bootável do artix linux? quero criar em gpt, pois aqui é uefi, mas a porra do sistema não dá boot, o máximo que consegui foi criar um em mbr, mas mesmo assim, quando entro no sistema da liva nada funciona, sendo impossível instalar o mesmo ou fazer algo.

Será que tem a ver com o fato dele ter openrc como init system?
 
Já tentou montar em modo DD ou gravar um DVD?
 
Já tentou montar em modo DD ou gravar um DVD?
Tentei pelo DD, ele vai normal até a área de trabalaho, mas é igual as outras tentativas, nada funciona, nem instalador, terminado, gerenciador de arquivos e etc.

Talvez por dvd poderia dar certo, mas estou sem leitor no momento, então essa opção está indisponível por enquanto.
 
Fui tentar instalar o Driver 390 da Nvidia no Devuan, mano, que trabalho! E o tiro foi pela culatra, fiz isso pra ter um acesso melhor da GT730 que tem aqui e substituir o Nouveau, acabou que o sistema na hora do "autoremove" removeu os pacotes do "Devuan" ao invés de substituir os drivers nouveau...
Ou seja, quando o sistema foi atualizado e reiniciado só inicia em modo texto e não tem nada nesse mundo que recupere o gerenciador de sessão e a GUI das DE's que foram instaladas...
Lamentável, ainda bem que tinha uma "a mais"

@Tiago Flanker, estou querendo testar o devuan, quero usar a versão testing, que vem já com pacotes sempre atualizados, diferente da estável. Só que procurando no site, só achei duas versões: a estável ascii 2.0.0 e a jessie, a testing e unstable não aparece.

Pra usar a testing, vou ter que alterar o sources.list pra ter todos os pacotes alterados para os da versão testing?
 
@Tiago Flanker, estou querendo testar o devuan, quero usar a versão testing, que vem já com pacotes sempre atualizados, diferente da estável. Só que procurando no site, só achei duas versões: a estável ascii 2.0.0 e a jessie, a testing e unstable não aparece.

Pra usar a testing, vou ter que alterar o sources.list pra ter todos os pacotes alterados para os da versão testing?

Querido, aguenta firme aí tou postando de um celular de uma amiga, quando chegar em casa eu respondo de boas ☺☺
 
Tranquilo amigo, vou esperar vc postar, eu que agradeço pela atenção.

Cara, faz bastante tempo desde a última vez que instalei o Devuan em um hd rodando em um athlon 64 x2(veja só como o sistema é eficiente, rodava em um processador de mais de 10 anos atrás, liso liso!).
A dica que dou, vai usando em VM, pra você não sofrer um impacto negativo.
A instalação é demorada, parece instalação de Linux Server, se você já tá acostumado com o Debian tasksell é uma boa pra ter uma noção.
Sempre que for fazer o comando "apt-update" ele vai pedir um "CD/DVD", você altera isso editando um arquivo no *nano ou no *gedit.
Na primeira atualização, ele vai pedir a você algumas autorizações pra poder alterar alguns arquivos /etc , o conselho que dou é sempre escolher "n" e manter o padrão.
No mais, não esquente com o detalhe que a distro não parece uma "testing" normal, a versão "asccii" é totalmente baseada em devuan unstable/testing.
Talvez tenha esquecido de alguma coisa, a verdade que tou morrendo de sono e vi uma placa ASUS que foi paixão a primeira vista, vi ela oferecendo em uma feira aqui no RJ através de um vLog e já tô sonhando acordado com ela hahahahaha https://www.asus.com/Motherboards/A78MA/overview/

Qualquer coisa se tiver alguma dúvida pergunte aqui, mas acho que só estarei disponível amanhã de noite, o que for perguntado eu falo com meu guru Linux e se ele puder dar uma força não tem tempo ruim, boa noite e um forte abraço!
 
Ha alguns anos longe do Linux e usando satisfatoriamente o Windows 10, surgiu uma necessidade de escolher uma distro linux leve e fácil de usar. O notebook da minha mãe estava apresentando muitos problemas, lentidão e travamentos. Ela me pediu para ver e pensei na possibilidade de instalar um Linux nele, já que o hardware é bem fraquinho - Celeron Dual Core, 2GB de Ram. Testando o mesmo descobri que o HD de 320GB estava com alguns setores danificados, e como ela só usa o facebook achei melhor comprar um SSD de 120GB para substituir, já que o tamanho menor não seria problema para ela, e o ganho de velocidade compensaria muito.

Bom, pesquisando um pouco cheguei no MX Linux e no Zorin, e no final decidi pelo Zorin Lite para o notebook, ficando muito bom, rápido e com pouco uso de RAM, na casa dos 400MB após acabar de "bootar" o SO.

Como eu estava longe do Linux a muito tempo me animei e decidi instalar alguma versão pra eu usar no meu PC também. Como não gosto de dual boot, peguei mais um SSD de 120GB somente para o Linux, já tendo um SSD de 240GB para o Windows e dois HD de 500GB para arquivos e demais. Faço a seleção do SO pelo menu de boot da placa mãe.

Nessa brincadeira acabei testando rapidamente:
Ubuntu, Kubuntu, Zorin Core/Lite, MX Linux, KDE Neon, Deepin e acho que não me lembro de outra, e como queria algo simples decidi pelo Zorin Core, um pouco mais completo que o Lite, mas não tenho problema de falta de memória aqui (Ryzen 5, 16GB, SSD). Usei por alguns poucos dias e me incomodou umas leves travadinhas que aconteciam. Pensei em coloram o Zorin Lite também no meu PC, já que no note rodou perfeitamente, mas decidi arriscar no tão bem falado Mint 19 Cinnamon e realmente fiquei surpreso logo no teste pelo pen drive.

Após instalar no SSD a coisa ficou melhor ainda, sistema muito fluído, sem nada de lags ou engasgos, bonito a ponto de nem me lembrar do Windows 10 e muito customizável. Enfim fazia tempo que não tinha contato, mas estão fazendo um trabalho muito bom mesmo. Não tenho como abandonar o Windows por causa dos meus jogos, e alguns programas de eletrônica que eu uso, mas vou aproveitar o melhor dos dois na medida do possível.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo