[TÓPICO OFICIAL] The Witcher 3: Wild Hunt

Uma invenção que já se comprovou ser ABSURDAMENTE superior ao 1080P em todos os aspectos. Jogos, filmes, etc.

A propósito, é errado "chorar" por ter uma puta placa dessa e saber que ela peida pra rodar um jogo de 2015 em 4K?

Eu nem tenho monitor 4k aqui, mas uso DLDSR/DSR pra jogar e hoje não consigo jogar nenhum jogo em 1080p.
Botei ontem TW3 em 1080p pra ver a performance e parecia que eu tava cego, tudo embaçado, sem definição.

É mais facil dizer que os settings ultra/extremo são besteira do que a resolução 4k
 
ontem acabei não testando no High,
mas hoje vou testar High + RT pra ver como fica. se conseguir manter 60frames ja ta otimo.
se nao, desativo e jogarei feliz do mesmo jeito.

ultima vez que zerei o game foi 2018 com uma 1080 e mesmo assim o jogo penava pra rodar a 60+ hahaha

Muda nada

Com RT no low ou ultra muda 10 fps
 
Uma invenção que já se comprovou ser ABSURDAMENTE superior ao 1080P em todos os aspectos. Jogos, filmes, etc.

A propósito, é errado "chorar" por ter uma puta placa dessa e saber que ela peida pra rodar um jogo de 2015 em 4K?

Tenho uma LG CX e não vejo nada de "aburdamente" superior a 1080p, mas é normal quando se torra muito dinheiro com algo, querer justificar aquilo pra você mesmo.
 
Tenho uma LG CX e não vejo nada de "aburdamente" superior a 1080p, mas é normal quando se torra muito dinheiro com algo, querer justificar aquilo pra você mesmo.
:haa:

Comparação meio sem lógica, o 4k é uma evolução do 1080p com muito mais pixels, não tem como defender 1080p porque é simplesmente uma evolução dele, não entendi o comparativo... Mas ao trocar de 1440p ou 4k para 1080p vai sentir a imagem bem embaçada.
 
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Tenho uma LG CX e não vejo nada de "aburdamente" superior a 1080p, mas é normal quando se torra muito dinheiro com algo, querer justificar aquilo pra você mesmo.

Recomendo uma visita ao oftalmologista.
 
Tenho uma LG CX e não vejo nada de "aburdamente" superior a 1080p, mas é normal quando se torra muito dinheiro com algo, querer justificar aquilo pra você mesmo.

Ai eu acho que o problema é com vc mesmo. Não tem como algo que tem mais de 8 milhões de pixels na tela não ser absurdamente superior a algo que tem 2 milhões.
O que pode acontecer é que jogos feitos pra 1080p com texturas desenhadas pra essa resolução, obviamente não mudam nada quando vão pra 4k.
Mas um jogo desenhado pra 4k, com texturas em resolução muito maior, obviamente ficam muito melhores.
 
Ai eu acho que o problema é com vc mesmo. Não tem como algo que tem mais de 8 milhões de pixels na tela não ser absurdamente superior a algo que tem 2 milhões.
O que pode acontecer é que jogos feitos pra 1080p com texturas desenhadas pra essa resolução, obviamente não mudam nada quando vão pra 4k.
Mas um jogo desenhado pra 4k, com texturas em resolução muito maior, obviamente ficam muito melhores.

Não amigo, é tudo resumido ao tamanho da tela. Uma tela de 55 polegadas faz todo sentido usar o 4k porque vai fazer bom uso dos pixels extras. Já uma tela de 27 polegadas não faz sentido até pelo custo extra de processamento que vai exigir. Vocês perdem tempo demais com detalhes que foram criados pra empurrar hardware e esquecem da diversão.
 
Alguém sabe como faz pra habilitar a versão de PS5 do TW3?

Eu tenho o disco original dele do PS4 aqui, na versão básica (sem Hearts Of Stone e Blood and Wine), e o jogo atualizou para a versão 4.00. Porem, não vejo nas configurações nada que me permita escolher o modo performance, por exemplo. E do lado de fora do jogo, aparece o ícone do PS4 em cima dele, ao invés de aparecer o do PS5.
 
Ai eu acho que o problema é com vc mesmo. Não tem como algo que tem mais de 8 milhões de pixels na tela não ser absurdamente superior a algo que tem 2 milhões.
O que pode acontecer é que jogos feitos pra 1080p com texturas desenhadas pra essa resolução, obviamente não mudam nada quando vão pra 4k.
Mas um jogo desenhado pra 4k, com texturas em resolução muito maior, obviamente ficam muito melhores.
Se você se mantiver à distância saudável da TV (Google it), que obviamente tem a ver com o tamanho da tela (quanto maior, mais distante), não haverá diferença visual de 2160p pra 1080p.

Mas se você jogar com a cara colada na tela, ferrando sua visão e postura, realmente não tem como não perceber diferença de 1080p pra 2160p. O salto é bizarro.
 
Última edição:
Não amigo, é tudo resumido ao tamanho da tela. Uma tela de 55 polegadas faz todo sentido usar o 4k porque vai fazer bom uso dos pixels extras. Já uma tela de 27 polegadas não faz sentido até pelo custo extra de processamento que vai exigir. Vocês perdem tempo demais com detalhes que foram criados pra empurrar hardware e esquecem da diversão.

Se não fizesse sentido não existia DSR/DLDSR. É nitida a melhora de resolução acima mesmo em telas menores. Os serrilhados melhoram, as texturas melhoram a definição.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se você se mantiver à distância saudável da TV (Google it), que obviamente tem a ver com o tamanho da tela (quanto maior, mais distante) não haverá diferença visual de 2160p pra 1080p.

Mas se você jogar com a cara colada na tela, ferrando sua visão e postura, realmente não tem como não perceber diferença de 1080p pra 2160p. O salto é bizarro.

Como que alguém joga PC (fps no teclado) há uma distancia "saudavel" da tela?
Eu jogo PC há uns 15 anos sempre da mesma forma e minha visão dentro da minha idade (35 anos) é ótima.
 
Não amigo, é tudo resumido ao tamanho da tela. Uma tela de 55 polegadas faz todo sentido usar o 4k porque vai fazer bom uso dos pixels extras. Já uma tela de 27 polegadas não faz sentido até pelo custo extra de processamento que vai exigir. Vocês perdem tempo demais com detalhes que foram criados pra empurrar hardware e esquecem da diversão.
exato, glr bitolada demais com 4k etc, parecem que nasceram ontem e n lembram quando 1080p virou padrao so nos monitores de 21" pra cima

17" glr ainda usava 900p ou 720p
21-24" hj eh o sweet spot pra 1080p
27-34" para 1440p
42+ para 4k
 
Como que alguém joga PC (fps no teclado) há uma distancia "saudavel" da tela?
Eu jogo PC há uns 15 anos sempre da mesma forma e minha visão dentro da minha idade (35 anos) é ótima.

A tela do seu PC certamente não tem o mesmo tamanho de uma tela de televisão.

Agora meta uma tela de 55" a 60cm do seu rosto e tenta jogar fps nela...
 
exato, glr bitolada demais com 4k etc, parecem que nasceram ontem e n lembram quando 1080p virou padrao so nos monitores de 21" pra cima

17" glr ainda usava 900p ou 720p
21-24" hj eh o sweet spot pra 1080p
27-34" para 1440p
42+ para 4k

Espera que ano que vem já começam a empurrar o 8k e aí o joaozinho médio vem com a mesma desculpa pra desembolsar uma boa grana pra atualizar tudo.
 
A tela do seu PC certamente não tem o mesmo tamanho de uma tela de televisão.

Agora meta uma tela de 55" a 60cm do seu rosto e tenta jogar fps nela...

Po, mas é claro. O que to falando é que mesmo a tela sendo 27", é claro que é perceptivel a mudança.
A máxima de "ah 4k em tela de pc 27" não muda nada". Bom, é PC, vc normalmente usa teclado e mouse pra jogar e senta perto. Claro que muda.
 
Não importa tamanho e resolução, tudo gira em torno de nitidez e imersão, o quanto a tela ocupa seu campo de visão sem distorção.

O quanto vc quer de imersão e nitidez é o que determina o tamanho e resolução ideal, e não o contrário.

Precisa pensar ao contrário.
 
Resolução alta em monitor com menos pixels tem diferença sim, na definição de imagens e texturas.
Mas ao mesmo tempo, vc não está aproveitando pra valer a resolução mais alta por falta de pixels.

Exemplo :

Jogar em um monitor 27' em 4K deixa o game mais definido, nítido, do que jogar em 1440p. Mas está sendo subaproveitado e talvez não chegue a valer tanto a pena considerando a performance (como seria em uma tv de 42').

O inverso tbm ocorre, se tentar jogar 1080p em um monitor 27', a imagem pode ficar menos definida por ter mais pixels do que a resolução pode abranger.
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Não importa tamanho e resolução, tudo gira em torno de nitidez e imersão, o quanto a tela ocupa seu campo de visão sem distorção.

O quanto vc quer de imersão e nitidez é o que determina o tamanho e resolução ideal, e não o contrário.

Precisa pensar ao contrário.
Esse é o ponto do exemplo citado.
 
Eu tenho uma tela 1440P 27polegadas e as vezes eu uso DSR pra 4k (Em jogos que aguentam) e já dá pra ver a diferença na qualidade da imagem, quem diz que não tem diferença é meio cegueta....em uma tela 4k nativa a diferença deve ser maior ainda..........Maldito capitalismo opressor evoluindo a qualidade para nos fazer gastar
 
Testei aqui na minha máquina da assinatura - monitor 21:9 - e meu veredito é o seguinte:

Câmeras: Não consigo gostar dessas câmeras muito próximas, se perde muito campo de visão, se ao menos desse para aumentar o fov... Do jeito que está parecia que eu estava jogando um jogo que não tinha o suporte correto para ultrawide. Então com relação as câmeras achei melhor usar somente a opção "PERTO" para o cavalo, nesse ponto achei que ficou legal.

Visual do game: Eu já usava os mods de texturas antes, mas achei que o jogo com o maior número de detalhes na tela, range of view aumentado ficou MUITO mais bonito. Me surpreendeu a beleza que o game conseguiu alcançar, ainda mais para um título de 2015. Por isso pesa mais, mas em DX11 está bem justificável.

DX11 vs DX12 - É muito claro que o jogo ficou cagado em DX12, a diferença de fluidez é notável. É uma pena pois o DLSS/RT só fica disponível na versão mais recente. Mesmo rodando sem DLSS e sem RT, é muito mais pesado do que em DX11, então eu recomendo o DX11.

Ray Tracing - Talvez pelo port para dx12 ser problemático achei que ficou pesado demais. Até rola jogar tranquilo aqui na 2080 Super, desde que não habilite as sombras e reflexos, ou seja, idêntico aos consoles. Me parece que nesses jogos antigos portados de dx11 para dx12 vai ser sempre assim, ray tracing pesado demais. Não chega a ser comparável com aquele excremento que é o Portal RTX, até pq Portal é "path tracing", mas está pesadinho. Pelo que andei lendo nem uma 3080 está segurando 60fps o que é um absurdo.

Conclusão: Até melhorarem a implementação do DX12 e mesmo a eficiência do DLSS, o que eu acho improvável, vou ficar com a versão em DX11, que vou repetir, já está lindíssima!

PS: Ativem a nitidez, sem ela fica borrado demais.
 
Essa semana fiz um up de 1080p 27" para 1440p Ultrawide 34" e sinceramente eu ganhei muito na qualidade geral da tela, não só parece que a tela é melhor aproveitada como o ganho de resolução das texturas que os pixels adicionais trazem é um absurdo, sem contar em games que não tem Anti aliasing tão bons eu percebi uma mudança drástica nos serrilhados. Concordo que não valha a pena 4k em monitor de 27" por exemplo pois mesmo tendo ganhos na imagem não justificam a perda de performance que demanda, mas em uma tv de 42"+ acho que o 4k é essencial.
 
Tenho uma LG CX e não vejo nada de "aburdamente" superior a 1080p, mas é normal quando se torra muito dinheiro com algo, querer justificar aquilo pra você mesmo.
Pra TV > 42' eu vejo diferença nitida entre 4k e 1080, alias acima de 32p já da pra perceber 1080 estourando pixel.
Agora essa galera que compra monitor de 24' 4k e fala que tem uma "puta direfença", acho até engraçado. Tipo gente que compra celular com tela 4k.
Mas cada um faz o que quiser com seu dinheiro.
 
Melhor coisa do mundo é poder baixar, instalar e sair jogando sem se preocupar se o frame rate caiu de 144 pra 60. Aqui nem fui ver a quantos frames tá rodando, mas pela fluidez e completa ausência de quedas ou stuttering, não tenho do que reclamar.

Nego perde mais da metade do tempo com o jogo caçando frame e reclamando.
Assim cara, e olha que sou o cara mais tranquilo em relação a performance. Não uso MSI ou qualquer programa a anos, apenas vejo se tá liso o gameplay e serrilhados e vou pra jogatina. Tanto que no último ano o que mais joguei foi no PS5 (que não tem nada disso de forma nativa). Mas claramente tá paia esse update, o jogo tá extremamente pesado em vários setups e placas parrudas. Frame pace tá ruim, stuttering a rodo. Se no teu ai ficou perfeito, bacana, mas a galera tem o direito de reclamar, mesmo sendo um upgrade free, porque obviamente, como se tá vendo, é um problema bem geral.

O que vejo é que quando certos problemas aparecem em franquias que o povo gosta ou relacionado a uma dev que é fã, meio que é passado um pano. "Ah o que importa é diversão."
 

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