Recentemente tive problema com minhas placas de video e acionei a garantia de ambas. Duas RTX 3070 sendo uma da GALAX e outra da ASUS.
Vou deixar aqui o relato:
Gostaria de compartilhar uma experiência recente que tive com um produto da marca, especificamente a placa de vídeo ASUS DUAL-RTX3070-O8G. Sou um usuário experiente de hardwares e mantenho um olhar atento sobre a qualidade e desempenho dos produtos que escolho.
Desde o momento da compra, percebi um detalhe que me deixou apreensivo: a presença de um lacre em um dos parafusos da placa de vídeo. Isso me limitou no acesso para limpeza e manutenção, algo que considero essencial para o bom funcionamento de componentes eletrônicos. Em comparação, outra placa de vídeo da GALAX, que também possuo, permite um acesso mais amplo e facilita a manutenção (GALAX 1 X ASUS 0).
Entretanto, o problema maior surgiu quando minha placa de vídeo ASUS parou de funcionar, exibindo nenhum sinal de vídeo. Procurei resolver o problema acionando a garantia, mas fui surpreendido pela decisão de não aprovar a garantia devido a "sinais de corrosão". O local mencionado nas imagens do laudo era justamente onde o acesso era restrito pelo lacre. Vale mencionar que, como engenheiro eletricista e perito judicial, tenho experiência em avaliar evidências técnicas. No entanto, as fotos fornecidas não me convenceram de que se tratava realmente de oxidação. Na minha opinião, parecia mais uma acumulação normal de sujeira e poeira, especialmente considerando sua localização e função crítica para o fluxo de ar necessário.
Comparando com uma experiência anterior com a GALAX, percebo uma diferença notável. Quando uma placa de vídeo GALAX apresentou problema semelhante, a garantia foi tratada eficientemente, resultando na substituição por uma unidade nova e lacrada (GALAX 2 X ASUS 0).
Espero sinceramente que a ASUS reconsidere sua política de garantia, permitindo manutenção sem comprometer a cobertura. Além disso, a avaliação de evidências técnicas deveria ser mais imparcial e precisa.
Como alguém que valoriza a inovação tecnológica e compartilha opiniões sobre produtos, espero que este relato contribua para melhorias futuras. Conto com a sensibilidade da ASUS em relação às preocupações dos seus consumidores.
Atenciosamente,
Aldo Guimarães
obs1. tanto a placa ASUS como a GALAX funcionavam na mesma residência há mais de 7 km da orla marítima, nunca tive problema com oxidação em nenhum equipamento eletro eletrônico em minha casa.
obs2. O valor pago na placa de video foi de aproximadamente R$ 7.500
---------------------------------------------------
Vendo as fotos do laudo, voces concluem que realmente tem oxidação? Eu não achei conclusivo!
Imagem1
Imagem2