[TÓPICO OFICIAL] Tópico dos Relacionamentos

Galera uma dúvida, o DIU é mais seguro que uma camisinha? :hmm:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O hormonal no caso...
Até agora com 1 ano de comprovação com a primeira ex (pilula anticoncep) + 7 anos de comprovação com a minha segunda ex (pilula anticoncepcional) + 2 anos e meio de comprovação com a minha esposa (Diu Mirena) é super seguro sim!!! pq se não eu não era pra eu ter mais de 10 filhos nesse período todo.. Porém tem que respeitar o primeiro mês que ainda não faz muito efeito hehe..
Até vejo histórias de pessoas que dizem engravidar com anticoncepcional ou DIU mas acho remota demais como ganhar na mega sena.
 
Até agora com 1 ano de comprovação com a primeira ex (pilula anticoncep) + 7 anos de comprovação com a minha segunda ex (pilula anticoncepcional) + 2 anos e meio de comprovação com a minha esposa (Diu Mirena) é super seguro sim!!! pq se não eu não era pra eu ter mais de 10 filhos nesse período todo.. Porém tem que respeitar o primeiro mês que ainda não faz muito efeito hehe..
Até vejo histórias de pessoas que dizem engravidar com anticoncepcional ou DIU mas acho remota demais como ganhar na mega sena.
Interessante mano, valeu demais!
 
Cara, "pior" que eles são meus amigos, aliás, é o único grupo de amigos que eu tenho. Eu não tenho nenhum "melhor amigo" nem intimidade com ngm, mas eles a gente já teve muita intimidade que aos poucos foi acabando... E o que me incomoda é ver que tem gente que ainda está mais próxima e eu meio que fui excluído, sabe?

Não tem como chegar e falar algo, até pq como vou cobrar o cara de quem ele chama pra ir na casa dele? kkkkkkk
Pior q se eu for falar algo vai dar merda e acabar a amizade de vez

Cara, sei que se eu perguntar de boa vão falar que era por causa de espaço, mas aí vou questionar que 1 casal não ia fazer a diferença e ia comeaçr alguma discussão...

Um desses caras dos grupo é padrinho meu de casamento, ele não repostou, mas a esposa sim... Aí eu meio q dei uma indireta no meu instagram postando "Nem todas as pessoas tem a mesma consideração que você tem por elas. É foda" e o fdp veio me mandar msg no direct... Mas falando q tava mal em casa, q tava brigando com a esposa e tals... Ou seja, o cara sentiu a indireta mas veio me chamar pra virar o jogo... Nem comentei nada do encontro e ele tbm.

Ontem foi meu aniversário de casamento, o máximo q ele mandou foi um parabéns em msg num grupo de amigos (desses amigos! todos mandaram, mas até aí normal), confesso q fiquei esperando pelo menos uma msg no privado, sei lá... Aí hj ele vem comentar os stories sobre a cantina que fui com a esposa pra comemorar, falando q ia lá qdo era criança, nem menciona nada do casamento de novo...

Tô bem pra caralho de amigo, né? kkkkkkk
Cara bem criança voce ter postado indiretinha..

Mas vou te falar uma coisa, amigo vai e amigo vem.. não adianta, eu msm apresentei o meu "melhor amigo pra melhor amiga" os dois namoraram durante 8 anos entre idas e vindas, brigas e terminos, e por brigas minhas com a minha melhor amiga acabei me afastando dos dois.. hoje os dois moram juntos e tal.. direto vejo ele entrando na Steam pra jogar Dota2 mas nem convido ele pra jogar junto e nem converso mais, ela era extremamente tóxica, só queria sair pra lugares caros, bolsas de 2 mil R$ pra cima de uma futilidade tremenda. Hoje dou Graças a Deus que me afastei totalmente dela, mas tenho saudade dele porém eles estão juntos então acabei me distanciando dos dois.. no começo dói mas dps acostuma hehehe..

Vejo que minha esposa é igual eu, tem 2 amigos só e etc o resto é tudo colega e etc.. acabamos fazendo amizade com vizinhos do prédio que viraram nossos amigos/colegas e tal e vamos marcar umas festinhas no salão de festas rsrs noite da pizza e tal pessoal bastante agradável que apesar de ter um poder aquisitivo bom não é tão fútil como essa amiga que tive, o pior era uma amiga de muitos anos e ela acabou mudando nesse quesito.. as vezes bate uma saudade dela das brincadeiras e tal mas ai eu lembro de todo o negativo que vinha na bagagem com ela junto e o negativo é mt pior que o positivo..

minha dica é reveja suas amizades kkkkkk...
 
Tem pior....
Um parente distante ia casar
Pai da mina disse que dava o terreno e ele podia fazer a casa.
Dito e feito, depois, casaram.
Quebraram o pau!
O cara mandou a mulher embora, pq a casa era dele. Ela mandou ele levar a casa nas costas, pois o terreno era do pai :scare:
Infelizmente lembrei de um amigo meu, o coitado "acordou" na base da conversa que iria construir uma casa em cima da casa da tia dele. O pior: ele vai construir uma CASA COMPLETA, e vai ficar morando lá por tempo "indeterminado" até ele ter dinheiro pra construir uma outra casa em outro lugar. Assim ele não precisaria pagar aluguel e a tia dele vai deixar ele morando lá (na casa que ele construiu). Eu meio que não entendi a lógica, mas ele disse que quer fazer isso pra sair o mais rápido possível do aluguel. Inclusive já deu várias brigas pq a namorada dele não quer de jeito nenhum fazer isso, coisa de até ameaçar separação, mas na visão dele é o certo.

Eu falei pra ele que vai dar merda pelo simples fato que ele não vai ter privacidade nenhuma, já que na casa da tia dele mora umas 6 pessoas (3 adolescentes), é certeza que eles vão ficar subindo lá pra pedir coisa ou ficar enchendo o saco. Fora que, sendo tia ou não, eu não confiaria em dar uma casa de graça assim pra alguém, mas ele disse que confia muito na tia dele... Eu conheço a peça, de confiável não tem nada, absolutamente nada mesmo.
 
Eu meio que não entendi a lógica, mas ele disse que quer fazer isso pra sair o mais rápido possível do aluguel.
Pra tu ver como a galera leva o "aluguel é jogar dinheiro fora" ao extremo. A pessoa prefere construir uma casa pros outros, pra morar "de favor" pra parente do que pagar aluguel, não faz sentido nenhum.

E que nem tu disse, tá na confiança pura. Se um dia eles brigarem por algum motivo e a tia expulsar ele, já era, construiu a casa de graça pros outros e vai pra rua. Complicado.
 
Pra tu ver como a galera leva o "aluguel é jogar dinheiro fora" ao extremo.
Eu já penso o contrário. Não que eu levante a bandeira do "aluguel é lindo" mas não vejo tanto problema assim. As vezes minha esposa entra nesse assunto, estamos juntando grana pro nosso ap. Particularmente, dois grandes problemas que vejo no aluguel é o valor e o fato de vc não poder modificar a moradia como se fosse sua, tem proprietário que vc sugere fazer melhorias e descontar do aluguel e o cara não quer nem saber.
 
Melhor comprar um terreno e fazer um quarto com banheiro no fundo de forma bem econômica e rápida usando tudo do mais barato.

Pelo menos sai do aluguel sem gastar muito e pode fazer a casa na frente com calma.
 
Eu já penso o contrário. Não que eu levante a bandeira do "aluguel é lindo" mas não vejo tanto problema assim. As vezes minha esposa entra nesse assunto, estamos juntando grana pro nosso ap. Particularmente, dois grandes problemas que vejo no aluguel é o valor e o fato de vc não poder modificar a moradia como se fosse sua, tem proprietário que vc sugere fazer melhorias e descontar do aluguel e o cara não quer nem saber.
Financeiramente existem épocas onde uma escolha é mais vantajosa que a outra.
É necessário analisar o valor do aluguel, o valor do imóvel, os rendimentos do banco e os juros do financiamento.

Fiz essa conta em 2010 e valia a pena deixar o dinheiro da entrada no banco rendendo, hoje em 2021 já não vale tanto assim. De qualquer forma existem outras vantagens no aluguel, como a possibilidade de trocar de residência com menor custo e a liquidez do dinheiro no banco para emergências. A desvantagem é não poder deixar do seu jeito sem perder muita grana.
 
Pra tu ver como a galera leva o "aluguel é jogar dinheiro fora" ao extremo. A pessoa prefere construir uma casa pros outros, pra morar "de favor" pra parente do que pagar aluguel, não faz sentido nenhum.

E que nem tu disse, tá na confiança pura. Se um dia eles brigarem por algum motivo e a tia expulsar ele, já era, construiu a casa de graça pros outros e vai pra rua. Complicado.
nego não tem noção nenhuma de finanças, principalmente quem fala que aluguel é dinheiro jogado fora. Pois se vc paga financiamento tbm está jogando fora os juros pagos que são praticamente iguais ao aluguel, se pagou a vista tbm jogou fora o dinheiro que pagou, e tbm os juros que deixou de ganhar se tivesse investido o dinheiro. A pessoa pode falar que a casa pode revender um dia, mas quem tem avós que faleceram eles venderam a casa antes de morrer pra gastar? não né, sua última casa da vida vc irá perder com certeza.

Moradia é despesa, qualquer forma que escolher terá que pagar, nenhuma forma será grátis, a não ser morar de favor.

Tem que escolher qual mais compensa no momento, e pode mudar a qualquer hora, muita gente começa no aluguel, depois compra, ou compra, depois vende e vai pro aluguel.

Oq não dá é pra fazer loucuras achando que uma das formas é absurdamente ruim, pois não é. Acho até engraçado nego achar pesado pagar 1000 por mês mas achar leve dar 200Mil numa cacetada. Ou gastar grana construindo no terreno da sogra, viverá um inferno o resto da vida. Pois comprar um terreno hj pra construir é CARO, quem se preocupa com aluguel provavelmente não tem grana pra dar num terreno razoável e regularizado.
 
Última edição:
ninguém separando/brigando/namorando colega de trabalho/bebendo e ligando pra ex/com dúvidas se é uma boa a moça ir pra festa sozinha/noias de redes sociais...........???
 
ninguém separando/brigando/namorando colega de trabalho/bebendo e ligando pra ex/com dúvidas se é uma boa a moça ir pra festa sozinha/noias de redes sociais...........???
Galera se acertou ou tá parada mesmo....

Moleque aqui do trampo tava namorando. Era o amor da vida dele, queria casar, blablabla. Apareceu chorando dia desses pq a mina terminou com ele. No dia seguinte estava com papo de pegar empréstimo pq comprou uma caralhada de coisas pra menina no cartão dele e devia até o rim.
Passou um mês, alguém foi mostrar foto de uma amiga pra ele, que respondeu "não posso, to 'casado' agora". Mesma história, amor da vida, vai casar, blablabla.
Tem gente que não aprende nem quando apanha.
 
Galera se acertou ou tá parada mesmo....

Moleque aqui do trampo tava namorando. Era o amor da vida dele, queria casar, blablabla. Apareceu chorando dia desses pq a mina terminou com ele. No dia seguinte estava com papo de pegar empréstimo pq comprou uma caralhada de coisas pra menina no cartão dele e devia até o rim.
Passou um mês, alguém foi mostrar foto de uma amiga pra ele, que respondeu "não posso, to 'casado' agora". Mesma história, amor da vida, vai casar, blablabla.
Tem gente que não aprende nem quando apanha.
O chá (aquele) cega os guri........
 
Moleque aqui do trampo tava namorando. Era o amor da vida dele, queria casar, blablabla. Apareceu chorando dia desses pq a mina terminou com ele. No dia seguinte estava com papo de pegar empréstimo pq comprou uma caralhada de coisas pra menina no cartão dele e devia até o rim.
Amigo meu casou ano passado, construiu casa, disse que ia pagar absolutamente tudo pra menina, porque se ele ia "tirar ela da casa dos pais", teria que bancar absolutamente tudo, mesmo ela tendo um emprego bom e ganhando mais de 5k/mês.

1 ano depois, ela disse que queria separar. E ele já tinha torrado toda a grana que tinha em rolo de terreno e construindo casa.
 
Amigo meu casou ano passado, construiu casa, disse que ia pagar absolutamente tudo pra menina, porque se ele ia "tirar ela da casa dos pais", teria que bancar absolutamente tudo, mesmo ela tendo um emprego bom e ganhando mais de 5k/mês.

1 ano depois, ela disse que queria separar. E ele já tinha torrado toda a grana que tinha em rolo de terreno e construindo casa.
Eu sinceramente não consigo aceitar essas coisas, é muita burrice.
 
disse que ia pagar absolutamente tudo pra menina, porque se ele ia "tirar ela da casa dos pais", teria que bancar absolutamente tudo
Já ouvi uma meia dúzia de caras falando isso. E já ouvi mulher exigindo isso também.
Pensei que fosse uma decisão bilateral, né? Pelo visto tem uma galera que enxerga casamento como um sequestro velado. rs

E no final, o que aconteceu com a casa?
 
Já ouvi uma meia dúzia de caras falando isso. E já ouvi mulher exigindo isso também.
Pensei que fosse uma decisão bilateral, né? Pelo visto tem uma galera que enxerga casamento como um sequestro velado. rs

E no final, o que aconteceu com a casa?
Ele ainda tá com a casa, mas pretende se mudar, provavelmente pra deixar a casa pra ela. Só que ela tá morando com o pai e até onde sei não tá exigindo nada dele, então se ele quisesse ficar com a casa, poderia.

O negócio é que eles ainda não estão indo atrás da separação da papelada, então ele nem tá esquentando com isso. Mas se ela pedir a casa, ele vai deixar pra ela, isso é certeza.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pensei que fosse uma decisão bilateral, né? Pelo visto tem uma galera que enxerga casamento como um sequestro velado. rs
É como se ainda fosse no esquema dos dotes de casamento né, pra tu ter a esposa tu tem que dar algo em troca. Bizarro.
 
Alguém sabe me dizer qual a lógica da pessoa te chamar toda vez pra sair, aí quando você marca ela falar que não vai dar?

Exemplo conversa de ontem (copiei e colei as mensagens):

Pessoa: vai vir pra cá quanto pra gente tomar uma junto??
Eu: Esse final de semana consigo colar ai em, bora
Pessoa: Ish esses finais de semana agora ta corrido pra mim

Acho que essa é a terceira vez (pelas minhas contas), fui burro em deixar acontecer mais de duas vezes.
 
Alguém sabe me dizer qual a lógica da pessoa te chamar toda vez pra sair, aí quando você marca ela falar que não vai dar?

Exemplo conversa de ontem (copiei e colei as mensagens):

Pessoa: vai vir pra cá quanto pra gente tomar uma junto??
Eu: Esse final de semana consigo colar ai em, bora
Pessoa: Ish esses finais de semana agora ta corrido pra mim

Acho que essa é a terceira vez (pelas minhas contas), fui burro em deixar acontecer mais de duas vezes.
Esses finais de semana? Uma noite durante a semana não rola então? As vezes o problema é só o fim de semana mesmo, mas se fosse durante a semana daria boa. Se tu não puder também, aí esquece kk

No mais, a resposta automática pra esse tipo de coisa é "Quando tu pode?"

Ali tu não marcou, tu só sugeriu o próximo finds e a pessoa já negou. Quando tá marcado é porque ambos os lados já aceitaram. A pessoa ter negado a sugestão é totalmente diferente dela aceitar, aí chegar no sábado de manhã ela avisar que não vai dar mais.

Enfim, voltando pra resposta ideal, é perguntar quando a pessoa pode, tu fez isso? Vai que ela só tá conseguindo durante a semana mesmo, aí tu vê como dá pra encaixar. Agora se ela tá dizendo que vocês tem que marcar, mas não tem como ela definir nenhuma data, é totalmente idiota né?! Se tu não tá podendo sair porque a vida tá corrida demais, não vai dizer pros outros que "tem que marcar algum dia". Não faz sentido nenhum.

Edit: Tu disse que aconteceu outras vezes, chegaram a marcar efetivamente e a pessoa cancelou? Ou foi só nesse papinho que tu mandou da pessoa dizer "temos que marcar", mas não aceita marcar ali na hora.
 
Alguém sabe me dizer qual a lógica da pessoa te chamar toda vez pra sair, aí quando você marca ela falar que não vai dar?

Exemplo conversa de ontem (copiei e colei as mensagens):

Pessoa: vai vir pra cá quanto pra gente tomar uma junto??
Eu: Esse final de semana consigo colar ai em, bora
Pessoa: Ish esses finais de semana agora ta corrido pra mim

Acho que essa é a terceira vez (pelas minhas contas), fui burro em deixar acontecer mais de duas vezes.
Esses finais de semana? Uma noite durante a semana não rola então? As vezes o problema é só o fim de semana mesmo, mas se fosse durante a semana daria boa. Se tu não puder também, aí esquece kk

No mais, a resposta automática pra esse tipo de coisa é "Quando tu pode?"

Ali tu não marcou, tu só sugeriu o próximo finds e a pessoa já negou. Quando tá marcado é porque ambos os lados já aceitaram. A pessoa ter negado a sugestão é totalmente diferente dela aceitar, aí chegar no sábado de manhã ela avisar que não vai dar mais.

Enfim, voltando pra resposta ideal, é perguntar quando a pessoa pode, tu fez isso? Vai que ela só tá conseguindo durante a semana mesmo, aí tu vê como dá pra encaixar. Agora se ela tá dizendo que vocês tem que marcar, mas não tem como ela definir nenhuma data, é totalmente idiota né?! Se tu não tá podendo sair porque a vida tá corrida demais, não vai dizer pros outros que "tem que marcar algum dia". Não faz sentido nenhum.

Edit: Tu disse que aconteceu outras vezes, chegaram a marcar efetivamente e a pessoa cancelou? Ou foi só nesse papinho que tu mandou da pessoa dizer "temos que marcar", mas não aceita marcar ali na hora.
Ou esse "e aí vamos sair quando?" é o padrãozinho do "vou fingir que quero sair só pra fazer a social", é a pergunta feita esperando aquela resposta "a gente vê, vamos marcar" sem nunca marcar nada.
Ouvi isso da boca de uma ficante e todas que perguntei depois me confirmaram: mulher quando quer faz, não tem desculpa.
 
Enfim, voltando pra resposta ideal, é perguntar quando a pessoa pode, tu fez isso? Vai que ela só tá conseguindo durante a semana mesmo, aí tu vê como dá pra encaixar. Agora se ela tá dizendo que vocês tem que marcar, mas não tem como ela definir nenhuma data, é totalmente idiota né?! Se tu não tá podendo sair porque a vida tá corrida demais, não vai dizer pros outros que "tem que marcar algum dia". Não faz sentido nenhum.

Edit: Tu disse que aconteceu outras vezes, chegaram a marcar efetivamente e a pessoa cancelou? Ou foi só nesse papinho que tu mandou da pessoa dizer "temos que marcar", mas não aceita marcar ali na hora.
Dia de semana pra mim não dá. Eu não perguntei dessa vez se ela podia outro dia porque já sei que é enrolação. Da última vez foi: Ela me chamou, falei que dava pra ir em um final de semana, ela falou que não dava e perguntou se podia ser no próximo, falei que sim, chegou no dia ela desmarcou, falou que ia ter umas paradas da faculdade pra fazer e depois descobri que ela saiu pra beber com as amigas (uma delas postou).
Ou esse "e aí vamos sair quando?" é o padrãozinho do "vou fingir que quero sair só pra fazer a social", é a pergunta feita esperando aquela resposta "a gente vê, vamos marcar" sem nunca marcar nada.
Ouvi isso da boca de uma ficante e todas que perguntei depois me confirmaram: mulher quando quer faz, não tem desculpa.
É exatamente isso. Aparentemente só quer saber quantos caras sairia com ela, se ela quisesse.
 
Dia de semana pra mim não dá. Eu não perguntei dessa vez se ela podia outro dia porque já sei que é enrolação. Da última vez foi: Ela me chamou, falei que dava pra ir em um final de semana, ela falou que não dava e perguntou se podia ser no próximo, falei que sim, chegou no dia ela desmarcou, falou que ia ter umas paradas da faculdade pra fazer e depois descobri que ela saiu pra beber com as amigas (uma delas postou).
É ... Aí é chato.

Eu diria que a primeira vez é aceitável e dá pra relevar. Afinal imprevistos acontecem sim, não dá pra tu ficar puto com a pessoa por um imprevisto.

Claro, tem exceções, se a pessoa desmarca contigo em cima da hora dando desculpa, e depois tu vê story de alguém em festa junto com ela. Puta que pariu né. Puta falta de respeito e consideração com o teu tempo, ainda mais desmarcando em cima da hora, ela não sabe quantos "rolês" as vezes tu negou porque ia sair com ela.

Agora em casos que não fica explicita nenhuma mentira, o problema é quando rola mais de uma vez né. Se tu tenta sair uma vez, a pessoa desmarca em cima da hora por imprevisto. Aí segunda vez, de novo desmarca. Já é gozado.

Sobre a desculpa da faculdade... Cara ... A pessoa pode perfeitamente tirar nem que fosse umas 2 horinhas pra tomar alguma coisa e trocar uma ideia. Uma coisa é se fosse uma festa de galera, que todo mundo vai pra ficar até altas horas, outra coisa é sair com alguém pra tomar uma. Pelo menos no meio corporativo que eu trabalho, coisa mais normal do mundo é povo sair almoçar com amigo pra colocar papo em dia. Ou seja, mesmo no "meio do expediente" a galera arranja tempo pros amigos. Porque ao invés de uma desculpa de "putz, tenho que trabalhar" a resposta é "Semana tá puxada, mas vamos almoçar na sexta, que tal?".

Sinceramente, desculpa de "surgiu algo da faculdade" não cola não.

Enfim, dá pra continuar discorrendo em cima disso. Mas a conclusão continua que se tu quer ver alguém, amigo, interesse amoroso, irmão, padrinho, whatever, tu encontra um tempinho. Ainda mais quando tu já marcou e não deu certo, tu dá um jeito de na próxima vez dar certo. Nesse caso, tu tá claramente sendo enrolado, deixa ela no canto dela e segue a vida.
 
Dia de semana pra mim não dá. Eu não perguntei dessa vez se ela podia outro dia porque já sei que é enrolação. Da última vez foi: Ela me chamou, falei que dava pra ir em um final de semana, ela falou que não dava e perguntou se podia ser no próximo, falei que sim, chegou no dia ela desmarcou, falou que ia ter umas paradas da faculdade pra fazer e depois descobri que ela saiu pra beber com as amigas (uma delas postou).

É exatamente isso. Aparentemente só quer saber quantos caras sairia com ela, se ela quisesse.
Da próxima vez que ela perguntar, já manda um "não vamos, vc só desmarca" e espera pra ver a reação.
 
É ... Aí é chato.

Eu diria que a primeira vez é aceitável e dá pra relevar. Afinal imprevistos acontecem sim, não dá pra tu ficar puto com a pessoa por um imprevisto.

Claro, tem exceções, se a pessoa desmarca contigo em cima da hora dando desculpa, e depois tu vê story de alguém em festa junto com ela. Puta que pariu né. Puta falta de respeito e consideração com o teu tempo, ainda mais desmarcando em cima da hora, ela não sabe quantos "rolês" as vezes tu negou porque ia sair com ela.

Agora em casos que não fica explicita nenhuma mentira, o problema é quando rola mais de uma vez né. Se tu tenta sair uma vez, a pessoa desmarca em cima da hora por imprevisto. Aí segunda vez, de novo desmarca. Já é gozado.

Sobre a desculpa da faculdade... Cara ... A pessoa pode perfeitamente tirar nem que fosse umas 2 horinhas pra tomar alguma coisa e trocar uma ideia. Uma coisa é se fosse uma festa de galera, que todo mundo vai pra ficar até altas horas, outra coisa é sair com alguém pra tomar uma. Pelo menos no meio corporativo que eu trabalho, coisa mais normal do mundo é povo sair almoçar com amigo pra colocar papo em dia. Ou seja, mesmo no "meio do expediente" a galera arranja tempo pros amigos. Porque ao invés de uma desculpa de "putz, tenho que trabalhar" a resposta é "Semana tá puxada, mas vamos almoçar na sexta, que tal?".

Sinceramente, desculpa de "surgiu algo da faculdade" não cola não.

Enfim, dá pra continuar discorrendo em cima disso. Mas a conclusão continua que se tu quer ver alguém, amigo, interesse amoroso, irmão, padrinho, whatever, tu encontra um tempinho. Ainda mais quando tu já marcou e não deu certo, tu dá um jeito de na próxima vez dar certo. Nesse caso, tu tá claramente sendo enrolado, deixa ela no canto dela e segue a vida.
Lúcido!! É claro a enrolação. Eu tô fora depois disso.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo