[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Boa tarde galera, estou montando um pc gamer, uma parte vindo da China e algumas peças estou comprando aqui no Brasil mesmo, gostaria de informações/sugestões/críticas e possíveis melhorias, segue minha config:

[x] Placa mãe: B650m Aorus PRO AX (China - R$ 1.137,00)
[x] Processador: Ryzen 7 7700x (China - R$ 1.460,00)
[x] Water cooler: Cooler Master MasterLiquid ML360 Illussion (Brasil - R$ 729,00)
[x] Memória: Kingston FURY Beast DDR5 6000 MHz 16x2 (China - R$ 860,00)
[x] SSD: Kingston KC3000 2TB NVMe M2 (China - R$ 657,00)
[x] Gabinete Aigo DarkFlash C285 (Brasil - R$ 399,00)
[x] Fan: Aigo AR12 PRO 10x (7 pro gabinete, 3 pro water cooler pois vou trocar as que vem nele pelo da aigo por ser 74 CFM) (China - R$354,00)
[ ] Fonte: Ainda não comprei, estou de olho na XPG Core Reactor de 850W da Kabum por R$ 619,00
[ ] Placa de vídeo: Ainda não comprei, aqui gostaria de uma indicação do pessoal mais experiente para não ter nenhum gargalo com o processador ou algum outro componente.. talvez uma 6750 XT 12GB?

Fico agradecido por quem puder ajudar. ;)

A placa de vídeo (e consequentemente a fonte) vai depender do seu monitor, dos jogos que vc costuma jogar e principalmente do quanto vc pode gastar.

Com um 7700X não existe limite, até a 4090 é opção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá pessoal,

Estou montando um Pc gamer, pesquisei bastante sobre os diversos detalhes que devem ser levada s em consideração para que o resultado foi não seja o esperado, queria compartilhar a configuração que escolhi e expôr para vocês comentarem sobre e apontarem possíveis detalhes que eu possa ter esquecido.

Configuração:

- Placa mãe: B550M (Steel Legend/Aorus/TUF Gaming), to decidindo ainda;

- Placa de vídeo: RTX 3060 Ti 8GB, Ventura 3x OC, MSI;

- CPU: Ryzen 7 5800x (Estou analisando mudar para o 5700x ou 5600x), resfriado por um WC de 360mm;

- Memória: 2 x 16GB;

HD: 1TB SSD;

- 7 Fans;

- Fonte: Em questão de potência, usei algumas calculadoras, e estava pensando em uma de 600W-650W, não sei se atende o consumo disso tudo;

E é isso, não sei se tem alguma espécie de gargalo aí no meio que venha a limitar o desempenho de algum componente, mas eu fiz de tudo p não ter, então vim expôr a críticas pra validar isso aí.

Obrigado por quem puder ajudar 😊.

Não vejo nada errado nessa config, eu só não pegaria o 5800X, porque o 5700X já é praticamente o mesmo desempenho. Se quiser algo mais forte pensaria no 5800X3D.

Alguns podem dizer que o WC de 360mm não teria necessidade porque outro cooler menos potente já seria suficiente, sim, é verdade, mas se vc preza por baixo ruído, ai acaba compensando, pois o potencial de dissipação térmica é tão alto e o consumo do CPU é tão baixo ai as ventoinhas não vão precisar girar tão rápido e no geral o PC vai ficar bem silencioso. Foi o que eu fiz no meu 5800X3D, ainda mais com undervolt... as fans quase sempre estão na rotação mínima, 400, 600 rpm, é bem confortável usar o PC assim, principalmente de madrugada.

Agora se esse WC de 360mm está te impedindo de pegar uma VGA mais forte, ai as coisas mudam, nesse caso eu economizaria num cooler tower mais simples e pegaria uma VGA melhor.
 
Olá pessoal,
Estou planejando montar um computador gamer com orçamento +- 10.000 reais. Tenho monitor dell s3422dwg, que de acordo com o manual permite 144hz de frequencia a resolução 3k com conexão DP 1.4. Isso significa que para que consiga essa frequencia eu preciso de uma placa mãe com a mesma conexão? Estou pensando nas seguintes configurações:
- Processador: AMD Ryzen 7 5800x3D
- Placa de vídeo: Geforce RTX 4070 ou 4070 TI
- Memoria 64 RAM DDR4 (4x16 ou 2x32?)
- Placa mãe: ???
- Cooler: ???
- Fonte:???
Obrigado!
 
Olá pessoal,
Estou planejando montar um computador gamer com orçamento +- 10.000 reais. Tenho monitor dell s3422dwg, que de acordo com o manual permite 144hz de frequencia a resolução 3k com conexão DP 1.4. Isso significa que para que consiga essa frequencia eu preciso de uma placa mãe com a mesma conexão? Estou pensando nas seguintes configurações:
- Processador: AMD Ryzen 7 5800x3D
- Placa de vídeo: Geforce RTX 4070 ou 4070 TI
- Memoria 64 RAM DDR4 (4x16 ou 2x32?)
- Placa mãe: ???
- Cooler: ???
- Fonte:???
Obrigado!
Placa-mãe: B550 Gaming Plus (1000 sem cupom agora) ou B550 Pro-VDH Wifi (800 sem cupom agora)
Cooler: DT24 (199 no momento) ou equivalente (AK620/AG620/PA120/Fuma 2) ou se preferir WC algum 240-360mm de marca conceituada (mais pela garantia/confiabilidade)
Fonte: Core Reactor 850w (620 no momento)

Da Kabum citei os preços atuais sem prime mas deve ter cupom de 5% se garimpar, e sobre a memória o uso vai ser pra trabalho/algum hobby também né? Senão não tem necessidade nenhuma de 64gb, 32gb dá e sobra se o foco for jogos, e se possível usar 2 pentes ao invés de 4 sempre
 
Boa noite!
Estou vendo de montar um novo PC, não manjo muito de hardware mas garimpando informações e preços aqui e ali, cheguei nas seguintes peças:
  • Fonte XPG Pylon 650W 80 Plus Bronze
  • Placa Mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4
  • Processador AMD Ryzen 5 5600
  • SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe
  • 2x Memória RAM Rise Mode Z, 16GB, 3200MHz
  • Gabinete Gamer Deepcool Cc560 Mid Tower
  • Air Cooler Deepcool Gammaxx Ag400, 120mm
  • Placa de Vídeo NVIDIA MSI GeForce RTX 3060 TI VENTUS 2X OC 8GB DDR6
O que acham? Estou me metendo em alguma furada?
Finalidade é jogos e trabalho, atualmente tenho um Ryzen 5 2400g, GTX 1060 6gb e 16gb de RAM, sofrendo pra rodar jogos recentes e a memória tem começado a me falhar um pouco no trabalho, por isso os 32gb.
 
Boa noite galera, to montando um PC pra um Primo meu , não quer gastar mais que 2,5k
Pensei no seguinte
Amd Ryzen 7 5700x
Gigabyte B550M Aorus Elite
32 GB DDR4 3200 Adata
SSD 1tb m2 3200/2800 mbps
Placa de vídeo RX580 8gb
Fonte de 700 w Real (já tem)
Foco dele não é jogo... é multi tarefas , raramente vai jogar alguma coisa.

Que acham? com 2.5k comprando peças internet/ali etc, da pra montar algo melhor? trocariam algo?
 
RX 580 do ali é dor de cabeça.

Se ele realmente não vai jogar nada, pega um 5700g que ja tem um video dedicado.

placa mãe pode ser uma b450 mais barata ou até uma a320 que pegue o processador.

ssd nvme da pra comprar do ali express e o processador tb, talvez não seja taxado.

mas processador e placa mãe é do br mesmo.
 
RX 580 do ali é dor de cabeça.

Se ele realmente não vai jogar nada, pega um 5700g que ja tem um video dedicado.

placa mãe pode ser uma b450 mais barata ou até uma a320 que pegue o processador.

ssd nvme da pra comprar do ali express e o processador tb, talvez não seja taxado.

mas processador e placa mãe é do br mesmo.

Tu diz pegar um KIT processador + Gigabyte b550m aorus + 32gb ram no Aliexpress é fria?
É pra ser tudo Novo

Sim a placa de vídeo to ligado que era de Mineração, mas o kit de cima acho que vale a pena, tava vendo que a taxação no máximo tá girando 180 a 200 mangos... mesmo assim sairia mais em conta que no BR.
 
Entendi,
Tu diz pegar um KIT processador + Gigabyte b550m aorus + 32gb ram no Aliexpress é fria?
É pra ser tudo Novo

Sim a placa de vídeo to ligado que era de Mineração, mas o kit de cima acho que vale a pena, tava vendo que a taxação no máximo tá girando 180 a 200 mangos... mesmo assim sairia mais em conta que no BR.
Entendi, eu só compraria o processador e o ssd mesmo, placa mãe e ram da pra achar em preço bom aqui.

ai acaba não sendo taxado em nada e compensa a diferença, e chega mais rápido, garantia melhor etc.

acredito que a chance de taxar um processador esteja menor, de um ssd tb, mas da uma pesquisada no topico das importações pra se atualizar da situação.
 
A placa de vídeo (e consequentemente a fonte) vai depender do seu monitor, dos jogos que vc costuma jogar e principalmente do quanto vc pode gastar.

Com um 7700X não existe limite, até a 4090 é opção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Não vejo nada errado nessa config, eu só não pegaria o 5800X, porque o 5700X já é praticamente o mesmo desempenho. Se quiser algo mais forte pensaria no 5800X3D.

Alguns podem dizer que o WC de 360mm não teria necessidade porque outro cooler menos potente já seria suficiente, sim, é verdade, mas se vc preza por baixo ruído, ai acaba compensando, pois o potencial de dissipação térmica é tão alto e o consumo do CPU é tão baixo ai as ventoinhas não vão precisar girar tão rápido e no geral o PC vai ficar bem silencioso. Foi o que eu fiz no meu 5800X3D, ainda mais com undervolt... as fans quase sempre estão na rotação mínima, 400, 600 rpm, é bem confortável usar o PC assim, principalmente de madrugada.

Agora se esse WC de 360mm está te impedindo de pegar uma VGA mais forte, ai as coisas mudam, nesse caso eu economizaria num cooler tower mais simples e pegaria uma VGA melhor.
Minha preocupação era ter um componente de muito desempenho sendo limitado por outro. Qual VGA vc pegaria ?
 
Minha preocupação era ter um componente de muito desempenho sendo limitado por outro. Qual VGA vc pegaria ?

Depende do seu orçamento, do uso e do monitor...

Tudo gira em torno do monitor. Qual monitor vc vai usar? O monitor é a primeira peça que a gente deve escolher quando monta um PC, tudo gira em torno dele.
 
Alguma opinião?
  • Fonte XPG Pylon 650W 80 Plus Bronze
  • Placa Mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4
  • Processador AMD Ryzen 5 5600
  • SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe
  • 2x Memória de 16GB DIMM DDR4 3200Mhz FURY Beast RGB 1,35V 2Rx8
  • Gabinete Gamer Deepcool Cc560 Mid Tower
  • Air Cooler Deepcool Gammaxx Ag400, 120mm
  • Placa de Vídeo NVIDIA MSI GeForce RTX 3060 TI VENTUS 2X OC 8GB DDR6
Possuo um monitor 31,5 QHD, as peças já estão na média do que consigo investir no momento. Para jogos e trabalho!

Procurando alternativas pro gabinete, não ligo pra led, estava vendo o Cooler Master Q300L pelo protetor de poeira, mas vi algumas reclamações referente ao air flow dele. Meu escritório em particular é mais abafado que os outros ambientes da casa e também é uma casa velha que a poeira acumula rápido.

Também vi esse Galax Revolution branco que bastante gente parece elogiar, apesar de não ter o filtro de poeira e parecer uma bela árvore de natal. Estou dando preferência pra algo nessa faixa de preço e que mantenha a temperatura baixa.

Muito obrigado!
 
Última edição:
Depende do seu orçamento, do uso e do monitor...

Tudo gira em torno do monitor. Qual monitor vc vai usar? O monitor é a primeira peça que a gente deve escolher quando monta um PC, tudo gira em torno dele.
Não escolhi o monitor ainda, e também ainda não estudei os recursos que o monitor precisa ter, não sei muito sobre, sinceramente eu não sabia disso que você falou.
 
Não escolhi o monitor ainda, e também ainda não estudei os recursos que o monitor precisa ter, não sei muito sobre, sinceramente eu não sabia disso que você falou.

Sim, tudo começa pelo monitor porque é o monitor que vai ditar a qualidade da imagem e quantos FPS vc vai querer gerar...

Por exemplo se vc for jogar em 1080p 60Hz não faz o menor sentido comprar uma 4090, ela vai ficar 90% do chip desligado, e esses 10% do chip que vai estar ligado seria equivalente a uma 3060 que vc compra por uma fração do preço da 4090.

Mesma coisa com processador. Se vc for jogar a 60 FPS (60Hz), não precisa pegar um 13900K, porque 90% do chip vai ficar desligado, e 10% de um 13900K é um 12400F que custa uma fração já entrega os 60 FPS que vc precisa.

Fazendo analogia com lâmpadas (chip), seria como fazer a fiação e instalar 100 soquetes e 100 lâmpadas no seu quarto (monitor), mas seu quarto é tão pequeno que 1 lâmpada já é suficiente ai vc deixa as outras 99 lâmpadas desligadas. É exatamente o que ocorre com o chip. Não precisa gastar dinheiro com 100 lâmpadas e desligar 99 delas quando 1 só já é suficiente para o que vc precisa.

Via de regra o monitor determina tanto o CPU quanto o GPU que vc vai comprar. A resolução determina a GPU e a taxa de atualização determina o CPU.

Também não convém comprar tudo muito justo porque ai a longevidade é baixa, é preciso encontrar um bom meio termo.
 
Última edição:
Alguma opinião?
  • Fonte XPG Pylon 650W 80 Plus Bronze
  • Placa Mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4
  • Processador AMD Ryzen 5 5600
  • SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe
  • 2x Memória de 16GB DIMM DDR4 3200Mhz FURY Beast RGB 1,35V 2Rx8
  • Gabinete Gamer Deepcool Cc560 Mid Tower
  • Air Cooler Deepcool Gammaxx Ag400, 120mm
  • Placa de Vídeo NVIDIA MSI GeForce RTX 3060 TI VENTUS 2X OC 8GB DDR6
Possuo um monitor 31,5 QHD, as peças já estão na média do que consigo investir no momento. Para jogos e trabalho!

Procurando alternativas pro gabinete, não ligo pra led, estava vendo o Cooler Master Q300L pelo protetor de poeira, mas vi algumas reclamações referente ao air flow dele. Meu escritório em particular é mais abafado que os outros ambientes da casa e também é uma casa velha que a poeira acumula rápido.

Também vi esse Galax Revolution branco que bastante gente parece elogiar, apesar de não ter o filtro de poeira e parecer uma bela árvore de natal. Estou dando preferência pra algo nessa faixa de preço e que mantenha a temperatura baixa.

Muito obrigado!
Build bem redondinha no geral, caso use a CPU pra trabalho talvez eu consideraria essa mobo pra dar uma folguinha, ainda mais caso queira fazer um upgrade de CPU mais pra frente ou queira usar PBO/OC pra ganhar um desempenho extra, ou caso seu trabalho tenha algum ganho com armazenamento PCIE 4.0, fora isso teria um 2° slot M2 pra expandir armazenamento no futuro de forma prática, um header USB-C caso opte por um gabinete com USB-C e 2 headers a mais pra fans e uma garantia de 3 anos, são alguns fatores que não sei se você teria uso/interesse seja no momento ou no futuro mas algo pra considerar aí

Sobre gabinete o X3 Mesh (280 agora) é o queridinho dos airflow budget há tempos e o Air 1000 Lite as vezes aparece num preço legal também, creio que não tenham filtro de poeira mass o preço é interessante e de airflow atendem bem
 
Sim, tudo começa pelo monitor porque é o monitor que vai ditar a qualidade da imagem e quantos FPS vc vai querer gerar...

Por exemplo se vc for jogar em 1080p 60Hz não faz o menor sentido comprar uma 4090, ela vai ficar 90% do chip desligado, e esses 10% do chip que vai estar ligado seria equivalente a uma 3060 que vc compra por uma fração do preço da 4090.

Mesma coisa com processador. Se vc for jogar a 60 FPS (60Hz), não precisa pegar um 13900K, porque 90% do chip vai ficar desligado, e 10% de um 13900K é um 12400F que custa uma fração já entrega os 60 FPS que vc precisa.

Fazendo analogia com lâmpadas, seria como fazer a fiação e instalar 100 soquetes e 100 lâmpadas no seu quarto, mas seu quarto é tão pequeno que 1 lâmpada já é suficiente ai vc deixa as outras 99 lâmpadas desligadas. É exatamente o que ocorre com o chip. Não precisa gastar dinheiro com 100 lâmpadas e desligar 99 delas quando 1 só já é suficiente para o que vc precisa.

Via de regra o monitor determina tanto o CPU quanto o GPU que vc vai comprar. A resolução determina a GPU e a taxa de atualização determina o CPU.
Entendi, eu pretendo comprar então um monitor com alta taxa de atualização e quero jogar com uma resolução alta também.

Talvez uma taxa de 120Hz talvez.
Resolução, com o conhecimento que tenho agora, esperaria pelo menos 1080p.
 
Entendi, eu pretendo comprar então um monitor com alta taxa de atualização e quero jogar com uma resolução alta também.

Talvez uma taxa de 120Hz talvez.
Resolução, com o conhecimento que tenho agora, esperaria pelo menos 1080p.

Começa decidindo pelo monitor. Se for 1080p 120Hz, vc estaria mais ou menos no território de uma RTX 3060, 3060 Ti, e de um processador intermediário tipo i5, Ryzen 5, 12400F, 7600X, algo do tipo. Se quiser muita longevidade pode subir um degrau. Ai se é AMD ou NVIDIA depende das suas preferências. A NVIDIA é mais barata para Ray Tracing e a AMD é mais barata nos demais casos.

Lembrando que resolução não tem relação com processador. A resolução determina a placa de vídeo, apenas. Se vc aumentar a resolução, precisa só de uma placa de vídeo melhor, não de processador melhor.

Já a taxa de atualização tem relação tanto com a placa de vídeo quanto com o processador. Quanto maior a taxa de atualização, melhor precisa ser a placa de vídeo e o processador.
 
Começa decidindo pelo monitor. Se for 1080p 120Hz, vc estaria mais ou menos no território de uma RTX 3060, 3060 Ti, e de um processador intermediário tipo i5, Ryzen 5, 12400F, 7600X, algo do tipo. Se quiser muita longevidade pode subir um degrau. Ai se é AMD ou NVIDIA depende das suas preferências. A NVIDIA é mais barata para Ray Tracing e a AMD é mais barata nos demais casos.

Lembrando que resolução não tem relação com processador. A resolução determina a placa de vídeo, apenas. Se vc aumentar a resolução, precisa só de uma placa de vídeo melhor, não de processador melhor.

Já a taxa de atualização tem relação tanto com a placa de vídeo quanto com o processador. Quanto maior a taxa de atualização, melhor precisa ser a placa de vídeo e o processador.
Que ótimo que está no território de uma RTX 3060 Ti, é a que estou planejando comprar, junto com um Ryzen 7 5700X.

E a taxa que estou pensando era por volta 120Hz também.
 
Build bem redondinha no geral, caso use a CPU pra trabalho talvez eu consideraria essa mobo pra dar uma folguinha, ainda mais caso queira fazer um upgrade de CPU mais pra frente ou queira usar PBO/OC pra ganhar um desempenho extra, ou caso seu trabalho tenha algum ganho com armazenamento PCIE 4.0, fora isso teria um 2° slot M2 pra expandir armazenamento no futuro de forma prática, um header USB-C caso opte por um gabinete com USB-C e 2 headers a mais pra fans e uma garantia de 3 anos, são alguns fatores que não sei se você teria uso/interesse seja no momento ou no futuro mas algo pra considerar aí

Sobre gabinete o X3 Mesh (280 agora) é o queridinho dos airflow budget há tempos e o Air 1000 Lite as vezes aparece num preço legal também, creio que não tenham filtro de poeira mass o preço é interessante e de airflow atendem bem
A diferença de preço dessa mobo para a que eu ia pegar está bem pequena, vou optar pela sua recomendação mesmo.
Acho que vou aproveitar esse gabinete também que está mais barato que os que eu estava vendo. Muito obrigado!
 
Boa noite!
Estou pensando em montar um Desktop, principalmente para uso em estudo/trabalho e eventualmente algum jogo, mas não é a prioridade (não preciso de placa de vídeo, somente para eventual upgrade futuro). Trabalho e estudo relacionado a Analise de dados, com estudos se aproximando a maior demanda de Cientista de dados.

Podem me ajudar indicando as peças? Já fazem mais de 10 anos que não acompanho o mercado ou monto um pc, então estou meio por fora de boa parte.

Pensei na plataforma AM4 pelo meu orçamento, que seria entre 2500 e 3000, preferencialmente até 2500.

Havia pensado no 5700G, por ser octacore, mas a diferença de valor para o 5600G é bem consideravel, não tenho certeza se realmente vale a pena.
 
Boa tarde pessoal

Rodar Battlefield 4 com muitos FPS

Qual configuração de PC mais barata pra eu rodar BF4 no Ultra a mais de 70 FPS? Alguém aí sabe?

Tenho uma RX 570 não roda bem nem nos 60
 
Boa tarde pessoal

Rodar Battlefield 4 com muitos FPS

Qual configuração de PC mais barata pra eu rodar BF4 no Ultra a mais de 70 FPS? Alguém aí sabe?

Tenho uma RX 570 não roda bem nem nos 60
Uma 1660 super da e sobra


Qual o restante da sua config?
 
Uma 1660 super da e sobra


Qual o restante da sua config?

Não vi o cara do vídeo colocar no ultra

Minha configuração
CPU I7 2600 - Memória 16gb - Gpu RX 570 - Fonte Corsair VS600
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não vi o cara do vídeo colocar no ultra

Minha configuração
CPU I7 2600 - Memória 16gb - Gpu RX 570 - Fonte Corsair VS600
Agora vi kkk
 
Última edição:
o ruim de montar assim é que você fica com as opções escolhidas pela loja sem observar alguns detalhes, por exemplo, fui tentar montar uma opção AMD e desisti porque ou as placas são exageradas demais e nem tem lá essas configurações, ou são menos caras e sem opções importantes como: visor led de erros que fica próximo às memórias e clear cmos na parte traseira onde fica o espelho. Felizmente todas têm bios upgrade por padrão.

uma boa opção AMD seria
processador 7700 sem o X
Gigabyte B650E Aorus Master ou Asus Rog Strix 650E-E
memória com perfil EXPO
fonte XPG Core Reactor 850w (se estiver em promoção)

o resto vai do gosto

mas certamente vai tudo funcionar se optar pelo equipamento.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo