• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Windows 11

Não é porque o driver é mais atual que signifique que tem a mesma compatibilidade.
Compatibilidade é mesma, afinal de contas tanto o novo como antigo instala e indentifica o hardware não? O que vc quer dizer, são bugs novos.
Inclusive um driver mais atual até no próprio WSUS pode bugar o sistema, tive um caso em um notebook da Lenovo que o driver mais atual, tanto na WSUS quanto no site da Intel, bugava o controle de brilho do notebook, então tive que usar o "hide or show updates" justamente pra forçar um driver antigo.

No mais, são casos isolados, não se tira conclusões gerais de premissas particulares. Então não sigam essa dica de desabilitar a atualização de todos os drivers, desabilitem apenas os drivers que causem algum tipo de bug. Já que atualizações de drivers não são apenas de qualidade, mas também de segurança.
Mais hein? Vc me questiona sobre eu falar que os drivers do windows update geralmente são mais antigos e defasados, o que não está errado(já que a data é anterior e o versionamento anterior também)! Agora vem com um argumento fora do questionamento inicial falando sobre funcionamento e bugs?

Eu falei la em cima, a chance de um driver dar problema vc instalando ele do windows update ou do site do fabricante é basicamente a mesma! A não ser se vc considerar que o windows update, quando ele considera o driver uma atualização de qualidade, ele instala o mesmo sem preparação prévia alguma e em possivelmente momentos errados como eu já testemunhei, causando problemas por causa disso.

Windows update é igual qualquer programa de atualização de driver que o povo ai mete o pau, ou seja, um programa que atualiza driver automaticamente e que comete erros quanto a versionamento, data de release e etc como é o caso do driver da minha GPU que ele insiste em baixar uma versão defasada que buga o painel de controle dela.

Galera confia de mais no controle de qualidade da microsoft, porém, vem noticias desse tipo:


:haha:
 
Última edição:
Aconteceu uma situação um pouco estranha comigo, ao testar o preview do Windows 11 (original da MS).

Eu comprei ano passado uma key do Windows 10 Pro, de um site estrangeiro que agora nao lembro qual. Ao que tudo indica, era original mesmo, já que vinculou à minha conta da MS e tal... Enfim...

Ao mexer na bios pra ativar o FTPM, aparentemente, o windows identificou como uma mudança de hardware e a licença ficou "presa no pc anterior" não ativando mais meu Windows 11 nem o 10. Mesmo resetando a bios, a chave não identificava mais o pc de forma alguma, dizendo que a chave era inválida para esse hardware.

Eu não sei se isso é algo que pode acontecer com outras pessoas, então fica aqui o aviso: Pode ser que o Windows de problema com esse lance da FTPM pra outras pessoas...
 
Aconteceu uma situação um pouco estranha comigo, ao testar o preview do Windows 11 (original da MS).

Eu comprei ano passado uma key do Windows 10 Pro, de um site estrangeiro que agora nao lembro qual. Ao que tudo indica, era original mesmo, já que vinculou à minha conta da MS e tal... Enfim...

Ao mexer na bios pra ativar o FTPM, aparentemente, o windows identificou como uma mudança de hardware e a licença ficou "presa no pc anterior" não ativando mais meu Windows 11 nem o 10. Mesmo resetando a bios, a chave não identificava mais o pc de forma alguma, dizendo que a chave era inválida para esse hardware.

Eu não sei se isso é algo que pode acontecer com outras pessoas, então fica aqui o aviso: Pode ser que o Windows de problema com esse lance da FTPM pra outras pessoas...

Se você comprou uma chave então ela é uma chave RETAIL, ou seja, não é uma licença digital atrelada a conta MS... alias, isso aí é uma zona e confuso mesmo.

Tenta inserir a key novamente.

Eu também comprei uma key (na época paguei 30 reais na key do Windows 8 PRO na promoção da Microsoft pra atualizar o 7)... na minha UEFI tem a key oem do 10 HOME... toda vez que instalo o Windows no notebook a instalação detecta essa chave e instala o Windows 10 HOME

Aí tenho que manualmente alterar a key do Windows 8 PRO que ele converte o sistema 10 HOME para 10 PRO... aí por ser uma key do sistema anterior aparece como "licença digital" também, apesar de não ser.

Tenta inserir manualmente a key depois nos diz se funcionou.


PS: eu tenho uma máquina virtual com licença digital mesmo e eu não consegui transferir pro windows 11 numa instalação limpa (usando o método de transferência devido a mudança de hardware, que sempre funcionou no windows 10), eu tive fazer uma atualização do 10 para o 11 para a ativação se manter... talvez seja um bug ou sei lá.
 
Aconteceu uma situação um pouco estranha comigo, ao testar o preview do Windows 11 (original da MS).

Eu comprei ano passado uma key do Windows 10 Pro, de um site estrangeiro que agora nao lembro qual. Ao que tudo indica, era original mesmo, já que vinculou à minha conta da MS e tal... Enfim...

Ao mexer na bios pra ativar o FTPM, aparentemente, o windows identificou como uma mudança de hardware e a licença ficou "presa no pc anterior" não ativando mais meu Windows 11 nem o 10. Mesmo resetando a bios, a chave não identificava mais o pc de forma alguma, dizendo que a chave era inválida para esse hardware.

Eu não sei se isso é algo que pode acontecer com outras pessoas, então fica aqui o aviso: Pode ser que o Windows de problema com esse lance da FTPM pra outras pessoas...
se voce está usando o mesmo email que usou quando ativou o win10 pro é só ir na ms store > pesquisar por windows 10 pro e instalar
ele vai preparar o sistema e pode ser que de um erro, mas daí é só reiniciar que fica tudo certo
GQ5cgeK.png

minha key eu comprei no aliexpress, paguei 9 centavos

se mesmo assim não funcionar é só entrar em contato com a microsoft
 
Se você comprou uma chave então ela é uma chave RETAIL, ou seja, não é uma licença digital atrelada a conta MS... alias, isso aí é uma zona e confuso mesmo.

Tenta inserir a key novamente.

Eu também comprei uma key (na época paguei 30 reais na key do Windows 8 PRO na promoção da Microsoft pra atualizar o 7)... na minha UEFI tem a key oem do 10 HOME... toda vez que instalo o Windows no notebook a instalação detecta essa chave e instala o Windows 10 HOME

Aí tenho que manualmente alterar a key do Windows 8 PRO que ele converte o sistema 10 HOME para 10 PRO... aí por ser uma key do sistema anterior aparece como "licença digital" também, apesar de não ser.

Tenta inserir manualmente a key depois nos diz se funcionou.


PS: eu tenho uma máquina virtual com licença digital mesmo e eu não consegui transferir pro windows 11 numa instalação limpa (usando o método de transferência devido a mudança de hardware, que sempre funcionou no windows 10), eu tive fazer uma atualização do 10 para o 11 para a ativação se manter... talvez seja um bug ou sei lá.
Tentei entrar a key, não funciona, diz que é inválida.
se voce está usando o mesmo email que usou quando ativou o win10 pro é só ir na ms store > pesquisar por windows 10 pro e instalar
ele vai preparar o sistema e pode ser que de um erro, mas daí é só reiniciar que fica tudo certo
GQ5cgeK.png

minha key eu comprei no aliexpress, paguei 9 centavos

se mesmo assim não funcionar é só entrar em contato com a microsoft
Pois é, eu acabei pegando outra key, dessa vez da versão Home, pra instalar com o FTPM ligado e garantir que o Hard ID esteja certo quando instalar o Windows 11.

Vou deixar o 11 em espera por enquanto, ainda tá muito nebuloso algumas questões...
 
Tentei entrar a key, não funciona, diz que é inválida.

Pois é, eu acabei pegando outra key, dessa vez da versão Home, pra instalar com o FTPM ligado e garantir que o Hard ID esteja certo quando instalar o Windows 11.

Vou deixar o 11 em espera por enquanto, ainda tá muito nebuloso algumas questões...

Nossa, nem reinstalando o Windows 10 (com o ftpm ligado) ele ativa?
 
Bom, habilitei o TPM 2.0 na BIOS, agora é torcer que a MS libere o Windows 11 para a primeira geração dos Zen, não é possível que meu processador que tem mais desempenho que boa parte dos processadores da geração 2 esteja fora e todos de segunda geração estejam dentro :shrug:

Sem-t-tulo.png
 
são as duas coisas! quem instala limpo tem de ativar o insider, porque ele vem desativado!
e a loja é atualizada na própria loja
Então, eu tinha desativado o insider anteriormente, mas não voltou.
não sei se foi postado, mas esta aqui...
via registro developer channel para baixar a nova loja.
Ai obrigado mano, tive que criar justamente esse campo lá no registro

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\WindowsSelfHost\Applicability]
"BranchName"="Dev"
Última versão não é 22106.1401.2.0?
Sim, porém comigo não tinha atualizado. Resolvi.
Bom, habilitei o TPM 2.0 na BIOS, agora é torcer que a MS libere o Windows 11 para a primeira geração dos Zen, não é possível que meu processador que tem mais desempenho que boa parte dos processadores da geração 2 esteja fora e todos de segunda geração estejam dentro :shrug:

Sem-t-tulo.png
Mano eu to rodando no PC da assinatura, liso e olha que esse software nem identifica o GPT, Secure Boot e o TPM.
 
seguimos na estabilidade! no geral o sistema é mais rápido, em jogo não notei diferença! pena que não tem nenhum jogo de windows ainda com api de directstorage

usei hoje para trabalhar, sabado e domingo configurei, total de 0 telas verdes, azuis, pretas, etc...0 problemas!

to usando o kit todo da microsoft, até o edge to dando uma chance já que cansei de chrome e vivaldi, tudo funcionando!

meu sistema é ryzen 2700x @4100, ddr4 @3200, asrock x470, nvme 970 plus, rtx 2060! tudo redondinho...

atualizei os drivers utilizando driver booster, também não causou problema!
 
Última edição:
Mano eu to rodando no PC da assinatura, liso e olha que esse software nem identifica o GPT, Secure Boot e o TPM.
Então posso ficar otimista, pelo que li a MS esta testando com as gerações anteriores da AMD e Intel que tem a mesma arquitetura, no meu caso mesmo a arquitetura Zen 1 é idêntica a 2, só muda na parte de segurança, se já não funciona vai ter que funcionar.
Não precisou nem habilitar o TPM pra prosseguir a instalação ?
 
seguimos na estabilidade! no geral o sistema é mais rápido, em jogo não notei diferença! pena que não tem nenhum jogo de windows ainda com api de directstorage

usei hoje para trabalhar, sabado e domingo configurei, total de 0 telas verdes, azuis, pretas, etc...0 problemas!

to usando o kit todo da microsoft, até o edge to dando uma chance já que cansei de chrome e vivaldi, tudo funcionando!

meu sistema é ryzen 2700x @4100, ddr4 @3200, asrock x470, nvme 970 plus, rtx 2060! tudo redondinho...

atualizei os drivers utilizando driver booster, também não causou problema!

Aqui também, tudo redondo no meu Desktop da assinatura (sem TPM ativado, e sem Secure Boot ativado ...), e no Notebook que eu instalei, e comentei aqui, tudo certo também... zero problemas! Sistema muito mais rápido, principalmente em HDD (notebook com HDD de 1TB e 5400rpm), diferença somente de alguns segundos no boot, do SSD para um HDD de 5400rpm ... e o mais bacana, no HDD, sistema totalmente operacional logo após o login ... diferente do W10 que, mesmo após o login, tinha que ficar esperando tudo carregar (no HDD).
 
Aqui também, tudo redondo no meu Desktop da assinatura (sem TPM ativado, e sem Secure Boot ativado ...), e no Notebook que eu instalei, e comentei aqui, tudo certo também... zero problemas! Sistema muito mais rápido, principalmente em HDD (notebook com HDD de 1TB e 5400rpm), diferença somente de alguns segundos no boot, do SSD para um HDD de 5400rpm ... e o mais bacana, no HDD, sistema totalmente operacional logo após o login ... diferente do W10 que, mesmo após o login, tinha que ficar esperando tudo carregar (no HDD).
o boot aqui ficou praticamente instantaneo, o postpone da bios demora +!
ta bem rapido! ta tudo ativado, secure boot, tpm, to pensando até em ativar o bitlocker que nunca usei pra ver qual é...


sem contar que o negocio de salvar o que esta aberto esta funcioanndo maravilhosamente bem! eu reinicio ele volta tudo aberto, como deixei, até bloco de notas com anotações sem estarem salvas, volta exatamente onde tava instantaneamente!

vou ver se instalo no note que é pobrinho pra ver como se comporta

torcer para a build de amanhã não ferrar o que ta bom :p
 
diferente do W10 que, mesmo após o login, tinha que ficar esperando tudo carregar (no HDD).

Quando eu insistia que esse comportamento não era normal, o povo faltava me chamar de pobre falando que SSD é obrigatório.

Tá aí a prova que o culpado era só otimização porca mesmo.
 
Então posso ficar otimista, pelo que li a MS esta testando com as gerações anteriores da AMD e Intel que tem a mesma arquitetura, no meu caso mesmo a arquitetura Zen 1 é idêntica a 2, só muda na parte de segurança, se já não funciona vai ter que funcionar.
Não precisou nem habilitar o TPM pra prosseguir a instalação ?
Então não fiz instalação limpa, fiz pelo Windows Update mesmo. Só tive que jogar uma dll numa pasta especifica e deu bom.

Como falei a algumas páginas atrás, uso para estudar e trabalhar, passo + de 8 hrs diárias no PC, logo vi poucos bugs e problemas que tinha com o Windows 10 simplesmente acabaram.

O que notei desde o dia 30 é que algumas coisas bem simples as vezes dão uns lags loucos. Mas como é rápido não fico puto, tirando isso. Tá suave.

Lembrando sempre tive problemas com o Windows XP, 7, 8, 8.1 e 10 nas versões finais e com outros hardwares, logo vejo que o Windows é um eterno beta :damn: :mesa: :haha: :fire:
 
registro pra faze isso de impedir drive do winupdate salve no bloco de notas as linha abaixo e salva .reg e ae so da 2 clicks pra rodar


Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate]
"ExcludeWUDriversInQualityUpdate"=dword:00000001

Estava tendo problemas com o Windows Update querendo instalar driver de video AMD antigo achando que era o mais atualizado. Isso aí resolveu o problema.
 
Então não fiz instalação limpa, fiz pelo Windows Update mesmo. Só tive que jogar uma dll numa pasta especifica e deu bom.

Como falei a algumas páginas atrás, uso para estudar e trabalhar, passo + de 8 hrs diárias no PC, logo vi poucos bugs e problemas que tinha com o Windows 10 simplesmente acabaram.

O que notei desde o dia 30 é que algumas coisas bem simples as vezes dão uns lags loucos. Mas como é rápido não fico puto, tirando isso. Tá suave.

Lembrando sempre tive problemas com o Windows XP, 7, 8, 8.1 e 10 nas versões finais e com outros hardwares, logo vejo que o Windows é um eterno beta :damn: :mesa: :haha: :fire:
Vou esperar mais um pouco e instalar ele pra testar, vi que em jogos até da uma leve melhorada, como ainda não foi lançado da pra esperar que fique ainda melhor, ansioso pra testar essa belezinha :vinho:
 
Eu vou esperar a versão final, mas estou vendo alguma coisa boa nesse Windows 11. Tomara que esteja certo.
Sobre os problemas dos drivers, esse é o problema da plataforma PC, é suportar uma gama imensa de hardware disponível.
 
Não, eu desliguei, liguei, resetei a bios.... NADA.... Perdi a key por esse troço ai... Tá eu poderia tentar ligar pra MS, mas decidi comprar logo uma nova....

na época do windows 8 toda vez que eu reinstalava tinha q ligar no auto-atendimento da MS pra ativar... bastava ligar e digitar os códigos do windows q ativava na hora
 
Ai galera vocês estão falando pra krl dos drivers, antes de instalar o Windows 11 testei uma função do ccleaner que mostrava que há vários drivers antigos no meu pc.

Lance é o seguinte, nem no site oficial da minha placa mãe tem essas versões de drivers. Muito menos no site da realtek/intel.

Vocês recomendam algum software ou site para pesquisar os drivers?

Tipo até achei esses drivers do ccleaner em outros sites, porém como não os conheço e sei da merda que pode ocasionar preferi não arriscar em atualizar eles.
 
Ai galera vocês estão falando pra krl dos drivers, antes de instalar o Windows 11 testei uma função do ccleaner que mostrava que há vários drivers antigos no meu pc.

Lance é o seguinte, nem no site oficial da minha placa mãe tem essas versões de drivers. Muito menos no site da realtek/intel.

Vocês recomendam algum software ou site para pesquisar os drivers?

Tipo até achei esses drivers do ccleaner em outros sites, porém como não os conheço e sei da merda que pode ocasionar preferi não arriscar em atualizar eles.
Brother, desencana dessa paranóia de ter a última versão de todos os drivers. Os drivers disponibilizados pelo Windows update já são suficientes.
 
Ai galera vocês estão falando pra krl dos drivers, antes de instalar o Windows 11 testei uma função do ccleaner que mostrava que há vários drivers antigos no meu pc.

Lance é o seguinte, nem no site oficial da minha placa mãe tem essas versões de drivers. Muito menos no site da realtek/intel.

Vocês recomendam algum software ou site para pesquisar os drivers?

Tipo até achei esses drivers do ccleaner em outros sites, porém como não os conheço e sei da merda que pode ocasionar preferi não arriscar em atualizar eles.

Ao meu ver, é melhor utilizar os drivers padrões do Windows Update mesmo.
Estamos usando o Windows 11 a fim de testar, não é mesmo?
Pelo que vi, nenhuma brand lançou drivers específicos para o Windows 11...

Aqui eu só instalei por fora o da Nvidia, mas a fruto de teste mesmo... Até pq não jogo nada!
 
O problema de deixar o Windows instalar o driver antigo e que nele não tem como gerenciar a temperatura da tela igual nos novos drivers, ja que nem abrir ele abre, pelo menos aqui pra mim não abre.
A solução que tomei ate o momento foi pausar as atualizações por uma semana.
 
Tava previsto para sair uma nova build hoje, já saiu?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo