Returnal: como uma potência tecnológica coloca o PS5 à prova
O fator Housemarque.
Housemarque has struck gold again with Returnal - an atmospheric, horror-infused shooter that has dominated my attentio…
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Housemarque atingiu o ouro novamente com Returnal - um jogo de tiro atmosférico e de terror que tem dominado minha atenção desde que o carreguei pela primeira vez. Pense nele como um atirador de 'inferno de bala', combinado com um design semelhante ao de Metroid e uma mecânica semelhante a um roguel. Combine isso com uma história e uma estética que mescla influências de HR Giger com elementos de ficção científica de Sphere, Solaris, Prometheus e muitos mais, e você tem uma experiência original, distinta e intensa. É também Housemarque absoluto, entregue com a excelência tecnológica característica do estúdio.
Em certo sentido, estamos observando uma evolução dos trabalhos anteriores da empresa. Apesar da transição total agora para Unreal Engine 4, ainda há o mesmo foco em uma cena superocupada conduzida por uma infinidade de artigos acelerados por GPU - e há tantas variedades que deslumbram. Mesmo ações menores no jogo são significativas do ponto de vista tecnológico, ao ponto em que até mesmo abrir uma porta deixa poeira efervescente em seu rastro. Eu absolutamente adorei o efeito de translocação de matéria, onde seu personagem se dissolve em pedaços constituintes de matéria, que são então disparados como energia para o próximo local antes de se reformar. Na verdade, as partículas não precisam das partículas - você pode ver orbes 3D totalmente formadas. O jogo está repleto de efeitos de partícula fisicalizados, a ponto de a casca da carcaça de um inimigo se dispersar em um efeito estranho enquanto você caminha
através dele.
Um design artístico brilhante é reforçado por mais trabalhos de efeitos impressionantes - de nuvens de poeira fisicalizadas a chuva lindamente realizada, junto com iluminação volumétrica baseada em froxel iluminada para intensos feixes de luz da lua no alto. Chamadas de retorno para clássicos do gênero Sci-Fi são muitas, mas eu particularmente gostei dos efeitos de névoa na altura do tornozelo e do joelho, que lembram a incubação de ovos em Alien.
Se você é um leitor ou visualizador regular do Digital Foundry, você saberá que estou fascinado e encantado com a rápida adoção do traçado de raio a ponto de ainda achar a inclusão de RT acelerado por hardware em um console de jogos. limítrofe milagroso. O retorno é dito para suportar efeitos de traçado de raio, o que inicialmente me deixou confuso. Claramente não estamos vendo reflexos RT aqui, são efeitos de espaço de tela padrão. A oclusão de ambiente também vê o que parece uma implementação convencional de espaço de tela. O blog do PlayStation menciona RT para iluminação, o que inicialmente me fez pensar que poderia ser algum tipo de implementação de iluminação global sob medida.
Depois de verificar no Housemarque, obtivemos algumas respostas: o hardware RT do PlayStation 5 é usado para acelerar consultas de iluminação global, essencialmente acelerando um sistema baseado em software e não usado para resultados visuais diretos. Um sistema semelhante é usado no
RTXGI da Nvidia , então ficarei curioso se essa tecnologia foi reaproveitada de alguma forma para o Returnal - RTXGI é uma parte do Unreal Engine 4 agora. Housemarque também compartilhou que o sistema RT de hardware no PlayStation 5 também é usado para levar o áudio 3D em Returnal para o próximo nível: as consultas de ambiente de áudio são aceleradas com suporte de rastreamento de raio de hardware.
Partículas acionadas por GPU de muitos sabores contribuem imensamente para a estética brilhante.
Em última análise, o resultado final com Returnal é um jogo de tiro em terceira pessoa visualmente rico e absolutamente deslumbrante - uma abordagem genuinamente da próxima geração do gênero. Os jogos para PC são minha paixão, jogo jogos de console principalmente para o trabalho - mas este é o primeiro jogo exclusivo de console que eu realmente quero continuar. As críticas são escassas, mas com isso dito, eu acho que o rastreamento 3D de alvos é um desafio com o controlador e não posso deixar de sentir que a experiência seria muito mais intuitiva com um sistema de teclado e mouse de PC. Além disso, é só na qualidade de imagem que me sinto um pouco decepcionado.
Antes de falarmos sobre métricas, devemos enfatizar que a Housemarque está pressionando muito a nova GPU. Muito difícil. A composição visual do jogo é baseada em uma densidade de efeitos que exige algum nível de compromisso em outra parte do pipeline. A Sony anuncia este título dizendo que ele está rodando em 4K dinâmico - um termo abrangente usado para todos os tipos de soluções de upscaling de vários níveis de qualidade. Em sua essência, o Returnal opera em uma resolução interna relativamente baixa e, em seguida, usa algumas técnicas para aumentar a qualidade da saída. Isso começa com a reconstrução temporal para 1440p, seguida por um passe de xadrez para entregar uma saída de 2160p.
O resultado final é uma apresentação que parece melhor do que as contagens nativas de pixels de 1080p que tendem a emergir da geometria não tratada, mas isso não pode realmente passar como uma apresentação 4K completa, dinâmica ou não - especialmente em certas texturas com alta especularidade, como solo úmido e superfícies de água, onde às vezes é possível ver um padrão ondulado óbvio. A qualidade da imagem em geral pode às vezes parecer um pouco confusa ou granulada em movimento também, devido ao aumento de escala e xadrez TAA.
O desempenho pode cair para o território de 50-60fps, mas grande parte do jogo se desenrola no topo, mesmo com efeitos complexos em jogo.
Mas olhando para a composição visual do jogo, o compromisso vale a pena - especialmente quando se considera o componente final que funciona tão bem para o jogo: o fato de estar rodando a 60 quadros por segundo. Um alto rácio de fotogramas é essencial para este tipo de jogo, e o desempenho no Returnal é geralmente excelente - mas não totalmente perfeito. Pode haver ligeiros travamentos na travessia geral, enquanto também pode haver batidas dependentes da área no frame-rate quando os efeitos das partículas
realmenteMesmo assim, ainda estamos no território de 50-60fps aqui, com 60fps geralmente o padrão. Como tal, as quedas são visíveis quando acontecem, mas não de uma forma que afete indevidamente a sua diversão no jogo. No entanto, isso destaca que o suporte de exibição de taxa de atualização variável no nível do sistema é realmente necessário para o PlayStation 5. Isso suavizaria todos os (menores) problemas que encontrei ao jogar o jogo totalmente.
E eu recomendo altamente obter este jogo. Com o recente discurso sobre a Sony refazer The Last of Us e aparentemente cancelar uma sequência de Days Gone, a percepção é - com ou sem razão - que a Sony está inteiramente ligada ao rolo compressor de seus planos futuros. Returnal não é um jogo assim, mas mesmo assim é brilhante, e um esforço francamente espetacular de Housemarque. Há um elemento 'severo, mas justo' no nível de dificuldade geral (semelhante a Dark Souls), mas em termos do conceito do jogo em si, se você gostou de Remedy's Control ou mesmo de Metroid Prime, há ecos dessas ofertas neste jogo. É tão bom que pode até resistir ao teste do tempo como um dos grandes do período de lançamento da geração atual e talvez até mesmo da geração como um todo - e eu posso '