[TÓPICO DEDICADO] Monitores ozone chegam ao brasil com 4 modelos fullhd e 1 qhd

Dessa parte tinha lido, mas porque não 165hz? Poderia ser arrefecimento ou prevenção contra possíveis problemas que o painel pode vir a ter usando esses hz a mais?
provavelmente estes painéis não passaram no controle de qualidade de alcançar e funcionar plenamente a 165hz então foram revendidos mais baratos pra montadoras pequenas que querem utilizá-lo até 144hz como é o caso desta
 
Meu Ozone OZDSP27IPS chegou ontem, testei algumas coisas e segue um feedback:

  • Gostei muito da qualidade de imagem dele, foi um salto bem grande do meu LG Ultrawide. 0 dead e stuck pixel. Só preciso ainda achar uma calibração de cor que me agrade;
  • O suporte dele realmente é bem ruim. Como minha mesa é estreita, o monitor fica muito perto do meu rosto, talvez eu compre um suporte articulado pra parede, já que na minha mesa não tem como colocar um com rosca/pressão;
  • A caixa veio sem lacres, sem o plástico na borda inferior do monitor, e alguns sacos dos cabos tinham marcas de relaxamento, como se alguém tivesse feito pressão com os dedos em alguns pontos para abrir;
Agora começam os problemas (testes feitos com os cabos que vieram dentro da caixa)
  • Com o cabo DP eu não consigo fazer o monitor funcionar a 120hz@10bits, quando coloco nessa opção a tela começa a piscar sem parar. Mas se eu coloco 60hz@10bits ele funciona normalmente;
Screenshot-156.png

  • Já com o cabo HDMI não aparece a opção de habilitar os 10 bits em 120hz, mas se eu coloco 60hz uma opção de 12 bits aparece;
Screenshot-155.png


No mais, ele não dava imagem durante o boot do windows, mas vi um post aqui recomendando que se atualizasse o driver do DP das Nvidias 10xx (utilizo umas GTX 1080) e 9xx e após a atualização esse erro sumiu.

Não pretendo devolver, pro meu uso acho que 8 bits ou 10 bits não vai fazer diferença, e também por ter pago 1400 nele, mas ainda fico chateado por não poder usar ele 100%.
 
Galera estou tendo alguns problemas com algo que não sei exatamente.

Percebi que se eu ligo o monitor depois de ligar o PC, ele não dá vídeo do display port. Quando ligo ele primeiro, aí vai normal.

Aparentemente no HDMI segue de boa.
 
Para funcionar 120hz@10bits você precisa alterar no formato da cor de saída de RGB para YcbCr422.
Realmente se eu faço essa alteração os 10 bits funcionam, mas nos posts de quem comprou ele a mais tempo, essa mudança não parece ser necessária.
 
Para funcionar 120hz@10bits você precisa alterar no formato da cor de saída de RGB para YcbCr422.


Mas em YcbCr422 tem perda de qualidade de imagem certo?

E agora? esse problema é só com esse monitor? os concorrentes da asus e dell tem isso tbm?
 
Aqui eu uso em RGB, 120Hz 10bpc via o cabo displayport que veio nele.

Mas em YcbCr422 tem perda de qualidade de imagem certo?
Sim, tem perda.

Percebi que se eu ligo o monitor depois de ligar o PC, ele não dá vídeo do display port. Quando ligo ele primeiro, aí vai normal.
E no meu caso não desligo o monitor nunca também. Ele desliga sozinho alguns segundos depois que desligo o PC e quando ligo o PC ele automaticamente liga sozinho.
 
Aqui eu uso em RGB, 120Hz 10bpc via o cabo displayport que veio nele.



E no meu caso não desligo o monitor nunca também. Ele desliga sozinho alguns segundos depois que desligo o PC e quando ligo o PC ele automaticamente liga sozinho.

Ele desliga mesmo ou fica stand? Acho que vou adotar essa prática.
 
Ele desliga mesmo ou fica stand? Acho que vou adotar essa prática.
Posso estar errado, mas ao que me parece desliga completamente mesmo.
 
Ele desliga mesmo ou fica stand? Acho que vou adotar essa prática.
Desliga completamente, ao menos aqui. Mas depois de desligar o PC, eu desligo tbm o filtro de linha (se não minha MOBO fica ligada).
 
Desliga completamente, ao menos aqui. Mas depois de desligar o PC, eu desligo tbm o filtro de linha (se não minha MOBO fica ligada).
Aqui também acontecia isso, dá para alterar uma configuração na BIOS pra fazer ela desligar (C-state, S4 ou S5 agora, nao lembro exatamente. posso checar depois).
 
Aqui também acontecia isso, dá para alterar uma configuração na BIOS pra fazer ela desligar (C-state, S4 ou S5 agora, nao lembro exatamente. posso checar depois).
Ah não sabia. Mas fica tranquilo, Alfas, é costume meu sempre desligar o filtro de linha hehe e eu ainda o tiro da tomada kkkk.
 
Aqui também acontecia isso, dá para alterar uma configuração na BIOS pra fazer ela desligar (C-state, S4 ou S5 agora, nao lembro exatamente. posso checar depois).

Minha mobo também fica ligada, sempre foi assim ate achei bom pra carregar as coisas. Será que tem problema?
 
Só uma coisa que eu percebi, se a opção "Utilizar configurações de cor da NVIDIA" estiver marcada a tela também fica piscando em 120Hz mesmo que a opção de cor seja 8 bits. Se a opção "Utilizar configurações de cor padrão" estiver marcada, os 120Hz funcionam normalmente. Um tanto quanto estranho.
 
Galera, alguém já teve esse problema do pino 20 do dislayport?



To desconfiado que pode estar rolando algo assim.
 
Só uma coisa que eu percebi, se a opção "Utilizar configurações de cor da NVIDIA" estiver marcada a tela também fica piscando em 120Hz mesmo que a opção de cor seja 8 bits. Se a opção "Utilizar configurações de cor padrão" estiver marcada, os 120Hz funcionam normalmente. Um tanto quanto estranho.

Quando você muda para "Utilize configurações de cor padrão" o sistema volta automaticamente para 8 bits através do controle do windows. Só dá para deixar 10 bits com o "Utilize configurações de cor da NVIDIA" marcado até onde eu sei. Já tentei procurar onde habilitar 10 bits diretamente nas configurações do windows, sem passar pela Nvidia, mas não encontrei nada que indicasse onde desse para mudar.
 
Galera, alguma sugestão de boa calibração pra esse monitor? Acho o vermelho muito puxado nele.
 
Quando você muda para "Utilize configurações de cor padrão" o sistema volta automaticamente para 8 bits através do controle do windows. Só dá para deixar 10 bits com o "Utilize configurações de cor da NVIDIA" marcado até onde eu sei. Já tentei procurar onde habilitar 10 bits diretamente nas configurações do windows, sem passar pela Nvidia, mas não encontrei nada que indicasse onde desse para mudar.
Então, o que eu quis dizer é que por padrão quando vc clica em "Utilize configurações de cor da NVIDIA" as cores ficam em 8 bits e mesmo assim a tela pisca, antes mesmo de colocar em 10 bits.
 
O monitor Quad HD IPS chegou aqui tudo novinho sem uso;
0 Dead Pixels e 5 stuck pixels ficam pelos cantos da tela e um pouco de vazamento de luz embaixo nos cantos então achei tudo sem problemas até aqui;
A qualidade das cores é o ponto forte desse monitor, impressionante!!
Estava com receio do tempo de resposta não me agradar, coloquei no "ALTO" senti uma diferença e gostei;
Os leds coloridos que o monitor emite achei suave.
O único problema é:
O Display Port não funciona 120 Hz + 10 bits a tela só pisca;
O HDMI funciona OK os 120 Hz + 10 bits com placa de video AMD;
O problema mesmo é o dia que eu pegar uma placa Nvidia, Gsync + Display Port mas sem opção de 120 Hz 10 bits.
 
O monitor Quad HD IPS chegou aqui tudo novinho sem uso;
0 Dead Pixels e 5 stuck pixels ficam pelos cantos da tela e um pouco de vazamento de luz embaixo nos cantos então achei tudo sem problemas até aqui;
A qualidade das cores é o ponto forte desse monitor, impressionante!!
Estava com receio do tempo de resposta não me agradar, coloquei no "ALTO" senti uma diferença e gostei;
Os leds coloridos que o monitor emite achei suave.
O único problema é:
O Display Port não funciona 120 Hz + 10 bits a tela só pisca;
O HDMI funciona OK os 120 Hz + 10 bits com placa de video AMD;
O problema mesmo é o dia que eu pegar uma placa Nvidia, Gsync + Display Port mas sem opção de 120 Hz 10 bits.
cara, te falar que eu usava um LG 27GL650F em 144hz+12bit e não vejo diferença nenhuma pra esse Ozone em 8bit.

não trabalho com cor e nem sou purista de imagem, mas no olho não senti diferença não.
 
o HDR só funciona em 10bit ne?
 
cara, te falar que eu usava um LG 27GL650F em 144hz+12bit e não vejo diferença nenhuma pra esse Ozone em 8bit.

não trabalho com cor e nem sou purista de imagem, mas no olho não senti diferença não.

Esse monitor que você usava é apenas 8 bits (16 milhões de cores, está na spec dele). Por mais que você setasse nas configs, não estava vendo o conteúdo a 12 bits. Não existe monitor convencional 12bits no mercado brasileiro. Uma tela 10bits consegue representar ~1 bilhão de tonalidades diferentes de cores, e uma tela 12 bits representaria cerca de 68 bilhões de tonalidades diferentes de cores.

Até poucos anos atrás não era trivial nem arranjar drivers para se usar 10 bits de cor (só nas placas gráficas para trabalho). Mesmo que tivesse a tela, usar propriamente os 10bits não era todos que podiam. Agora os drivers com 10bits felizmente já se popularizaram e não precisa ser só nas placas Quadro da vida.


o HDR só funciona em 10bit ne?
Não, ele funciona em 8 também. Porém se você setar o brilho correto para perto do máximo (como deve fazer quando habilita o HDR, nesse monitor daria os 400, 450 nits), ele expande os extremos dos limites do máximo de valor do branco. E se você mantém o mesmo número de subdivisões de cores (bits) você pode começar a sentir um pouco de banding nos gradientes, degradês. Para isso serve os 10 bits, você tem muito mais steps de tonalidades e consequentemente degradês mais suaves.

Uma representação gráfica bem arcaica, exagerada e fora de escala do que eu disse, seria algo assim, apenas para elucidar melhor. O par de cima e o par de baixo tem as mesmas subdivisões, porém extremos diferentes, o que causa uma diferente separação entre os subdivisões das cores:

gh3Q2xE.png
 
Última edição:
Esse monitor que você usava é apenas 8 bits (16 milhões de cores, está na spec dele). Por mais que você setasse nas configs, não estava vendo o conteúdo a 12 bits. Não existe monitor convencional 12bits no mercado brasileiro. Uma tela 10bits consegue representar ~1 bilhão de tonalidades diferentes de cores, e uma tela 12 bits representaria cerca de 68 bilhões de tonalidades diferentes de cores.

Até poucos anos atrás não era trivial nem arranjar drivers para se usar 10 bits de cor (só nas placas gráficas para trabalho). Mesmo que tivesse a tela, usar propriamente os 10bits não era todos que podiam. Agora os drivers com 10bits felizmente já se popularizaram e não precisa ser só nas placas Quadro da vida.



Não, ele funciona em 8 também. Porém se você setar o brilho correto para perto do máximo (como deve fazer quando habilita o HDR, nesse monitor daria os 400, 450 nits), ele expande os extremos dos limites do máximo de valor do branco. E se você mantém o mesmo número de subdivisões de cores (bits) você pode começar a sentir um pouco de banding nos gradientes, degradês. Para isso serve os 10 bits, você tem muito mais steps de tonalidades e consequentemente degradês mais suaves.
obviamente esses 12bit eram emulados, assim como os 10bit do ozone. ambos são nativos em 8bit, o ponto é que pra usuário comum, a diferença é insignificante.
 
O monitor Quad HD IPS chegou aqui tudo novinho sem uso;
0 Dead Pixels e 5 stuck pixels ficam pelos cantos da tela e um pouco de vazamento de luz embaixo nos cantos então achei tudo sem problemas até aqui;
A qualidade das cores é o ponto forte desse monitor, impressionante!!
Estava com receio do tempo de resposta não me agradar, coloquei no "ALTO" senti uma diferença e gostei;
Os leds coloridos que o monitor emite achei suave.
O único problema é:
O Display Port não funciona 120 Hz + 10 bits a tela só pisca;
O HDMI funciona OK os 120 Hz + 10 bits com placa de video AMD;
O problema mesmo é o dia que eu pegar uma placa Nvidia, Gsync + Display Port mas sem opção de 120 Hz 10 bits.
cara, te falar que eu usava um LG 27GL650F em 144hz+12bit e não vejo diferença nenhuma pra esse Ozone em 8bit.

não trabalho com cor e nem sou purista de imagem, mas no olho não senti diferença não.
O meu funciona na DP em 120hz + 10bit mas sinceramente, não vi nenhuma diferença.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo