• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Chia

Pesquisei mas não encontrei muita coisa.
Enquanto estou replotando, como farmar os plots "antigos" (estou solo nesses - sem pool) com os novos das pools, com novas keys? (Ou devo manter as mesmas seeds pras pools?)
Eu ia deixar farmando os antigos na máquina já rodando, e as novas das pools ia usar um outro pc pra farmar, até replotar tudo e deixar novamente somente 1 máquina no final.
Mas aí surgiu a dúvida das portas 8444 que já está setado no router pra antiga... Posso mudar essas portas pro novo pc?
Ou posso farmar duas keys diferentes na mesma GUI do Windows (antigos com os novos das pools)?
Como fazer isso do melhor modo?
A porta 8444 não é necessária..
Ela ajuda quando você abre o programa, passando um tempo as conexões andam sozinhas por assim dizer, então pode usar 1 Pc com foward da porta e outro não, ou ambos não.. indiferente..
Quanto a usar 2 chaves no mesmo Pc poderia funcionar, mas teria que copiar o programa pra outra pasta, mudar muitas coisas na configuração, etc..
Creio que não vale o trabalho por um talvez..
 
A porta 8444 não é necessária..
Ela ajuda quando você abre o programa, passando um tempo as conexões andam sozinhas por assim dizer, então pode usar 1 Pc com foward da porta e outro não, ou ambos não.. indiferente..
Quanto a usar 2 chaves no mesmo Pc poderia funcionar, mas teria que copiar o programa pra outra pasta, mudar muitas coisas na configuração, etc..
Creio que não vale o trabalho por um talvez..
Um pouquinho de luz.
Andei pesquisando mais um pouco e pelo visto a gente pode ter 2 keys na mesma GUI (Windows).

É só carregar os plots (solo/pool) tudo junto que o programa é capaz de gerenciar isso corretamente, creditando os prêmios nas carteiras correspondentes.
A Key que a gente clica em "Keys" é só pra visualizar saldo/crédito, não é necessário estar setado corretamente pra creditar certo.

Ainda falta eu plotar em pool pra realmente comprovar isto, mas em vários fóruns gringos e YT achei essas respostas.
Mas o principal está no changelog da própria versão 1.2 que diz que "os plots antigos podem ser farmadas lado a lado com as novas das pools...":
"OG plots made before this release can continue to be farmed side by side with the new portable pool plots but can not join pools using the official pooling protocol."

Mas obviamente não entrou em detalhes de como isso deve ser feito, mas em resumo acho q é o que escreví acima...
 
2 meses de solo e n virou nada, esse negocio de pool tá enrolado de mais e ter q replotar tudo ainda, tô fora.

Já anunciei meus HDS, o MP600 vou manter pq é muito top.
 
Ter que replotar tudo desanima mesmo, aqui foi mais de um mês pra fazer os plots.

Eu fiquei meio ausente desse tópico, então dá pra usar os plots com outras moedas em paralelo ? Taí uma coisa que não tinha me ocorrido...
Quais moedas vcs estão fazendo ?
 
Ter que replotar tudo desanima mesmo, aqui foi mais de um mês pra fazer os plots.

Eu fiquei meio ausente desse tópico, então dá pra usar os plots com outras moedas em paralelo ? Taí uma coisa que não tinha me ocorrido...
Quais moedas vcs estão fazendo ?
Replotar desanima msm... O meu levou 1 mês e meio pra acabar td...
Por isso tou pesquisando bem pra não fazer besteira ao replotar....

Qto aos forks, tbm não tava acompanhando... Só agora que terminei de plotar tudo é que comecei a ver quais são as desses forks...
Tou acompanhando essa tabela:

e só tou em 2 forks por enquanto: Flax e Chaingreen

Como comecei "tarde", praticamente só 2 dias, ainda não ganhei nada nesses 2, mas como não custa nada rodar os forks, vale a experiência...

1) No fork qqr, entre com a mesma seed que vc usou pra plotar no Chia
2) Carregue os mesmos diretórios de plots do Chia
3) Direcione as portas (são diferentes da Chia) pra sua máquina... (mas aparentemente isso não importa muito, dps que sincroniza)
4) Espere sincronizar, no YT tem algumas lista de introducers deles (tem DB do Flax pra download pra acelerar tbm... Do Chaingreen não achei o DB, e demorou 2 dias praticamente pra sincronizar)
E só, agora é ver no que dá isso...
 
Replotar desanima msm... O meu levou 1 mês e meio pra acabar td...
Por isso tou pesquisando bem pra não fazer besteira ao replotar....

Qto aos forks, tbm não tava acompanhando... Só agora que terminei de plotar tudo é que comecei a ver quais são as desses forks...
Tou acompanhando essa tabela:

e só tou em 2 forks por enquanto: Flax e Chaingreen

Como comecei "tarde", praticamente só 2 dias, ainda não ganhei nada nesses 2, mas como não custa nada rodar os forks, vale a experiência...

1) No fork qqr, entre com a mesma seed que vc usou pra plotar no Chia
2) Carregue os mesmos diretórios de plots do Chia
3) Direcione as portas (são diferentes da Chia) pra sua máquina... (mas aparentemente isso não importa muito, dps que sincroniza)
4) Espere sincronizar, no YT tem algumas lista de introducers deles (tem DB do Flax pra download pra acelerar tbm... Do Chaingreen não achei o DB, e demorou 2 dias praticamente pra sincronizar)
E só, agora é ver no que dá isso...

Valeu pelo guia, putz que cópia descarada é esse flax !!
Fiquei cabreiro de botar a seed, mas botei no PC que tem mais plots, vamos ver o que acontece...
 
Valeu pelo guia, putz que cópia descarada é esse flax !!
Fiquei cabreiro de botar a seed, mas botei no PC que tem mais plots, vamos ver o que acontece...
Esquecí de mencionar,
Mas a boa prática recomenda mover fundos (se houver, é lógico) da carteira pra uma outra nova, antes de digitar a seed nessas cópias.
Na vdd esse é o maior temor das forks, roubar suas chias.

Eu nem esquento tanto assim (mas obviamente eu já moví), pois ainda não existem nenhum relato desse tipo, e mesmo que ocorrer, os cara não vão iniciar isso mirando em peixe pequeno como nós... Iriam pra algum desprevenido com uma qtd maior de coins... e nisso a notícia se espalharia como rastilho de pólvora...
 
Esquecí de mencionar,
Mas a boa prática recomenda mover fundos (se houver, é lógico) da carteira pra uma outra nova, antes de digitar a seed nessas cópias.
Na vdd esse é o maior temor das forks, roubar suas chias.

Eu nem esquento tanto assim (mas obviamente eu já moví), pois ainda não existem nenhum relato desse tipo, e mesmo que ocorrer, os cara não vão iniciar isso mirando em peixe pequeno como nós... Iriam pra algum desprevenido com uma qtd maior de coins... e nisso a notícia se espalharia como rastilho de pólvora...
Parece estar funcionando sem precisar abrir a porta 6888. Está sincronizando e parece que vai demorar bastante pra terminar.
 
Parece estar funcionando sem precisar abrir a porta 6888. Está sincronizando e parece que vai demorar bastante pra terminar.
Pois é, a questão das portas é meio confuso mesmo...

Mas pra sincronizar do zero vai demorar mesmo.
No Flax eu baixei esse DB (https://flax.evokevoke.co.uk/files/flax_blockchain_v1_mainnet.zip) atualizado a cada 2 horas, aí sincronizou praticamente em alguns minutos...

No Chaingreen não achei o DB, aí como disse, demorou uns 2 dias...
 
Valeu pelo guia, putz que cópia descarada é esse flax !!
Fiquei cabreiro de botar a seed, mas botei no PC que tem mais plots, vamos ver o que acontece...
A Flax parece ser a mais moeda mais confiável de todos os forks até então.
------------------

Eu já desencanei da Chaingreen porque eu não consigo ganhar blocos de jeito nenhum. Ganhei 5 blocos de Flax e 5 de Seno mas não consegui 1 se quer de Chaingreen. Vou desistir da Chaingreen a não ser que lancem uma pool dela.

Vou tentar essa Flora nesses próximos dias.
 
Última edição:
Existe um bug na versão 1.2.0 do Chain que faz com que os novos plots não sejam contabilizados na Pool até que se faça a atualização dos plots de forma manual:
Plots.jpg


Mais informações:

E uma possível solução até que lancem uma versão sem o bug (ainda não parei para testar ela):

2021-07-10-12-53-10-Where-are-all-my-10000-plots-1000-Tb-1-Pb-BUG-Issue-7308-Chia-Network.jpg

Descobri este bug ao criar plots usando o MadMax e eles não aparecem na contagem de plots da Pool.
 
Tô na flax há 15 dias, atualmente com 140 plots, e não ganhei nada ainda. Obviamente, na chia estou zerado também. Os novos plots móveis da chia servem na flax e nos outros forks também?
 
Tô na flax há 15 dias, atualmente com 140 plots, e não ganhei nada ainda. Obviamente, na chia estou zerado também. Os novos plots móveis da chia servem na flax e nos outros forks também?
Eu tbm tou com essa dúvida, mas tudo leva a crer que os forks não suportam (fora o novo FLORA)... pois

- Lí em algum lugar que os novos plots pra pools não servem pra farmar solo, e como esses forks atuais são solo farming, então...

- E tbm o novo fork Flora tem essa obs: "Flora is a fork based on newest Chia™ code which support pooling." ou seja, o destaque é o suporte a pools, então os outros obviamente não suportam...

Concluíndo, com ctz o Flax, assim como o Chaingreen e outros devem adotar os protocolos de polls tbm, senão vão se tornar obsoletos muito rápido..

Edit1: Acho que o maior defeito do chia nesses protocolos é que agora, mesmo com essa mudança pra pools, devemos escolher entre plotar pra solo ou plotar pra pools... Eu acho que eles deveriam ter feito uma coisa só na plotagem, e a gente é que escolheria como queremos farmar (solo ou pool)...
 
Última edição:
Eu tbm tou com essa dúvida, mas tudo leva a crer que os forks não suportam (fora o novo FLORA)... pois

- Lí em algum lugar que os novos plots pra pools não servem pra farmar solo, e como esses forks atuais são solo farming, então...

- E tbm o novo fork Flora tem essa obs: "Flora is a fork based on newest Chia™ code which support pooling." ou seja, o destaque é o suporte a pools, então os outros obviamente não suportam...

Concluíndo, com ctz o Flax, assim como o Chaingreen e outros devem adotar os protocolos de polls tbm, senão vão se tornar obsoletos muito rápido..

Edit1: Acho que o maior defeito do chia nesses protocolos é que agora, mesmo com essa mudança pra pools, devemos escolher entre plotar pra solo ou plotar pra pools... Eu acho que eles deveriam ter feito uma coisa só na plotagem, e a gente é que escolheria como queremos farmar (solo ou pool)...
Foi a grande falha da Chia logo de cara. Eles deveriam ter implementado pools logo de começo.

Depois de ter feito a besteira, usaram um bando de desculpas como "não tinhamos noção de que a adoção seria tão grande". Tenho 0 confiança nos devs da Chia. Prefiro acreditar em um dos forks que venham a mostrar serviço.
 
2 meses de solo e n virou nada, esse negocio de pool tá enrolado de mais e ter q replotar tudo ainda, tô fora.

Já anunciei meus HDS, o MP600 vou manter pq é muito top.
Desde que comecei minerei na hpool... Não ganhei muito, mas não fiquei zerado.

Tô chegando nos 0.6 e fazendo 0.0165 ao dia com 72TB
 
2 meses de solo e n virou nada, esse negocio de pool tá enrolado de mais e ter q replotar tudo ainda, tô fora.

Já anunciei meus HDS, o MP600 vou manter pq é muito top.
:S

Não quis segurar as pontas até receber pelo menos uma recompensa? Qual foi o teu tempo estimado médio desde que começou a plotar? Lembre-se que todo farmer segura uma posição na fila das recompensas. Quanto mais próximo do limite do teu tempo estimado médio, maior tua chance de recompensa.
Desde que comecei minerei na hpool... Não ganhei muito, mas não fiquei zerado.

Tô chegando nos 0.6 e fazendo 0.0165 ao dia com 72TB
72tb não é pouca coisa, hein. Quando comecou a plotar?


---

Quanto em média tá demorando os plots de vocês no madmax? Tava fazendo uns testes aqui com 20 threads e levou 60min:

 
Lembre-se que todo farmer segura uma posição na fila das recompensas. Quanto mais próximo do limite do teu tempo estimado médio, maior tua chance de recompensa.
Achei que fosse aleatório (e a sorte proporcional à quantidade de plots). Tem a fonte dessa informação?
 
:S

Não quis segurar as pontas até receber pelo menos uma recompensa? Qual foi o teu tempo estimado médio desde que começou a plotar? Lembre-se que todo farmer segura uma posição na fila das recompensas. Quanto mais próximo do limite do teu tempo estimado médio, maior tua chance de recompensa.

72tb não é pouca coisa, hein. Quando comecou a plotar?


---

Quanto em média tá demorando os plots de vocês no madmax? Tava fazendo uns testes aqui com 20 threads e levou 60min:

Usando 12 threads combinados com 1 SSD SATA e 1 SSD M.2, sendo o M.2 o temp1. Se coloco ele como sendo temp2 o tem cai para uns 80 minutos.
"Total plot creation time was 6161.35 sec (102.689 min)"

Próxima semana chega este SSD para acelerar mais o processo além de outro que comprei no Aliexpress:

Porém eu vou substituir meus plots antigos por plots da pool e deixar de farmar solo.
 
Achei que fosse aleatório (e a sorte proporcional à quantidade de plots). Tem a fonte dessa informação?
Mas isso faz parte da lógica, não?

Exemplo prático de quando o farmer está se aproximando da sua "vez" na fila:



Meu tempo estimado médio de recompensa é de ~ 45 dias desde que ganhei a última recompensa (height 406,xxx). De alguns dias pra cá, após completado 30 dos 45 dias, minha fazenda passou a encontrar muitas provas. Veja pela screen que só nesse meio tempo entre teu post e 19:25 foram no mínimo 3 provas encontradas. Infelizmente nenhuma delas premiadas, mas deixa claro que minha fazenda está 'na ponta da fila' e não muito longe de receber.


Usando 12 threads combinados com 1 SSD SATA e 1 SSD M.2, sendo o M.2 o temp1. Se coloco ele como sendo temp2 o tem cai para uns 80 minutos.
"Total plot creation time was 6161.35 sec (102.689 min)"

Próxima semana chega este SSD para acelerar mais o processo além de outro que comprei no Aliexpress:

Porém eu vou substituir meus plots antigos por plots da pool e deixar de farmar solo.
Usei o mesmo NVME para temporário e final. Achei meio demorado, pra falar a verdade.
Aqui ainda tenho alguns hds pra lotar. Após isso tb vou ir substituindo lentamente.
 
Última edição:
:S

Não quis segurar as pontas até receber pelo menos uma recompensa? Qual foi o teu tempo estimado médio desde que começou a plotar? Lembre-se que todo farmer segura uma posição na fila das recompensas. Quanto mais próximo do limite do teu tempo estimado médio, maior tua chance de recompensa.

72tb não é pouca coisa, hein. Quando comecou a plotar?


---

Quanto em média tá demorando os plots de vocês no madmax? Tava fazendo uns testes aqui com 20 threads e levou 60min:

Qual configuração aí?

Aqui com 2x Xeon E5 2680 v1 configurando para usar os 32 threads e temp 1 e 2 no nvme chines e final em outro nvme chines sempre fica na média dos 100 minutos.
 
Qual configuração aí?

Aqui com 2x Xeon E5 2680 v1 configurando para usar os 32 threads e temp 1 e 2 no nvme chines e final em outro nvme chines sempre fica na média dos 100 minutos.

Você diz que esta fazendo em 100 minutos um plot com o MADmax mesmo com 32 threads?

Aqui com Ryzen 3800x, 16 threads fica em media 62min.

Uso um Samsung EVO 970 de 500 GB como principal e um NVME Chines ASGARD 1TB (R3500xW3200) como secundário.

Comecei a usar dois dias atrás, estou com mais de 40 plots novos refeitos.

Seria legal o pessoal postar seu desempenho no MadMax para avaliarmos o que vale mais a pena e custo beneficio.

tempo-plot.png
 
Qual configuração aí?

Aqui com 2x Xeon E5 2680 v1 configurando para usar os 32 threads e temp 1 e 2 no nvme chines e final em outro nvme chines sempre fica na média dos 100 minutos.
Usando o MadMax Plotter?

Para quem tiver saco de ler tudo:
 
Usando o MadMax Plotter?

Para quem tiver saco de ler tudo:
TLDR:

150 PB de espaço e mesmo assim na análise deles decidiram não farmar. Os custos para manter o equipamento e infraestrutura em algum momento serão maiores do que o retorno, tendo em vista o crescimento da rede e a volatilidade do valor da cripto (apesar deles terem considerado um valor fixo).
 
:S

Não quis segurar as pontas até receber pelo menos uma recompensa? Qual foi o teu tempo estimado médio desde que começou a plotar? Lembre-se que todo farmer segura uma posição na fila das recompensas. Quanto mais próximo do limite do teu tempo estimado médio, maior tua chance de recompensa.

72tb não é pouca coisa, hein. Quando comecou a plotar?


---

Quanto em média tá demorando os plots de vocês no madmax? Tava fazendo uns testes aqui com 20 threads e levou 60min:

Comecei a plotar no início de maio.

Mas rendeu bem mesmo foi depois do madmax.

ryzen 5 3600x, 16gb 3600, GA X570 gaming, NVME Reletech pci-e 4.0 7GB/s de leitura e 6.8GB/s de escrita = 53 minutos / plot

Segredo de plotar rápido é nvme rápido e clock alto na RAM pra aumentar a banda. Lógico que o processador tem q acompanhar...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usando 12 threads combinados com 1 SSD SATA e 1 SSD M.2, sendo o M.2 o temp1. Se coloco ele como sendo temp2 o tem cai para uns 80 minutos.
"Total plot creation time was 6161.35 sec (102.689 min)"

Próxima semana chega este SSD para acelerar mais o processo além de outro que comprei no Aliexpress:

Porém eu vou substituir meus plots antigos por plots da pool e deixar de farmar solo.
Use um nvme bem rápido como temp 1 e 2. Fica mais rápido.

Testei com 2 nvme 4.0 de 7GB/s / 6.8GB/s tanto em raid 0 quanto em temp 1 temp 2 separados e usando o mesmo como os dois temps o tempo de plotagem ficou melhor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você diz que esta fazendo em 100 minutos um plot com o MADmax mesmo com 32 threads?

Aqui com Ryzen 3800x, 16 threads fica em media 62min.

Uso um Samsung EVO 970 de 500 GB como principal e um NVME Chines ASGARD 1TB (R3500xW3200) como secundário.

Comecei a usar dois dias atrás, estou com mais de 40 plots novos refeitos.

Seria legal o pessoal postar seu desempenho no MadMax para avaliarmos o que vale mais a pena e custo beneficio.

tempo-plot.png
Baixa o número de threads de 16 pra 6 e veja quanto tempo a primeira tabela P1 fica pronta.

daí vai subindo o número de threads até encontrar qual número faz a primeira tabela no menor tempo.

Esse número de threads é um multiplicador de "processos" e não o número de núcleos do processador que serão usados.

Aqui eu usava 12, mas fiz esse teste e o melhor número pro meu processador é 8.

A partir daí, caso queira baixar mais o tempo, faça overclock na RAM, aqui consegui a primeira P1 em 21 segundos, mas a memória não ficou estável e ele encerra o processo na terceira ou segunda tabela.

Em 3600Mhz na RAM (feito manualmente sem o XMP, apesar de ser o clock do XMP dela), minha P1 tabela 1 faço em 27~28 segundos
 
Última edição:
Lotei meus 4x4TB com 36 plots cada. Fiz os plots com um ssd sata team group gx1 960gb (não recomendo, até com o madmaxplotter demorava 8-9h cada plot). Se eu for replotar vou comprar algum nvme de 512gb pra usar com o madmaxplotter.
A questão é: será que é seguro eu usar esse ssd como meu ssd pessoal agora? Iria instalar em um notebook. Ele está com 200tb de host writes e 85% saudável de acordo com o CristalDiskInfo. (e de acordo com o fabricante o tbw dele é de 800)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo