• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O papo é tomadas

Você aprova o padrão huebr atual?


  • Total de votos
    114
deveria contratar yurieu para testes de tomad

Hoje fui embalar minha máquina de lavar. Elas vem com esse espaço para guardar o cabo de energia, compatível com todas as regiões. A tomada do Lula é a única que não entra. Pensa na minha raiva

LG-Washer-Dryer-Combo-WD14130-FD6-Back-high.jpg


Untitled.png

A tomada é modular, de encaixe. Lógico q vai mexer, né!
Modular não significa ser frouxo e barulhento.
 
Última edição:
Um exemplo de tomada perfeita para o BR:

* cabe qualquer coisa que enfiar
* não precisa arrancar o pino
* Carrega o celular android sem pegar fogo
Electrical-Power-Multifunction-MF-5-Pin-Wall.jpg
 
Um exemplo de tomada perfeita para o BR:

* cabe qualquer coisa que enfiar
* não precisa arrancar o pino
* Carrega o celular android sem pegar fogo
Electrical-Power-Multifunction-MF-5-Pin-Wall.jpg
meu deus do céu, essa ai tu consegue ligar pino terra no fase e tomar um bom choque kkkkkkkk

as tomadas da inglaterra são bem seguras, elas só abrem se colocar o pino do terra! se não elas ficam fechadas!
 


Durrrrr minha tomada é Schneider electrics é firme não faz barulho
 


Durrrrr minha tomada é Schneider electrics é firme não faz barulho

Pelos vídeos que vi no seu canal você está utilizando tomadas de baixa qualidade(seja de marca famosa ou não)
Então é esperado que isso aconteça, como é de baixa qualidade até com o padrão antigo isto iria acontecer.

Sobre ser a "tomada mais segura do mundo" é pelo fato de que ela não deixa você encostar nos pinos do plugue, coisa que era bem fácil de acontecer no padrão antigo, então qualquer vacilo você tocaria no pino e levaria choque, e eu considero um ponto positivo sim.

Não concordo que seja a mais segura do mundo, seria a mais segura do mundo se fosse impossível você inserir um pedaço de ferro dentro do pino da tomada, mas aí não existe nenhuma tomada do mundo que impeça isso, até pq se fosse possível, não seria uma tomada.

eu mesmo quando tinha 9 anos fui ligar o ventilador na tomada e acabei encostado no pino fase do plugue, tomei um choque forte de 220V que fiquei com medo de tomadas por uns dias, se fosse no novo padrão, eu jamais teria tomado este choque.

Mas não discordo que esse "novo padrão" tenha sido criado apenas para enriquecer políticos, que o fator determinante não foi a segurança dos brasileiros disso eu não tenho dúvidas, mas é um fato que a tomada em COMPARAÇÃO a outra é bem mais segura.

Mas nas circunstâncias atuais, é uma situação irreversível, o jeito é aceitarmos esse novo padrão e nos adaptarmos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso tem cara de tomada de 20A, se for mesmo, óbvio que ficar folgado, pois o plugue é projetado para tomadas de 10A
Apesar de eu achar que esse não deveríamos ter essa diferença entre tomadas 20A/10A.

Tem equipamentos que vem com plugue de 20A mas não consomem mais de 5A.
Qual a lógica?

O melhor seria todas as tomadas serem 20A e os pluges que hoje são separados entre 10A e 20A, vierem no padrão 20A.
 
Última edição:
as minhas tomadas são firmes, nenhuma apresenta essa folga doida.
as da Schneider Miluz tanto pra encaixar quanto pra tirar o plug tem q fazer uma força a mais, pq parece q da uma agarrada por ser firme.



Durrrrr minha tomada é Schneider electrics é firme não faz barulho

uma q não é modular é essa fame

 
Pelos vídeos que vi no seu canal você está utilizando tomadas de baixa qualidade(seja de marca famosa ou não)
Então é esperado que isso aconteça, como é de baixa qualidade até com o padrão antigo isto iria acontecer.

Sobre ser a "tomada mais segura do mundo" é pelo fato de que ela não deixa você encostar nos pinos do plugue, coisa que era bem fácil de acontecer no padrão antigo, então qualquer vacilo você tocaria no pino e levaria choque, e eu considero um ponto positivo sim.

Não concordo que seja a mais segura do mundo, seria a mais segura do mundo se fosse impossível você inserir um pedaço de ferro dentro do pino da tomada, mas aí não existe nenhuma tomada do mundo que impeça isso, até pq se fosse possível, não seria uma tomada.

eu mesmo quando tinha 9 anos fui ligar o ventilador na tomada e acabei encostado no pino fase do plugue, tomei um choque forte de 220V que fiquei com medo de tomadas por uns dias, se fosse no novo padrão, eu jamais teria tomado este choque.

Mas não discordo que esse "novo padrão" tenha sido criado apenas para enriquecer políticos, que o fator determinante não foi a segurança dos brasileiros disso eu não tenho dúvidas, mas é um fato que a tomada em COMPARAÇÃO a outra é bem mais segura.

Mas nas circunstâncias atuais, é uma situação irreversível, o jeito é aceitarmos esse novo padrão e nos adaptarmos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Isso tem cara de tomada de 20A, se for mesmo, óbvio que ficar folgado, pois o plugue é projetado para tomadas de 10A
Apesar de eu achar que esse não deveríamos ter essa diferença entre tomadas 20A/10A.

Tem equipamentos que vem com plugue de 20A mas não consomem mais de 5A.
Qual a lógica?

O melhor seria todas as tomadas serem 20A e os pluges que hoje são separados entre 10A e 20A, vierem no padrão 20A.
Mania de vocês sempre dizerem que eu uso tomada de baixa qualidade...

TODAS AS TOMADAS NO BRASIL SÃO CERTIFICADAS.

Mas se você quer saber das marcas, aqui vai... Pezzi, Tramontina, Schneider, Siemens, que são as populares. Já enchi de fotos de tomadas quebradas, que sai o plástico do módulo e ficam as chapas expostas. Recentemente me mudei e quis trocar todas as tomadas para caber nos meus eletrodomésticos... comprei 10 tomadas Siemens IRIEL BRAVA!, TODAS QUEBRARAM, TODAS!!!

PHOTO-2020-03-12-09-18-26.jpg



Como resolvi? Comprei a marca PIAL, que apesar de ser 40 reais uma tomada fru fru gloss, não é esse padrão brinquedo 1.99 que vocês idolatram.

Espero convencer as pessoas de que este novo padrão de tomada é simplesmente o pior do planeta, pois além de ser usado unica e exclusivamente no Brasil, só possui fabricação nacional, ou seja, porcaria.
 
Mania de vocês sempre dizerem que eu uso tomada de baixa qualidade...
sim, usa!
mas o mau uso do user tb conta.
comprei 10 tomadas Siemens IRIEL BRAVA!, TODAS QUEBRARAM, TODAS!!!
minha cozinha tem delas e são bem firmes, nenhuma quebrou!
TODAS AS TOMADAS NO BRASIL SÃO CERTIFICADAS.
certificação hu3hu3BR.
umas poucas se importam com sua reputação e fabricam produtos acima da especificação MÍNIMA.
 
Desculpa cara, mas da forma que vejo no vídeo, está parecendo que você não sabendo puxar corretamente uma tomada, está parecendo que está tentando dar um haduken com um choryuken :bwahaha: .

Qualquer plug encaixado em outro não se puxa fazendo esse movimento frenético com o punho, até porque nenhuma tomada até padrão europeu vai durar muito tempo se fizer esse movimento de para lá e para cá e ainda mais com essa força toda.

A única coisa que se deve fazer é empurrar para frente para encaixar e depois puxar para trás quando for remover, a não ser que ela enganche dentro aí sim o cara vai ficar mexendo de um lado pro outro para ver se ela sai.

Se tiver alguma tomada super folgada aí, provavelmente a tomada da parede é de 20A e a tomada do aparelho é de 10A.

Outra coisa também sobre tomada, não é bom que a tomada fique muito firme na parede, pois isso pode evita da pessoa tropeçar caso esbarre no fio cruzado no chão, assim se a pessoa tropeçar no cabo e ela soltar sem muita resistência, o tropeço pode ser evitado.
Discordo do último comentário, eu particularmente considero que uma tomada tenha que ficar bem firme, pois ninguem projeta uma tomada imaginando alguem pisando no fio, pode se calcular alguem tocando no pino acidentalmente ou uma criança enfiando um pedaço de ferro no pino..
é como projetar uma escada e imaginar que alguem vai tropeçar a cair dela, é obvio que ninguem ia levar isso em conta
Mania de vocês sempre dizerem que eu uso tomada de baixa qualidade...

TODAS AS TOMADAS NO BRASIL SÃO CERTIFICADAS.

Mas se você quer saber das marcas, aqui vai... Pezzi, Tramontina, Schneider, Siemens, que são as populares. Já enchi de fotos de tomadas quebradas, que sai o plástico do módulo e ficam as chapas expostas. Recentemente me mudei e quis trocar todas as tomadas para caber nos meus eletrodomésticos... comprei 10 tomadas Siemens IRIEL BRAVA!, TODAS QUEBRARAM, TODAS!!!

Como resolvi? Comprei a marca PIAL, que apesar de ser 40 reais uma tomada fru fru gloss, não é esse padrão brinquedo 1.99 que vocês idolatram.

Espero convencer as pessoas de que este novo padrão de tomada é simplesmente o pior do planeta, pois além de ser usado unica e exclusivamente no Brasil, só possui fabricação nacional, ou seja, porcaria.
Você pode dizer que as tomadas são feitas com baixa qualidade, mas que o "padrão" ser o pior do planeta você está errado, oq tem a ver o padrão com a fabricação da tomada?

Temos a NBR5410, tu pede pro cara fazer uma instalação baseada nessas normas, aí quando tu chega em casa tem fio derretendo, tem disjuntor disparando, tu vai culpar quem?
o eletricista que fez um serviço mal feito ou o governo federal por ter a pior norma do planeta?

Aliás, na minha casa eu tenho apenas 2 tomadas no novo padrão e posso te garantir que o plugue está firme e e mesmo fazendo isso que você faz no vídeo a tomada se mostra intacta, qualquer dia eu gravo uns gifs pra você ver.
 
mas que o "padrão" ser o pior do planeta você está errado, oq tem a ver o padrão com a fabricação da tomada?
Tem a ver porque eu não posso comprar uma tomada importada neste padrão, afinal nenhuma empresa de renome se interessa nessa porcaria, é só US, EU, UK, AU.
 
Quando é que vão começar a ser vendidas novamente as tomadas universais dos anos 90? Não vejo a hr de jogar todos o adaptadores numa caixa.
 
Quando é que vão começar a ser vendidas novamente as tomadas universais dos anos 90? Não vejo a hr de jogar todos o adaptadores numa caixa.
O bolsonaro iria suspender a obrigatoriedade da tomada do Lula.

O correto seria conviver todas as tomadas.
 
Eu não sou entendedor de tomadas, não faço ideia de qual seja o melhor padrão do mundo fucking pica global, mas como usuário comum, entre a antiga e a nova, a nova é muito melhor, vcs só podem ser loucos de preferir aquele padrão antigo que os pinos ficam a mostra pra tu tomar choque e a trava interna afrouxa só de vc olhar pra tomada.

Já instalei 500 milhões de unidades dessa da Fame mais barata que tem (acho R$ 3,99 nas Leroy da vida) e até hj não teve uma pra me dar dor de cabeça. É nítido que não é o melhor produto do mundo mas é notavelmente melhor q as antigas.

Pra arregaçar essas tomadas do jeito que tem umas fotos aqui tem que ser muito mão de ferro. A única queixa que eu tenho em 100% delas é esse espelho do módulo, pra tirar ele em 10 tentativas 9 vc vai trincar o espelho ou quebrar a trava, vagabundo demais, mas tb por R$ 3,99 no jogo completo, não é de se imaginar um resultado muito diferente disso.
 
Eu não sou entendedor de tomadas, não faço ideia de qual seja o melhor padrão do mundo fucking pica global, mas como usuário comum, entre a antiga e a nova, a nova é muito melhor, vcs só podem ser loucos de preferir aquele padrão antigo que os pinos ficam a mostra pra tu tomar choque e a trava interna afrouxa só de vc olhar pra tomada.

Já instalei 500 milhões de unidades dessa da Fame mais barata que tem (acho R$ 3,99 nas Leroy da vida) e até hj não teve uma pra me dar dor de cabeça. É nítido que não é o melhor produto do mundo mas é notavelmente melhor q as antigas.

Pra arregaçar essas tomadas do jeito que tem umas fotos aqui tem que ser muito mão de ferro. A única queixa que eu tenho em 100% delas é esse espelho do módulo, pra tirar ele em 10 tentativas 9 vc vai trincar o espelho ou quebrar a trava, vagabundo demais, mas tb por R$ 3,99 no jogo completo, não é de se imaginar um resultado muito diferente disso.
Sempre assim, a culpa é do usuário, nunca da porcaria do produto nacional.

Para você ter uma ideia, a tomada que está aguentando aqui é a Legrand, 40 reais o conjunto completo. O plug fica mole mas é inerente ao padrão brasileiro, porém elas tem um grau acima na qualidade construtiva, não é padrão internacional, mas é melhor que esses brinquedinhos à venda.
 
Sempre assim, a culpa é do usuário, nunca da porcaria do produto nacional.

É nítido que não é o melhor produto do mundo


Bom, como ressaltado acima, em nenhum momento eu falo que o produto é bom. Aliás tenho que concordar com vc, as vezes parece que absolutamente nada que seja de origem nacional é bom, até a Pringles ficou uma porcaria quando virou produção nacional, parece que nada escapa.

Mas a minha opinião não é com base em 2 tomadas que eu instalei no meu quarto aleatoriamente, mas sim numa quantidade considerável, só dessa Fame vagabunda eu já instalei umas 150 no mínimo, várias delas em lugares que as pessoas usam e abusam sem tomar o menor cuidado no manuseio, como refeitórios, biblioteca de universidade, bancada de salão de beleza, etc.

Se fosse uma ou outra, teria que concordar que defender a tomada poderia ser a clássica do "fumo há 40 anos e nunca tive câncer", porém dada a quantidade, considero que já é um número razoável de se observar um padrão de funcionamento.
 
Bom, como ressaltado acima, em nenhum momento eu falo que o produto é bom. Aliás tenho que concordar com vc, as vezes parece que absolutamente nada que seja de origem nacional é bom, até a Pringles ficou uma porcaria quando virou produção nacional, parece que nada escapa.

Mas a minha opinião não é com base em 2 tomadas que eu instalei no meu quarto aleatoriamente, mas sim numa quantidade considerável, só dessa Fame vagabunda eu já instalei umas 150 no mínimo, várias delas em lugares que as pessoas usam e abusam sem tomar o menor cuidado no manuseio, como refeitórios, biblioteca de universidade, bancada de salão de beleza, etc.

Se fosse uma ou outra, teria que concordar que defender a tomada poderia ser a clássica do "fumo há 40 anos e nunca tive câncer", porém dada a quantidade, considero que já é um número razoável de se observar um padrão de funcionamento.
Suponho que para atestar a qualidade da tomada, deveria retroativamente verificar todas as tomadas instaladas após 12 meses.

Porém o projeto tem falhas mortais, como a divisão entre dois padrões, o de 4mm e o de 4.8mm, que não existem em nenhuma nação do planeta terra, e o formato redondo que deixa tudo molenga.
 
Assim, o que eu gosto no padrão atual de tomadas é que pelos pinos não ficarem expostos, choque virou coisa do passado, ao contrário do padrão NEMA anterior. E eu acho que os pinos ficam firmes sim, mesmo em tomadas baratas da Fame ou Romazzi. A diferença parece estar nos pinos em si, isto é, alguns plugues tem pinos levemente mais grossos que ficam mais firmes na tomada.

Agora tenho que concordar que realmente é uma falha do novo padrão esse lance das duas bitolas diferentes, já que fiação doméstica padrão de 2,5mm² aguenta tranquilamente corrente de 20A. Era só projetar uma única tomada de 20A e um único pino de 20A. A diferença no custo de um pedaço de cobre de 4mm de diâmetro pra outro de 4,8mm é irrisória.
 
Última edição:
Assim, o que eu gosto no padrão atual de tomadas é que pelos pinos não ficarem expostos, choque virou coisa do passado, ao contrário do padrão NEMA anterior. E eu acho que os pinos ficam firmes sim, mesmo em tomadas baratas da Fame ou Romazzi. A diferença parece estar nos pinos em si, isto é, alguns plugues tem pinos levemente mais grossos que ficam mais firmes na tomada.

Agora tenho que concordar que realmente é uma falha do novo padrão esse lance das duas bitolas diferentes, já que fiação doméstica padrão de 2,5mm² aguenta tranquilamente corrente de 20A. Era só projetar uma única tomada de 20A e um único pino de 20A. A diferença no custo de um pedaço de cobre de 4mm de diâmetro pra outro de 4,8mm é irrisória.

Também me pergunto a mesma coisa sobre essa coisa de 10A/20A. Em relação a distância entre pinos, não sei no que mais interfere fora na firmeza da conexão (pinos mais afastados obviamente dão uma sustentação maior contra qualquer balanço), mas trouxe a vantagem de poder instalar 3 tomadas numa simples caixinha 4x2. E o fato de o conector ter um recuo auxilia bastante na falta de sustentação que a curta distância entre pinos pode trazer.

Tomada não é pra ficar balançando, ela deve ser construída para resistir a algum balanço eventual que ocorra no dia a dia, mas ela é feita para vc espetar e ficar quieto lá. Nunca vi ninguém testar trilho de quadro de distribuição balançando o disjuntor nele, não entendo pq acham que devem testar tomadas assim.
 
Agora pouco substituí uma tomada do modelo antigo que estava "folgada" assim como os gifs e vídeos que postaram acima(em crítica ao novo padrão atual), e instalei uma tomada do novo padrão, usei ela na antiga casa e deixei guardada na gaveta, o plugue está bem firme e tenho que colocar até força pra tirar da tomada.

Acho que esses problemas com a tomada do novo padrão vai de fabricante, as vezes você coloca uma FAME ou PIAL e fica com o plugue folgado a ao colocar de um fabricante totalmente desconhecido e tomada ficar perfeita.

no meu caso, até hoje não tive problemas com tomadas do novo padrão.
 
Também me pergunto a mesma coisa sobre essa coisa de 10A/20A. Em relação a distância entre pinos, não sei no que mais interfere fora na firmeza da conexão (pinos mais afastados obviamente dão uma sustentação maior contra qualquer balanço), mas trouxe a vantagem de poder instalar 3 tomadas numa simples caixinha 4x2. E o fato de o conector ter um recuo auxilia bastante na falta de sustentação que a curta distância entre pinos pode trazer.

Tomada não é pra ficar balançando, ela deve ser construída para resistir a algum balanço eventual que ocorra no dia a dia, mas ela é feita para vc espetar e ficar quieto lá. Nunca vi ninguém testar trilho de quadro de distribuição balançando o disjuntor nele, não entendo pq acham que devem testar tomadas assim.

O Inmetro deturpou o projeto da tomada universal e inventou esta gambiarra, a tomada brasileira não serve no plugue suíço ou africano que possuem o mesmo padrão, porém NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS nesses países.

Teoricamente, o consumo padrão dos eletrodomésticos vai até cerca de 16A 230V na Europa, acima disso, 30, 40 ampere é ligação na rede e disjuntor.

Era só o Lula ter colocado o padrão idêntico ao original, mas vocês sabem como são os camaradas do proletariado.
Agora pouco substituí uma tomada do modelo antigo que estava "folgada" assim como os gifs e vídeos que postaram acima(em crítica ao novo padrão atual), e instalei uma tomada do novo padrão, usei ela na antiga casa e deixei guardada na gaveta, o plugue está bem firme e tenho que colocar até força pra tirar da tomada.

Acho que esses problemas com a tomada do novo padrão vai de fabricante, as vezes você coloca uma FAME ou PIAL e fica com o plugue folgado a ao colocar de um fabricante totalmente desconhecido e tomada ficar perfeita.

no meu caso, até hoje não tive problemas com tomadas do novo padrão.
O plugue é duro de sair, mas deixa o plugue molenga ao mexer. São dois problemas. Plugues muito presos colocam risco, ele deve ser firme porém a desconexão suave e sem fazer barulho.

E nenhuma tomada deve com o passar do tempo tornar-se folgada, conheço gente que acha normal abrir a tomada de vez em quando para apertar as chapas, puro Brasil isso
 
Análise: Tomada Siemens

Mais uma tomada passou pelo teste Yurieu de qualidade.

De início, logo ao sair do saquinho de 2 centavos, os encaixes já vêm flácidos, como se fosse possível remover a capa frontal do módulo, sem desencaixar dos suporte de parede.

Tentei deixar essa tomada, mas o fato de ela não ser bem fixa no suporte, fez eu descartá-la. Vejam como é fácil desmanchar esse pedaço de lixo com as mãos:

IMG-2633.jpg


Recomendação(que uso aqui):

Tomada Pial Plus, Pial Zeffia, Pial Nereya. É o modelo que mais deu certo para a pior tomada do planeta Terra.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo