[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Antes eu tinha dúvidas se realmente era Vivo Fibra a infra que eu vi perto de casa, mas agora comprovei que é de fato. Mas estão misturando vários modelos de CTO diferentes, aí só por conta da plaqueta mesmo pra saber que era a Vivo Fibra e também porque passei por técnicos mexendo na infra e puxando instalações aqui perto. Tem aquele modelo novo que o pessoal chama de "chuveirinho", tem o CTO clássico e tem um novo, bem parecido com os que a TIM Live usa. Só não chegou na minha rua ainda, tô de boa com a Oi Fibra, mas torço sim pra que a infra do Vivo Fibra venha pra cá, mais opções é sempre melhor. Já indiquei o Vivo Fibra pra amigo que mora em rua que vi cobertura. Se eu conseguir, em breve trago alguma foto.
 
Fazia uns 2 meses que eles estavam passando fibra aqui na minha rua, hoje já apareceu disponível para aquisição. Cidade de Parnamirim/RN.
 
Pessoal, eu comprei o roteador Intelbras AC 1200 RG e queria colocar meu modem da Vivo em bridge, mas um conhecido meu que trabalha na Vivo disse pra eu não fazer isso por causa da atualização que o modem recebe e se eu colocar em bridge, o modem não vai receber essa atualização.

Ele disse que ao invés de eu colocar o modem da Vivo em bridge, era pra eu desabilitar os wi-fi do modem, conectar o roteador no modem e desabilitar o DHCP do roteador.

Eu jogo online via cabo no Xbox One e no computador, mas comprei o roteador porque o uso da internet na minha casa é meio pesada, pois aqui são 4 celulares e 2 TVs conectados no wi-fi... qual a opinião de vcs?
Pergunta pro seu conhecido qual é a palhaçada que a Vivo faz que quando se passa o modem para bridge, a velocidade fica limitada...

Antes eu suspeitava do meu router WDR4300 (tinha certeza depois de alguns testes), mas aí o pessoal do trampo me cedeu um fortigate para testar aqui em casa e nada de funcionar, velocidade limitada em bridge, 90 /90 sendo que a porta do fortigate é 100/1000 setada em /1000 além da cpu dele ser top...
 
Pergunta pro seu conhecido qual é a palhaçada que a Vivo faz que quando se passa o modem para bridge, a velocidade fica limitada...

Antes eu suspeitava do meu router WDR4300 (tinha certeza depois de alguns testes), mas aí o pessoal do trampo me cedeu um fortigate para testar aqui em casa e nada de funcionar, velocidade limitada em bridge, 90 /90 sendo que a porta do fortigate é 100/1000 setada em /1000 além da cpu dele ser top...
A vivo não faz isso, só aqui no fórum tem dezenas de pessoas com modem em bridge a anos e sem problemas em diversas regiões do BR.

Você testou em todas as portas do modem?
Já testou ligando diretamente no PC?
Já solicitou a troca?
 
Pessoal que tenha VIVO FIBRA, principalmente quem instalou recentemente, pode me dizer qual modem está recebendo e qual plano contratado?

Por exemplo, aqui é uma VIVO FIBRA 300MBPS sem telefone e sem TV:
MITRASTAR GPT-2741GNAC-N2
 
Pessoal que tenha VIVO FIBRA, principalmente quem instalou recentemente, pode me dizer qual modem está recebendo e qual plano contratado?

Por exemplo, aqui é uma VIVO FIBRA 300MBPS sem telefone e sem TV:
MITRASTAR GPT-2741GNAC-N2
Mesma situação aqui.
 
Atualização da hgu n vai fazer a menor diferença, visto que quem vai gerenciar tudo é o roteador.

Então não vou ter problema de queda na internet? Se eu colocar o modem em bridge, tenho que fazer alguma configuração no roteador para autenticar?
 
Então não vou ter problema de queda na internet? Se eu colocar o modem em bridge, tenho que fazer alguma configuração no roteador para autenticar?
Se conseguir colocar a VLAN em bridge, só vai precisar autenticar por PPPoE..
Se não vai precisar setar a VLAN no seu roteador (se ele tiver essa capacidade), além de discar o PPPoE

Qual é o seu HGU da Vivo e qual roteador você pretende pegar?
 
A vivo não faz isso, só aqui no fórum tem dezenas de pessoas com modem em bridge a anos e sem problemas em diversas regiões do BR.

Você testou em todas as portas do modem?
Já testou ligando diretamente no PC?
Já solicitou a troca?
Melhor acompanhar toda a saga nas páginas anteriores aí...

Todas portas testadas, modem trocado, teste na frente do técnico, teste com mikrotik e por último, com fortigate - limitado a 90/90 em bridge.
 
Melhor acompanhar toda a saga nas páginas anteriores aí...

Todas portas testadas, modem trocado, teste na frente do técnico, teste com mikrotik e por último, com fortigate - limitado a 90/90 em bridge.
Aqui sempre usei em bridge e funciona perfeitamente, inicialmente era 300, e depois 600.
 
Melhor acompanhar toda a saga nas páginas anteriores aí...

Todas portas testadas, modem trocado, teste na frente do técnico, teste com mikrotik e por último, com fortigate - limitado a 90/90 em bridge.
Eu acompanho, já vi suas reclamações mas não lembro de tudo. Imagino que você também acompanha e não deve ter achado outros com seu problema para estar afirmando que a vivo faz isso.
Ficar em 90/90 é bem característica da placa de rede e ou equipamento negociando em fast ethernet, pode ser uma coisa besta como um cabo.
 
Melhor acompanhar toda a saga nas páginas anteriores aí...

Todas portas testadas, modem trocado, teste na frente do técnico, teste com mikrotik e por último, com fortigate - limitado a 90/90 em bridge.
Jovem eu tbm uso Vivo 300Mb em bridge com um Mikrotik e nunca tive problemas... inclusive funciona MUITO melhor em bridge com um roteador decente. No caso do RouterOS, tenho muitas funções de gerencia da rede e segurança que jamais teria com a HGU ou um modem simples Tplink da vida.
Fiz um vídeo de como fica a velocidade no Mikrotik e basicamente fica com a mesma velocidade da HGU, mas com muitos plus que não tem na HGU.
Uma sugestão, se tiver usando Mikrotik não faça regras de firewall forward pra internet que não seja fasttrack senão o processamento da caixa vai pro saco mesmo e ai sim pode afetar a velocidade.
 
mais um aqui com o mitrastar em bridge e velocidades ok (600 mbps)...

durante um tempo eu tive uns testes com resultados estranhos (caindo p/ 450-550mbps), mas consegui (acho) descobrir o q era.... um "bug" com fornecimento de ip entre macOS e unifi.... contornado o problema, mais de 5 semanas aqui em bridge, td ok
 
Primeira vez em 2 anos que pego a vivo fibra com problemas, hoje no download pois o upload está ok, mais alguém com problema em Blumenau SC ou região? Já resetei roteador testei outros sites
 
Última edição:
Eu acompanho, já vi suas reclamações mas não lembro de tudo. Imagino que você também acompanha e não deve ter achado outros com seu problema para estar afirmando que a vivo faz isso.
Ficar em 90/90 é bem característica da placa de rede e ou equipamento negociando em fast ethernet, pode ser uma coisa besta como um cabo.
Cara, quando eu contratei vivo fibra e configurei a hgu mitra com o ax6 em bridge ficou 100/100 e não dava pra usar vpn.. Resetei tudo, refiz a configuração e foi... Desde então n tive nenhuma problema com velocidades em bridge.
 
mais um aqui com o mitrastar em bridge e velocidades ok (600 mbps)...

durante um tempo eu tive uns testes com resultados estranhos (caindo p/ 450-550mbps), mas consegui (acho) descobrir o q era.... um "bug" com fornecimento de ip entre macOS e unifi.... contornado o problema, mais de 5 semanas aqui em bridge, td ok
Vc poderia explicar melhor como resolver este "bug"
 
Vc poderia explicar melhor como resolver este "bug"
Exatamente...

Se puder colocar um passo a passo, ainda que simples, em modo texto, vou tentar reproduzir aqui no final de semana.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Jovem eu tbm uso Vivo 300Mb em bridge com um Mikrotik e nunca tive problemas... inclusive funciona MUITO melhor em bridge com um roteador decente. No caso do RouterOS, tenho muitas funções de gerencia da rede e segurança que jamais teria com a HGU ou um modem simples Tplink da vida.
Fiz um vídeo de como fica a velocidade no Mikrotik e basicamente fica com a mesma velocidade da HGU, mas com muitos plus que não tem na HGU.
Uma sugestão, se tiver usando Mikrotik não faça regras de firewall forward pra internet que não seja fasttrack senão o processamento da caixa vai pro saco mesmo e ai sim pode afetar a velocidade.

Bacana @Hasin...

Existe algum tutorial para se configurar o Mikrotik para a Vivo? Estou pensando em pegar um para testar, uma vez que vou ter que devolver o fortigate para a empresa que eu trabalho.
Lembrando que quando eu tinha 300 / 150, a bridge funcionava lindamente... fazia o controle, inclusive das Vlans no meu WDR4300 com OpenWRT... quando migrei para 600, não funcionou mais corretamente.
 
Primeira vez em 2 anos que pego a vivo fibra com problemas, hoje no download pois o upload está ok, mais alguém com problema em Blumenau SC ou região? Já resetei roteador testei outros sites
Já resolveram, espero não ser algum problema de saturação
 
Tava muito bom, pra ser verdade hahahaha. A Vivo passou a trocar meu IP a cada 24h (moro em BH/MG). Como trabalho com sistemas que usam whitelist de IP's, pra mim tava excelente como era antes. Ficava vários dias com o mesmo endereço, sem precisar pedir para atualizarem o IP na empresa :haha:.
 
Existe algum tutorial para se configurar o Mikrotik para a Vivo? Estou pensando em pegar um para testar, uma vez que vou ter que devolver o fortigate para a empresa que eu trabalho.
Lembrando que quando eu tinha 300 / 150, a bridge funcionava lindamente... fazia o controle, inclusive das Vlans no meu WDR4300 com OpenWRT... quando migrei para 600, não funcionou mais corretamente.
Cara, se você conseguiu colocar a VLAN10 em bridge, melhor que tentar com outro roteador é tentar autenticar direto com seu PC..
Plugue o cabo do HGU em bridge no PC, vai no Painel de controle, rede, dial-up e crie uma nova conexão por PPPoE colocando o usuário e senha da Vivo.

Verifique qual a velocidade de conexão do cabo de rede (deve fechar 1gbps) e depois de conectado veja como fica a velocidade.
 
Exatamente...

Se puder colocar um passo a passo, ainda que simples, em modo texto, vou tentar reproduzir aqui no final de semana.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Bacana @Hasin...

Existe algum tutorial para se configurar o Mikrotik para a Vivo? Estou pensando em pegar um para testar, uma vez que vou ter que devolver o fortigate para a empresa que eu trabalho.
Lembrando que quando eu tinha 300 / 150, a bridge funcionava lindamente... fazia o controle, inclusive das Vlans no meu WDR4300 com OpenWRT... quando migrei para 600, não funcionou mais corretamente.

Cara não é algum problema com o seu HGU? Venho acompanhando a sua saga e pra mim não parece muito coisa de configuração porque não tem segredo algum é só colocar o HGU em bridge e mandar o router discar o PPPoE, tenho apenas 300Mbps e funciona tanto no meu mikrotik quando na Nanopi com openwrt que acabei de pegar, talvez faça um upgrade pra 600Mbps e te conto se tive o mesmo problema.
Outra coisa, de que região você é? Talvez tenha alguma particulariedade na sua região e tenta procurar outras pessoas quem tem um setup em bridge na sua região pra ver se elas tem um problema semelhante.
 
Vc poderia explicar melhor como resolver este "bug"

acho q não vai ajudar mta gente aqui pq era bem especifico, mas...

bem, eu uso como computador principal um imac que fica conectado via cabo e via wifi na minha rede (o uso do cabo é pq a conexão é melhor e o wifi é p/ usar alguns recursos do ecossistema da apple já q eu tenho bastante coisa deles, como o clipboard universal dela, airplay etc..). No macOS está configurado p/ priorizar a conexão via cabo.

qdo eu colocava o roteador da ubiquiti/unifi, geralmente depois de um tempo, por motivos que eu desconheço, o ip do imac conectado via cabo se tornava igual o ip conectado via wifi.... qdo isso acontecia, sei lá a "confusão" q gerava, o imac passava a usar a conexão wifi... aí qdo eu testava no speedtest, ele estava usando o wifi no lugar do cabo (mesmo setado p/ priorizar cabo no macos)... por isso os resultados ficavam entre 450-550, tinha umas oscilações etc.. (tem um post antigo meu onde eu explico o problema q estava tendo)... cheguei a testar em outro macbook pro, mas nem percebi q lá tbm ficou o wifi e o cabo conectados ao mesmo tempo e o resultado foi igual (ou seja, não sei pq, qdo vc tinha, aqui pelo menos, a combinação macOS + cabo e wifi conectados e unifi, o ip das conexões ficavam iguais e vc tinha o uso do wifi no lugar do cabo, mesmo setando priorizar o cabo. No windows, por exemplo, não acontece isso. E no hgu da vivo tbm não - os ips das 2 conexões ficam diferentes - mesmo usando o macOS)

enfim, indo p/ solução, eu simplesmente fixei no software da ubiquiti o ip da conexão a cabo e da conexão wifi.... agora não acontece mais de receberem o mesmo ip (a ubiquiti tbm atualizou algumas coisas desde então, a apple tbm no macos, eu não sei se corrigiria sozinho o problema com ip dinamico, mas tá funcionando assim, fixado, então deixei...)

com essa correção dos problemas dos ips, os testes de velocidade se comportam exatamente iguais usando roteador da ubiquiti e o hgu da vivo em modo router....

ATUALIZANDO: aqui está o post antigo q me referi comentando as velocidades....
https://forum.adrenaline.com.br/thr...a-optica-hfc.594503/page-1082#post-1075562783

no speedtest mostrava a rede cabeada... mas qdo vc ia monitorar no software da ubiquiti, a conexão wifi se movimentava.... enfim, a partir desses dados q expliquei, bug ou interpretação errada minha, não sei, fixar os ips do imac, p/ não ficarem iguais nas 2 conexões, resolveu....
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: sky

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo