No último fim de semana, a Capcom lançou a primeira de uma série de demos por tempo limitado para Resident Evil Village. Primeiro, vimos a demo do Village para PS4, Pro e PlayStation 5, com a promessa de uma demo do Castle na próxima semana nos mesmos sistemas, seguida por um lançamento multi-plataforma para ambos os segmentos na semana seguinte. Demos uma olhada na demo inicial para ver como a Capcom planeja escalar o jogo através das gerações, como é o traçado de raios e como o desempenho aumenta. Indo para isso, o desenvolvedor nos disse para esperar 45fps em certos consoles e modos de jogo - mensagens confusas que podemos esclarecer tendo trabalhado na prática.
Então, uma demonstração, três sistemas e um total de cinco variações de jogo diferentes para passar - mas isso se provou relativamente fácil. A verdade é que não há muito na demonstração do Village. Há um pequeno segmento de exploração para começar, mas rapidamente seguimos para o que é efetivamente uma série de cutscenes conectadas com o mínimo de interações do jogador. A demo é eficaz em demonstrar o poder e versatilidade do RE Engine, nos dá fortes indicações de quão bonito será o jogo final, mas como um verdadeiro sampler da experiência, é mínimo.
Vamos começar com o PlayStation 5, que renderiza em resolução 4K, embora com reconstrução de evidências por meio de xadrez. Os artefatos CBR estão presentes apenas na folhagem e no cabelo e são quase imperceptíveis e a impressão é de um jogo que parece muito bom em uma tela 4K. Execute com o ray tracing desativado e a experiência será totalmente travada em 60fps. Ligue o traçado de raios e efetivamente é a mesma coisa - embora com algumas quedas na casa dos 50 anos. Não é o Capcom de 45fps mencionado, mas isso pode representar o pior cenário. Na verdade, RE Village funciona com uma taxa de quadros desbloqueada em todos os modos e sistemas.
O rastreamento de raios vale o impacto no desempenho? Diríamos não com base no que vimos até agora. RT oferece reflexos de baixa resolução e uma passagem GI difusa (que também substitui a oclusão ambiente do espaço da tela), junto com um pouco de fumaça adicional na sequência de fogo, mas há definitivamente a sensação de que RT é um complemento de bônus enxertado no que é muito muito mais uma experiência de geração cruzada.
PlayStation 4 Pro? Obviamente, não há RT lá, mas existem modos para priorizar desempenho ou qualidade. O último modo é imperdível: a Capcom sugere que conseguiremos 30fps lá, mas o que realmente estamos obtendo é uma experiência insatisfatória de 30-40fps com renderização de 2160p alcançada por um tabuleiro de damas de nível inferior em comparação com o PS5. O modo de desempenho é o único a ser selecionado - ele opera em 1080p nativos, mas bloqueia a 60 quadros por segundo. Isso deixa o PS4 básico: isso é um verdadeiro 900p, mas novamente rodando com um rácio de fotogramas desbloqueado que essencialmente varia entre 40-60fps, operando principalmente no ponto médio. Um modo opcional 1080p30 com uma taxa de quadros limitada teria sido um bom contraponto, além de um modo 2160p30 bloqueado de forma semelhante para o Pro.
No final das contas, este foi um exemplo simples, mas bom, do jogo completo e demonstra um jogo que é visualmente mais complexo do que seu antecessor - mas há tão pouco a fazer que você fica com fome de mais. E é exatamente isso que teremos no próximo fim de semana, onde a ação se moverá para o castelo. Além disso, certamente estaremos interessados em ver como a experiência se altera nos consoles Xbox e relataremos isso quando pudermos.
Last weekend, Capcom unleashed the first in a series of time-limited demos for Resident Evil Village. First up, we got …
www.eurogamer.net