• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[Tópico Oficial - SSD] Tabela de Comparação entre SSDs - Versão 2017

O que você achou da tabela?


  • Total de votos
    472
Olha o meu:

0f0e4712c00f9b0bea00131f8cc585bc.png
Kralho e ainda funciona de boa??
 
Kralho e ainda funciona de boa??
Sim, funciona.

Mas está prejudicando o boot do Windows, pois demora um ano pra inciar.

Quando desplugo ele da Mobo, fica normal, ou seja, voando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu estou em dúvida de dois SSD NVMe:

SSD ADATA XPG GAMMIX S11 PRO e o SSD CORSAIR FORCE MP510 240GB

Vi alguns relatos que o XPG não está entregando as velocidades mencionadas nele.

Alguém pra opinar?
 
Última edição:
Sim, funciona.

Mas está prejudicando o boot do Windows, pois demora um ano pra inciar.

Quando desplugo ele da Mobo, fica normal, ou seja, voando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu estou em dúvida de dois SSD NVMe:

SSD ADATA XPG GAMMIX S11 PRO e o SSD CORSAIR FORCE MP510 240GB

Vi alguns relatos que o XPG não está entregando as velocidades mencionadas nele.

Alguém pra opinar?
Eu tenho o XPG de 512gb, entrega o que promete. ~3500/3000
 
Pessoal me tire uma duvida que estou um pouco confuso.

A anos uso meu PC e não tive a cara de pau de colocar um SSD, por pura preguiça! Pois os preços estão muito bom.
Só que agora pesquisando e pelo fato do meu PC já ter uma certa idade fiquei confuso na questão de Sata vs M2 Nvme. Eu entendo a diferença entre eles mas a minha duvida é sobre a compatibilidade.

Pelo que andei vendo a minha placa mãe MSI H97 Gaming 3 é compatível com os dois só que do nvme de forma limitada.

Aqui esta a especificação da placa:
Intel H97 Express Chipset
- 6 x SATA 6Gb/s ports (SATA1~6)
- 1 x M.2 Key M Socket supports type 2280/2260/2242 storage devices in both PCIE Gen2 x2 & SATA mode*
- M.2 port supports M.2 SATA 6Gb/s module
- M.2 port supports M.2 PCIe module up to 10Gb/s speed**
- M.2 port supports 4.2cm/ 6cm/ 8cm length module
- Supports RAID 0, RAID1, RAID 5 and RAID 10***
- Supports Intel® Smart Response Technology, Intel® Rapid Start Technology and Intel® Smart Connect Technology****

Pelo que pesquisei eu tenho que usar PCIe e vou ter só metade do desempenho de um nvme pela limitadação da geração, porem ainda é bem mais rapido que os sata padrões, tem algum problema utilizar com capacidade reduzida, é de fato isso mesmo e por mais que vi que no dia a dia a diferença não seja tão grande assim me abre possibilidades de comprar um SSD com uma qualidade ainda melhor, com ram e durabilidade prolongada, correto?

Para agora, vou comprar só para o windows e muito em breve para jogos (ai sim vale o sata né?), pretendo pegar um de 240gb por windows, acredito que seja mais que o suficiente (estou usando 80gb atualmente).
 
Pessoal me tire uma duvida que estou um pouco confuso.

A anos uso meu PC e não tive a cara de pau de colocar um SSD, por pura preguiça! Pois os preços estão muito bom.
Só que agora pesquisando e pelo fato do meu PC já ter uma certa idade fiquei confuso na questão de Sata vs M2 Nvme. Eu entendo a diferença entre eles mas a minha duvida é sobre a compatibilidade.

Pelo que andei vendo a minha placa mãe MSI H97 Gaming 3 é compatível com os dois só que do nvme de forma limitada.

Aqui esta a especificação da placa:
Intel H97 Express Chipset
- 6 x SATA 6Gb/s ports (SATA1~6)
- 1 x M.2 Key M Socket supports type 2280/2260/2242 storage devices in both PCIE Gen2 x2 & SATA mode*
- M.2 port supports M.2 SATA 6Gb/s module
- M.2 port supports M.2 PCIe module up to 10Gb/s speed**
- M.2 port supports 4.2cm/ 6cm/ 8cm length module
- Supports RAID 0, RAID1, RAID 5 and RAID 10***
- Supports Intel® Smart Response Technology, Intel® Rapid Start Technology and Intel® Smart Connect Technology****

Pelo que pesquisei eu tenho que usar PCIe e vou ter só metade do desempenho de um nvme pela limitadação da geração, porem ainda é bem mais rapido que os sata padrões, tem algum problema utilizar com capacidade reduzida, é de fato isso mesmo e por mais que vi que no dia a dia a diferença não seja tão grande assim me abre possibilidades de comprar um SSD com uma qualidade ainda melhor, com ram e durabilidade prolongada, correto?

Para agora, vou comprar só para o windows e muito em breve para jogos (ai sim vale o sata né?), pretendo pegar um de 240gb por windows, acredito que seja mais que o suficiente (estou usando 80gb atualmente).

Na verdade, você está certo em ambos. A capacidade de x2 é limitada a apenas metade de x4, eu sei que parece óbvio, mas deve ser dito para leigos no assunto. Também está certo quando diz que o x2 é mais rápido que o SATA, então não se preocupe com isso, porque nem todo mundo fica nem perto do que o x4 ou o x2 podem oferecer, quase ninguém precisa mover dados e usar esses recursos ao máximo.
Eu uso um x2 e a vantagem que encontrei é que eles são mais baratos que o x4, mas o sistema operacional me inicia muito rápido e com isso estou feliz.
 
Na verdade, você está certo em ambos. A capacidade de x2 é limitada a apenas metade de x4, eu sei que parece óbvio, mas deve ser dito para leigos no assunto. Também está certo quando diz que o x2 é mais rápido que o SATA, então não se preocupe com isso, porque nem todo mundo fica nem perto do que o x4 ou o x2 podem oferecer, quase ninguém precisa mover dados e usar esses recursos ao máximo.
Eu uso um x2 e a vantagem que encontrei é que eles são mais baratos que o x4, mas o sistema operacional me inicia muito rápido e com isso estou feliz.
Andei pesquisando ainda todo esse tempo e ainda confesso que tenho duvidas, eu só vi nvme gen3 x4, até ai ok, a questão é, vale a pena pegar esses gen3 e ficar capado mesmo?

Um que achei legal foi os da corsair só que não é compatível com o meu chipset H97, só que em todos os outros não vi essa questão de compatibilidade, tenho medo de comprar e não funcionar.

Todos nvme tem memoria ram ou não tem nada a ver? O que vocês poderiam me indiciar de 240~250gb, seja nvme ou sata com dram? Pretendo gastar de 300 a no máximo 500 pois depois vou comprar os baratinho de 500gb ou 1tb para jogos e programas gerais.
 
Andei pesquisando ainda todo esse tempo e ainda confesso que tenho duvidas, eu só vi nvme gen3 x4, até ai ok, a questão é, vale a pena pegar esses gen3 e ficar capado mesmo?
Eu entendo muito bem não se preocupe, a geração PCIe 3 NVMe de x4 faixas são as que estão disponíveis em maior quantidade. Alguns fabricantes criaram alguns M.2 que são PCIe geração 3 NVMe de 2 pistas como a Intel por exemplo entre outros fabricantes:
https://ark.intel.com/content/www/b...uctType=35125&2_SSDInterface=PCIe NVMe 3.0 x2

Se você vai comprar um melhor, faça-o tendo em mente que você também vai comprar uma placa-mãe mais nova para poder tirar o máximo proveito dela. Com isso dito, não é necessário comprar nenhum NVMe, ninguém aproveita a capacidade de mover arquivos muito grandes e pesados rapidamente e todos os arquivos pequenos e seqüenciais como o sistema operacional se movem da mesma forma em um SSD SATA do que em um SSD NVMe. A menos que você seja um criador de conteúdo digital, você realmente não precisa desse formato.
Se você quiser também pode comprar um M.2 do tipo SATA, a verdade não notará a diferença exceto ao fazer a renderização de vídeo, como eu disse antes, se esse não for um trabalho diário um NVMe não é urgente.

Um que achei legal foi os da corsair só que não é compatível com o meu chipset H97, só que em todos os outros não vi essa questão de compatibilidade, tenho medo de comprar e não funcionar.
Onde você leu isso exatamente?

Todos nvme tem memoria ram ou não tem nada a ver? O que vocês poderiam me indiciar de 240~250gb, seja nvme ou sata com dram? Pretendo gastar de 300 a no máximo 500 pois depois vou comprar os baratinho de 500gb ou 1tb para jogos e programas gerais.
No início da era do SSD eles não trouxeram DRAM, mas com o tempo os fabricantes perceberam que era um erro e adicionaram DRAM e boom explodiu um novo mercado. Hoje existem drivers, controllers e métodos melhores através de software que permitem eliminar a DRAM de um SSD e, portanto, reduzir os custos, mas geralmente todos os SSDs incluindo o M.2 trazem sua própria DRAM. Minha sugestão é que, na medida do possível, evite SSDs sem DRAM.

Se você quiser ver um M.2 focado em jogos, preste atenção ao FireCuda, este é um PCIe Gen. 3 NVMe x4. Se seu orçamento for suficiente, mesmo que você nunca ocupe todas as faixas que esses SSDs oferecem, compre-o em vez de um SATA M.2:
 
Eu entendo muito bem não se preocupe, a geração PCIe 3 NVMe de x4 faixas são as que estão disponíveis em maior quantidade. Alguns fabricantes criaram alguns M.2 que são PCIe geração 3 NVMe de 2 pistas como a Intel por exemplo entre outros fabricantes:
https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/search/featurefilter.html?productType=35125&2_SSDInterface=PCIe NVMe 3.0 x2

Se você vai comprar um melhor, faça-o tendo em mente que você também vai comprar uma placa-mãe mais nova para poder tirar o máximo proveito dela. Com isso dito, não é necessário comprar nenhum NVMe, ninguém aproveita a capacidade de mover arquivos muito grandes e pesados rapidamente e todos os arquivos pequenos e seqüenciais como o sistema operacional se movem da mesma forma em um SSD SATA do que em um SSD NVMe. A menos que você seja um criador de conteúdo digital, você realmente não precisa desse formato.
Se você quiser também pode comprar um M.2 do tipo SATA, a verdade não notará a diferença exceto ao fazer a renderização de vídeo, como eu disse antes, se esse não for um trabalho diário um NVMe não é urgente.


Onde você leu isso exatamente?


No início da era do SSD eles não trouxeram DRAM, mas com o tempo os fabricantes perceberam que era um erro e adicionaram DRAM e boom explodiu um novo mercado. Hoje existem drivers, controllers e métodos melhores através de software que permitem eliminar a DRAM de um SSD e, portanto, reduzir os custos, mas geralmente todos os SSDs incluindo o M.2 trazem sua própria DRAM. Minha sugestão é que, na medida do possível, evite SSDs sem DRAM.

Se você quiser ver um M.2 focado em jogos, preste atenção ao FireCuda, este é um PCIe Gen. 3 NVMe x4. Se seu orçamento for suficiente, mesmo que você nunca ocupe todas as faixas que esses SSDs oferecem, compre-o em vez de um SATA M.2:
Valeu pela ajuda, acho que vou acabar pegando um NVMe mesmo pois a diferença de preço acho pequena e teria um SSD para um próximo upgrade sem dificuldades, mal não vai fazer haha.

Sobre a compatibilidade eu vi na loja que explode:

"Compatibilidade:
- Fator de forma: M.2 SSD
- Plataformas Suportadas: Chipsets Intel® 100, 200, X99, X299, Plataforma AMD Socket AM4 "

Foi nisso que fiquei na duvida, sera que os outros tem e não falam sobre? Meu PC querendo ou não já esta velhinho.

E a ultima questão sobre DRAM é: Como raios sei se tem ou não, é uma coisa que fabricante não fala e até alguns reviews que pesquisei não encontrei essa informação, de forma geral os NVMe com 5 anos de garantia irão ter? Pois esse vai ser meu corte minimo, NVMe e 5 anos de garantia com 100 TBW.

E sobre meu uso, bom eu sou de criação, sou designer gráfico e trabalho também com 3D então renderizo consideravelmente e 3D usa a memoria interna do PC para cache de algumas coisas, mas até ai ainda posso manter no HD, não é um problema mas photoshop/illustrator vai ficar no principal, o que vai ser bem usado é a parte de cache do photoshop e vou salvar por diversas vezes um mesmo arquivo.

Mas acredito que não seja um problema. Eu tenho um S51 Style Pen da Samsung e ele vem com um Lite-On CV1, M2/SATA3, com 520 de leitura e 360 de gravação e atende bem, a vantagem dele apesar de ser simples é ser MLC.
 
Pessoal, decidi comprar um SSD esse fim de ano, mas me deparei com a questão da dram ... Alguém de bom coração (kkk) poderia explicar com números, o porque de escolher um SSD com dram ? Pergunto isso porque tipo, os principais fatores que citam do porque escolher um SSD com dram, são meio levados a extremos ... EX: ''um SSD com dram tem vida útil maior'' realmente tem, mas um SSD sem dram do mais baratinho no mercado, tipo o A400 kingston de 240 GB, tem uma vida últil de mais de 1 milhão de horas. Pra se ter uma ideia, 1 ano tem 8.760 horas, então se for por horas, mesmo esse SSD baratinho vai durar absurdamente. Em questão de TBW, esse mesmo A400 tem uma vida útil de escrita de 80 TB. Se vc conseguir escrever 10 TB por ano, no mínimo esse SSD vai durar 8 anos, isso sem falar que por testes que já foram feitos, na prática, geralmente essas expectativas de vida dos SSDS ultrapassam e muito o estipulado pelo fabricante. ''Um ssd com dram é mais rápido'', tbm concordo, mas quantos % ele é mais rápido em relação a um SSD sem dram ? Outra questão tbm é que falam que SSD sem dram perde desempenho com o tempo, mas qual seria essa porcentagem de perca ? Me pergunto porque novamente é uma coisa que eu não vejo citarem números, pode ser algo insignificante que ngm notaria ... Já vi casos de perca de desempenho nos A400, mas que foram solucionados atualizando o firmware através do aplicativo da kingston ... Dúvidas cruéis :(
 
Valeu pela ajuda, acho que vou acabar pegando um NVMe mesmo pois a diferença de preço acho pequena e teria um SSD para um próximo upgrade sem dificuldades, mal não vai fazer haha.

Sobre a compatibilidade eu vi na loja que explode:

"Compatibilidade:
- Fator de forma: M.2 SSD
- Plataformas Suportadas: Chipsets Intel® 100, 200, X99, X299, Plataforma AMD Socket AM4 "

Foi nisso que fiquei na duvida, sera que os outros tem e não falam sobre? Meu PC querendo ou não já esta velhinho.

E a ultima questão sobre DRAM é: Como raios sei se tem ou não, é uma coisa que fabricante não fala e até alguns reviews que pesquisei não encontrei essa informação, de forma geral os NVMe com 5 anos de garantia irão ter? Pois esse vai ser meu corte minimo, NVMe e 5 anos de garantia com 100 TBW.

E sobre meu uso, bom eu sou de criação, sou designer gráfico e trabalho também com 3D então renderizo consideravelmente e 3D usa a memoria interna do PC para cache de algumas coisas, mas até ai ainda posso manter no HD, não é um problema mas photoshop/illustrator vai ficar no principal, o que vai ser bem usado é a parte de cache do photoshop e vou salvar por diversas vezes um mesmo arquivo.

Mas acredito que não seja um problema. Eu tenho um S51 Style Pen da Samsung e ele vem com um Lite-On CV1, M2/SATA3, com 520 de leitura e 360 de gravação e atende bem, a vantagem dele apesar de ser simples é ser MLC.
Entendi! Bem, a verdade é que, se um SSD oferecer 5 anos de garantia, provavelmente será bom, porque nenhum fabricante arriscará dar tanto se não souberem que o SSD vai durar, aqueles que não trazem DRAM nunca oferecem 5 anos de garantia. No que diz respeito à compatibilidade, quase nunca ouvi falar algo assim, qual é o modelo exato para ler um pouco mais sobre o assunto?
 
Pessoal, o que me dizem do Crucial P1 SSD M.2 500GB 3D NAND NVMe PCIe (CT500P1SSD8), 500gb por 382 bolsos?

- Leitura 1900 MB/s

- Gravação: 950 MB/s

Só tenho dúvida se é compatível com minha mobo!
 
Alguém aqui já teve experiência com RMA Sandisk? estou pensando seriamente em ativar o rma do meu sandisk plus, a velocidade de escrita está ridícula..
 
Pessoal, aqueles adaptadores de SSD NVME para PCI-EX, tipo VGA, diminuem a performance do SSD?
 
Acho que vou comprar um Adata XPG S11 Pro, ai já levo ele para futuros upgrades, esta 279 na loja que explode, acho que esta valendo a pena, não faz sentido economizar meros 80~100 reais em um SSD para acabar pegando um bem inferior para longo prazo. A duvida é só se a garantia é os 5 anos no Brasil mesmo e se não tem BO...
 
Pessoal, o que me dizem do Crucial P1 SSD M.2 500GB 3D NAND NVMe PCIe (CT500P1SSD8), 500gb por 382 bolsos?

- Leitura 1900 MB/s

- Gravação: 950 MB/s

Só tenho dúvida se é compatível com minha mobo!
Contanto que o MOBO diga que possui uma porta M 2 PCIe x4, você não terá problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ta valendo a pena?

Pelas especificações parece bom, mas quase com o mesmo dinheiro pode importar e quase com o dobro da capacidade.
Amazon.com: CORSAIR FORCE Series MP510 960GB NVMe PCIe Gen3 x4 M.2 SSD Solid State Storage, Up to 3,480MB/s: Computers & Accessories
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

NVME para PCI-EX
Depende do slot que você usa e do tipo de adaptador, geralmente o M2 são de x4 ou x2 faixas, se você usar um adaptador e colocá-lo em um slot x8 ou x16 não terá problemas, mas se o conecta em um slot PCIe x1 se o desempenho vai ser bastante reduzido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que vou comprar um Adata XPG S11 Pro, ai já levo ele para futuros upgrades, esta 279 na loja que explode, acho que esta valendo a pena, não faz sentido economizar meros 80~100 reais em um SSD para acabar pegando um bem inferior para longo prazo. A duvida é só se a garantia é os 5 anos no Brasil mesmo e se não tem BO...
Aqui está uma lista de SSDs com garantia de 5 anos no Brasil:
 
Última edição:
Acabei comprando ele mesmo, todo mundo fala bem e tem um preço bom.

Talvez eu já pegue até um WD Blue de 500gb ou espero um pouco e compro de 1 TB para jogos e programas...
 
Última edição:
Contanto que o MOBO diga que possui uma porta M 2 PCIe x4, você não terá problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pelas especificações parece bom, mas quase com o mesmo dinheiro pode importar e quase com o dobro da capacidade.
Amazon.com: CORSAIR FORCE Series MP510 960GB NVMe PCIe Gen3 x4 M.2 SSD Solid State Storage, Up to 3,480MB/s: Computers & Accessories
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Depende do slot que você usa e do tipo de adaptador, geralmente o M2 são de x4 ou x2 faixas, se você usar um adaptador e colocá-lo em um slot x8 ou x16 não terá problemas, mas se o conecta em um slot PCIe x1 se o desempenho vai ser bastante reduzido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Aqui está uma lista de SSDs com garantia de 5 anos no Brasil:

Precisa da nota fiscal para a adata prestar a garantia de 5 anos?
 
Galera vou no Paraguai comprar umas peças novas pro Pc daí na parte de armazenamento queria um SSD m2 de 1tb, pelos preços fiquei interessado 660p (481 reais) ou o mx500 (423 reais), também tem o mp510 (687 reais) mas com um valor consideravelmente maior.
Pro meu caso que e para games e edição de vídeo leve o Intel e uma boa pedida?
Obrigado
 
Galera, recomendam o Kingston A2000?


Estou pesquisando um SSD M2 para usar em um Lenovo Y530, achei esse Kingston um bom CxB entre velocidade e preço, é confiável esse modelo? Recomendam algum outro em faixa proxima de preço? Obrigado!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo