[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Bom dia povo!
Já está valendo a pena montar setup com DDR5? Vi que os preços baixaram bastante mas e quanto ao desempenho? No meu caso, estou pesquisando pra trocar mobo, cpu e memórias. O restante eu tenho...
CPU 13700k ou 13900k (não sei ainda se vou para o lado da AMD)
Mobo compatível e de boa qualidade
Memórias DDR5 (aqui que preciso dar uma boa pesquisada e ver se vale a pena, pensando na longevidade do PC)
 
Oi oi pessoal, eu tô planejando finalmente montar um PC depois de anos sofrendo com um laptop. Sei pouquíssimo de hardware então preciso de uma ajudinha pra montar uma configuração que sirva pro gasto até eu economizar pra dar umas upgrades.

Considerando as seguintes condições, qual seria a recomendação de vcs pra um build incluindo monitor?

  • Budget de até R$8000 (no último caso até R$10k)
  • Uso pra MMORPGs (principalmente Final Fantasy XIV, que inclusive vai ter uma graphic update logo então os requirements vão subir um pouco) e jogos como Baldurs Gate 3, Cyberpunk 2077, Nier:Automata, ... com configs high e pelo menos 60fps
  • Vou usar ele também para trabalho/projetos pessoais de programação, então devo fazer dualboot com Ubuntu e/ou usar virtualização/docker
  • Não quero importar, e tenho preferência por marcas com uma garantia/suporte decente aqui no Brasil
  • Sou datahoarder então preciso de no mínimo uns 2TB de armazenamento.
  • Tenho um espaço de 400x260x500mm (LxWxH) pra colocar o gabinete
 
Pessoal, estou querendo montar um pc na faixa entre 14 e 19k.

Sempre sonhei com uma máquina high-end e agora Deus me abençoou com um cargo no qual eu não preciso muito me preocupar com os valores, mas acho que esse aí é o teto porque quero gastar, junto dos periféricos, 25k ao todo. A configuração que eu pensei é a seguinte, e gostaria de considerações a respeito.

CPUi5 13600KF
2000​
GPU4090 ZOTAC (-MSI)
11600​
MEMÓRIA RAM2x16 DDR5 5200MHz
1000​
FONTE850W XPG CORE REACTOR
830​
COOLERNZXT KRAKEN X73 360mm
1000​
PLACA MAEGIGABYTE B760 AORUS ELITE DDR5
1300​
SSDXPG S6000 Lite 1Tb M2 NVMe
540​
GABINETESHARKOON ELITE SHARK
1150​

Esses preços são o que me custaria hoje no pix
 
Boa noite

Após 15 anos vou (finalmente) trocar de PC, mas infelizmente não entendo quase nada do assunto para comprar por mim mesmo e os contatos que fiz com lojas online ou via Whatsapp estao um pouco salgados pra mim. Podem me ajudar?

Quando eu comecei a rabiscar essa lista eu tinha em mente um PC (quase) todo branco, com o mínimo de luzinhas possível, tendo como "base":

i7-12700KF com 32 GB de RAM, SSD 1TB e uma RTX 3060 (no mínimo, quanto mais melhor).

Problema é que, daí pra frente eu não sei como continuar e quanto mais eu leio e pesquiso, menos eu entendo.

Qual placa-mãe? Qual fonte? Qual cooler? A Ar? Watercooler? Os dois? E memórias, bluetooth...?

Meu orçamento é de 9K

Obrigado
 
Olá pessoal.

Estou querendo montar um pc novo do zero, mas estou muito desatualizado com hardware e gostaria da ajuda de vocês.

Orçamento: Até uns 20k
Jogos: ação, estratégia, sobrevivência, simulação, tiro e terror. Pretendo jogar os atuais e próximos lançamentos mais pesados do mercado com tudo no máximo. Quero ficar com essa máquina por muitos e muitos anos sem precisar fazer upgrade.

Processador: última geração, estou na dúvida entre o I7 ou I9
Placa de vídeo: série 4000, mas estou na dúvida da memória. 8gb já está defasado? Melhor optar por uma de 16gb ou 24gb?
Fonte:
Placa mãe: a mais moderna em Wi-Fi e bluetooth
SSD: qual o modelo mais moderno que tem? Pensei em um de no mínimo 2TB para suportar vários jogos
Gabinete:
Cooler:
Ram: 32 GB DDR5. Qual frequência vocês recomendam?

Por gentileza, quem puder me ajudar, eu agradeço muito.

Tenho um bom orçamento, mas queria saber de vocês se mesmo tendo pra gastar, oq compensa e oq não compensa pagar mais caro, etc.
 
Boa madrugada galera.
Estou prestes a comprar um PC montado na Pichau, com placa-mae/fonte/memoria Mancer e estou na dúvida sobre o produto e ando pesquisando, até agora as respostas foram positivas e eu pretendo um futuro upgrade, mas para agora eu preciso com urgencia de um PC para trabalho principalmente e o processador em questão sera o Ryzen 5 4600g - Meu amigo comprou um PC tbm da pichau há alguns meses (8) e o pc continua funcional numa boa, sem problemas e tem quase as mesmas configuração, inclusive fonte/mobo/memoria da Mancer.
Eu pretendo no futuro um upgrade, antes de terminar o 1 ano de garantia. Recomendam ?
 
Estou querendo montar um pc novo do zero até uns 20k Pretendo jogar os atuais e próximos lançamentos mais pesados do mercado com tudo no máximo. Quero muitos anos sem precisar fazer upgrade.

Por gentileza, quem puder me ajudar, eu agradeço muito.

Tenho um bom orçamento, mas queria saber de vocês se mesmo tendo pra gastar, oq compensa e oq não compensa pagar mais caro, etc.
Vou dar umas considerações baseado no que negritei

Processador: última geração, estou na dúvida entre o I7 ou I9
Placa de vídeo: série 4000, mas estou na dúvida da memória. 8gb já está defasado? Melhor optar por uma de 16gb ou 24gb?
Fonte:
Placa mãe: a mais moderna em Wi-Fi e bluetooth
SSD: qual o modelo mais moderno que tem? Pensei em um de no mínimo 2TB para suportar vários jogos
Gabinete:
Cooler:
Ram: 32 GB DDR5. Qual frequência vocês recomendam?
Primeira coisa: Dentro desses 20k precisa incluir o display (monitor ou TV) também? Qual resolução e framerate você busca?

Processador: Vai usar pra trabalho também? Precisa ser Intel?

Placa de vídeo: 8gb vai/pode ser defasado a depender da resolução que você for jogar, ainda mais que falou que quer jogar tudo no máximo, se com isso quer dizer tudo 100% no Ultra com RT e sem DLSS diria pra pensar logo na 4090, mas se for um pouco mais maleável com os settings dá pra ir de 4080 ou 7900 XTX por exemplo, no fim sem saber a resolução é difícil dizer

Fonte: Dimensionamento exato depende da CPU e o uso que for fazer do PC, se pegar uma 4090 de 600w e um 13900ks e falar que também usa o PC pra trabalho eu não recomendaria uma fonte 850w, agora se for só pra jogos e for um 7700/7800x3D e/ou uma 4090 de 450w eu recomendo tranquilamente

Placa-mãe: Mais moderna em wi-fi e bluetooth então qualquer uma com wi-fi e bluetooth da última versão e boa? Faz questão de tamanho (microAtx vs Atx)? Precisa de conectividade específica como uma caralhada de USB-A ou USB-C, SPDIF pra aparelho de som ou algo assim ou só wi-fi e BT mesmo?

Gabinete: Sem restrições de tamanho? Pra um budget eu diria o Montech 903 Base que está 320 reais ou o Lancool 216 por 680 reais

Cooler: Vai depender do uso que fizer do PC e da CPU que for utilizar também, pra CPU tal vai ser uma coisa, se for uso pesado com trabalho o requerimento sobe, caso seja outro CPU e/ou estritamente jogos aí vai ser outra coisa

RAM: Acho que algo por volta de 5600-6000mhz CL 32-36, vai depender um pouco de resolução e CPU que utilizar mas aqui não varia tanto até

Talvez seja um textão sem muitas sugestões mas apenas pra entender melhor como seria o uso exato do PC e ver ao que possivelmente estaria aberto, da AMD tem ótimas opções também caso o foco seja apenas jogar (ou até pra trabalho/ambos) e embora tenha dito que quer ficar muitos anos sem upgrade, você teria possibilidade de trocar a CPU no mesmo socket e dar uma sobrevida no sistema de forma simples e rápida caso desejasse, então as vezes é um ponto que pode te interessar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite

Após 15 anos vou (finalmente) trocar de PC, mas infelizmente não entendo quase nada do assunto para comprar por mim mesmo e os contatos que fiz com lojas online ou via Whatsapp estao um pouco salgados pra mim. Podem me ajudar?

Quando eu comecei a rabiscar essa lista eu tinha em mente um PC (quase) todo branco, com o mínimo de luzinhas possível, tendo como "base":

i7-12700KF com 32 GB de RAM, SSD 1TB e uma RTX 3060 (no mínimo, quanto mais melhor).

Problema é que, daí pra frente eu não sei como continuar e quanto mais eu leio e pesquiso, menos eu entendo.

Qual placa-mãe? Qual fonte? Qual cooler? A Ar? Watercooler? Os dois? E memórias, bluetooth...?

Meu orçamento é de 9K

Obrigado
Mesma coisa que perguntei acima basicamente mas resumindo: Será só pra jogos ou algum uso de trabalho/hobby/profissional também? Esse orçamento de 9k precisa incluir display (monitor/TV) e periféricos ou apenas gabinete e com os componentes do PC mesmo? Qual seria a resolução que vai usar e FPS que busca manter? Se importa com longevidade do socket? Porque de um lado poderia manter tudo e trocar de CPU caso quisesse/precisasse no futuro e no outro teria uma limitação

No mais, conectividade como bluetooth/wifi, SPDIF (equipamentos de áudio) etc é subjetivo e se precisa ou não depende totalmente de você, eu por exemplo uso SPDIF mas a maioria não precisa, eu uso 2 USB-C (1 do gabinete 1 da placa-mãe) e ter 1 a mais seria bem-vindo mas não mandatório, enquanto outros não usam nenhum USB-C mas as vezes usam 10-12 entradas USB-A então isso da conectividade é bem pessoal, não sei se você em específico teria muita exigência mas seria bom informar caso sim, e sobre setup branco ter em mente que é mais difícil encontrar alguns componentes na cor branca e costuma ser mais $algado o preço, aí é ponderar porque as vezes dá pra ter algo mais potente mas sacrificar na cor/estética ou focar mais na estética mesmo e talvez sacrificar potência e tempo de garantia
 
Última edição:
Pessoal, somente o gabinete gamer, um PC até 8k para rodar os jogos atuais de boa em 1440p.. Tava pensando com uma rtx4070, da pra conseguir algo montando nessas lojas online?
Obrigadooooo
 
Vou dar umas considerações baseado no que negritei


Primeira coisa: Dentro desses 20k precisa incluir o display (monitor ou TV) também? Qual resolução e framerate você busca?

Processador: Vai usar pra trabalho também? Precisa ser Intel?

Placa de vídeo: 8gb vai/pode ser defasado a depender da resolução que você for jogar, ainda mais que falou que quer jogar tudo no máximo, se com isso quer dizer tudo 100% no Ultra com RT e sem DLSS diria pra pensar logo na 4090, mas se for um pouco mais maleável com os settings dá pra ir de 4080 ou 7900 XTX por exemplo, no fim sem saber a resolução é difícil dizer

Fonte: Dimensionamento exato depende da CPU e o uso que for fazer do PC, se pegar uma 4090 de 600w e um 13900ks e falar que também usa o PC pra trabalho eu não recomendaria uma fonte 850w, agora se for só pra jogos e for um 7700/7800x3D e/ou uma 4090 de 450w eu recomendo tranquilamente

Placa-mãe: Mais moderna em wi-fi e bluetooth então qualquer uma com wi-fi e bluetooth da última versão e boa? Faz questão de tamanho (microAtx vs Atx)? Precisa de conectividade específica como uma caralhada de USB-A ou USB-C, SPDIF pra aparelho de som ou algo assim ou só wi-fi e BT mesmo?

Gabinete: Sem restrições de tamanho? Pra um budget eu diria o Montech 903 Base que está 320 reais ou o Lancool 216 por 680 reais

Cooler: Vai depender do uso que fizer do PC e da CPU que for utilizar também, pra CPU tal vai ser uma coisa, se for uso pesado com trabalho o requerimento sobe, caso seja outro CPU e/ou estritamente jogos aí vai ser outra coisa

RAM: Acho que algo por volta de 5600-6000mhz CL 32-36, vai depender um pouco de resolução e CPU que utilizar mas aqui não varia tanto até

Talvez seja um textão sem muitas sugestões mas apenas pra entender melhor como seria o uso exato do PC e ver ao que possivelmente estaria aberto, da AMD tem ótimas opções também caso o foco seja apenas jogar (ou até pra trabalho/ambos) e embora tenha dito que quer ficar muitos anos sem upgrade, você teria possibilidade de trocar a CPU no mesmo socket e dar uma sobrevida no sistema de forma simples e rápida caso desejasse, então as vezes é um ponto que pode te interessar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mesma coisa que perguntei acima basicamente mas resumindo: Será só pra jogos ou algum uso de trabalho/hobby/profissional também? Esse orçamento de 9k precisa incluir display (monitor/TV) e periféricos ou apenas gabinete e com os componentes do PC mesmo? Qual seria a resolução que vai usar e FPS que busca manter? Se importa com longevidade do socket? Porque de um lado poderia manter tudo e trocar de CPU caso quisesse/precisasse no futuro e no outro teria uma limitação

No mais, conectividade como bluetooth/wifi, SPDIF (equipamentos de áudio) etc é subjetivo e se precisa ou não depende totalmente de você, eu por exemplo uso SPDIF mas a maioria não precisa, eu uso 2 USB-C (1 do gabinete 1 da placa-mãe) e ter 1 a mais seria bem-vindo mas não mandatório, enquanto outros não usam nenhum USB-C mas as vezes usam 10-12 entradas USB-A então isso da conectividade é bem pessoal, não sei se você em específico teria muita exigência mas seria bom informar caso sim, e sobre setup branco ter em mente que é mais difícil encontrar alguns componentes na cor branca e costuma ser mais $algado o preço, aí é ponderar porque as vezes dá pra ter algo mais potente mas sacrificar na cor/estética ou focar mais na estética mesmo e talvez sacrificar potência e tempo de garantia

Boa tarde,

Apenas o PC mesmo, os periféricos e monitor vou manter os que tenho por enquanto.

Vou usar o PC pra tudo, mas mais voltado para edição de imagens e vídeos do que pra jogos (quero muito jogar o novo Starfield).

Sobre a resolução, hoje, acredito que meu monitor só vá até 1920x1080, mas não sei se ele está sendo limitado pela GTX 660 bem velhinha. Frequência eu não entendo nada e infelizmente não tenho como confirmar porque o PC atual faz muito barulho quando liga (por isso o upgrade).

Sobre branco ser mais caro, não sabia disso. Eu pensei em usar o gabinete HX600, mas não apenas não tenho certeza se ele é mesmo bom (vi apenas uns vídeos da própria Pichau) como também não sei quais componentes ficariam mais destacados caso não fossem brancos. Se não for pedir muito, poderia fazer duas listas, uma em preto e uma o mais em branco possível?

Por fim, sobre conectividade, tendo pelo menos 1 HDMI pro monitor e umas... 6 USB pra mim, hoje, tá bom. Mas você(s) que entendem poderiam me orientar melhor. Possibilidade de upgrade é sempre interessante, mas o meu atual durou 15 anos (com certos sacrifícios, claro), mas se sem possibilidade de upgrades puder me dar um PC ainda mais forte, manda ver. Daqui 15 anos eu me viro, hehe.

No mais, muito obrigado pelo seu tempo.
 
Última edição:
Vou dar umas considerações baseado no que negritei


Primeira coisa: Dentro desses 20k precisa incluir o display (monitor ou TV) também? Qual resolução e framerate você busca?
Não, não inclui o monitor. Resolução busco até 2k.

Processador: Vai usar pra trabalho também? Precisa ser Intel?
Somente para Jogos. Prefiro Intel.

Placa de vídeo: 8gb vai/pode ser defasado a depender da resolução que você for jogar, ainda mais que falou que quer jogar tudo no máximo, se com isso quer dizer tudo 100% no Ultra com RT e sem DLSS diria pra pensar logo na 4090, mas se for um pouco mais maleável com os settings dá pra ir de 4080 ou 7900 XTX por exemplo, no fim sem saber a resolução é difícil dizer
Estou pensando em pegar uma 4080 mesmo.

Fonte: Dimensionamento exato depende da CPU e o uso que for fazer do PC, se pegar uma 4090 de 600w e um 13900ks e falar que também usa o PC pra trabalho eu não recomendaria uma fonte 850w, agora se for só pra jogos e for um 7700/7800x3D e/ou uma 4090 de 450w eu recomendo tranquilamente

Placa-mãe: Mais moderna em wi-fi e bluetooth então qualquer uma com wi-fi e bluetooth da última versão e boa? Faz questão de tamanho (microAtx vs Atx)? Precisa de conectividade específica como uma caralhada de USB-A ou USB-C, SPDIF pra aparelho de som ou algo assim ou só wi-fi e BT mesmo?
Gostaria com USB-A e USB-C, fora o wi-fi e BT mesmo.

Gabinete: Sem restrições de tamanho? Pra um budget eu diria o Montech 903 Base que está 320 reais ou o Lancool 216 por 680 reais
Sem restrições de tamanho.

Cooler: Vai depender do uso que fizer do PC e da CPU que for utilizar também, pra CPU tal vai ser uma coisa, se for uso pesado com trabalho o requerimento sobe, caso seja outro CPU e/ou estritamente jogos aí vai ser outra coisa

RAM: Acho que algo por volta de 5600-6000mhz CL 32-36, vai depender um pouco de resolução e CPU que utilizar mas aqui não varia tanto até
Pense em pegar 2x 16 de 6000 mhz mesmo.


Talvez seja um textão sem muitas sugestões mas apenas pra entender melhor como seria o uso exato do PC e ver ao que possivelmente estaria aberto, da AMD tem ótimas opções também caso o foco seja apenas jogar (ou até pra trabalho/ambos) e embora tenha dito que quer ficar muitos anos sem upgrade, você teria possibilidade de trocar a CPU no mesmo socket e dar uma sobrevida no sistema de forma simples e rápida caso desejasse, então as vezes é um ponto que pode te interessar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mesma coisa que perguntei acima basicamente mas resumindo: Será só pra jogos ou algum uso de trabalho/hobby/profissional também? Esse orçamento de 9k precisa incluir display (monitor/TV) e periféricos ou apenas gabinete e com os componentes do PC mesmo? Qual seria a resolução que vai usar e FPS que busca manter? Se importa com longevidade do socket? Porque de um lado poderia manter tudo e trocar de CPU caso quisesse/precisasse no futuro e no outro teria uma limitação

No mais, conectividade como bluetooth/wifi, SPDIF (equipamentos de áudio) etc é subjetivo e se precisa ou não depende totalmente de você, eu por exemplo uso SPDIF mas a maioria não precisa, eu uso 2 USB-C (1 do gabinete 1 da placa-mãe) e ter 1 a mais seria bem-vindo mas não mandatório, enquanto outros não usam nenhum USB-C mas as vezes usam 10-12 entradas USB-A então isso da conectividade é bem pessoal, não sei se você em específico teria muita exigência mas seria bom informar caso sim, e sobre setup branco ter em mente que é mais difícil encontrar alguns componentes na cor branca e costuma ser mais $algado o preço, aí é ponderar porque as vezes dá pra ter algo mais potente mas sacrificar na cor/estética ou focar mais na estética mesmo e talvez sacrificar potência e tempo de garantia
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Srs, pensei em montar essa configuração abaixo, porém, tenho algumas dúvidas
Gabinete Sharkoon Elite Shark
Placa Mãe Gigabyte B760M Aorus Elite AX
Water Cooler NZXT Kraken Elite 360 RGB, 360mm, Intel e AMD, Preto - RL-KR36E-B1
Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular
Memória Corsair Vengeance RGB, 32GB (2x 16GB), 6200MHz, DDR5, C36
Placa de Vídeo RTX 4080 Eagle OC Gigabyte NVIDIA GeForce, 16 GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing - GV-N4080EAGLE OC-16GD
Processador Intel Core i9-13900KF, 13ª Geração, 5.8GHz Max Turbo, Cache 36MB, 24 Núcleos, 32 Threads, LGA 1700 - BX8071513900KF
SSD 2TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe, Leitura: 7400MB/s e Gravação: 6400MB/s, 3D NAND - AGAMMIXS70B-2T-CS

1 - Esse gabinete comporta essa placa mãe, placa de vídeo, cooler, etc?
2 - Essa fonte está boa para essa placa de vídeo?
3 - Compensa mesmo eu pegar um I9 ou posso ir de I7 de última geração? Tem muita diferença?
4 - Acham melhor eu pegar 2 SSDs de 1TB cada ou iniciar com 1 de 2TB e futuramente comprar mais 1 de 2TB? Pretendo colocar muitos jogos, tanto jogos de pouco espaço e os que ocupam mais espaço (os mais atuais).

Obs: Não tenho intenções de jogar em 4K, futuramente irei comprar um monitor de 34" - 2k. Acredito que só isso já basta pra mim. É uma máquina somente para jogos. Não irei trabalhar com ela.

Na opinião de vocês, no que eu posso economizar, trocar por algo mais barato, etc?
 
Orçamento até 20k, PC só pra jogos.
Resolução busco até 2k.
Prefiro Intel.
Estou pensando em pegar uma 4080 mesmo.
Placa-mãe gostaria com USB-A e USB-C, fora o wi-fi e BT mesmo.
Gabinete sem restrições de tamanho.
Pense em pegar 2x 16 de 6000 mhz mesmo.

Srs, pensei em montar essa configuração abaixo, porém, tenho algumas dúvidas
Gabinete Sharkoon Elite Shark
Placa Mãe Gigabyte B760M Aorus Elite AX
Water Cooler NZXT Kraken Elite 360 RGB, 360mm, Intel e AMD, Preto - RL-KR36E-B1
Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular
Memória Corsair Vengeance RGB, 32GB (2x 16GB), 6200MHz, DDR5, C36
Placa de Vídeo RTX 4080 Eagle OC Gigabyte NVIDIA GeForce, 16 GB GDDR6X, DLSS, Ray Tracing - GV-N4080EAGLE OC-16GD
Processador Intel Core i9-13900KF, 13ª Geração, 5.8GHz Max Turbo, Cache 36MB, 24 Núcleos, 32 Threads, LGA 1700 - BX8071513900KF
SSD 2TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe, Leitura: 7400MB/s e Gravação: 6400MB/s, 3D NAND - AGAMMIXS70B-2T-CS

Obs: Não tenho intenções de jogar em 4K, futuramente irei comprar um monitor de 34" - 2k. Acredito que só isso já basta pra mim. É uma máquina somente para jogos. Não irei trabalhar com ela.

Na opinião de vocês, no que eu posso economizar, trocar por algo mais barato, etc?
Com base no que respondeu e o comentário de o que vale e o que não vale a pena pagar mais caro vou dar minha opinião

Gabinete: Olhei rápido e encontrei esse Sharkoon Elite Shark CA300T por 1200~ reais, a altura máxima de CPU cooler é 165mm então é meio estreito considerando o tamanho das RTX 4070ti pra cima e que é bom/necessário ter uma folga pro conector, também não faço ideia da eficiência/refrigeração térmica desse gabinete. Pensando nisso eu olharia o Montech 903 Base pra algo em conta (320 reais no momento) por ser mais espaçoso e ter boa refrigeração garantida ou pegaria o Lancool 216 por 680 reais pelo mesmo motivo, mas o Lancool teria qualidade de construção um pouco melhor com chapas mais grossas etc

Placa-mãe: Tem as coisas que te atendem que são USB-A/USB-C e WiFi/BT, VRM creio que segurem mesmo o 13900k considerando que o foco é jogos

Cooler: O que encontrei é um modelo de >2k, se for isso mesmo eu daria uma olhada em modelos da Corsair, DeepCool, CoolerMaster, Arctic etc porque a média de um WC 360mm high-end é na faixa de 1k, e esse premium todo da NZXT é mais pela estética porque em desempenho mesmo vai ser tudo meio parecido e com garantia similar, 5 anos na média pra high-end, ou até a NZXT tem o X73 se não me engano que é nessa faixa de preço

Fonte: Caso seja do seu interesse, tem fontes de padrão novo com cabo 12VHPWR nativo pra não precisar usar adaptador (uns se importam, outros não), de 850w tem a SuperFrame por 740 ou a Nidus por 840, projeto das duas é basicamente o mesmo, ambas tem 5 anos de garantia. Com 10 anos de garantia e 850w acho que só a MSI A850G no momento por 1200 reais.

Memória: 6200mhz e CL36, boa, aí a estética vai de você, as vezes o preço varia bastante só com isso

Placa de vídeo: Recomendo usar esse site pra monitorar mas no momento atual o preço das RTX 4080 mais baratas é 7k~ e das 4090 é 10k~, eu pegaria qualquer marca com 3 anos de garantia que estiver mais em conta, mas tem gente que prefere marca X ou Y ou escolhe pela estética, aí vai da sua prioridade também

Processador: Ótimo, mas como disse que o foco é apenas jogos, eu pensaria se vale a pena ir de 13900kf ou se algo como um 13600kf/13700kf não fazem mais sentido, assim poderia pegar uma 4090 que vai trazer mais desempenho e longevidade que essa diferença de CPU, assim como também pode usar uma refrigeração mais modesta

SSD: Bom desempenho mas por causa de relatos de garantia meio lenta/ruim eu daria uma olhada também em outros modelos como os WD SN770/SN850x, Kingston KC3000 e Fury Renegade, Corsair MP600 Pro XT e outros que não lembro de cabeça agora (mais tarde adiciono), não é pelo desempenho em si mas apenas algo pra ter em mente já que bastante gente relata RMA meio lento por parte da XPG/Adata aqui no Brasil

1 - Esse gabinete comporta essa placa mãe, placa de vídeo, cooler, etc?
2 - Essa fonte está boa para essa placa de vídeo?
3 - Compensa mesmo eu pegar um I9 ou posso ir de I7 de última geração? Tem muita diferença?
4 - Acham melhor eu pegar 2 SSDs de 1TB cada ou iniciar com 1 de 2TB e futuramente comprar mais 1 de 2TB? Pretendo colocar muitos jogos, tanto jogos de pouco espaço e os que ocupam mais espaço (os mais atuais).
1 - Segundo a Sharkoon até 420mm frontal pra WC ou 360mm no topo
2 - Tranquilo mas respondi mais completo em cima
3 - Apenas pra jogos? Eu pessoalmente acho que faz bem mais sentido pegar um 13600k/13700k com uma 4090 do que um 13900k com uma 4080 a princípio, e essa troca também torna mais viável uma economia em refrigeração, apesar de mesmo uma 4080 já entregar MUITA performance pra 1440p, um 13600k com uma 4090 vai entregar mais desempenho na maioria dos cenários
4 - Acho que eu iria de 2TB e depois mais 2TB, preço tá bem parecido entre 1/2TB então acho que faz sentido já pegar algo maior mesmo

Sobre a resolução, hoje, acredito que meu monitor só vá até 1920x1080, mas não sei se ele está sendo limitado pela GTX 660 bem velhinha. Frequência eu não entendo nada e infelizmente não tenho como confirmar porque o PC atual faz muito barulho quando liga (por isso o upgrade).

Sobre branco ser mais caro, não sabia disso. Eu pensei em usar o gabinete HX600, mas não apenas tenho certeza se ele é mesmo bom (vi apenas uns vídeos da própria Pichau) como também não sei quais componentes ficariam mais destacados caso não fossem brancos. Se não for pedir muito, poderia fazer duas listas, uma em preto e uma o mais em branco possível?

Por fim, sobre conectividade, tendo pelo menos 1 HDMI pro monitor e umas... 6 USB pra mim, hoje, tá bom. Mas você(s) que entendem poderiam me orientar melhor. Possibilidade de upgrade é sempre interessante, mas o meu atual durou 15 anos (com certos sacrifícios, claro), mas se sem possibilidade de upgrades puder me dar um PC ainda mais forte, manda ver. Daqui 15 anos eu me viro, hehe.

No mais, muito obrigado pelo seu tempo.
Tinha em mente um PC (quase) todo branco, com o mínimo de luzinhas possível, tendo como "base":

i7-12700KF com 32 GB de RAM, SSD 1TB e uma RTX 3060 (no mínimo, quanto mais melhor).

Problema é que, daí pra frente eu não sei como continuar e quanto mais eu leio e pesquiso, menos eu entendo.
Qual placa-mãe? Qual fonte? Qual cooler? A Ar? Watercooler? Os dois? E memórias, bluetooth...?

Meu orçamento é de 9K, apenas pro PC, periféricos e monitor vou manter os que tenho
Mais voltado para edição de imagens e vídeos do que jogos (quero muito jogar o novo Starfield).
Costuma ser mais caro e mais difícil de encontrar porque é mais exclusivo/nichado mas vamos lá com algumas ideias pelo menos

Gabinete:
Um bom gabinete custo x benefício, espaçoso e bem refrigerado com preço baixo é o Montech 903 Base (320 reais preto ou 360 reais branco), outro que gosto é o Lancool 216 e só o branco com ARGB está disponível no momento por 680 reais, qualidade de construção (acabamento, espessura das chapas) um nível acima do Montech mas em espaço e refrigeração ambos atendem de forma parecida e acho válido caso decida economizar aqui por exemplo pra investir em outra coisa

CPU:
12700KF por 1900 ou 13600KF por 2000, vão ser +- equivalentes e recomendo dar uma olhada em comparativos

RAM: Pra DDR4 provavelmente pegaria um kit 2x16gb 3200 CL16 ou 3600 CL16 se o preço não for muito mais alto, pra DDR5 alguma 5200-6000mhz e CL 32-40, DDR5 não sei recomendar muito porque ainda não acompanho tanto RAM quantos modelos de placa-mãe e também não sei como é o scaling dos Intel com RAM, sei que em jogos costuma ter diferença (caso a GPU seja bruta o suficiente pra isso chegar a fazer diferença) mas pra uso profissional não sei como é a coisa na prática

Placa-mãe: Não acompanho muito Intel no momento também mas pra DDR4 talvez dar uma olhada na TUF B660M-Plus por 1030 no momento, tem uma B660M Gaming X por 866 aqui também. 8 USB na Gigabyte e 7 USB +1 USB-C na Asus e os gabinetes tem +2 USB-A e 1 USB-C se não me engano, só não conferi se as placas em questão tem header USB-C pra ligar o a entrada do gabinete. Placa mãe e RAM DDR5 outras pessoas vão poder orientar melhor por já estarem mais familiarizadas

Fonte: Mesma recomendação acima a princípio, XPG Core Reactor (padrão antigo) se quiser 10 anos de garantia ou tem as SuperFrame e Nidus no padrão novo por preço similar no momento mas com 5 anos de garantia, ou se não for usar uma GPU extremamente bruta tem uma NZXT 650w por 440 (10 anos também) no momento que é 400~ reais abaixo das outras duas, todas modulares, uma alternativa a XPG Core Reactor seria alguma Super Flower (ou 850w ARGB), porém também com 5 anos de garantia.
Caso não faça questão de fonte modular aí talvez uma XPG Kyber (ou a de 850w) seja interessante, tem cabo 12VHPWR mas não é modular, 5 anos de garantia também.

Cooler: Eu sempre recomendo AC se não houver 100% necessidade de WC (seja térmica ou só estética) porque é algo que nunca vai te deixar na mão, se o fan der pau alguma hora você não fica com o PC inutilizável até passar pelo processo de garantia, modelo que mais recomendo é o DeepCool AG620 e dá pra encontrar ele em várias estéticas, branco, preto, com ou sem luzinha etc, vou deixar uma listinha pra monitorar estoque/preço que fiz. E caso faça undervolt no processador (e se sua temp ambiente não for >35c constante de preferência kkk) dá pra arriscar até algo mais compacto e mais em conta como o AG500. A escolha do gabinete tá meio ligada aqui também porque case bem refrigerado vai ajudar nas temps no geral e as coisas acabam se compensando/ajudando

Placa de vídeo: Recomendo usar esse site e pra escolher eu tendo a ir na mais barata que oferecer 3 anos de garantia, não tenho apego a nenhum modelo/marca e preços variam constantemente se for buscar algo bem específico

Fazendo um resumão aqui
Gabinete: 400~ reais (Montech 903) ou 700~ reais (Lancool 216)
CPU: 2000~ reais
RAM: 500~ reais pra DDR4 e 800-1000~ reais pra DDR5
Placa-mãe: 900-1100~ reais pra DDR4 e não vi pra DDR5
Fonte: 440 na NZXT 650w ou 850~ nas mais caras de 850w citadas
Cooler: 400-500~ no AG620 ou 200~ no AG500. Scythe Fuma 3 seria uma boa também mas ainda não lançou aqui
Placa de vídeo: 1700~ reais nas 3060 mais baratas monitorando aqui, por aí consegue monitorar por cor fácil também dando um Ctrl+F e pesquisando white ou branco/branca provavelmente

Assumindo um setup DDR4 com a 3060 e o AG620, gabinete Montech, fonte NZXT daria 6500~ reais então dá pra encaixar mais coisa, aí acho que seria o caso de ver se seria mais interessante pra você uma CPU ou GPU melhor e fechar lá pros 9k de orçamento só ai, ou se prefere o outro gabinete e uma fonte melhor e daí fazer um upgrade mais modesto de CPU ou GPU etc mas acho que já dá uma ideia. E longevidade do socket que comentei seria caso quisesse fazer upgrade de CPU daqui uns 3-5 anos usando a mesma placa-mãe, aí recomendaria AM5 também, mas o investimento inicial é um pouco maior e o retorno em desempenho não compensa pensando no dia de hoje
 
Com base no que respondeu e o comentário de o que vale e o que não vale a pena pagar mais caro vou dar minha opinião

Gabinete: Olhei rápido e encontrei esse Sharkoon Elite Shark CA300T por 1200~ reais, a altura máxima de CPU cooler é 165mm então é meio estreito considerando o tamanho das RTX 4070ti pra cima e que é bom/necessário ter uma folga pro conector, também não faço ideia da eficiência/refrigeração térmica desse gabinete. Pensando nisso eu olharia o Montech 903 Base pra algo em conta (320 reais no momento) por ser mais espaçoso e ter boa refrigeração garantida ou pegaria o Lancool 216 por 680 reais pelo mesmo motivo, mas o Lancool teria qualidade de construção um pouco melhor com chapas mais grossas etc

Placa-mãe: Tem as coisas que te atendem que são USB-A/USB-C e WiFi/BT, VRM creio que segurem mesmo o 13900k considerando que o foco é jogos

Cooler: O que encontrei é um modelo de >2k, se for isso mesmo eu daria uma olhada em modelos da Corsair, DeepCool, CoolerMaster, Arctic etc porque a média de um WC 360mm high-end é na faixa de 1k, e esse premium todo da NZXT é mais pela estética porque em desempenho mesmo vai ser tudo meio parecido e com garantia similar, 5 anos na média pra high-end, ou até a NZXT tem o X73 se não me engano que é nessa faixa de preço

Fonte: Caso seja do seu interesse, tem fontes de padrão novo com cabo 12VHPWR nativo pra não precisar usar adaptador (uns se importam, outros não), de 850w tem a SuperFrame por 740 ou a Nidus por 840, projeto das duas é basicamente o mesmo, ambas tem 5 anos de garantia. Com 10 anos de garantia e 850w acho que só a MSI A850G no momento por 1200 reais.

Memória: 6200mhz e CL36, boa, aí a estética vai de você, as vezes o preço varia bastante só com isso

Placa de vídeo: Recomendo usar esse site pra monitorar mas no momento atual o preço das RTX 4080 mais baratas é 7k~ e das 4090 é 10k~, eu pegaria qualquer marca com 3 anos de garantia que estiver mais em conta, mas tem gente que prefere marca X ou Y ou escolhe pela estética, aí vai da sua prioridade também

Processador: Ótimo, mas como disse que o foco é apenas jogos, eu pensaria se vale a pena ir de 13900kf ou se algo como um 13600kf/13700kf não fazem mais sentido, assim poderia pegar uma 4090 que vai trazer mais desempenho e longevidade que essa diferença de CPU, assim como também pode usar uma refrigeração mais modesta

SSD: Bom desempenho mas por causa de relatos de garantia meio lenta/ruim eu daria uma olhada também em outros modelos como os WD SN770/SN850x, Kingston KC3000 e Fury Renegade, Corsair MP600 Pro XT e outros que não lembro de cabeça agora (mais tarde adiciono), não é pelo desempenho em si mas apenas algo pra ter em mente já que bastante gente relata RMA meio lento por parte da XPG/Adata aqui no Brasil


1 - Segundo a Sharkoon até 420mm frontal pra WC ou 360mm no topo
2 - Tranquilo mas respondi mais completo em cima
3 - Apenas pra jogos? Eu pessoalmente acho que faz bem mais sentido pegar um 13600k/13700k com uma 4090 do que um 13900k com uma 4080 a princípio, e essa troca também torna mais viável uma economia em refrigeração, apesar de mesmo uma 4080 já entregar MUITA performance pra 1440p, um 13600k com uma 4090 vai entregar mais desempenho na maioria dos cenários
4 - Acho que eu iria de 2TB e depois mais 2TB, preço tá bem parecido entre 1/2TB então acho que faz sentido já pegar algo maior mesmo



Costuma ser mais caro e mais difícil de encontrar porque é mais exclusivo/nichado mas vamos lá com algumas ideias pelo menos

Gabinete: Um bom gabinete custo x benefício, espaçoso e bem refrigerado com preço baixo é o Montech 903 Base (320 reais preto ou 360 reais branco), outro que gosto é o Lancool 216 e só o branco com ARGB está disponível no momento por 680 reais, qualidade de construção (acabamento, espessura das chapas) um nível acima do Montech mas em espaço e refrigeração ambos atendem de forma parecida e acho válido caso decida economizar aqui por exemplo pra investir em outra coisa

CPU: 12700KF por 1900 ou 13600KF por 2000, vão ser +- equivalentes e recomendo dar uma olhada em comparativos

RAM: Pra DDR4 provavelmente pegaria um kit 2x16gb 3200 CL16 ou 3600 CL16 se o preço não for muito mais alto, pra DDR5 alguma 5200-6000mhz e CL 32-40, DDR5 não sei recomendar muito porque ainda não acompanho tanto RAM quantos modelos de placa-mãe e também não sei como é o scaling dos Intel com RAM, sei que em jogos costuma ter diferença (caso a GPU seja bruta o suficiente pra isso chegar a fazer diferença) mas pra uso profissional não sei como é a coisa na prática

Placa-mãe: Não acompanho muito Intel no momento também mas pra DDR4 talvez dar uma olhada na TUF B660M-Plus por 1030 no momento, tem uma B660M Gaming X por 866 aqui também. 8 USB na Gigabyte e 7 USB +1 USB-C na Asus e os gabinetes tem +2 USB-A e 1 USB-C se não me engano, só não conferi se as placas em questão tem header USB-C pra ligar o a entrada do gabinete. Placa mãe e RAM DDR5 outras pessoas vão poder orientar melhor por já estarem mais familiarizadas

Fonte: Mesma recomendação acima a princípio, XPG Core Reactor (padrão antigo) se quiser 10 anos de garantia ou tem as SuperFrame e Nidus no padrão novo por preço similar no momento mas com 5 anos de garantia, ou se não for usar uma GPU extremamente bruta tem uma NZXT 650w por 440 (10 anos também) no momento que é 400~ reais abaixo das outras duas, todas modulares, uma alternativa a XPG Core Reactor seria alguma Super Flower (ou 850w ARGB), porém também com 5 anos de garantia.
Caso não faça questão de fonte modular aí talvez uma XPG Kyber (ou a de 850w) seja interessante, tem cabo 12VHPWR mas não é modular, 5 anos de garantia também.

Cooler: Eu sempre recomendo AC se não houver 100% necessidade de WC (seja térmica ou só estética) porque é algo que nunca vai te deixar na mão, se o fan der pau alguma hora você não fica com o PC inutilizável até passar pelo processo de garantia, modelo que mais recomendo é o DeepCool AG620 e dá pra encontrar ele em várias estéticas, branco, preto, com ou sem luzinha etc, vou deixar uma listinha pra monitorar estoque/preço que fiz. E caso faça undervolt no processador (e se sua temp ambiente não for >35c constante de preferência kkk) dá pra arriscar até algo mais compacto e mais em conta como o AG500. A escolha do gabinete tá meio ligada aqui também porque case bem refrigerado vai ajudar nas temps no geral e as coisas acabam se compensando/ajudando

Placa de vídeo: Recomendo usar esse site e pra escolher eu tendo a ir na mais barata que oferecer 3 anos de garantia, não tenho apego a nenhum modelo/marca e preços variam constantemente se for buscar algo bem específico

Fazendo um resumão aqui
Gabinete: 400~ reais (Montech 903) ou 700~ reais (Lancool 216)
CPU: 2000~ reais
RAM: 500~ reais pra DDR4 e 800-1000~ reais pra DDR5
Placa-mãe: 900-1100~ reais pra DDR4 e não vi pra DDR5
Fonte: 440 na NZXT 650w ou 850~ nas mais caras de 850w citadas
Cooler: 400-500~ no AG620 ou 200~ no AG500. Scythe Fuma 3 seria uma boa também mas ainda não lançou aqui
Placa de vídeo: 1700~ reais nas 3060 mais baratas monitorando aqui, por aí consegue monitorar por cor fácil também dando um Ctrl+F e pesquisando white ou branco/branca provavelmente

Assumindo um setup DDR4 com a 3060 e o AG620, gabinete Montech, fonte NZXT daria 6500~ reais então dá pra encaixar mais coisa, aí acho que seria o caso de ver se seria mais interessante pra você uma CPU ou GPU melhor e fechar lá pros 9k de orçamento só ai, ou se prefere o outro gabinete e uma fonte melhor e daí fazer um upgrade mais modesto de CPU ou GPU etc mas acho que já dá uma ideia. E longevidade do socket que comentei seria caso quisesse fazer upgrade de CPU daqui uns 3-5 anos usando a mesma placa-mãe, aí recomendaria AM5 também, mas o investimento inicial é um pouco maior e o retorno em desempenho não compensa pensando no dia de hoje

Bom dia,

Depois de algumas horas acordado buscando os componentes mencionados, mudando apenas alguns que não consegui achar em estoque de nenhuma loja, cheguei nisso:

Gabinete - Lancool 216 Preto

R$ 799,99


Processador Intel Core i7-12700KF

R$ 1.899,99


Placa-mãe ASUS TUF GAMING B660M-PLUS D4

R$ 1.029,90


Cooler DEEPCOOL AG620

R$ 396,00


Placa de Vídeo RTX 4060 ZOTAC

R$ 1.898,99


Memória ADATA 3600 MHz 32GB (2x16GB)

R$ 299,99 (x2)


-OU-

Memória Fury Renegade 3600 MHz 32GB (2x16GB) - caso a XPG não sirva


R$ 475,96 (X2)

SSD 1TB NVMe M.2 Western Digital

R$ 649,99


Fonte SuperFrame Kyber, By XPG, 750w, 80 Plus Gold

R$ 549,00


Bluetooth - ???

Pasta Térmica - ???

Total Parcial: R$ 7.824.87 (memória XPG)

Como pode ver, só faltou o adaptador bluetooth e a pasta térmica que, pelo que andei lendo, não é recomendado ser aquela branca tradicional de anos atrás.

Mas o mais importante, tá tudo certo? Todos esses componentes vão "se dar bem" e caber nesse gabinete? Algum deles pode ser melhorado, seja por "ser demais", fabricantes/marcas ruins, confiabilidade de loja ou quem sabe, pra ficar ainda mais barato (não que esse valor seja ruim, mas sabe como é)?

Muito obrigado por toda a ajuda. De verdade.
 
Bom dia,

Depois de algumas horas acordado buscando os componentes mencionados, mudando apenas alguns que não consegui achar em estoque de nenhuma loja, cheguei nisso:

Gabinete - Lancool 216 Preto

R$ 799,99


Processador Intel Core i7-12700KF

R$ 1.899,99


Placa-mãe ASUS TUF GAMING B660M-PLUS D4

R$ 1.029,90


Cooler DEEPCOOL AG620

R$ 396,00


Placa de Vídeo RTX 4060 ZOTAC

R$ 1.898,99


Memória ADATA 3600 MHz 32GB (2x16GB)

R$ 299,99 (x2)


-OU-

Memória Fury Renegade 3600 MHz 32GB (2x16GB) - caso a XPG não sirva


R$ 475,96 (X2)

SSD 1TB NVMe M.2 Western Digital

R$ 649,99


Fonte SuperFrame Kyber, By XPG, 750w, 80 Plus Gold

R$ 549,00


Bluetooth - ???

Pasta Térmica - ???

Total Parcial: R$ 7.824.87 (memória XPG)

Como pode ver, só faltou o adaptador bluetooth e a pasta térmica que, pelo que andei lendo, não é recomendado ser aquela branca tradicional de anos atrás.
Gabinete Lancool a maioria das pessoas costuma comprar na VenturiGaming porque tem vários modelos e sempre os melhores preços, aliás parece que hoje mesmo receberam estoque novo, até ontem só tinha a versão branca e ARGB lá disponível por 680, a versão sem ARGB geralmente é 600 reais lá mas não chegou estoque desses pelo visto, só o Lancool 2 Mesh e o Lancool 3

Placa de vídeo só um comentário sobre a Zotac é que eu daria uma pesquisada no processo de garantia, quase todas as experiências que já li até hoje deles (que foram poucas também kkk) é que a experiência é bem ineficiente/demorada então caso se importe com esse ponto talvez seja bom dar uma olhada em outra fabricante, tem tópico de garantia aqui no Adrena mesmo

SSD o SN770 de 1TB estava 500 reais esses tempos, e o SN850x tá 700 no momento e tem outras opções também como o KC3000 por 590, Fury Renegade por 620
EDIT: SN770 1TB por 390 agora na Pichau, preção

Pasta térmica já vai vir com o cooler então dá pra usar por um bom tempo até caso não queira comprar agora mas usaria as mais "padrão" como CM MasterGel Pro v2 (ou Maker), Arctic MX4 (ou MX6), Kryonaut, Noctua NT-H1/H2, Gelid GC Extreme, já ouvi relatos bons da SnowDog Husky e da mais recente da Implastec, a TS Pro
EDIT: Parece que a Implastec tem uma TS Cold também, mais uma pra lista pra dar uma olhada, várias opções com bom desempenho

Bluetooth - Dá pra integrar direto na placa-mãe o bluetooth junto com o wifi se tiver alguma placa mãe AC/AX disponível, não sei o que outras pessoas usam pra WiFi/BT em placas não-nativas, eu pessoalmente usei um desses pra testar por um tempo e funcionou bem, mas como eu acabava utilizando pouquíssimo a função acabei me desfazendo, mas acho que tem dongles também que o povo costuma usar mas aí não conheço modelos pra indicar

Mas o mais importante, tá tudo certo? Todos esses componentes vão "se dar bem" e caber nesse gabinete? Algum deles pode ser melhorado, seja por "ser demais", fabricantes/marcas ruins, confiabilidade de loja ou quem sabe, pra ficar ainda mais barato (não que esse valor seja ruim, mas sabe como é)?

Muito obrigado por toda a ajuda. De verdade.
Sobre compatibilidade tudo ok sim e cabe com folga, o Lancool 216 já comporta qualquer GPU até 39cm (maior 4090 atualmente é 36cm~) e qualquer AC ou WC até 360mm, sobre fabricante/marca acho que é aquilo mesmo da Zotac pra se atentar porque é baseado nos relatos da galera por aqui apenas também, no mais dependendo de onde comprar e o dia que comprar cada coisa os preços podem ir variando pra mais ou menos até bater o martelo, deixei o SN770 que no momento está por 390 que já dá uma boa economia comparado com o preço citado de 650, então se estiver pegando picado vai ficando de olho aí
 
Última edição:
Fala pessoal, tô precisando muito comprar um pc novo por agora (pra faculdade de programação e alguns jogos em 1080p, como lol, dota e valorant) e não tenho muito conhecimento do que ta valendo a pena ou não.. No momento não vou poder comprar uma vga junto, vai ter que ficar mais pra frente. Qual config vocês me recomendariam nessa situação?

Nunca montei um pc então tô meio no escuro com as possibilidades mas achei interessante o "Kit Upgrade AMD Ryzen 5 5600G + Placa Mãe B450" na terabyte por 1.329,80. Vale a pena montar algo com essas peças?

Lembrando que hoje tô meio apertado mas daqui uns meses já vou poder investir em uma placa de vídeo, então seria interessante comprar algo agora já pensando nesse upgrade futuro..
 
Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações para montar um PC novo.
Pessoal, estou pensando em montar um pc até R$3000 (sem gabinete e monitor). Por esse valor, vale mais a pena comprar com gráfico integrado ou uma gpu dedicada? Vou usar principalmente pra estudo e trabalho, mas se desse para jogar seria melhor ainda. Estava entre um pc com um 7 5700g ou um 5600 + Rx6600
 
Boa noite, pessoal.
Estou montando um pc (para estudo e jogos FPS) e até o momento tenho:
- Processador: i7-12700kf
- Placa de vídeo: RTX 4060 VENTUS 2s Black OC MSI
- Fonte: NZXT C650 Gold, 650W, 80 Plus Gold

Estou em dúvida sobre qual placa mãe pegar (tenho pouco entendimento). Analisando custo-benefício, qual vocês me indicariam? Por conta do preço, me interessei na gigabyte b760m DDR5 aorus elite (R$ 1.170,00) e na asus TUF z690 DDR4 (R$ 1.390,00), mas não sei se são boas. Vocês me indicariam alguma delas? ou algum outro modelo que não ultrapasse os R$ 1.400,00?

E seria mais vantajoso eu pegar uma com DDR5 ou DDR4? Vi alguns relatos que para os processadores de 12ª geração a memória DDR5 quase não faz diferença, é verdade?
 
Boa tarde a todos, não estou tão atualizado com as ultimas novidades porem não estou tão defasado mas como tem muitos aqui que acompanham os lançamentos e a performance dos hardwares peço sugestões. Não me importo em ser AMD ou Intel Nvidia ou AMD quero o melhor que orçamento que tenho conseguir.

Tenho um orçamento de R$36.000,00 para um computador para uso profissional/gamer. Monitor já tenho e o uso profissional é para processar imagens de drones e programas de estatísticas.

Com este valor o que sugerem?
 
Boa tarde a todos, não estou tão atualizado com as ultimas novidades porem não estou tão defasado mas como tem muitos aqui que acompanham os lançamentos e a performance dos hardwares peço sugestões. Não me importo em ser AMD ou Intel Nvidia ou AMD quero o melhor que orçamento que tenho conseguir.

Tenho um orçamento de R$36.000,00 para um computador para uso profissional/gamer. Monitor já tenho e o uso profissional é para processar imagens de drones e programas de estatísticas.

Com este valor o que sugerem?
será que um threadripper dos zen4 seria bom pra vc? pra jogos vai ser razoável, mas pra multicore vai dar um gás bom. Talvez 64 núcleos já seja o ponto de equilíbrio dos novos threadripper, e parece que lançam mês que vem
 
será que um threadripper dos zen4 seria bom pra vc? pra jogos vai ser razoável, mas pra multicore vai dar um gás bom. Talvez 64 núcleos já seja o ponto de equilíbrio dos novos threadripper, e parece que lançam mês que vem
Opa nem estava sabendo deste lançamento é uma boa para desde que caiba no orçamento porque ate então estava pendendo para um R9.
 
Boa tarde a todos, não estou tão atualizado com as ultimas novidades porem não estou tão defasado mas como tem muitos aqui que acompanham os lançamentos e a performance dos hardwares peço sugestões. Não me importo em ser AMD ou Intel Nvidia ou AMD quero o melhor que orçamento que tenho conseguir.

Tenho um orçamento de R$36.000,00 para um computador para uso profissional/gamer. Monitor já tenho e o uso profissional é para processar imagens de drones e programas de estatísticas.

Com este valor o que sugerem?
Com 36k dá pra montar um high-end com muita folga, saberia dizer se tem alguma necessidade de conectividade específica? Tipo uma quantidade gigantesca de USB-A/USB-C na placa-mãe, mais portas Sata ou M2, SPDIF pra equipamento de áudio, se gostaria de Wifi/BT nativo etc, e se souber também quantidade de memória que costuma usar/precisar, se pesa mais pro lado do processador ou da placa de vídeo (quais softwares utilizados) etc já ajudaria mas só pra dar uma base vou dar uma opção mais pro lado do AM5 onde tenho mais familiaridade

Gabinete: Budget e espaçoso tem o Montech 903 Base por 320 reais, o Lancool 216 por 699 reais e o Lancool 3 por 1126 reais (ou o Branco RGB dele por 930 reais). Escolha pensadas no airflow/eficiência térmica e bom espaço interno, todos com 2 USB-A + 1 USB-C e sem necessidade de gastar mais em fans extra pro gabinete, dá pra usar como vem de fábrica que já são ótimos de airflow

CPU: Ryzen 7950x por 3760 reais, tem o 7950x3D por 5k~ mas não acho que vale o extra a não ser que tenha algum software seu que se beneficie muito do cache extra
i9-13900K/KF (F não tem vídeo integrado) por 4k~ se for pro lado Intel, o KF vai ser um pouco mais em conta. Pode monitorar preços por esse site

Placa-mãe: Aí a recomendação final depende da sua necessidade de conectividade como falei antes, porque se for apenas pra botar CPU + GPU, até 2 SSDs M2 e 4 Sata tem placas mais em conta que já vão atender, se precisar de 6 portas Sata, quiser 3-5 slots M2, quiser 2 USB-C já na placa-mãe etc aí as opções diminuem e o preço sobe, de placeholder vou citar a B650 Tomahawk por 1920~ no momento. Do lado Intel não conheço muito as boas opções atuais então talvez alguém possa ajudar melhor

Cooler: Se preferir AC pela durabilidade a longo prazo e preço mais em conta em troca de uns ºc a mais, recomendo o AG620 por 340 reais no momento ou o Assassin III por 570.
WC não sei o que tem em estoque de bom no momento, mas espere pagar por volta de 1000 reais num modelo bom e com 5 anos de garantia

Memória: DDR5 já que é pensado no setup AM5, com Intel tem a possibilidade de usar DDR4, aí não sei se suas tarefas seriam afetadas de alguma forma quanto ao desempenho
Não sei quanto precisa mas vou botar uma quantidade boa que seria 64gb no total, preços na faixa dos 1500-1800 a depender da frequência e latência, da estética etc

GPU: Provavelmente uma 4090 que sai na faixa dos 10k, recomendo usar esse site pra monitorar preços/modelos, a princípio pegaria qualquer modelo que ofereça 3 anos de garantia mas vai de você

Armazenamento: Vai sair na faixa de 500-600 pra 1TB de um SSD high-end com 5 anos de garantia ou +- o dobro pra 2TB
SN850x 2TB por 1050 no momento, Kingston KC3000 por 1140, SN770 por 1030

Fonte: A MSI A850G é uma fonte legal já no padrão novo e com 10 anos de garantia, fontes ATX 3.0 e com 10 anos de garantia tão bem escassas ainda, se descer pra 5 anos de garantia e padrão antigo tem as Super Flower na Terabyte que são excelentes também

Somando tudo por cima daria 700 (Lancool 216) + 4k (CPU) + 2k (placa-mãe) + 1k (WC) + 2k (64gb DDR5) + 10,5k (GPU) + 3,3k (3x SN850x de 2TB) + 1,1k (fonte) que dá um total de 24,5k~, podendo ser um pouco menos ou mais a depender dos preços na data da compra e escolha/troca de componentes, como sugeriram acima dependendo do caso talvez um Threadripper seja interessante, vale a pena pesquisar se o software que você usa tem um scaling legal/linear com número de core/threads nesse caso
 
Última edição:
Com 36k dá pra montar um high-end com muita folga, saberia dizer se tem alguma necessidade de conectividade específica? Tipo uma quantidade gigantesca de USB-A/USB-C na placa-mãe, mais portas Sata ou M2, SPDIF pra equipamento de áudio, se gostaria de Wifi/BT nativo etc, e se souber também quantidade de memória que costuma usar/precisar, se pesa mais pro lado do processador ou da placa de vídeo (quais softwares utilizados) etc já ajudaria mas só pra dar uma base vou dar uma opção mais pro lado do AM5 onde tenho mais familiaridade

Gabinete: Budget e espaçoso tem o Montech 903 Base por 320 reais, o Lancool 216 por 699 reais e o Lancool 3 por 1126 reais (ou o Branco RGB dele por 930 reais). Escolha pensadas no airflow/eficiência térmica e bom espaço interno, todos com 2 USB-A + 1 USB-C e sem necessidade de gastar mais em fans extra pro gabinete, dá pra usar como vem de fábrica que já são ótimos de airflow

CPU: Ryzen 7950x por 3760 reais, tem o 7950x3D por 5k~ mas não acho que vale o extra a não ser que tenha algum software seu que se beneficie muito do cache extra
i9-13900K/KF (F não tem vídeo integrado) por 4k~ se for pro lado Intel, o KF vai ser um pouco mais em conta. Pode monitorar preços por esse site

Placa-mãe: Aí a recomendação final depende da sua necessidade de conectividade como falei antes, porque se for apenas pra botar CPU + GPU, até 2 SSDs M2 e 4 Sata tem placas mais em conta que já vão atender, se precisar de 6 portas Sata, quiser 3-5 slots M2, quiser 2 USB-C já na placa-mãe etc aí as opções diminuem e o preço sobe, de placeholder vou citar a B650 Tomahawk por 1920~ no momento. Do lado Intel não conheço muito as boas opções atuais então talvez alguém possa ajudar melhor

Cooler: Se preferir AC pela durabilidade a longo prazo e preço mais em conta em troca de uns ºc a mais, recomendo o AG620 por 340 reais no momento ou o Assassin III por 570.
WC não sei o que tem em estoque de bom no momento, mas espere pagar por volta de 1000 reais num modelo bom e com 5 anos de garantia

Memória: DDR5 já que é pensado no setup AM5, com Intel tem a possibilidade de usar DDR4, aí não sei se suas tarefas seriam afetadas de alguma forma quanto ao desempenho
Não sei quanto precisa mas vou botar uma quantidade boa que seria 64gb no total, preços na faixa dos 1500-1800 a depender da frequência e latência, da estética etc

GPU: Provavelmente uma 4090 que sai na faixa dos 10k, recomendo usar esse site pra monitorar preços/modelos, a princípio pegaria qualquer modelo que ofereça 3 anos de garantia mas vai de você

Armazenamento: Vai sair na faixa de 500-600 pra 1TB de um SSD high-end com 5 anos de garantia ou +- o dobro pra 2TB
SN850x 2TB por 1050 no momento, Kingston KC3000 por 1140, SN770 por 1030

Fonte: A MSI A850G é uma fonte legal já no padrão novo e com 10 anos de garantia, fontes ATX 3.0 e com 10 anos de garantia tão bem escassas ainda, se descer pra 5 anos de garantia e padrão antigo tem as Super Flower na Terabyte que são excelentes também

Somando tudo por cima daria 700 (Lancool 216) + 4k (CPU) + 2k (placa-mãe) + 1k (WC) + 2k (64gb DDR5) + 10,5k (GPU) + 3,3k (3x SN850x de 2TB) + 1,1k (fonte) que dá um total de 24,5k~, podendo ser um pouco menos ou mais a depender dos preços na data da compra e escolha/troca de componentes, como sugeriram acima dependendo do caso talvez um Threadripper seja interessante, vale a pena pesquisar se o software que você usa tem um scaling legal/linear com número de core/threads nesse caso
Pelo que li do software pede mais RAM e placa de vídeo não tem muitos detalhes sobre o processador, o principal programa é o DJI TERRA, outro e o Statistica mas é bem superficial as informações sobre o requisito de hardware. Mas agradeço muito as recomendações já ajudou bastante.
 
Gurizada, preciso de uma ajuda de vocês, fiquei muito tempo por fora, então já não conheço mais nada.

Queria indicação de uma placa mão e um processador novo, com esses dois eu corro atrás de um cooler e de memórias novas.

eu tenho uma GTX980 que vou manter, já que quase não jogo nada.

tenho um orçamento que vai de R$2k a R$4k apenas para mobo + cpu, queria pegar algo bom, que eu pudesse trocar a VGA daqui um tempo e aguentasse o tranco.
 
Opa nem estava sabendo deste lançamento é uma boa para desde que caiba no orçamento porque ate então estava pendendo para um R9.
threadripper é para trabalho devido maior capacidade de memória e banda, mas é bem mais caro. Pelo que eu uso aqui no meu R9 7950x, ele vai triturar facilmente os apps que fazem uso de muitas threads, entretanto, ele é para quem vai ganhar dinheiro com a máquina mesmo

já vi gente jogando enquanto processava o trabalho em um e o pessoal do adrenaline chegou a testar o acesso múltiplo com um threadripper mais antingo. Zen4 tem como otimizar bastante o consumo, eu faço aqui uma forte redução de consumo com tensão negativa em -0,100v e CO -30 para forçar o mínimo de consumo. No início a gente estranha como que essa máquina funciona, depois vai pegando o jeito com os testes e quanto melhor for a sua refrigeração, melhor o resultado.
 
Montage de PC para jogos praticamente do zero, tenho periféricos: mouse, teclado, monitor e fone. Tenho cerca de 10k de orçamento para gastar e gostaria de algo com bom custo benefício se possível. Sempre usei intel mas aceito sugestão caso o cenário AMD esteja muito melhor.
Tinha tirado como base o post do adrenaline do PC highend, tenho somente noções básicas de informática então me sinto inseguro de gastar esse valor em algo que eu mesmo montei kkkkkk
 
Montage de PC para jogos praticamente do zero, tenho periféricos: mouse, teclado, monitor e fone. Tenho cerca de 10k de orçamento para gastar e gostaria de algo com bom custo benefício se possível. Sempre usei intel mas aceito sugestão caso o cenário AMD esteja muito melhor.
Tinha tirado como base o post do adrenaline do PC highend, tenho somente noções básicas de informática então me sinto inseguro de gastar esse valor em algo que eu mesmo montei kkkkkk
Orçamento 10k

Gabinete: 903 Base (320 reais) ou Lancool 216 (700 reais). Devem ter outras opções interessantes mas pessoalmente gosto dessas pensando no espaço pro hardware + bom airflow de fábrica sem preço muito alto

Cooler: AG620 (340 reais)

Memória: 2x16gb DDR4 3200 CL16 por 270~ cada pente sem RGB ou com RGB.
Pra DDR5 não sei no momento mas pra 32gb acho que custaria +- o dobro então vamos supor 550~ pra DDR4 e 1000~ pra DDR5

Armazenamento: Kingston NV2 (270 reais) pra um barato e com 3 anos garantia ou Kingston KC3000 (580 reais) pra um SSD mais rápido com 5 anos de garantia.

Fonte: Com 5 anos de garantia diria Super Flower 850w ARGB (700 reais), Super Flower 750w (680 reais), Super Frame 850w (740 reais, ATX 3.0), Pichau Nidus 850w (840 reais, ATX 3.0)
Com 10 anos de garantia NZXT C650 Gold (440 reais), MSI A750GF (750 reais) ou A850G (1080 reais, ATX 3.0), XPG Core Reactor 850w (830 reais, tem uns relatos de insatisfação recentes com o RMA deles), Asus TUF 750w (1000 reais, ATX 3.0)

Supondo até agora um total de 2200~ (Montech 903 Base + AG620 + 32gb DDR4 + 1TB Kingston NV2 + 750 reais de alguma fonte) sobra 7800~ pra CPU, GPU e placa-mãe (ou 7300~ com DDR5), não estou super familiarizado com as opções atuais da Intel de cabeça mas pra dar umas opções eu pensaria em algo como

Placa-mãe e CPU: LGA1700 provavelmente iria com alguma B660 DDR4 (930 reais, só um exemplo) + 12600KF (1600 reais) ou 13600K (2000 reais). Total de 2500/3000 reais.
AM4 iria de B550M Pro-VDH (780 reais) ou B550 Gaming Plus (1000 reais) + 5700x (1250 reais) ou 5800x3D (1980 reais) se quiser o melhor CPU AM4 pra jogos, aí vai da resolução e o que você for jogar, alguns casos compensa outros não, talvez até um Ryzen 5600 (890 reais). Com a mobo mais barata, total de 1670/2030/2760 dependendo da CPU.
AM5 provavelmente iria de MSI Pro B650-P (1600 reais) se quiser os 3 anos de garantia da marca ou TUF B650 Plus (1600 reais) + Ryzen 7600 (1400 reais). Total de 3000 reais, com essa opção teria possibilidade de manter placa-mãe e trocar de CPU lá na frente, AM4 e LGA1700 não teria essa opção

Pensando apenas em jogos, o 7600/13600k/5800x3D acho que são todos bem próximos, o 13600k fica bem na frente em multi-core mas caso não tenha algum uso profissional/hobby que envolva isso diria que dá pra desconsiderar esse lado, a não ser que faça stream pela CPU, encode de mídia ou algo assim e talvez se beneficie do multi-core a mais

GPU: Com AM4 sobra no máximo (Pro-VDH + 5600) 6k~ pra GPU então no máximo uma 4070ti (4900 ou 5025), daria pra ir de 5600/5700x/5800x3D + 4070ti, ou 5600 + 7900XT (6k)
Com AM5 sobra 4300~ pra GPU então seria uma 4070 por 3,9k~ no máximo
Com LGA1700 sobra 5300 com o 12600k ou 4800 com o 13600k então ambos com uma 4070ti provavelmente

Aí é ver direitinho a resolução que joga, qual framerate quer tentar manter etc porque o 13600k é um pouco melhor que o 12600k em jogos por exemplo, mas talvez com uma 4070ti não tenha tanta diferença (e ainda depende do jogo, gráficos e resolução exata), se você se importa com manter a plataforma e só trocar a CPU no futuro, se faz 100% questão da garantia maior em algum componente etc, mas ficam aí várias opções e considerações. Hoje o 5800x3D ou 13600k + 4070ti/7900XT trariam o melhor desempenho possível já que no AM5 teria que descer um tier de GPU, mas é avaliar direitinho porque entre uma opção e outra não tem um abismo de diferença também, tanto CPU quanto GPU

Acho que eu hoje pegaria logo o gabinete porque 320 reais pra um case espaçoso e com fans já eu acho barato, o AG620 também vai segurar qualquer CPU e não vai ter dor de cabeça no futuro caso a bomba de um WC venha a morrer, pegaria ele logo por causa disso, do preço e por ele sumir direto de estoque, memória no momento atual 16gb ainda segura maioria dos jogos, botei 32gb só pra não ter estresse futuro mesmo, fonte você possivelmente poderia até usar a NZXT ali e economizar 300~ reais pra dar uma folga no orçamento, no mais, recomendar monitorar placa de vídeo aqui e CPU aqui
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo