[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Pessoal, eu to pra comprar uma segunda tela pra usar com um notebook e tava querendo pegar um ultrawide o que seria +/- 70 centímetros de largura do monitor, e minha mesa tem 1.20 metro, será que e uma boa pegar ele ou um monitor normal ?
Pretende usar em que orientação?
Vai usar do lado do notebook ou em cima?
Como é notebook eu recomendo usar o monitor como principal e o notebook como auxiliar.
 
Última edição:
comprei hj , mas os 25 cupons de +5% de desc, já haviam se esgotado.
mas ainda sim , o CxB desse monitor está absurdamente bom frente a outros monitores com as mesmas specs/tamanho.
olhei o rtings dele e gostei muito.. 2/3 do valor de um Dell e pontuou praticamente igual (GAMING) a um DELL s2721dgf que está na faixa de 3k+
como não usarei o suporte original , uma das coisas que me incomodaria seria isto , mas já possuo um articulável então sem problemas.
RTINGS LG 32GN600
RTINGS DELL S2721DGF
que delicia de monitor..
achei incrível em todos os sentidos.
CxB absurdo em um monitor de pouco mais de 1800..
Só ativei o perfil FPS e o tempo de resposta no talo..
não senti necessidade alguma de ajustes de cores , achei já perfeito..
recomendo para quem pprocura algo nessa faixa de valor com essas specs.
 
Pretende usar em que orientação?
Vai usar do lado do notebook ou em cima?
Como é notebook eu recomendo usar o monitor como principal e o notebook como auxiliar.
na horizontal, a princípio eu iria usar do lado, mas com a recomendação de usar o monitor como principal ele pode ir pra cima do note so teria que ver um suporte.
 
Boa pessoal!

Estou com o seguinte computador:
Processador Ryzen 3500x 6 núcleos/6 core
Rx 580 8gb(não é a do aliexpress)
16gb de ram gskill 3000mhz
Fonte 550w

Comprei um monitor pela americanas, um monitor Ultrawide da LG 29um69, porém veio com avarias e devolvi. Ele tinha 75hz, 1ms e freesync.
Não estou confiando em comprar de novo, pois esse monitor está sendo vendido por lojas terceiras através dos sites oficiais como Americanas, Kabum, etc…
Queria uma ajudinha!

De acordo com as minhas configurações, creio eu que um monitor de 144hz não seja uma boa opção, pois nem todos jogos conseguirei bater os 144 fps, por isso optei pelos 75hz.

Alguma sugestão? De preferência painel IPS… e também não entendo quando tem Adaptive Sync, se é compatível com Freesync(placas da AMD) ou com Gsync(placas da Nvidia) visto que no meu caso tenho uma placa AMD.

Quero comprar ainda hoje, então por favor me ajudem ai rsrs’

Att!

Edit: Achei um monitor da MSI Optix G241 144hz, e também um da samsung t350 24 polegadas 75hz que está a 899 na magazine luiza, mas não consigo me decidir…
 
Dúvida final, que inclusive pode ajudar o amigo de cima: MSI Optix G241 ou AOC 24G2? Vi os relatos de dead pixel e vazamento do AOC e fiquei meio com medo. Em compensação ele sRGB mode, o que acho que seria bem útil pra mim...
 
Dúvida final, que inclusive pode ajudar o amigo de cima: MSI Optix G241 ou AOC 24G2? Vi os relatos de dead pixel e vazamento do AOC e fiquei meio com medo. Em compensação ele sRGB mode, o que acho que seria bem útil pra mim...
O MSI Optix também tem bastante reclamações sobre defeito após 1 ano de uso :/
Por isso a dúvida
 
Uma dúvida sobre o LG 32GN600-B, para instalar um suporte eu preciso remover a parte de trás do plástico do vesa? sinceramente eu não sei se é possível remover, mas parece que sim, e não vi nada no manual
 
na horizontal, a princípio eu iria usar do lado, mas com a recomendação de usar o monitor como principal ele pode ir pra cima do note so teria que ver um suporte.
Se o ultrawide for muito grande e tu optar por utilizar ele como auxiliar na horizontal e ao lado do notebook eu te garanto que tu vai ter problemas com dores pq tu vai precisar virar muito o pescoço pra conseguir usar...
(Falo por experiência própria...)
Na vertical é menos pior,mas tu perde toda a "vantagem" de ter um ultrawide.
(Também falo por experiência própria).
Se tu optar em deixar o ultrawide como principal você tem algumas alternativas que são melhores ao meu ver.
Deixar o monitor centralizado e utilizar algum suporte articulado para notebook e deixar o notebook ao lado do monitor ou utilizar o notebook centralizado e o monitor acima do notebook,mas isso tem um probleminha...
Você vai precisar inclinar um pouco a cabeça para cima e em longos prazos pode incomodar e causar dores no pescoço.
Utilizei tanto Ultrawide como principal e auxiliar em ambas as orientações e inclusive em "torre" e Minha recomendação e experiência com dois monitores é a seguinte.

Utilizar o ultrawide como principal e usar a segunda tela como auxiliar ao lado do Ultrawide na horizontal.
Com Ultrawide como principal eu percebi que eu sentia menos necessidade de usar outra tela.
Outra coisa que reparei é que telas menores se "encaixam" melhor como auxiliar pq o ultrawide já possui mais tela do que o padrão Wide e se a tela for muito grande você vai precisar inclinar mais o pescoço e ao menos pra mim causava mais incômodo.
Mas isso depende do teu uso.
 
rapaziada tem algum monitor 27", qhd e mais de 75hz por menos de 2000? acho o 32gn600 mto grande queria um de 27
 
Se o ultrawide for muito grande e tu optar por utilizar ele como auxiliar na horizontal e ao lado do notebook eu te garanto que tu vai ter problemas com dores pq tu vai precisar virar muito o pescoço pra conseguir usar...
(Falo por experiência própria...)
Na vertical é menos pior,mas tu perde toda a "vantagem" de ter um ultrawide.
(Também falo por experiência própria).
Se tu optar em deixar o ultrawide como principal você tem algumas alternativas que são melhores ao meu ver.
Deixar o monitor centralizado e utilizar algum suporte articulado para notebook e deixar o notebook ao lado do monitor ou utilizar o notebook centralizado e o monitor acima do notebook,mas isso tem um probleminha...
Você vai precisar inclinar um pouco a cabeça para cima e em longos prazos pode incomodar e causar dores no pescoço.
Utilizei tanto Ultrawide como principal e auxiliar em ambas as orientações e inclusive em "torre" e Minha recomendação e experiência com dois monitores é a seguinte.

Utilizar o ultrawide como principal e usar a segunda tela como auxiliar ao lado do Ultrawide na horizontal.
Com Ultrawide como principal eu percebi que eu sentia menos necessidade de usar outra tela.
Outra coisa que reparei é que telas menores se "encaixam" melhor como auxiliar pq o ultrawide já possui mais tela do que o padrão Wide e se a tela for muito grande você vai precisar inclinar mais o pescoço e ao menos pra mim causava mais incômodo.
Mas isso depende do teu uso.
Vai ser no máximo de 29 acima disso eu tenho que trocar a mesa e agora não dá, eu vou pesquisar mais sobre o suporte articulado pro notebook pensei que era so pra monitor que tinha, eu tenho até a BF pra tomar a decisão então sem pressa, vlw muito pela ajuda.
 
Pessoal eu ia fazer a analise do LG 34C mas não rolou pessoal hoje o produto iria ser entregue me minha casa não veio e a Transportadora deu como ENTREGUE, o Monitor se EXTRAVIOU estava ansiosa pela chegada do monitor mas já comecei com dor cabeça .-. agora o jeito é falar com a Kabum estou muito triste com isso. Cara que deverai estar trazendo ele cresceu o olho e deve ter pego .-.
 
Eaee rapaziada, bom dia!
Eu fiz outro vídeo calibrando as cores do lg 34wp65c-b. Não sou nenhum profissional e nem trabalho com imagem/vídeo só sou chato mesmo KKKKKKK, fui configurando, testando o black smearing e comparando com a tela do meu notebook que é ips e me agrada bastante, espero que ajude :)


Cara, parabéns e obrigado! Suas configurações reduziram consideravelmente o black smearing. O pulo do gato realmente está no driver.

Nossas configs no monitor estavam semelhantes tanto que notei a melhora assim que mexi no driver. Curioso se com AMD também é assim...

Um exemplo que causava black smearing absurdo por aqui: o quadro preto onde fica o preço dos jogos na Steam.


Mover/arrastar uma janela com isso aí na tela era medonho. Agora vejo um ghost tolerável.


Sobre você não conseguir 10bpc, provavelmente é uma limitação da porta HDMI. Teste reduzir a frequência para 120Hz:
100Hz.png
144Hz.png
Eu tô limitado a 100Hz mesmo na DisplayPort por causa da placa de vídeo jurássica.
Aparentemente, pelo mesmo motivo, não consigo usar o truque dos 1436 pixels para driblar a "sombra". Qualquer resolução personalizada que eu crio não aceita o RGB Completo e a imagem fica completamente borrada.
 
Vai ser no máximo de 29 acima disso eu tenho que trocar a mesa e agora não dá, eu vou pesquisar mais sobre o suporte articulado pro notebook pensei que era so pra monitor que tinha, eu tenho até a BF pra tomar a decisão então sem pressa, vlw muito pela ajuda.
Eu uso o LG 29UM69G-B 29" FullHD 75Hz e eu considero ele um ótimo custo benefício e dificilmente você vai achar um ultrawide melhor que esse que não custe seu rim.
Eu mesmo comprei o LG 34WP65C-B e acabei devolvendo pq só ganha em taxa de atualização e resolução e é 2x mais caro que o LG 29UM69G-B.
Esse LG 29 está comigo faz quase 3 anos e até hoje nenhum problema com ele.
Continua impecável.
Único problema é ser Full HD mesmo,mas de resto ele é muito bom pro preço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, parabéns e obrigado! Suas configurações reduziram consideravelmente o black smearing. O pulo do gato realmente está no driver.

Nossas configs no monitor estavam semelhantes tanto que notei a melhora assim que mexi no driver. Curioso se com AMD também é assim...

Um exemplo que causava black smearing absurdo por aqui: o quadro preto onde fica o preço dos jogos na Steam.


Mover/arrastar uma janela com isso aí na tela era medonho. Agora vejo um ghost tolerável.


Sobre você não conseguir 10bpc, provavelmente é uma limitação da porta HDMI. Teste reduzir a frequência para 120Hz:
100Hz.png
144Hz.png
Eu tô limitado a 100Hz mesmo na DisplayPort por causa da placa de vídeo jurássica.
Aparentemente, pelo mesmo motivo, não consigo usar o truque dos 1436 pixels para driblar a "sombra". Qualquer resolução personalizada que eu crio não aceita o RGB Completo e a imagem fica completamente borrada.

Rapaz,vejo que você ainda está na luta com esse monitor kkkkk'.
Caso possível teste o Blacksmearing no Hades.(Jogar hades nesse monitor aí tava sendo uma tortura pra mim.)
Até eu fiquei curioso pra saber como ele ficou depois da calibragem :)
 
Última edição:
Salve galera estou pensando em pegar este monitor:


Mas tenho duas duvidas, um realmente é bom ou compensa pegar outro modelo, outra em jogos competitivos consigo jogar facilmente acima dos 144FPS, porém em jogos singleplayer caso eu queria optar por gráficos melhores e ficar a baixo dos 144fps o fato do monitor ter 144hz vai me passar a sensação de estar com Leg ?

Vlw !
 
Salve galera estou pensando em pegar este monitor:


Mas tenho duas duvidas, um realmente é bom ou compensa pegar outro modelo, outra em jogos competitivos consigo jogar facilmente acima dos 144FPS, porém em jogos singleplayer caso eu queria optar por gráficos melhores e ficar a baixo dos 144fps o fato do monitor ter 144hz vai me passar a sensação de estar com Leg ?

Vlw !
O máximo que você vai sentir caso opte por melhor qualidade de imagem em jogos singleplayer é um leve declínio na fluidez,mas nada exorbitante.
Passei quase um ano com um monitor 165hz e quando ia jogar algum jogo singleplayer eu sempre cravava o FPS em 75/90(dependendo do jogo) e aumentava os gráficos.
Só senti uma diferença mesmo quando eu colocava em 60 FPS.
75/90 é bastante fluido e sinceramente eu não senti tanta diferença de 75/90 para 120/144/165 nesse quase 1 ano que usei o monitor 165hz.
Ao menos pra mim é muito mais perceptível a melhora na fluidez de 60 para 75/90 do que de 75/90 para 120/144/165.
(Lembrando que é a minha opinião)
 
O máximo que você vai sentir caso opte por melhor qualidade de imagem em jogos singleplayer é um leve declínio na fluidez,mas nada exorbitante.
Passei quase um ano com um monitor 165hz e quando ia jogar algum jogo singleplayer eu sempre cravava o FPS em 75/90(dependendo do jogo) e aumentava os gráficos.
Só senti uma diferença mesmo quando eu colocava em 60 FPS.
75/90 é bastante fluido e sinceramente eu não senti tanta diferença de 75/90 para 120/144/165 nesse quase 1 ano que usei o monitor 165hz.
Ao menos pra mim é muito mais perceptível a melhora na fluidez de 60 para 75/90 do que de 75/90 para 120/144/165.
(Lembrando que é a minha opinião)
Vlw pelo feedback !

Sempre tento jogar acima dos 90 quadros então acredito que seja o suficiente, achei que podia ter alguma grande interferência.

Tmj !
 
Rapaz,vejo que você ainda está na luta com esse monitor kkkkk'.
Caso possível teste o Blacksmearing no Hades.(Jogar hades nesse monitor aí tava sendo uma tortura pra mim.)
Até eu fiquei curioso pra saber como ele ficou depois da calibragem :)
A real é que o LG 34WP65C-B não é um produto plug and play. Para a maior parte dos usuários, copiar as configurações do @Nicolai_Hygino é o suficiente. Usar Windows 11 seria um extra.

Meu caso complica um pouco por conta da placa de vídeo de outra era...

Sobre o Hades, ainda não tenho o game e a assinatura do Gamepass expirou. Aviso quando testar...
 
Boas nótcias a TRANSPORTADORA achou meu monitor depois da Kabum falar com eles :) já já postarem algo mas já adianto resolução muda e muito.
 
O monitor chegou aqui instalei ele e fiz a minha calibração não é a melhor do mundo mas tentei deixar o mais perto possível do meu painel IPS.
Fato existe um diferença sim nas cores, as cores são boas mas não é igual ao do IPS que tenho também ultrawide.
Monitor exige calibração pra ficar com cores ok e menos lavadas.

34WP65C-B

Resolução do 34C é maior e isso reflete numa melhor qualidade de imagem, mas tu perde em cor que com a calibração fica melhor mas NÃO chega no IPS.
Cor: Não preciso nem falar 34GL.
Nitidez: Nisso eu notei que ambos são bons, porém o 34C por ter uma resolução maior é melhor principalmente em jogos 34C.
Ghost: Não notei Ghost no 34C jogando o LoL e o Fortinite notei um pouco se o FPS estiver abaixo de 100. 34GL tem Ghost em imagens a 60FPS e isso irrita.
Black smearing: Acho que minha unidade foi abençoada e não notei isso em páginas nem na Steam.
Dead Pixel: 0 GLÓRIA 34C, o meu 34GL tem 1 no canto da tela.
Auto falante: Bacana gostei as vezes ajuda como agora que estou sem fone kk alto pra caramba.
HDMI x DP: Ligar no DP deixa ele no seu modo full porém eu notei ALGO ligando ele no HDMI as cores ficam melhores mas isso pode ser na minha unidade, mas no HDMI fica a 100hz
No geral é um bom monitor gostei mas acho que por sempre usar paineis IPS acabei me acostumando com as cores mais fortes mas este VA não faz feio mas pelo valor esperava mais.
Talvez com mais calibrações eu vejo como que fica. Tenho ainda 7 dias pra ver como vai ser.

Está fora de ordem as imagens do imgur mas eu coloquei 34C e 34GL

No modo HDR a diferença fica menor entre os 2 no quesito cor





 
Última edição:
Eu uso o LG 29UM69G-B 29" FullHD 75Hz e eu considero ele um ótimo custo benefício e dificilmente você vai achar um ultrawide melhor que esse que não custe seu rim.
Eu mesmo comprei o LG 34WP65C-B e acabei devolvendo pq só ganha em taxa de atualização e resolução e é 2x mais caro que o LG 29UM69G-B.
Esse LG 29 está comigo faz quase 3 anos e até hoje nenhum problema com ele.
Continua impecável.
Único problema é ser Full HD mesmo,mas de resto ele é muito bom pro preço.
esse e um dos modelos que estou de olho junto com o 29WK600 e o 29WL500.
 
Última edição:
Algum monitor QHD (ou mesmo 4k) bom para jogos por menos de 1500? Quero um de 75hz ou mesmo de 60hz, mas que tenha freesync
 
Achei 3 problemas no meu 34WP65C-B, o botão central que liga e desliga está com algum defeito, tem que precionar muito forte para fazer as ações ao contrario do meu outro LG que é bem de boa. Ao ligar o FreeSync a tela dele fica piscando tanto em placas AMD RX 6600XT quanto NVIDIA RTX 3060Ti troquei os cabos e nada problema permanece.
Uso prolongado faz a tela ficar oscilando de brilho verifiquei a fonte do monitor estava bem quente.
Agora não sei mais o que fazer pois mesmo com a fonte no "chão" gelado a tela continua oscilando o brilho.
Problemas do botão e do FreeSync da pra revelar e contornar isso, mas o do brilho não.
 
A


Achei 3 problemas no meu 34WP65C-B, o botão central que liga e desliga está com algum defeito, tem que precionar muito forte para fazer as ações ao contrario do meu outro LG que é bem de boa. Ao ligar o FreeSync a tela dele fica piscando tanto em placas AMD RX 6600XT quanto NVIDIA RTX 3060Ti troquei os cabos e nada problema permanece.
Uso prolongado faz a tela ficar oscilando de brilho verifiquei a fonte do monitor estava bem quente.
Agora não sei mais o que fazer pois mesmo com a fonte no "chão" gelado a tela continua oscilando o brilho.
Problemas do botão e do FreeSync da pra revelar e contornar isso, mas o do brilho não.
A Usabilidade do botão é pior que o wk600, se te incomodar, melhor baixar o on screen control
Tela piscando provavelmente é cabo ou conexão com PC, vale a pena verificar isso
Aqui usando meu notebook e um hub da Ugreen pisca as vezes do DP porque o hub não dá conta de alimentar
No hdmi vai de boa
Brilho reduzindo eu nunca percebi e nem faz sentido o que você falou. Essa redução é física?
Como você faz para voltar?
🤔
 
A



A Usabilidade do botão é pior que o wk600, se te incomodar, melhor baixar o on screen control
Tela piscando provavelmente é cabo ou conexão com PC, vale a pena verificar isso
Aqui usando meu notebook e um hub da Ugreen pisca as vezes do DP porque o hub não dá conta de alimentar
No hdmi vai de boa
Brilho reduzindo eu nunca percebi e nem faz sentido o que você falou. Essa redução é física?
Como você faz para voltar?
🤔
Já troquei os cabos e PC não funciona o FreeSync.
O brilho reduz e volta ao normal. Não faço nada e na tela como se estivesse faltando energia.
Mas isso só acontece após muito tempo usando o monitor.
 
peguei o benq XL2546, instalei o perfil ICC do rtings e calibrei a imagem.
saindo de um LG IPS 144hz, perdi um pouco DA qualidade de imagem ( nada que me incomode )
mas pro meu proposito ( jogo tarkov, dayz e COD ) eu senti uma diferença absurda na visualização dos inimigos, encaixar o spray e acertar balas de sniper, chega a ser estranho como as balas se encaixam melhor, enfim... MUITO SATISFEITO.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo