[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Idéia interessante...

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite, tenho uma dúvida.
O ryzen 1600 tem um clock base de 3.2ghz e em games ele sobe automaticamente para 3.4ghz.
Existe uma maneira de aumentar o boost dele ? Ou seja, quando eu entrar em um game ele subir para uma frequência que eu indiquei(OC).

Se eu entendi a sua pergunta, é só você por a frequência e a voltagem fixa na bios, tipo 4.0ghz a 1.35v por exemplo.
 
Última edição:
Idéia interessante...

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Se eu entendi a sua pergunta, é só você por a frequência e a voltagem fixa na bios, tipo 4.0ghz a 1.35v por exemplo.
Isso eu faço aqui já, mas gostaria de deixar o clock base em 3.2ghz e 4.0ghz apenas quando entrar nos jogos.
 
Isso eu faço aqui já, mas gostaria de deixar o clock base em 3.2ghz e 4.0ghz apenas quando entrar nos jogos.

No Ryzen não dá. No máximo com Cool&Quiet ativado, pra cair a frequência em estado ocioso. Existe um programa chamado ZenStates que teoricamente daria de fazer isso, eu tentei aqui no meu mas não funcionou corretamente...
 
"gg" é uma expressão que, no contexto acima, significa que basta desativar o PBO e não se preocupar mais.

Certo, nesse caso então vá de 3600 que vc estará melhor servido por mais tempo que os demais citados.


GG = Good Game

Ahh entendi hahaha, valeu !


Aqui está a mesma coisa de antes. Minhas memorias são de 3000 e continuam segurando over de 3400.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas fica em 1.4v sempre ou tem picos? Aqui ficava sempre na casa dos 1.3, 1.4v em idle e chegava perto do 1.5v em load. Com PBO desativado eu fico agora entre 1.0 e 1.2v em idle, 1.2 e 1.4 em load. Sim, PBO é precision boost overdrive.

Talvez não seja a mesma coisa com todos os processadores ou poder algo na placa mãe, enfim. Estou usando um Ryzen 7 3700X.

Agora que atualizei a bios tem alguns picos apenas ficando próximo de 1.0V em idle, valeu !
 
Galera da tuf x570.. Atualizei a bios pra 2603 (saiu dia 07/08) e minhas memórias começaram a ficar instáveis em 3600 cl14. Tentei voltar pra versão 1407 e o ez flash na bios não ta permitindo.. Depois que atualiza não é possível voltar pra uma agesa anterior?
Até onde sei, a ASUS TUF X570 não permite downgrade simplesmente utilizando os arquivos da versão anterior, infelizmente.
 
Galera, to com uma dúvida, to querendo um pc pra stream, e to querendo pegar o ryzen 5 3600, será que consigo segurar stream de boa com ele? A grana não tá dando pra pegar o Ryzen 7 3700x. Queria fazer live de uns jogos competitivos como csgo, valorant, warzone, enventualmente algum jogo mais pesado.
 
Galera, to com uma dúvida, to querendo um pc pra stream, e to querendo pegar o ryzen 5 3600, será que consigo segurar stream de boa com ele? A grana não tá dando pra pegar o Ryzen 7 3700x. Queria fazer live de uns jogos competitivos como csgo, valorant, warzone, enventualmente algum jogo mais pesado.

Consegue, ainda mais que a maior parte do trabalho vai ficar com a GPU.
 
Consegue, ainda mais que a maior parte do trabalho vai ficar com a GPU.
Mas nesse caso eu estaria transmitindo pela gpu? To com receio de não aguentar streamar jogos mais pesados, por exemplo um the last of us 2, assassins creed
 
Alguém saberia dizer se as APUs Ryzen 4000G (Renoir) são/serão compatíveis com as B450/X470? Sei que as CPUs Ryzen 4000 (Vermeer) serão, mas não consigo encontrar nada a respeito das APUs. Estava pensando em pegar uma B450 ITX e usar com uma APU Ryzen 7 4700G ou 4750G mas não sei serão compatíveis.
 
Alguém saberia dizer se as APUs Ryzen 4000G (Renoir) são/serão compatíveis com as B450/X470? Sei que as CPUs Ryzen 4000 (Vermeer) serão, mas não consigo encontrar nada a respeito das APUs. Estava pensando em pegar uma B450 ITX e usar com uma APU Ryzen 7 4700G ou 4750G mas não sei serão compatíveis.
São sim , porem esses cpus não tem previsão em serem lançados ao varejo , hoje apenas integradores tem acesso.
 
Geralmente o pessoal faz live stream pela GPU, principalmente usando o NVENC da Nvidia.
to pensando em pegar rtx 2060 e o Ryzen 5 3600, se encontrar na faixa dos 2500 pego a 2060 super. Essa semana tava na pichau, mas ainda não to com a grana. Fica uma boa config?
 
to pensando em pegar rtx 2060 e o Ryzen 5 3600, se encontrar na faixa dos 2500 pego a 2060 super. Essa semana tava na pichau, mas ainda não to com a grana. Fica uma boa config?

Fica sim uma config bem balanceada e se possível pegue também 2x8GB, um dual channel ajuda bastante nos games.
 
Galera,acreditam que os valores das b450m irão sofrer queda com a chegada dos ryzen 4000 ou irão se manter com a alta do dolar e procura?
 
Galera,voces tem aquela tabela que mandam aqui de vez em quando com os cpus zen+ (3600x,3700x etc) comparando funcionamento em diversas mobos?

Acredito que seja essa tabela:



Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

Ou essa:

2iwdy5wrrly31.png
 
Fala galera!

To com a seguinte dúvida:

Possuo o PC da configuração, Ryzen 5 3600 + B450 Tomahaw+ RX 5700 XT e um SSD M.2 Pci-e Gen3 Nvme x4 da Sabrent de 512GB como armazenamento primário.

O slot PCi-e Graphics & o slot M.2 Pci-e de minha placa mãe primários são conectados direto ao meu CPU de acordo com a arquitetura 3rd Generation do Ryzen, correto?

O restante , USB's, SATAS e demais Lanes Pci-e fica direto para o Chipset (no caso B450) , correto?

A minha dúvida é a seguinte:

Se eu comprar um adaptador Pci-e para M.2 e conectar no meu segundo slot Pci-e para utilizar um segundo M.2 Gen3 Pci-e x4, poderia ter algum gargalo no chipset e no gerenciamento? Se eu tiver gargalo, esse gargalo seria "distribuído" entre meus dispositivos (SSD's SATAs, USB's, M.2 Secundário), ou seria apenas no slot secundário Pci-e onde estaria o adaptador para o M.2, devido a quantidade de Lanes Pci-e e também já estar utilizando portas SATAS na placa mãe, estar utilizando uma boa quantidade de USB's também.

Outra dúvida, seria se o barramento PCI-e no caso eu conectando esse SSD M.2 secundário no meu Slot Pci-e, ficaria em 8x / 8x como se estivesse utilizando duas GPU's, mesmo o SSD sendo apenas x4 Pci-e 3.0

Já parei para dar uma pensada sobre, mas ainda não consegui chegar a uma conclusão no que de fato aconteceria.

Agradeço a atenção.
 
Última edição:
Galera, sei que esse assunto já é bem batido, mas nao consegui encontrar nada a respeito e nao queria fazer nada antes de buscar opnioes.

A temperatura do meu Ryzen 5 3600 tá oscilando demais, sempre para mais. Nos jogos chega a bater picos de 81 graus, enquanto a placa de video fica mais estável.

Pode ser bios? Pois estou usando a versao 1820 da ASUS TUF (B450). A rotacao do cooler da CPU tá em torno de 1500RPM, acredito que esteja ok.

OBS: uso um gamemaxxx deepcool que a maioria daqui recomenda.
 
Galera, sei que esse assunto já é bem batido, mas nao consegui encontrar nada a respeito e nao queria fazer nada antes de buscar opnioes.

A temperatura do meu Ryzen 5 3600 tá oscilando demais, sempre para mais. Nos jogos chega a bater picos de 81 graus, enquanto a placa de video fica mais estável.

Pode ser bios? Pois estou usando a versao 1820 da ASUS TUF (B450). A rotacao do cooler da CPU tá em torno de 1500RPM, acredito que esteja ok.

OBS: uso um gamemaxxx deepcool que a maioria daqui recomenda.

Culpa do PBO, usa o processador em stock?

PBO fica oscilando demais clock/vcore.

em stock batia 67 em stress no CPUZ, depois que overclockei pra 4.1 e abaixei o vcore pra 1.1v fixo, desceu pra 51 graus
 
Culpa do PBO, usa o processador em stock?

PBO fica oscilando demais clock/vcore.

em stock batia 67 em stress no CPUZ, depois que overclockei pra 4.1 e abaixei o vcore pra 1.1v fixo, desceu pra 51 graus

Entao...tentei desativar o PBO pela BIOS e nao funcionou... Da pra fazer isso pelo Ryzen Master?

Baixei o Ryzen master e defini por lá. Tava surreal e muito louca as temps aqui. Como os games que jogo n exigem tanto assim da CPU, deixei em 3.6ghz com a voltagem em 1.175. Nem vou mexer nisso, vou deixar como tá hahaha. Fico imagina se eu fizer isso na minha GPU, se a temp n cai tbm...
 
Última edição:
Galera, sei que esse assunto já é bem batido, mas nao consegui encontrar nada a respeito e nao queria fazer nada antes de buscar opnioes.

A temperatura do meu Ryzen 5 3600 tá oscilando demais, sempre para mais. Nos jogos chega a bater picos de 81 graus, enquanto a placa de video fica mais estável.

Pode ser bios? Pois estou usando a versao 1820 da ASUS TUF (B450). A rotacao do cooler da CPU tá em torno de 1500RPM, acredito que esteja ok.

OBS: uso um gamemaxxx deepcool que a maioria daqui recomenda.

Os Ryzen 3000 com vcore em AUTO e com PBO ele joga até 1.5v no single thread ou carga baixa para empurrar clocks mais altos possíveis, já em multi-thread ele trabalha com vcores mais, porém gera essa bagunça de temperatura e etc..

3800x aqui, com PBO +200mhz da pico de 4.55ghz em single-thread e baixa demanda porém em teste de stress passa de 127w de TDP e de 80º de temperatura...
no CPU-Z que uso como parâmetro faz 534pts single e 5600 multi
já com OC de 4.3ghz 1.30v LLC4 (meu exemplar é péssimo para overclock) 521 single e 5800 em multi só que 108w de TDP e 70º e mais FPS em todos os benchmark de jogos, principalmente os que usa mais CPU

off tópico
já até pensei em pegar um XT para 4.5ghz fixo mas essa altura do campeonato ryzen 4000 batendo na porta melhor me contentar com este processador mesmo... mas como queria trocar memória e CPU para 4.5ghz ou mais e memória 3733 ou mais...
 
Última edição:
Galera, sei que esse assunto já é bem batido, mas nao consegui encontrar nada a respeito e nao queria fazer nada antes de buscar opnioes.

A temperatura do meu Ryzen 5 3600 tá oscilando demais, sempre para mais. Nos jogos chega a bater picos de 81 graus, enquanto a placa de video fica mais estável.

Pode ser bios? Pois estou usando a versao 1820 da ASUS TUF (B450). A rotacao do cooler da CPU tá em torno de 1500RPM, acredito que esteja ok.

OBS: uso um gamemaxxx deepcool que a maioria daqui recomenda.

Isso é um comportamento normal/padrão dos Ryzen. É o chamado Turbo Boost, função que tem por intuito entregar o maior desempenho possível, mesmo em tarefas simples como navegar na Internet, por isso o clock do processador fica variando bastante, vai ao máximo e depois reduz em seguida, o que faz com que a voltagem, a rotação do cooler e a temperatura tenham alguns picos em questão de segundos. Com isso, o cooler do CPU fica acelerando e desacelerando o tempo todo para acompanhar as variações drásticas de temperatura, gerando um ruído um pouco incômodo.

Aqui, a solução mais simples que encontrei para evitar essas variações drásticas de temperatura foi desativar o Turbo Boost dele (função Core Performance Boost na BIOS da Steel Legend (Advanced -> AMD CBS -> CPU Common Options)).

Feito isso, como o meu aqui é o Ryzen 5 3600x, ele passou a ficar o tempo todo no clock base (3,8 ghz) e as constantes variações de temperaturas e rotação do cooler reduziram em 95%. No seu caso, se fizesse isso ficaria em 3,6 ghz por ser o 5 3600.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo