[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 3XXX

  • Iniciador de Tópicos neo666
  • Data de Início
Galera, vi que saiu driver novo de video ontem. Se eu trocar de driver, perco a config do undervolt no msi ?
 
Sim. Dependendo da marca da GPU, a menos que vc compre diretamente com a fabricante, o pós-venda é feito somente com a loja na qual vc comprou o produto. Por isso esse adendo.
Vale mais a pena importar dependendo do caso
Por isso que comprei a GALAX. 36 meses de cobertura nacional diretamente com eles.
 
Bom, de qualquer forma eu sempre aciono a garantia com a marca e não com a loja (que no final das contas entra em contato com a fabricante do mesmo jeito).
O importante é ter a nota fiscal (e já tenho) e receber o produto.

Obs: calma rapaz, hoje vc tá nervosinho
soh um adendo sobre garantia marca/loja - algumas marcas somente dao garantia para placas compradas de canais oficiais. No caso de uma importadora que vende por conta dela a garantia deve ser dado pela loja.
MSI se nao me engano eh uma delas que tem essa clausula.
 
Bom, de qualquer forma eu sempre aciono a garantia com a marca e não com a loja (que no final das contas entra em contato com a fabricante do mesmo jeito).
O importante é ter a nota fiscal (e já tenho) e receber o produto.

Obs: calma rapaz, hoje vc tá nervosinho
Não to nervoso, só to deixando adendo pra comentários q tenho ctz q viriam.
 
soh um adendo sobre garantia marca/loja - algumas marcas somente dao garantia para placas compradas de canais oficiais. No caso de uma importadora que vende por conta dela a garantia deve ser dado pela loja.
MSI se nao me engano eh uma delas que tem essa clausula.
Sim, essa é uma coisa a ser considerada mesmo. Antes de comprar eu li toda a página da garantia BR e não encontrei nada a respeito, por isso comprei sem medo. Agora é só receber a placa (espero) :haha:
 
Galera, vi que saiu driver novo de video ontem. Se eu trocar de driver, perco a config do undervolt no msi ?

Não. Se o perfil está salvo no MSI, não perde a configuração de undervolting/overclock quando atualiza os drivers.
 
Radeon Anti Lag ---> Nvidia Reflex
Super Resolution ---> DSR

Estou sem a placa aqui, mas se lembro bem dá pra ativar tudo pelo painel mesmo. Inclusive se gosta de melhorar a qualidade de imagem, o Reshade tem uns recursos interessantes (mas só faça em jogos single player).

Acho que é o low latency mode, Reflex é só pra alguns games.

Achei o DSR aqui, engraçado como a interface do painel da Nvidia parou no tempo :haha:.
 
Boa noite amigos, acabei de pegar uma RTX 3070 e não uso uma VGA da Nvidia desde 2013, alguém pode dar uma luz em como ativar alguns recursos?

Qual seria a alternativa da Nvidia ao Radeon anti Lag e como ativar?

Tem alguma opção ao super resolution da AMD? Meu monitor é 2560x1080 e essa resolução é bem baixa para a 3070 em games mais antigos, com a Vega 64 eu consigo fazer supersampling pra 5120x2160, dá pra fazer o mesmo na 3070?

Vá no painel da Nvidia, e ativa uma config chamada DSR.
 
Vídeo interessante:



Sei que é superficial, mas é útil.
 
Chegou minha pcyes RTX3800. Algumas considerações:
- O visual da caixa e da placa é bem meia boca. Acho que é a mais feinha de todas. Mas como deixo ela escondida, sem problemas.
- O led pode ser controlado pelo aplicativo thunder master. No meu caso, desliguei.
- Na configuração de fábrica, eu achei ela bem barulhenta. Tá certo que hoje o dia estava bem quente, mas em comparação com o resto do Brasil acho que está médio (uns 30-32 graus). Em jogos pesados o ventilador dispara e o barulho vai lá pra cima. Pra remediar isso, reconfigurei a curva dos fans pra GPU chegar a 78 graus (o padrão é ~72) e agora parece melhor. Se o problema continuar vou ajustar o power limit.
- O overclock da memória me surpreendeu. Coloquei +1000mhz e até agora estável.
- Consome muita energia. meu pc bateu quase 500w no pico
- Dá pra ganhar uma graninha minerando.
 
Aqui a minha EVGA RTX 3080 XC3 ULTRA GAMING tá tendo essa temperatura no cyberpunk 2077:

11.jpg


O que pode ser? Temperatura tá alta demais certo? O que pode ser?
 
Vídeo interessante:



Sei que é superficial, mas é útil.


Será que são reais esses vídeos? Eu passei a desconfiar depois que eu vi um perfil que só faz esses vídeos assim soltar de uma placa que ainda nem havia lançado (nem pre-samples), todo mundo metendo o pau.

Aí que caiu a ficha ao perceber:
- quantos inúmeros perfis desconhecidos e novos fazendo esse tipo de vídeo tem;
- quão trabalhoso é ficar mudando de setup a cada jogo;
- quão fácil é pegar esses números da internet e colocar um overlay de jogo por cima. Acabei concluindo que essa é uma maneira fácil de enganar e ganhar views.

A partir daí tô sempre procurando fontes confiáveis.

PS: não que o vídeo que você postou não seja confiável, eu não conheço. Apenas um adendo para essas centenas de vídeos que passaram a ter no youtube nesses estilo de uns tempos pra cá.
 
Primeiramente as placas:

- A GALAX SG tem um sistema de resfriamento razoável, porém apenas 1x8pin de alimentação
- A Gigabyte tem um cooler meh, porém 1x8pin + 1x6pin de alimentação

Ambas tem garantia de 3 anos com abrangência nacional.

No mais, acho ambas meio caras...tem GALAX normal saindo por 4400 + 60 de frete (no meu caso) na GK info. Que tem um cooler quase equivalente ao modelo SG, porém sem RGB, e 1x8 pin de alimentação. Pra placa de entrada acho um valor melhor.

Sobre o 1x8 pin:


RiftBladeMC

3 points·2 months ago

8 pin cables can carry a lot of power. They are officially rated for 150w but can usually do 350w+.
A lot of power supplies are what are known as multi rail power supplies. Multi rail power supplies essentially have multiple smaller power supplies inside of them.
If you have a power cable that can carry 350w, but it is connected to a rail that can only do 160w then you will be limited to 160w. Whereas if you have two power cables and they are connected to two different rails that are 160w each then you can pull 320w.
That's the biggest reason to have multiple 8 pins instead of a single 8 pin.
That is really only an issue with low end multi rail power supplies, if it has a single rail then having extra cables won't do much and if it is a high end multi rail power supply then a single rail can usually carry 300w+ of power.
 
Aqui a minha EVGA RTX 3080 XC3 ULTRA GAMING tá tendo essa temperatura no cyberpunk 2077:

11.jpg

caramba, 87°C... ela deve estar reduzindo o clock ein, talvez role um undervolt!
 
Será que são reais esses vídeos? Eu passei a desconfiar depois que eu vi um perfil que só faz esses vídeos assim soltar de uma placa que ainda nem havia lançado (nem pre-samples), todo mundo metendo o pau.

Aí que caiu a ficha ao perceber:
- quantos inúmeros perfis desconhecidos e novos fazendo esse tipo de vídeo tem;
- quão trabalhoso é ficar mudando de setup a cada jogo;
- quão fácil é pegar esses números da internet e colocar um overlay de jogo por cima. Acabei concluindo que essa é uma maneira fácil de enganar e ganhar views.

A partir daí tô sempre procurando fontes confiáveis.

PS: não que o vídeo que você postou não seja confiável, eu não conheço. Apenas um adendo para essas centenas de vídeos que passaram a ter no youtube nesses estilo de uns tempos pra cá.
Talvez não seja preciso, por isso que falei que é superficial (Metodologia de Teste), mas os ganhos entre processadores é mais ou menos nessa meta mesmo (Pelo menos os Ryzen).
Enfim, é uma referencia, mas não pode ser considerada sozinha.
 
Talvez não seja preciso, por isso que falei que é superficial (Metodologia de Teste), mas os ganhos entre processadores é mais ou menos nessa meta mesmo (Pelo menos os Ryzen).
Enfim, é uma referencia, mas não pode ser considerada sozinha.

Sim sim, é bem válida, a intenção não era criticar o vídeo em si.

Era só uma observação no fato na possibilidade da pessoa ter pegado os números de qualquer lugar e simulado um teste fake. E aí quando passa a simular algo fake, perde a credibilidade: pode ter chutado valores da cabeça tb como ninguém vai atrás de como foi feito mesmo, e provavelmente nem existiu um teste de fato real que gerou esses números. Olha a quantidade de "testes" que tem no canal dele e o tempo postado entre cada "teste". É humanamente impossível ele ter feito tudo aquilo.

A partir daí só tô considerando testes que descrevem bem a metodologia usada...

Esses dois links são bem confiáveis quanto a esse assunto de CPU scaling:



1 - 3080:

Uqr5v4KLCp69twSmfuF78i-970-80.png.webp


mjH64YYWhFEoMuQivCurKf-970-80.png.webp


5fAK6z2suUNXHuuPqEuxm7-970-80.png.webp





2 - Cyberpunk com a 3090:

7M7qn9U9K3nXn7qJYnQMsL-970-80.png


CFCauEBbBbKLsLYkXgAfNM-970-80.png


BCpJQepqNk6TM4kVErR7tM-970-80.png


 
Última edição:
caramba, 87°C... ela deve estar reduzindo o clock ein, talvez role um undervolt!

Reduzindo o clock? como assim? E fazer um undervolt não é perigoso? O ar condicionado aqui tá ligado também, mas nem assim ajuda.
 
Aqui a minha EVGA RTX 3080 XC3 ULTRA GAMING tá tendo essa temperatura no cyberpunk 2077:

11.jpg


O que pode ser? Temperatura tá alta demais certo? O que pode ser?
Bem quente, porém o CP2077 aquece o meu PC em 10 graus, por exemplo a minha 3080 trabalha a 69/70 graus, no CP 2077 ela bateu 80 graus.
 
Reduzindo o clock? como assim? E fazer um undervolt não é perigoso? O ar condicionado aqui tá ligado também, mas nem assim ajuda.

Sim, quando chega uma determinada temperatura a placa automaticamente reduz seu clock para proteger ela de superaquecimento, diminuindo o desempenho nos jogos. Isso chame-se thermal throttling caso queira pesquisar.

Por mais bizarro que pareça, reduzindo a curva de tensão dela (ao contrário de antigamente que aumentávamos) faz ela rodar mais fria, e assim ela consegue subir mais os clocks, aumentando o desempenho nos jogos. É tipo um overclock so que ao contrário do que se fazia antes, kkk.
 
Aqui a minha EVGA RTX 3080 XC3 ULTRA GAMING tá tendo essa temperatura no cyberpunk 2077:

11.jpg


O que pode ser? Temperatura tá alta demais certo? O que pode ser?

Undervolt é o contrário de overclock.... não tem perigo.
Aconselho uns 80% do PowerLimit e essa temperatura vai cair pra 70graus ou menos.
Outro detalhe, vc tá com o VSync ligado?
 
Undervolt é o contrário de overclock.... não tem perigo.
Aconselho uns 80% do PowerLimit e essa temperatura vai cair pra 70graus ou menos.
Outro detalhe, vc tá com o VSync ligado?

Na raiz da palavra overclock é "aumentar o clock"... quando vc faz undervolt pra buscar aumentar o clock então ainda é um overclock. Porém de um jeito ao contrário, com undervolt :nooo: kkk só uma curiosidade.

PS: A menos que sua placa nao tava com thermal throttling no inicio e vc ta reduzindo mesmo um pouquinho do clock pra ganhar em eficiencia energética... aí é "underclock?"... Bizarro esses jogos de palavras. kkk

PS 2: se sua placa tava com thermal throttling antes, na verdade era ela sozinha que tava com underclock. quando vc faz undervolt volta ao clock padrão. Então na verdade vc tb nao fez overclock, pq fez ela voltar ao funcionamento normal. Então só fez uma correção de projeto? :chan:

O que eu concluo é que não faz mais sentido a palavra overclock hj em dia. todas as placas controlam o clock automático, fazia mais sentido antes quando tínhamos clocks fixos :olho:

kkkk
 
Última edição:
Sobre o 1x8 pin:


RiftBladeMC

3 points·2 months ago

8 pin cables can carry a lot of power. They are officially rated for 150w but can usually do 350w+.
A lot of power supplies are what are known as multi rail power supplies. Multi rail power supplies essentially have multiple smaller power supplies inside of them.
If you have a power cable that can carry 350w, but it is connected to a rail that can only do 160w then you will be limited to 160w. Whereas if you have two power cables and they are connected to two different rails that are 160w each then you can pull 320w.
That's the biggest reason to have multiple 8 pins instead of a single 8 pin.
That is really only an issue with low end multi rail power supplies, if it has a single rail then having extra cables won't do much and if it is a high end multi rail power supply then a single rail can usually carry 300w+ of power.
O problema em si náo é o conector, são os cabos da fonte.
E de qualquer forma, uma placa com 1x8pin só é certificada para 225W. Não vai haver BIOS oficiais acima deste valor. Traduzindo...no AB vai ficar com power limit de fábrica.

Não que essas placas ganhem algo aumentando o TDP...muito pelo contrário, com UV rendem mais.
 
Chegou minha pcyes RTX3800. Algumas considerações:
- O visual da caixa e da placa é bem meia boca. Acho que é a mais feinha de todas. Mas como deixo ela escondida, sem problemas.
- O led pode ser controlado pelo aplicativo thunder master. No meu caso, desliguei.
- Na configuração de fábrica, eu achei ela bem barulhenta. Tá certo que hoje o dia estava bem quente, mas em comparação com o resto do Brasil acho que está médio (uns 30-32 graus). Em jogos pesados o ventilador dispara e o barulho vai lá pra cima. Pra remediar isso, reconfigurei a curva dos fans pra GPU chegar a 78 graus (o padrão é ~72) e agora parece melhor. Se o problema continuar vou ajustar o power limit.
- O overclock da memória me surpreendeu. Coloquei +1000mhz e até agora estável.
- Consome muita energia. meu pc bateu quase 500w no pico
- Dá pra ganhar uma graninha minerando.
Quantos bitcoin por dia?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo