[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Estou desatualizado, precisando montar pc gamer. Queria saber qual kit cpu/mobo tem o melhor custo benefício e qual uma config top? Agradeço
 
Pessoal, o que me recomendam de mini pc para rodar parsec/moonlight? Mini Pc eu digo estes aqui - link

Eu pensei no firestick também, mas tenho receio que o firestick, por ter hardware muito simples, acabe gerando muito input lag. Já o mini pc do link está meio caro... Será que tem algum meio termo?

Ideia é usar o parsec/moonlight em rede local, apenas para jogar da sala (tv fullhd 60hz) stremando o game do meu pc (o da assinatura). Vou jogar principalmente warthunder...
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Alguma outra sugestão de config?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já agradecendo pelo help
Já tá de bom tamanho, se tiver mais dinheiro pra queimar procura um 13100k ou 13700k que são os melhores no CxB, caso queira ir de AMD um 5800x3D é o top de linha em CxB
 
Boa noite!



Estou há uns 15 anos só com laptop e estou meio por fora de desktop (note atual tem 5 anos - lenovo y720, com uma GTX 1060, 16gb e I7-7700HQ).

Quero migrar para o desktop, vi alguns tópicos aqui com sugestões para R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00, mas fiquei com algumas dúvidas, então gostaria de ajuda no setup que estou montando.

O PC é para game e trabalho (mas no trabalho é mais word/pdf e abas na internet, atualmente em média 5 abas no chrome, 5 no firefox), também costumo deixar um emulador (LDplayer) aberto enquanto trabalho).



1) Ryze 5 3600 (R$ 595,11); XPG D60G 2x16GB 3200MHZ (R$ 649,99); RTX 3060TI (R$ 2.319,99); B550M Aorus Elite (R$ 849,99); Kingstn 1TB NV2 (R$ 259,99), XPG 650W (R$369,99); watercooler supreframe isengard (R$ 359,00), gabinete Pichau HX550M (R$ 209,90);

ou

2) Ryze 5 7600 (R$ 1.459,00); Corsair Vengence 2x16GB 5200Mhz (R$ 689,99); RTX 3060TI (R$ 2.319,99); B550M Aorus Elite (R$ 849,99); Kingstone KC300 (R$ 599,99);XPG 650W (R$369,99); watercooler supreframe isengard (R$ 359,00), gabinete Pichau HX550M (R$ 209,90);



A dúvida é o seguinte, gostaria de gastar mais perto do R$ 5k, porém, em caso de custo/benefício da para subir até os R$ 7k. Porém, estou na dúvida se a placa-mãe é suficiente, sse o upgrade para o kingstone KC300 vale a pena pela velocidade de leitura e se o gabinete é suficiente.
Além disto, a diferença de memória é pouca (R$ 40,00), mas não sei se por conta disso preciso pegar outro processador ou outra placa-mãe e o que isso iria impactar no orçamento.

Também estou na dúvida na opções entre 3060ti, 4060 ou 4060ti... muita controversa na internet pelo que vi. Um upgrade certamente não vale a pena, mas e para quem está vindo do zero?
se necessário mudar 1 peça apenas de qualquer um dos dois setups, está ok também.
 
Boa noite!



Estou há uns 15 anos só com laptop e estou meio por fora de desktop (note atual tem 5 anos - lenovo y720, com uma GTX 1060, 16gb e I7-7700HQ).

Quero migrar para o desktop, vi alguns tópicos aqui com sugestões para R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00, mas fiquei com algumas dúvidas, então gostaria de ajuda no setup que estou montando.

O PC é para game e trabalho (mas no trabalho é mais word/pdf e abas na internet, atualmente em média 5 abas no chrome, 5 no firefox), também costumo deixar um emulador (LDplayer) aberto enquanto trabalho).



1) Ryze 5 3600 (R$ 595,11); XPG D60G 2x16GB 3200MHZ (R$ 649,99); RTX 3060TI (R$ 2.319,99); B550M Aorus Elite (R$ 849,99); Kingstn 1TB NV2 (R$ 259,99), XPG 650W (R$369,99); watercooler supreframe isengard (R$ 359,00), gabinete Pichau HX550M (R$ 209,90);

ou

2) Ryze 5 7600 (R$ 1.459,00); Corsair Vengence 2x16GB 5200Mhz (R$ 689,99); RTX 3060TI (R$ 2.319,99); B550M Aorus Elite (R$ 849,99); Kingstone KC300 (R$ 599,99);XPG 650W (R$369,99); watercooler supreframe isengard (R$ 359,00), gabinete Pichau HX550M (R$ 209,90);



A dúvida é o seguinte, gostaria de gastar mais perto do R$ 5k, porém, em caso de custo/benefício da para subir até os R$ 7k. Porém, estou na dúvida se a placa-mãe é suficiente, sse o upgrade para o kingstone KC300 vale a pena pela velocidade de leitura e se o gabinete é suficiente.
Além disto, a diferença de memória é pouca (R$ 40,00), mas não sei se por conta disso preciso pegar outro processador ou outra placa-mãe e o que isso iria impactar no orçamento.

Também estou na dúvida na opções entre 3060ti, 4060 ou 4060ti... muita controversa na internet pelo que vi. Um upgrade certamente não vale a pena, mas e para quem está vindo do zero?
se necessário mudar 1 peça apenas de qualquer um dos dois setups, está ok também.

Eu iria na segunda, ja vai começar o ano bem e com DDR5, mas tem um problema, a palca-mãe que você botou no orçamento é AM4, não roda o 7600, você tem que procurar placas AM5
 
Eu iria na segunda, ja vai começar o ano bem e com DDR5, mas tem um problema, a palca-mãe que você botou no orçamento é AM4, não roda o 7600, você tem que procurar placas AM5
Uma B760 Aorus Elite acho que da R$ 1.249,99, ou se tiver uma opção mais em conta aceito sugestão.
Para finalidade que coloquei, acha que justifica colocar KC300 pela diferença de leitura ou é bobeira?
achei também um processador I5 13400f R$ 100,00 mais barato que o Ryze 5 7600, compensa?
 
Uma B760 Aorus Elite acho que da R$ 1.249,99, ou se tiver uma opção mais em conta aceito sugestão.
Para finalidade que coloquei, acha que justifica colocar KC300 pela diferença de leitura ou é bobeira?
achei também um processador I5 13400f R$ 100,00 mais barato que o Ryze 5 7600, compensa?
Sobre o SSD eu não estou ligado, bom ir no tópico de SSD ou procurar a SSD tier list e ver, tem um modelo do kingston que é o pesadelo, eu só esqueci o nome. Ambos os processadores são bons, mas com uma pequena vantagem pro 7600.
 
Olá pessoal, estou completamente desatualizado a respeito de hardware e gostaria de uma ajuda para montar um novo pc, com foco em games... Pretendo manter apenas a AMD RX580 8gb da máquina atual, podendo gastar em torno de 5-6k. Agradeço o suporte!
 
Olá pessoal, estou completamente desatualizado a respeito de hardware e gostaria de uma ajuda para montar um novo pc, com foco em games... Pretendo manter apenas a AMD RX580 8gb da máquina atual, podendo gastar em torno de 5-6k. Agradeço o suporte!

Basicamente deixei uma "folga" no orçamento se você quiser uma placa-mãe melhor ou trocar a GPU mesmo.
 
Se tiver com bala na agulha vai de 4070Ti mesmo, é a mais recente geração de placas lançadas e só fica atrás das 4080 e 4090
Bom dia.
Então, na verdade eu não queria mais gastar sabe, queria a indicacao de alguma placa que me atenderia em vários quesitos se muikto custo e que não me deixaria na mão para com essa confirguracao que montei.
 
Olá pessoal, estou completamente desatualizado a respeito de hardware e gostaria de uma ajuda para montar um novo pc, com foco em games... Pretendo manter apenas a AMD RX580 8gb da máquina atual, podendo gastar em torno de 5-6k. Agradeço o suporte!
Não sei se pretende fazer um upgrade de GPU mais high-end no futuro, aí daria uma ideia do tamanho de gabinete porque algumas GPUs da geração atual são bem grandes e também de qual seria a CPU mais adequada, dependendo do caso dá pra ir de 5600 (900~ reais) ou 5700x (1200~ reais) tranquilamente, mobo pegar uma B550M Pro-VDH Wifi (750~800 reais) e cooler pegar um AG400/AK400, gabinete talvez algum Montech (X3 Mesh, Air 1000 Lite) se quiser algo mais em conta, fonte uma XPG Pylon ou Corsair CX (ambas <400 reais) se quiser algo mais em conta ou XPG Core Reactor (600~ reais) pra algo melhorzinho e com maior garantia, aí RAM é ver se precisa de 32gb ou 16gb já está de bom tamanho e quanto armazenamento precisa, provavelmente olhar algum M2 de 1TB

Bom dia Pessoal, tudo certo?
Então, não entendo muito de pc, e fui comprando algumas coisas para montar uma máquina pra jogar alguns jogos sabem.

Abaixo o que eu já comprei e está na caixa para ser usado...

- Fonte Gigabyte, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, Bivolt, Preto = 01un
- PROCESSADOR AMD RYZEN 7 5800X3D 34GHz TURBO 45GHz 96MB CACHE AM4 100100000651WOF = 01 un
- WATER COOLER DEEPCOOL GAMMAXX ANTILEAK LE500 C6COLOR LED = 01 un
- Placa Mae Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4 = 01 un
- Memoria Gaming Avalanche com dissipador 16GB 3200MHz = 04 un
- SSD Kingston 1TB NV2 M.2 NVME PCIE 4.0 - SNV2S/1000G = 01 un

Pretendo jogar tipo GTA5,Red Dead Redemption 2, fifa, Todos Forza, Elder Ring e por ai vai.

Tela eu iria usar a minha mesmo de 55" 4K fa LG que tenho na sala hoje.
queria a indicacao de alguma placa que me atenderia em vários quesitos se muikto custo e que não me deixaria na mão para com essa confirguracao que montei.
Pra 4k vai depender da sua exigência com os gráficos, pra rodar em 4k tudo no ultra sem DLSS dependendo do caso/jogo é bem puxado, creio que daria até pra ter economizado em algumas coisinhas pra dar uma folga porque 4k pesa bastante pro lado da placa de vídeo, acho que uma 4070 seria o mais adequado no momento atual pra essa config mas qualquer coisa acima é sempre bem vinda também, ainda mais se a TV for 120hz e quiser fazer uso disso
 
Última edição:
Não sei se pretende fazer um upgrade de GPU mais high-end no futuro, aí daria uma ideia do tamanho de gabinete porque algumas GPUs da geração atual são bem grandes e também de qual seria a CPU mais adequada, dependendo do caso dá pra ir de 5600 (900~ reais) ou 5700x (1200~ reais) tranquilamente, mobo pegar uma B550M Pro-VDH Wifi (750~800 reais) e cooler pegar um AG400/AK400, gabinete talvez algum Montech (X3 Mesh, Air 1000 Lite) se quiser algo mais em conta, fonte uma XPG Pylon ou Corsair CX (ambas <400 reais) se quiser algo mais em conta ou XPG Core Reactor (600~ reais) pra algo melhorzinho e com maior garantia, aí RAM é ver se precisa de 32gb ou 16gb já está de bom tamanho e quanto armazenamento precisa, provavelmente olhar algum M2 de 1TB



Pra 4k vai depender da sua exigência com os gráficos, pra rodar em 4k tudo no ultra sem DLSS dependendo do caso/jogo é bem puxado, creio que daria até pra ter economizado em algumas coisinhas pra dar uma folga porque 4k pesa bastante pro lado da placa de vídeo, acho que uma 4070 seria o mais adequado no momento atual pra essa config mas qualquer coisa acima é sempre bem vinda também, ainda mais se a TV for 120hz e quiser fazer uso disso
Pois é, acho que o ideal seria já ter um gabinete alinhado às gpu's de nova geração mesmo... Alguma ideia nessa linha?
 
Pois é, acho que o ideal seria já ter um gabinete alinhado às gpu's de nova geração mesmo... Alguma ideia nessa linha?
Pessoalmente gosto dos Lancool, o 216 tá com preço bem honesto, já vem com ótimo airflow sem precisar adicionar nenhum fan e é bem espaçoso, e dependendo da mobo que pegar pode usar o USB-C dele também, só não sei se tem como desativar o RGB já que no momento só as versões com RGB estão disponíveis aí
 
Estou montando um PC e estou em um dilema sobre o monitor.

CPU: Ryzen 7 5700X
GPU: RTX 3060 TI(Cogitando uma melhor, talvez)

Tudo isso em uma B550m Aorus Elite.

Enfim, estava pensando em um monitor QHD, mas será que os jogos rodariam no alto ou até no máximo, nesta resolução, ou compro um FullHD que é mais barato e uso a grana restante p comprar uma 3070.

Monitor QHD: Monitor Gamer Gigabyte LED 31.5, QHD, Curvo, HDMI/DisplayPort, FreeSync, G-Sync, 165Hz, 1ms, HDR400, Altura Ajustável - G32QC-SA

Monitor FullHD: Monitor Gamer AOC Agon 31.5' LED, Curvo, 165 Hz, Full HD, 1ms, FreeSync Premium, HDMI/DisplayPort, RGB Light FX - AG323FCXE
 
Fala galera, saudades de estar aqui.
Meu PC da assinatura já tem 09 anos, então desde lá estou por fora das novas tecnologias, dei uma pesquisada nos últimos dias pelo fórum, mas como imaginam é uma chuva de informação, a cabeça ta até meio confusa kkkkk.
Vou aposentar o PC e comprar um novo do zero, talvez eu mantenha alguma peça específica, depende se eu for vender o PC atual inteiro ou peça por peça, posso ficar com o watercooler e a fonte que devem bancar o PC novo, mas como já é antigo tenho medo de morrerem, acho que prefiro comprar novo, odeio ter que mexer no PC depois de montado.
Vou colocar algumas coisa aqui que tenho em mente e o resto conto com vocês para elucidar minha mente.
Edit: o foco é games e manter esse PC uns anos ainda

  • Placa de vídeo: Geforce RTX 4070 TI (vou pesquisar os modelos ainda)
  • Processador: INTEL CORE I5-13600K
  • Placa Mãe: GIGABYTE B760M AORUS ELITE (Aqui eu tô muito perdido, não achei muita coisa,acredito pelo pouco que vi que DDR5 é novidade, por isso não encontrei muitos modelos de mobo e "pouca info")
  • SSD: SSD 1 TB WD Black SN770, M.2 (na minha época SSD ainda era novidade, estou conhecendo esse tal de m2, provavelmente um HD normal e mais esse m2)
  • Memória: 32gb (2x16) Precisava saber se vale a pena a tal da DDR5, que aí monto o kit mobo+ram de acordo
  • Cooler: Algum watercooler estilo o meu h105, gosto da corsair, usaria a versão atualizada do meu modelo
  • Fonte: Completamente por fora, mas esse é o mais fácil de encontrar, tenho até uma boa guardada em uma gaveta em algum lugar
  • Gabinete: Gosto de gabinetes estilo o meu, que separam a fonte e cabos na parte de trás, vou pesquisar um versão atualizada do 540air
Não curto RGB essas coisas, gosto do quarto escuro a noite.
Agradeço.
 
Pois é, acho que o ideal seria já ter um gabinete alinhado às gpu's de nova geração mesmo... Alguma ideia nessa linha?
Eu uso um corsair 470T, cabe uma fucking 4090 sem apertar os cabos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala galera, saudades de estar aqui.
Meu PC da assinatura já tem 09 anos, então desde lá estou por fora das novas tecnologias, dei uma pesquisada nos últimos dias pelo fórum, mas como imaginam é uma chuva de informação, a cabeça ta até meio confusa kkkkk.
Vou aposentar o PC e comprar um novo do zero, talvez eu mantenha alguma peça específica, depende se eu for vender o PC atual inteiro ou peça por peça, posso ficar com o watercooler e a fonte que devem bancar o PC novo, mas como já é antigo tenho medo de morrerem, acho que prefiro comprar novo, odeio ter que mexer no PC depois de montado.
Vou colocar algumas coisa aqui que tenho em mente e o resto conto com vocês para elucidar minha mente.
Edit: o foco é games e manter esse PC uns anos ainda

  • Placa de vídeo: Geforce RTX 4070 TI (vou pesquisar os modelos ainda)
  • Processador: INTEL CORE I5-13600K
  • Placa Mãe: GIGABYTE B760M AORUS ELITE (Aqui eu tô muito perdido, não achei muita coisa,acredito pelo pouco que vi que DDR5 é novidade, por isso não encontrei muitos modelos de mobo e "pouca info")
  • SSD: SSD 1 TB WD Black SN770, M.2 (na minha época SSD ainda era novidade, estou conhecendo esse tal de m2, provavelmente um HD normal e mais esse m2)
  • Memória: 32gb (2x16) Precisava saber se vale a pena a tal da DDR5, que aí monto o kit mobo+ram de acordo
  • Cooler: Algum watercooler estilo o meu h105, gosto da corsair, usaria a versão atualizada do meu modelo
  • Fonte: Completamente por fora, mas esse é o mais fácil de encontrar, tenho até uma boa guardada em uma gaveta em algum lugar
  • Gabinete: Gosto de gabinetes estilo o meu, que separam a fonte e cabos na parte de trás, vou pesquisar um versão atualizada do 540air
Não curto RGB essas coisas, gosto do quarto escuro a noite.
Agradeço.
Sua build tá muito bem equilibrada, o processador é mais que suficiente para essa GPU, sobre watercooler eu recomendo você ver os LT da deepcool, são muito bons, eu uso em meu processador.

Fontes tem algumas opções, vou excluir a XPG pylow por enquanto até se descobrir o que a Adata modificou na fonte. Abaixo as fontes, qualquer uma iria satisfazer essa configuração


Abaixo eu vou colocar uma que já vem com o novo conector PCIe 5.0, ocorre que ela é mais cara e provavelmente vai ser mais do que o necessário pra seu setup, mas se você tem orçamento, não faz mal comprar mais do que menos, afinal é sempre bom ter uma boa folga. Repito, todas essas fontes abaixo vem com a nova entrada de energia padronizada para a nova série 4000 da geforce.

 
Última edição:
Fala pessoal, boa noite! To querendo montar meu primeiro PC e pretendo utilizar ele unicamente pra jogar em 1440p. Como não tem experiência, fui pesquisando e acabei com a seguinte configuração que vou colocar aqui em baixo. Assim, queria uma dica de vocês se esta bom, o que eu posso otimizar e/ou economizar, visto que tenho pouca experiência. Queria manter esses PC uns anos ainda, talvez uns 3-4 anos.

Processador: AMD Ryzen 5 7600 (R$ 1459,00)
Placa mãe: Asus TUF GAMING B650M-PLUS Wifi (R$ 1599,99) - No momento preciso que seja wifi, já que seria um tanto difícil utilizar o cabo.
Memória: Corsair Vengeance 32GB (x2 - 16GB) 5200MHz (R$ 749,99)
SSD: 1TB Kingston Fury Renegade (R$ 629,99)
Fonte: XPG Core Reactor 850w (R$739,99)
Cooler: Water Cooler SuperFrame ISENGARD 240mm (R$299,90)
Placa de Vídeo: Radeon RX 6750 XT MECH 2X (R$ 2429,99)
Gabinete: MSI Mag Forge 4x fans (R$ 309,99)
Monitor: Husky 700 27 LED WQHD, 165Hz (R$ 1399,99)
Total: R$ 9.618,83

Com exceção do Cooler, todos os demais componentes encontrei na Kabum.
Não sei se esse gabinete é o mais adequado, assim como o cooler, acabo tendo mais dúvidas nesses dois.
Aceito todas as dicas e indicações.
De antemão, muito obrigado.
 
Galera, já perguntei aqui e em outros fóruns do Adrena sobre a configuração do meu futuro PC. E ele já está fechado. Minha dúvida é sobre a experiência de vocês nos preços das peças. Pq vou comprar o PC ao longo do ano até dezembro, e minha intenção é aproveitar a Black Friday ou ofertas de final de ano tbm.

Vocês acham que aparecem bons preços nas peças de PC ou na maioria das vezes é furada?

Abaixo o PC e os preços que tenho visto das peças:

$2890 - 7800x3d
$810 - NZXT Kraken 280mm
$2000 - Asus TUF Gaming X670E-Plus
$1510 - 4x 16GB DDR5-6000mhz
$5100 - RTX 4070 ti
$457 - m.2 990 Pro 1tb (jogos)
$273 - m.2 Crucial 1tb (S.O./Programas)
 
Pessoal, nas seguintes condicoes, I) qual configuracao voces poderiam indicar como modelo de entrada para jogos e multitarefas?

A) Nao tenho experiencia com hardware (estou pesquisando produtos montados na pichau)
B) Até R$ 3.500.
C) Quero jogar COD, GTA, Days Gone. Nada demais. Nao me importo de jogar no medio ou inferior.
D) Vou realizar outras atividades como edicao de video e diversas abas simultaneas no navegador. Somente.

Agradeco a força. Sera o primeiro computador que vou comprar. Nos ultimos 8 anos usei notebook, entao nao entendo nada, mas estou pesquisando.

Encontrei essa configuracao na pichau que eu julgo ser a mais interessante ate o momento:

1. KRAKEN, i5 11400, geforce gtx 1650 4gb, 8gb, ddr 4, SDD 240GB. R$ 3.470,00

II) Nessa configuracao ainda vou precisar de mais 8GB Ram?

III) É uma configuracao boa? Exagerada ou fraca para as minhas intencoes?

IV) Qual monitor eu deveria comprar: 60htz, 144htz ou 165htz?

Desde ja agradeco.
 
Pessoal, nas seguintes condicoes, I) qual configuracao voces poderiam indicar como modelo de entrada para jogos e multitarefas?

A) Nao tenho experiencia com hardware (estou pesquisando produtos montados na pichau)
B) Até R$ 3.500.
C) Quero jogar COD, GTA, Days Gone. Nada demais. Nao me importo de jogar no medio ou inferior.
D) Vou realizar outras atividades como edicao de video e diversas abas simultaneas no navegador. Somente.

Agradeco a força. Sera o primeiro computador que vou comprar. Nos ultimos 8 anos usei notebook, entao nao entendo nada, mas estou pesquisando.

Encontrei essa configuracao na pichau que eu julgo ser a mais interessante ate o momento:

1. KRAKEN, i5 11400, geforce gtx 1650 4gb, 8gb, ddr 4, SDD 240GB. R$ 3.470,00

II) Nessa configuracao ainda vou precisar de mais 8GB Ram?

III) É uma configuracao boa? Exagerada ou fraca para as minhas intencoes?

IV) Qual monitor eu deveria comprar: 60htz, 144htz ou 165htz?

Desde ja agradeco.

sem experiencia também, mas 1o conselho que dou é aumentar espaço de armazenamento, tipo pegando um 2o SSD maior. Só o GTA V acho que tem uns 90 gigas... vai ficar com pouco espaço se for um único SSD.

também recomendo sim mais 8 gb de ram, ficando com 16gb.


tenho notebook (nitro 5) com a gtx 1650, roda GTA V tranquilo (os outros jogos não sei, acredito que sim). Também roda Elden Ring, Read Dead redemptio II.... tentei colocar o The Last of Us, aí não rodou....
 
sem experiencia também, mas 1o conselho que dou é aumentar espaço de armazenamento, tipo pegando um 2o SSD maior. Só o GTA V acho que tem uns 90 gigas... vai ficar com pouco espaço se for um único SSD.


tenho notebook (nitro 5) com a gtx 1650, roda GTA V tranquilo (os outros jogos não sei, acredito que sim). Também roda Elden Ring, Read Dead redemptio II.... tentei colocar o The Last of Us, aí não rodou....
Obrigado, Gu.

Essa dica é muito importante. Vou juntar as dicas aqui e vou fazer o pedido. Na PICHAU eu vi que disponibilizam o mesmo modelo de produto com SSD de 120GB. Fui na versao superior achando que 240GB seria o bastante.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo