[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

Só ter a NF que já deve constar lá os 36 meses

A minha placa da MSI que comprei na Pichau só consta 12 meses de garantia na nota fiscal, enquanto no site da MSI consta que a garantia é de 36 meses, afinal ela tem 1 ou 3 anos de garantia?

Eu sei que a MSI tem representação no Brasil, então nesse caso presumo que valeria os 3 anos mesmo, e se não tivesse, valeria apenas 1 ano com a loja, é isso?
 
A minha placa da MSI que comprei na Pichau só consta 12 meses de garantia na nota fiscal, enquanto no site da MSI consta que a garantia é de 36 meses, afinal ela tem 1 ou 3 anos de garantia?
Eu tive a mesma dúvida, comprei minha RTX 4090 na Kabum com 1 ano de garantia. Porém entrei em contato com o suporte técnico oficial da MSI e garantiram que qualquer placa de vídeo comprada em território brasileiro com nota fiscal tem garantia de 3 anos.
 
Eu tive a mesma dúvida, comprei minha RTX 4090 na Kabum com 1 ano de garantia. Porém entrei em contato com o suporte técnico oficial da MSI e garantiram que qualquer placa de vídeo comprada em território brasileiro com nota fiscal tem garantia de 3 anos.

Massa, muito grato pelo feedback. Então acho que é verdadeiro o que supus que, sem representação oficial, a duração da garantia é a estipulada na nota fiscal.

De qualquer maneira, a próxima placa vou ver se compro uma cuja descrição na loja conste que tenha mais de 12 meses de garantia, pois do jeito que o Brasil está indo, não dá para confiar que essas empresas terão sempre representação aqui.

Tipo, se amanhã essa Coletek encerrar a parceria com a MSI, ficaríamos na mão, enquanto uma grande lojas
de informática como a Kabum, Pichau e Terabyte dificilmente vai fechar as portas, ainda mais com o fim das importações.
 
A minha placa da MSI que comprei na Pichau só consta 12 meses de garantia na nota fiscal, enquanto no site da MSI consta que a garantia é de 36 meses, afinal ela tem 1 ou 3 anos de garantia?

Eu sei que a MSI tem representação no Brasil, então nesse caso presumo que valeria os 3 anos mesmo, e se não tivesse, valeria apenas 1 ano com a loja, é isso?
Mesma informação que falaram ali em cima é o que me passaram já também, geralmente esse é o prazo que você pode solicitar a garantia pela loja em si, apesar de geralmente constar o mesmo tempo na loja e na fabricante as vezes tem essas discrepâncias, mas a MSI afirma que tendo a NF eles cobrem 3 anos da data da NF tanto em GPU quanto placa-mãe mesmo, na dúvida dá pra questionar a Coletek novamente porque políticas podem mudar com o tempo, então sempre bom perguntar tanto pra empresa do RMA quanto pra loja sobre essas coisas pra manter tudo atualizado, até porque as vezes podem fazer até uma correção da NF se necessário
 
Mesma informação que falaram ali em cima é o que me passaram já também, geralmente esse é o prazo que você pode solicitar a garantia pela loja em si, apesar de geralmente constar o mesmo tempo na loja e na fabricante as vezes tem essas discrepâncias, mas a MSI afirma que tendo a NF eles cobrem 3 anos da data da NF tanto em GPU quanto placa-mãe mesmo, na dúvida dá pra questionar a Coletek novamente porque políticas podem mudar com o tempo, então sempre bom perguntar tanto pra empresa do RMA quanto pra loja sobre essas coisas pra manter tudo atualizado, até porque as vezes podem fazer até uma correção da NF se necessário

Acabei de entrar em contato com a Coletek pelo Whatsapp, e me confirmaram tudo o que você falou: 1 ano de garantia com a loja e 3 anos com a empresa. Confirmaram também que não é necessário constar 36 meses de garantia na nota fiscal e que a Pichau é revendedora autorizada da MSI no Brasil.

Atendimento nota 10 da empresa, em poucos minutos tiraram minhas dúvidas, espero que a MSI nunca encerre a parceria com ela.
 
Boa noite galera to com uma duvidazinha aqui, vou precisar acionar rma na gigabyte de uma 3080ti vision oc que parou de dar video com 1 ano de uso, liga tudo só não da vídeo, na parte do site de cadastrar o produto ta pedindo versão do driver e versão da bios mas não to conseguindo achar nem na caixa e nem na placa de vídeo, alguém salva por favor :D
 
parou de dar video em todas as saidas? as vezes acontce de dar problema em 1 só. Se for em todas as saidas abre sem essas informações mesmo, não é essencial.
Eu testei apenas a display port, amanha eu testarei a hdmi, mas coloquei minha placa de video antiga e ta funcionando normal.
 
Acabei de entrar em contato com a Coletek pelo Whatsapp, e me confirmaram tudo o que você falou: 1 ano de garantia com a loja e 3 anos com a empresa. Confirmaram também que não é necessário constar 36 meses de garantia na nota fiscal e que a Pichau é revendedora autorizada da MSI no Brasil.

Atendimento nota 10 da empresa, em poucos minutos tiraram minhas dúvidas, espero que a MSI nunca encerre a parceria com ela.
Houve uma mudança na empresa de suporte em 2019/2020, a anterior (Trina) já vinha de anos e aceitava inclusive placas compradas no exterior, nessa brincadeira perdi a cobertura de uma 2080 Ti que trouxe de fora mas felizmente não precisei usar a garantia.

Com relação à vigência da garantia ou ao fato de ter/não ter isso descrito na NF, como falaram, nada para se preocupar no caso das MSI.
 
Recentemente tive problema com minhas placas de video e acionei a garantia de ambas. Duas RTX 3070 sendo uma da GALAX e outra da ASUS.

Vou deixar aqui o relato:

Gostaria de compartilhar uma experiência recente que tive com um produto da marca, especificamente a placa de vídeo ASUS DUAL-RTX3070-O8G. Sou um usuário experiente de hardwares e mantenho um olhar atento sobre a qualidade e desempenho dos produtos que escolho.



Desde o momento da compra, percebi um detalhe que me deixou apreensivo: a presença de um lacre em um dos parafusos da placa de vídeo. Isso me limitou no acesso para limpeza e manutenção, algo que considero essencial para o bom funcionamento de componentes eletrônicos. Em comparação, outra placa de vídeo da GALAX, que também possuo, permite um acesso mais amplo e facilita a manutenção (GALAX 1 X ASUS 0).



Entretanto, o problema maior surgiu quando minha placa de vídeo ASUS parou de funcionar, exibindo nenhum sinal de vídeo. Procurei resolver o problema acionando a garantia, mas fui surpreendido pela decisão de não aprovar a garantia devido a "sinais de corrosão". O local mencionado nas imagens do laudo era justamente onde o acesso era restrito pelo lacre. Vale mencionar que, como engenheiro eletricista e perito judicial, tenho experiência em avaliar evidências técnicas. No entanto, as fotos fornecidas não me convenceram de que se tratava realmente de oxidação. Na minha opinião, parecia mais uma acumulação normal de sujeira e poeira, especialmente considerando sua localização e função crítica para o fluxo de ar necessário.



Comparando com uma experiência anterior com a GALAX, percebo uma diferença notável. Quando uma placa de vídeo GALAX apresentou problema semelhante, a garantia foi tratada eficientemente, resultando na substituição por uma unidade nova e lacrada (GALAX 2 X ASUS 0).



Espero sinceramente que a ASUS reconsidere sua política de garantia, permitindo manutenção sem comprometer a cobertura. Além disso, a avaliação de evidências técnicas deveria ser mais imparcial e precisa.



Como alguém que valoriza a inovação tecnológica e compartilha opiniões sobre produtos, espero que este relato contribua para melhorias futuras. Conto com a sensibilidade da ASUS em relação às preocupações dos seus consumidores.





Atenciosamente,



Aldo Guimarães



obs1. tanto a placa ASUS como a GALAX funcionavam na mesma residência há mais de 7 km da orla marítima, nunca tive problema com oxidação em nenhum equipamento eletro eletrônico em minha casa.



obs2. O valor pago na placa de video foi de aproximadamente R$ 7.500




---------------------------------------------------

Vendo as fotos do laudo, voces concluem que realmente tem oxidação? Eu não achei conclusivo!

Imagem1

Imagem2
 
Houve uma mudança na empresa de suporte em 2019/2020, a anterior (Trina) já vinha de anos e aceitava inclusive placas compradas no exterior, nessa brincadeira perdi a cobertura de uma 2080 Ti que trouxe de fora mas felizmente não precisei usar a garantia.

Com relação à vigência da garantia ou ao fato de ter/não ter isso descrito na NF, como falaram, nada para se preocupar no caso das MSI.
Então agora se eu quiser comprar uma placa nos EUA não existe mais nenhuma marca que me dê garantia de mais de 90 dias?
Tô querendo comprar uma 4080 (ou 5080, se já existir) lá no final do ano que vem.
 
Então agora se eu quiser comprar uma placa nos EUA não existe mais nenhuma marca que me dê garantia de mais de 90 dias?
Na verdade qualquer uma tem garantia normalmente, mas se tiver problemas vc vai precisar dar um jeito de mandar/levar a placa pros EUA e falar pra eles que tem residência lá para ser atendido.

Estando no Brasil a EVGA foi a última que ainda aceitava placas compradas no exterior, mas ela se retirou do mercado de GPUs.
 
Então agora se eu quiser comprar uma placa nos EUA não existe mais nenhuma marca que me dê garantia de mais de 90 dias?
Tô querendo comprar uma 4080 (ou 5080, se já existir) lá no final do ano que vem.
Nenhuma marca cobre garantia internacional aqui no Brasil a princípio não, não vi relatos de quem tentou fazer também mas quem sabe com muita dor de cabeça e entrando na justiça alguém não consegue? De qualquer forma eu evitaria a princípio, até pela diferença de preço não ser tão grande pra valer o risco (mas, opinião pessoal)
 
vai precisar dar um jeito de mandar/levar a placa pros EUA e falar pra eles que tem residência lá para ser atendido.
Pra mandar para os eua é bem tranquilo. Agora na hora de abrir o RMA e não tiver nenhum amigo para colocar o endereço de lá, é só usar um redirecionador.

Nenhuma marca cobre garantia internacional aqui no Brasil a princípio não, não vi relatos de quem tentou fazer também mas quem sabe com muita dor de cabeça e entrando na justiça alguém não consegue? De qualquer forma eu evitaria a princípio, até pela diferença de preço não ser tão grande pra valer o risco (mas, opinião pessoal)
entrar com processo aqui além de ser moroso eu não sei se existe alguma jurisprudencia que apoie o caso. Agora na questão de diferença de preço é inegavel que lá é mais barato, ainda mais contando com promoção. Alguns dias atrás teve 4090 suprim liquid x por 1400 dol
 
Estou em dúvidas sobre qual placa comprar justamente pela garantia.

Estou buscando uma RTX 4070 ti e tenho a opção de:

Comprar uma nova (Ventus 3X ou Galax EX) por aprox. 5K

Ou comprar uma Gigabyte Eagle OC usada com 3 meses de uso, Nfe da Terabyte no nome da pessoa que está vendendo por aprox 4.5k

Nesse caso, é arriscado comprar a usada? Como é o RMA da Gigabyte?
 
Estou em dúvidas sobre qual placa comprar justamente pela garantia.

Estou buscando uma RTX 4070 ti e tenho a opção de:

Comprar uma nova (Ventus 3X ou Galax EX) por aprox. 5K

Ou comprar uma Gigabyte Eagle OC usada com 3 meses de uso, Nfe da Terabyte no nome da pessoa que está vendendo por aprox 4.5k

Nesse caso, é arriscado comprar a usada? Como é o RMA da Gigabyte?
Cara, vai na nova e evita stress. Galax e MSI tem RMA's bons e são só 10% de diferença no preço. Se é uma placa pra ficar muitos anos contigo, vale a diferença.
-
Sobre ser arriscado, sempre é. Nota não tá no teu nome, depois negam aí e por mais que vc consiga reverter na justiça, vai perder bons dias correndo atrás disso.
 
Às vezes eu vejo posts de quem
Recentemente tive problema com minhas placas de video e acionei a garantia de ambas. Duas RTX 3070 sendo uma da GALAX e outra da ASUS.

Vou deixar aqui o relato:

Gostaria de compartilhar uma experiência recente que tive com um produto da marca, especificamente a placa de vídeo ASUS DUAL-RTX3070-O8G. Sou um usuário experiente de hardwares e mantenho um olhar atento sobre a qualidade e desempenho dos produtos que escolho.



Desde o momento da compra, percebi um detalhe que me deixou apreensivo: a presença de um lacre em um dos parafusos da placa de vídeo. Isso me limitou no acesso para limpeza e manutenção, algo que considero essencial para o bom funcionamento de componentes eletrônicos. Em comparação, outra placa de vídeo da GALAX, que também possuo, permite um acesso mais amplo e facilita a manutenção (GALAX 1 X ASUS 0).



Entretanto, o problema maior surgiu quando minha placa de vídeo ASUS parou de funcionar, exibindo nenhum sinal de vídeo. Procurei resolver o problema acionando a garantia, mas fui surpreendido pela decisão de não aprovar a garantia devido a "sinais de corrosão". O local mencionado nas imagens do laudo era justamente onde o acesso era restrito pelo lacre. Vale mencionar que, como engenheiro eletricista e perito judicial, tenho experiência em avaliar evidências técnicas. No entanto, as fotos fornecidas não me convenceram de que se tratava realmente de oxidação. Na minha opinião, parecia mais uma acumulação normal de sujeira e poeira, especialmente considerando sua localização e função crítica para o fluxo de ar necessário.



Comparando com uma experiência anterior com a GALAX, percebo uma diferença notável. Quando uma placa de vídeo GALAX apresentou problema semelhante, a garantia foi tratada eficientemente, resultando na substituição por uma unidade nova e lacrada (GALAX 2 X ASUS 0).



Espero sinceramente que a ASUS reconsidere sua política de garantia, permitindo manutenção sem comprometer a cobertura. Além disso, a avaliação de evidências técnicas deveria ser mais imparcial e precisa.



Como alguém que valoriza a inovação tecnológica e compartilha opiniões sobre produtos, espero que este relato contribua para melhorias futuras. Conto com a sensibilidade da ASUS em relação às preocupações dos seus consumidores.





Atenciosamente,



Aldo Guimarães



obs1. tanto a placa ASUS como a GALAX funcionavam na mesma residência há mais de 7 km da orla marítima, nunca tive problema com oxidação em nenhum equipamento eletro eletrônico em minha casa.



obs2. O valor pago na placa de video foi de aproximadamente R$ 7.500




---------------------------------------------------

Vendo as fotos do laudo, voces concluem que realmente tem oxidação? Eu não achei conclusivo!

Imagem1

Imagem2

Eu concordo com você, essas fotos estão em péssima qualidade e parece mais montinho de poeira com alguma fibra de tecido. Nem quando morava a 1km do mar algum eletrônico oxidou como eles estãl alegando, isso é conversa para acalentar bovino. Eles têm que fornecer fotos de melhor qualidade, pois com essas aí não dá para concluir nada realmente. Aliás, gostaria de contar um relato de situação muito parecida que passei ano passado:

A Kabum negou garantia de uma placa-mãe da Gigabyte em que um MOSFET queimou, alegando que havia pinos tortos no soquete, o que é algo muito, mas muito difícil de acontecer em um soquete PGA como o AMD AM4, onde os pinos ficam no processador e não no soquete. Colocaram fotos de péssima qualidade no laudo, nesse mesmo estilo desfocado e borrado, parece até que propositalmente. Quando a placa chegou do RMA, inspecionei minuciosamente e concluí que não tinha nada torto, aí a cobra fumou. Não sou engenheiro eletricista ou eletrônico mas também não sou totalmente leigo e contestei o laudo fraudulento da loja.

Registrei reclamação no Consumidor.gov, expliquei que o suposto entortamento que ela alegava era nada menos que reflexo da luz nos pinos dourados, e anexei várias fotos em alta qualidade e de diversos ângulos, comprovando que não havia nenhum pino torto e criticando a má fé da loja em anexar fotos de péssima qualidade, a fim induzir um diagnóstico falso. Também postei link de vídeo que upei no YouTube de mim encaixando a CPU no soquete e travando sem dificuldade alguma, que nunca aconteceria se os pinos estivessem tortos como a loja alegava.

Negaram de novo e então acionei o Procon online. Enviaram a carta à empresa, mas o prazo de resposta encerrou e nada de resposta, então fui lá e marquei audiência em 30 dias. Mas faltando uma semana para a audiência, me responderam que haviam reparado a placa-mãe e que ela já havia sido enviada de volta. Recebi ela em abril de 2022 e está até hoje funcionando normalmente.

TL;DR: RMA colocou essas fotos de péssima qualidade no laudo já com má fé para negar garantia, eu contestaria também.
 
Última edição:
A Kabum negou garantia
Por isso escolho minha placa de vídeo com garantia da fabrica... Essas marcar só com garantia de loja é alguma coisa, mas ter que acionar ele 3 anos depois vai ser dor de cabeça, com certeza.
 
Por isso escolho minha placa de vídeo com garantia da fabrica... Essas marcar só com garantia de loja é alguma coisa, mas ter que acionar ele 3 anos depois vai ser dor de cabeça, com certeza.
Placas-mãe no caso todas fabricantes tem só 1 ano tirando a MSI que dá 3 anos, imagino que na NF devia constar 12 meses, provavalmente poderia ter solicitado tanto pela Kabum quanto pela Gigabyte nesse caso em específico
 
Por isso escolho minha placa de vídeo com garantia da fabrica... Essas marcar só com garantia de loja é alguma coisa, mas ter que acionar ele 3 anos depois vai ser dor de cabeça, com certeza.

Olha, não vejo muita diferença, vide o relato do colega acima com a placa de vídeo da Asus. Quando querem negar garantia sem justificativa, tanto a loja quanto representate da fabricante podem negar. E garantia com loja ao menos você tem algum respaldo devido à responsabilidade solidária, do contrário você teria que enviar para o exterior, como é com a EVGA. O lance é comprar de uma loja grande, de preferência uma das três grandes, a fim de reduzir os riscos.

Além disso, em geral é a loja quem paga o frete de envio ao RMA, pelo menos a Kabum foi assim. Ao menos isso né, porque o valor de um PAC ou Sedex aqui do Nordeste para o Sul ou Sudeste não é brincadeira.
 
Bom dia pessoal,
Depois de abrir alguns tópicos devido a um barulho forte que escutava vindo do pc enquanto jogava, primeiro achava q era da placa mãe, depois do cpu, e depois de ver uns vídeos e ver as respostas daqui eu vi que é coil whine da placa de vídeo. Só acontece quando estou jogando uns jogos mais pesados msm, cyberpunk, horizon as vezes, assassins creed… e as vezes quando liga o pc ele faz tbm.

Como minha gpu é uma RX 6600 Hellhound, da PowerColor, e como o RMA não é no br não sei se compensa ir atrás de resolver, mas abri um chat na terabyte pra resolver.

De qualquer forma, devo me preocupar com o coil whine? Pq até onde eu sei não eh defeito, mas tenho medo de daqui um ano, quando minha garantia estiver acabando, começar a ficar insuportável ou a placa dar algum problema por conta dessa vibração dos componentes.

Obrigado quem puder ajudar!
 
Bom dia pessoal,
Depois de abrir alguns tópicos devido a um barulho forte que escutava vindo do pc enquanto jogava, primeiro achava q era da placa mãe, depois do cpu, e depois de ver uns vídeos e ver as respostas daqui eu vi que é coil whine da placa de vídeo. Só acontece quando estou jogando uns jogos mais pesados msm, cyberpunk, horizon as vezes, assassins creed… e as vezes quando liga o pc ele faz tbm.

Como minha gpu é uma RX 6600 Hellhound, da PowerColor, e como o RMA não é no br não sei se compensa ir atrás de resolver, mas abri um chat na terabyte pra resolver.

De qualquer forma, devo me preocupar com o coil whine? Pq até onde eu sei não eh defeito, mas tenho medo de daqui um ano, quando minha garantia estiver acabando, começar a ficar insuportável ou a placa dar algum problema por conta dessa vibração dos componentes.

Obrigado quem puder ajudar!
Comprou a placa recentemente? Se sim, eu aguardaria mais um tempinho antes de me preocupar.

Já tive 2x este comportamento no passado e em ambas as situações cessou após alguns dias/semanas, o tempo vai depender da carga que vc coloca sobre a placa no dia a dia.

PS: Certeza que é na GPU? Fonte pode ter coil whine também.
 
Comprou a placa recentemente? Se sim, eu aguardaria mais um tempinho antes de me preocupar.

Já tive 2x este comportamento no passado e em ambas as situações cessou após alguns dias/semanas, o tempo vai depender da carga que vc coloca sobre a placa no dia a dia.

PS: Certeza que é na GPU? Fonte pode ter coil whine também.
Comprei faz mais ou menos umas 5-6 semanas, começou a fazer faz umas 2.

Não uso muito diariamente, mais durante a noite quando tenho tempo de jogar umas 3-4 hrs por dia, e umas 4 vezes por semana.

Cara certeza que é na gpu. Primeiro achava que vinha do vrm da placa mãe, mas fiquei igual um tonto abrindo e fechando jogo e fazendo benchmark de cpu pra ver que a placa e o processador não fazem nada quando estressados, mas a placa de vídeo sim. Engraçado que o barulho maior mesmo acontece só no cp2077, em outros jogos é um barulho bem mais leve, mas perceptível. Até no furmark e no teste do gpu-z o barulho é baixo.

Cyberpunk e seus bugs sem limite que afetam até gpu
 
Comprei faz mais ou menos umas 5-6 semanas, começou a fazer faz umas 2.

Não uso muito diariamente, mais durante a noite quando tenho tempo de jogar umas 3-4 hrs por dia, e umas 4 vezes por semana.

Cara certeza que é na gpu. Primeiro achava que vinha do vrm da placa mãe, mas fiquei igual um tonto abrindo e fechando jogo e fazendo benchmark de cpu pra ver que a placa e o processador não fazem nada quando estressados, mas a placa de vídeo sim. Engraçado que o barulho maior mesmo acontece só no cp2077, em outros jogos é um barulho bem mais leve, mas perceptível. Até no furmark e no teste do gpu-z o barulho é baixo.

Cyberpunk e seus bugs sem limite que afetam até gpu
Fez alguma mudança de hardware nessas 2 semanas ou começou 'do nada' ?

Vou deixar algum colega responder com mais propriedade mas nas vezes em que vi isso ocorrer foi já na primeira ligada e ia suavizando com o tempo e não o contrário.

Veja o que a loja irá responder pois assim como dead pixel em monitores há algumas ressalvas bem sacanas sobre a cobertura da garantia para coil whine também.
 
Fez alguma mudança de hardware nessas 2 semanas ou começou 'do nada' ?

Vou deixar algum colega responder com mais propriedade mas nas vezes em que vi isso ocorrer foi já na primeira ligada e ia suavizando com o tempo e não o contrário.

Veja o que a loja irá responder pois assim como dead pixel em monitores há algumas ressalvas bem sacanas sobre a cobertura da garantia para coil whine também.
Só organizei melhor as peças dentro do gabinete, prendi hd e ssd direito e organizei os cabos, de resto tudo igual.

A primeira vez que ouvi mesmo foi quando testei no gpu-z, mas era bem fraco. Em jogos leves não acontece, em alguns pesados acontece mas não muitooo alto, igual ao gpu-z e furmark, no cp2077 é bem alto, tanto q achava q era da mobo

Mas estranho foi isso, começou do nada em jogos q não acontecia e começou. Já reinstalei todos os drivers com esperança de melhorar mas nada
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo