[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

máquina virtual
não to rodando em maquina virtual, testei direto no host proxmox justamente pra "dar certo mais facil" kkkkk e agora to testando no LXC.

consigo rodar o vainfo no LXC container e aparece todas as informações certinho lendo as coisas do VA API e etc, mas quando configuro o hw transcode no jellyfin dá erro de midia incompativel e etc. Se desligar o hw transcode funciona.
 
ainda não desisti de tentar fazer funcionar o hw transcode
Pior q o container enxerga tanto a pasta card0 quanto a renderD128
já ate tentei adicionar ao container os grupos 44 (video) e 103 (render no host proxmox), mas continua dando erro quando faz o transcode.
Acho que vale tentar fazer o teste com algum container do ffmpeg e ver se consegue fazer decode/encode de boas aí dentro. Se funcionar, então o problema tá no jellyfin ou algo específico da imagem dele.
 
Como fica o adicional de "latência"/processamento se substituir o modem de operadora por um desses mini PCs com Proxmox ou coisas parecidas? Gosto de jogar, e estou querendo pegar um mini PC não só pra substituir o modem, mas pra adicionar várias coisas, além de um OpenWRT, Firewall, VPN, mas um servidor tb pra hospedar coisas como home assistant/node-red, grafana, IoT, etc...
 
Como fica o adicional de "latência"/processamento se substituir o modem de operadora por um desses mini PCs com Proxmox ou coisas parecidas? Gosto de jogar, e estou querendo pegar um mini PC não só pra substituir o modem, mas pra adicionar várias coisas, além de um OpenWRT, Firewall, VPN, mas um servidor tb pra hospedar coisas como home assistant/node-red, grafana, IoT, etc...
mínima quase 0
 
não to rodando em maquina virtual, testei direto no host proxmox justamente pra "dar certo mais facil" kkkkk e agora to testando no LXC.

consigo rodar o vainfo no LXC container e aparece todas as informações certinho lendo as coisas do VA API e etc, mas quando configuro o hw transcode no jellyfin dá erro de midia incompativel e etc. Se desligar o hw transcode funciona.
Eu não tenho certeza, mas eu ACHO que pro LXC não dá pra fazer passthru da GPU.
 
Eu não tenho certeza, mas eu ACHO que pro LXC não dá pra fazer passthru da GPU.
da sim, precisa adicionar essas informações aqui no .conf

lxc.cgroup2.devices.allow: c 226:0 rwm
lxc.cgroup2.devices.allow: c 226:128 rwm
lxc.cgroup2.devices.allow: c 29:0 rwm
lxc.mount.entry: /dev/dri dev/dri none bind,optional,create=dir
lxc.mount.entry: /dev/fb0 dev/fb0 none bind,optional,create=file

Lê direitinho as informações no vainfo e tals, mas não consegui fazer funcionar de qualquer forma.
 
No openwrt as portas são definidas via software, ou seja, não tem nada que te impede de ter duas wans + uma lan no R5S usando openwrt.

Só lembre-se que no caso do x86 é melhor não comprar os combos com memória ram e SSD que tem nos anúncios do Ali, e sim comprar o barebones(sem ram e sem ssd) e vc mesmo comprar essas peças separadas e de boa qualidade(marcas confiáveis) pois a memória ram e ssd colocados no combo la nos anúncios do ali geralmente são de marcas chinesas duvidosas.

Sim, da uma lida aqui para tirar as suas duvidas:


De qualquer jeito eu iria sugerir vc esperar o lançamento do NanoPi R6S que vai vir uma um hardware bem mais poderoso, porém, não sei quando vai sair! Acredito que está próximo!
Esse NanoPi R6S dá pra colocar 2 links de 500 MEGA cada e juntar as velocidades? Se positivo, eu deveria ter uma PLACA DE REDE 2.5 CERTO?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ola, obrigado pela resposta.

Sim, apenas Failover, banda de 400Mb já é mais que suficiente para meu uso.

Roteador com Dual Wan seria o ideal, centralizaria tudo. Qual você me indica? Pensei no redmi ax5400.
Esse redmi ax5400 o preço é puxado. Teria um ROUTER dual WAN mais em conta, tipo TP-LINK? Qual recomenda, o TP-Link ER605?
NanoPi R6S - Lançado!

pundX9N.png


R6S_en_01.jpg



Specs:


Página no site do fabricante -> https://www.friendlyelec.com/index.php?route=product/product&path=69&product_id=289

Wiki -> https://wiki.friendlyelec.com/wiki/index.php/NanoPi_R6S

Agora é aguardar para ver por quanto R$ que vai sair no aliexpress.
Esse NanoPi R6S deve ser muito bom, mas o preço...
Wan > DualWan > Habilitar Dual Wan = ON

Selecionar a Wan Principal
Selecionar a Wan Secundária
Modo Dual Wan = Balanço de carga
Configuração de Balanço de Carga = Vem padrão 3 pra 1, ai você configurar como vai ficar, se vai ficar 1:1 etc..

Depois so clicar em aplicar.

Obs: As duas internet devem está em bridge.
Se não tem outra opção sem ser bridge, vou desistir. vlw
Cara, eu esqueceria de vez essas soluções frankstein bugadas e compraria alguma solução pronta;

dasdsdd.jpg
Esse TP-LINK é o mais simples pelo visto.
Load Balance --> Claro 500mb + PowerNet 100mb

Show de bola. Imagina com 500 + 500 como ficaria. De todo modo, eu precisaria de uma placa de rede de 2.5
 
Última edição:
Como eu consigo somar as velocidades de 2 links de banda larga? Teria um roteador residencial para essa função? Enquanto eu vou lendo esse fórum, quem puder me adiantar alguma coisa, já agradeço.
 
Como eu consigo somar as velocidades de 2 links de banda larga? Teria um roteador residencial para essa função? Enquanto eu vou lendo esse fórum, quem puder me adiantar alguma coisa, já agradeço.
estamos falando de qual velocidade dos links?
vai querer somar eles e usar em simultâneo?
vai querer só failover?
vai querer administração completa da rede interna?
qual o $$$ que pretende gastar?
usa rede ethernet 1Gb u 2.5Gb internamente?

de um panorama do que pretende, pq vou falar a real, esse tópico aqui o céu é o limite :limo:
 
estamos falando de qual velocidade dos links? PredialNet 500 MEGA | Claro 500 MEGA
vai querer somar eles e usar em simultâneo? Como eu conheço pouco e agora tenho 2 links, eu acho que a ideia seria somar e usar em simultâneo.
vai querer só failover? Eu não sei como funciona nesse modo.
vai querer administração completa da rede interna? ADM completa seria interessante mas, para isso, deve ter um custo.
qual o $$$ que pretende gastar? Bom, eu gostaria de gastar o mínimo mas aceito conhecer um pouco desse mundo.
usa rede ethernet 1Gb u 2.5Gb internamente? No momento apenas de 1GB (10/100/1000).

de um panorama do que pretende, pq vou falar a real, esse tópico aqui o céu é o limite :limo:
As respostas estão em negrito. Eu me lembro que tem uns anos atrás que fui apresentado ao roteador que faz LOAD BALANCE (balanceamento de carga) mas não me aprofundei porque achei que nunca teria 2 (duas) banda larga antes da pandemia. Agora que estou no modo híbrido, 3 dias em Home Office (teletrabalho) e com a mudança de endereço, o leque de opções de BANDA LARGA aumentou de 1 para 3 (PredialNet, Claro e TIM). No momento estou no fórum da Claro, até pela via Crusius que vivi no mês de Maio com a operadora. Desde já lhe agradeço sua ajuda sincera e honesta. E sou da época da TIM LIVE em 2016 quando assinei o ADSL deles e conheci virtualmente o "user" @t1ago e alguns outros que não lembro bem o nome (avatar). Grande abraço e até breve! BOA NOITE!
 
Última edição:
Para os entendidos de redes, existe alguma maneira de acessar um PC remotamente desde a tela do boot, inclusive acessar a BIOS remotamente tal qual aqueles sistema ilo da HP e Idrac da Dell? Pelo que pesquisei à respeito, a HP e Dell usam uma placa de gerenciamento dedicada com conexão Ethernet para esta função. Existe algo similar para PCs comuns?
 
Para os entendidos de redes, existe alguma maneira de acessar um PC remotamente desde a tela do boot, inclusive acessar a BIOS remotamente tal qual aqueles sistema ilo da HP e Idrac da Dell? Pelo que pesquisei à respeito, a HP e Dell usam uma placa de gerenciamento dedicada com conexão Ethernet para esta função. Existe algo similar para PCs comuns?


eh meio caro...
 
DUAL WAN

@dudu1505 esse Xiaomi-Roteador WiFi para jogos Redmi, AX5400 Mesh, 6 2.5Gbps é bom e faz o papel de juntar 2 linls?
Outro roteador que andei vendo é o Roteador TP-Link Archer AX73 Wi-Fi 6 Gigabit Dual Band AX5400.
esquece, roteador all in one, não via fazer esse tipo de serviço de forma satisfatória não.
esquema vai ser partir pra um minipc/pc completo x86 ou um NanoPi/similares.

ate msm o redmi ax6000 que peguei recentimente e meti openwrt nele, ate da pra fazer esse esquema de juntar os links, mas com 1 só de 700Mb só com sqm já usa muito do cpu dele, jogar um segundo link e ainda criar regras pra load balance vai extourar o uso de cpu dele.
e quando estoura uso de cpu, fica tudo uma porcaria, e detalhe a cpu desse router que peguei é uma das mais fortes que tem no mercado atualmente.
 
esquece, roteador all in one, não via fazer esse tipo de serviço de forma satisfatória não.
esquema vai ser partir pra um minipc/pc completo x86 ou um NanoPi/similares.

ate msm o redmi ax6000 que peguei recentimente e meti openwrt nele, ate da pra fazer esse esquema de juntar os links, mas com 1 só de 700Mb só com sqm já usa muito do cpu dele, jogar um segundo link e ainda criar regras pra load balance vai extourar o uso de cpu dele.
e quando estoura uso de cpu, fica tudo uma porcaria, e detalhe a cpu desse router que peguei é uma das mais fortes que tem no mercado atualmente.

um nanopi rs6 aguenta um cake qos de uns 600 mb?
 
com folga kkkkk 1.5 gb ... inacreditável ... tenho um asus gt-ax6000 (q tem um hardware bem bom, quad core, 1gb de ram) e o cake aguenta só 180 mb de down e 220 de up ...
por exemplo, se eu colocar um r6s como o adm da rede e usar um router ax para distribuidor o wifi o esquema do sqm da certo? ou por conta da limitação do ax pode dar b.o?
lembrando que quando digo ax é no minimo um ax3000 pra cima.
 
DUAL WAN

@dudu1505 esse Xiaomi-Roteador WiFi para jogos Redmi, AX5400 Mesh, 6 2.5Gbps é bom e faz o papel de juntar 2 linls?
Outro roteador que andei vendo é o Roteador TP-Link Archer AX73 Wi-Fi 6 Gigabit Dual Band AX5400.
Oi, eu tenho esse roteador, ele não "junta" os dois links, exemplo, se você tem 500M + 500M seus download não vão bater 1Gbit, o que ele faz é algumas requisições vão pelo link1 e outros pelo link2, isso dá bastante problema se o serviço que vc acessa faz algum tipo de controle por IP , por exemplo aqui a DirectvGo parou de funcionar porque a grade de programação é definida pela localização do IP e como um fica como Manaus e outro como Recife o app fica dando pau, mesma coisa NextDNS que só pode usar a partir de 1 IP.
Talvez num gerenciador de download que abre multiplas conexões a velocidade melhore, mas na maioria dos casos você fica limitado a velocidade individual de cada link. O bom é que quando cai um o outro continua funcionando normal como se nada tivesse acontecido.
 
por exemplo, se eu colocar um r6s como o adm da rede e usar um router ax para distribuidor o wifi o esquema do sqm da certo? ou por conta da limitação do ax pode dar b.o?
lembrando que quando digo ax é no minimo um ax3000 pra cima.
sim, dá certo, ele vai administrar o router ax, pois é ele que é o servidor de dhcp ...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo