[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Depois de ver as infos aqui no tópico e colher outras pela internet cheguei nessa configuração aqui:

Processador R 5600G
Placa Mãe Gigabyte B450M DS3H V2
SSD Kingston M.2 1tb nv1
Fonte 550W Gigabyte P550B
Memória Fury 2x16 DDR4 32000Mhz

Entendedores, vocês trocariam algo aqui ou assim tá bom já pra um orçamento de 2,5~3k?
Vc precisar perguntar a loja, se essa B450m já está com Bio atualizada.
 
Galera gostaria de uma opinião de vcs!

Estou em dúvida em qual mobo B650e eu pego.

Tenho 3 alternativas:
1- Asrock B650e taichi
2- Asus Striks B650e-e
3- Asus Striks B650e-f

O que eu procuro é a capacidade de OC delas. Eu sei que a nova geração am5 não precisa de OC, porém eu estou visando o futuro. Para ter uma idéia atualmente tenho uma Asus Rampage III Extreme com Xeon X6750 (OC) funcionando muito bem. Então quero ficar com esse novo sistema, por mais uns 5-10 anos.

Então qual dessas eu devo investir?

Vlw!
 
Galera gostaria de uma opinião de vcs!

Estou em dúvida em qual mobo B650e eu pego.

Tenho 3 alternativas:
1- Asrock B650e taichi
2- Asus Striks B650e-e
3- Asus Striks B650e-f

O que eu procuro é a capacidade de OC delas. Eu sei que a nova geração am5 não precisa de OC, porém eu estou visando o futuro. Para ter uma idéia atualmente tenho uma Asus Rampage III Extreme com Xeon X6750 (OC) funcionando muito bem. Então quero ficar com esse novo sistema, por mais uns 5-10 anos.

Então qual dessas eu devo investir?

Vlw!
boa parte das placas AM5 são boas por conta da exigência que a AMD fez, então, não se limite apenas na marca, mas veja também o que você precisa ter na placa-mãe. Pretende usar poucos SSDs e NVMEs ou muitos? Pretende usar quanta memória? A finalidade principal é para o quê? O som onboard pode ser qualquer um? Quer resetar o BIOS sem ter de abrir a máquina?
 
Quero que a mobo suporte bons OC! O resto não estou muito interessado, tendo em vista que uma placa mãe que suporta e faz bons Overclocks já vem com quase tudo.

O que vc sugere?
 
Quero que a mobo suporte bons OC! O resto não estou muito interessado, tendo em vista que uma placa mãe que suporta e faz bons Overclocks já vem com quase tudo.

O que vc sugere?
O que significa exatamente suportar bons OC? Ter VRM suficiente pra não esquentar muito/fritar com um 7950x? Algum feature bem específico relacionado a OC que precise? E vai usar nitrogênio/hélio líquido pra bater recorde mundial ou algo assim? Qual CPU vai pegar e pretende rodar em que nível de OC? Não entendi o "capacidade de OC visando o futuro"
 
Duas dúvidas, um amigo pediu para montar um pc pra ele, o cara tava perdido tentando montar no BR, moro perto do PY e vou cotar o pc pra ele lá.

O que vcs colocariam?
Uma 6650xt ou uma 4060?
 
Última edição:
Fala pessoal, tô precisando muito comprar um pc novo por agora pra faculdade e alguns jogos em 1080p e não tenho muito conhecimento do que ta valendo a pena ou não.. No momento não vou poder comprar uma vga junto, vai ter que ficar mais pra frente. Qual config vocês me recomendariam nessa situação?

Nunca montei um pc então tô meio no escuro com as possibilidades mas achei interessante o "Kit Upgrade AMD Ryzen 5 5600G + Placa Mãe B450" na terabyte por 1.329,80. Vale a pena montar algo com essas peças? Qual o restante de peças vocês me recomendariam com esse kit?
Rpz essas peças no Aliexpress e shopee são muito mais baratas que vc diz tem o site boadica. Digo isso pq eu não tenho ND para fazer o dia inteiro e fico pesquisando preços o pessoal daqui aumenta muito..
Mas minha atual dúvida e sobre qual marca mais resistente em relação ao ssdnvme2
 
Rpz essas peças no Aliexpress e shopee são muito mais baratas que vc diz tem o site boadica. Digo isso pq eu não tenho ND para fazer o dia inteiro e fico pesquisando preços o pessoal daqui aumenta muito..
Mas minha atual dúvida e sobre qual marca mais resistente em relação ao ssdnvme2
Tô ligado.. o problema de comprar no ali/shopee é a falta de garantia e demora pra chegar..
 
O que significa exatamente suportar bons OC? Ter VRM suficiente pra não esquentar muito/fritar com um 7950x? Algum feature bem específico relacionado a OC que precise? E vai usar nitrogênio/hélio líquido pra bater recorde mundial ou algo assim? Qual CPU vai pegar e pretende rodar em que nível de OC? Não entendi o "capacidade de OC visando o futuro"
Ter vrms suficientes para não fritarem! Exatamente este é o ponto. Não vou para o nível hard core, mas quero uma mobo que suporte bons OC.
 
Galera, essa config conseguiria entregar um bom desempenho em jogos? e essas peças seriam compatíveis?
-RTX 3060 12gb
-Ryzen 5 4500
-Placa mãe B450 ou A520
-Fonte SuperFrame de 500w
-32gb de ram 3200hz
 
Galera gostaria de uma opinião de vcs!

Estou em dúvida em qual mobo B650e eu pego.

Tenho 3 alternativas:
1- Asrock B650e taichi
2- Asus Striks B650e-e
3- Asus Striks B650e-f

O que eu procuro é a capacidade de OC delas. Eu sei que a nova geração am5 não precisa de OC, porém eu estou visando o futuro. Para ter uma idéia atualmente tenho uma Asus Rampage III Extreme com Xeon X6750 (OC) funcionando muito bem. Então quero ficar com esse novo sistema, por mais uns 5-10 anos.

Então qual dessas eu devo investir?

Vlw!
Ter vrms suficientes para não fritarem! Exatamente este é o ponto. Não vou para o nível hard core, mas quero uma mobo que suporte bons OC.
Sobre isso sinceramente não vai fazer diferença entre essas escolhas, e eu tô assumindo que você vai usar um 7950x (e equivalentes) no limite do OC, também é algo que depende da sua temp ambiente e airflow mas se quiser a que tem a menor temperatura no papel parece ser a Taichi dessas 3


Buz0Rd9.png
 
Sobre isso sinceramente não vai fazer diferença entre essas escolhas, e eu tô assumindo que você vai usar um 7950x (e equivalentes) no limite do OC, também é algo que depende da sua temp ambiente e airflow mas se quiser a que tem a menor temperatura no papel parece ser a Taichi dessas 3


Buz0Rd9.png
Obrigado pela resposta!

Então, olhando pelo gráfico, qual mobo vc escolheria?
 
Indicações de memória ram ddr4
Pra seguinte config
Amd ryzen 5 5600
Asus b550m-k
Gtx 1060 6gb
Fonte corsair cv 650
2x m.2 de 480gb e 1tb
1x ssd 480gb

(Tenho 2 pentes da Kingston Fury White 8gb, 2600mhz porém há possibilidade de estar queimado).
É mais pra uso geral e jogos. Não precisa ter rgb e etc.
 
Indicações de memória ram ddr4
Pra seguinte config
Amd ryzen 5 5600
Asus b550m-k
Gtx 1060 6gb
Fonte corsair cv 650
2x m.2 de 480gb e 1tb
1x ssd 480gb

(Tenho 2 pentes da Kingston Fury White 8gb, 2600mhz porém há possibilidade de estar queimado).
É mais pra uso geral e jogos. Não precisa ter rgb e etc.
Kingston Fury Beast 16GB 3200MHz DDR4 (pegue 2 pentes), está por R$539,98. Aproveite logo que a RAM DDR4 está bem barata!
 
Obrigado pela resposta!

Então, olhando pelo gráfico, qual mobo vc escolheria?
a que tem a menor temperatura, menor valor. Porém é também a mais cara.

Detalhe que os Ryzen 9 7950x somente overclocam bem com uma ótima refrigeração, eu até indicaria o water cooler ek-nucleus aio cr360 se existisse por aqui, então, procure um modelo de wc de 360mm que não tenha reputação ruim.
No caso específico do 7950x, para manter clock fixo de 5450MHz, podendo bater uns 5600MHz de vez em quando, precisa fazer delid, PORÉM, nesse caso de delid, vai ter de procurar um kit de montagem que dê certo e somente tem isso no exterior. OU SEJA, delid? melhor esquecer.

outra coisa que pode fazer é usar pasta térmica de metal líquido, a melhor é a conductonaut thermal grizzly passando uma fina camada e NÃO PODE chegar a ser uma gota. Essa pasta de metal líquido é CORROSIVA e retira, aos poucos, as inscrições do processador, podendo então ficar sem garantia, ou seja, é por conta e risco de quem usa. Essa pasta térmica também pode escorrer se você errar a dose e se isso acontecer, vai queimar componentes.

Se você NÃO QUER CORRER RISCOS e pretende MANTER A GARANTIA do processador, então, não faça uso nem do delid e nem da conductonaut thermal grizzly ou outra pasta térmica de metal líquido. Então, eu não tenho como dizer exatamente qual clock que você conseguiria em um 7950x com o melhor cooler, mas tem esse review do techpoweup sobre qual o melhor sistema para os Ryzen 7950x. E pela minha experiência, usando um Air Cooler AssassinIII, que é igual ao AssassinIV, este último compatível de fábrica com AM5, você fica melhor em consumo e desempenho modificando a temperatura limite de 95°C para 89°C, ainda que os clocks caiam. Isso porque o CONSUMO desses processadores com muitos núcleos é alto.

a melhor opção de overclock são os processadores Ryzen 7 7700, sem o X e para jogos, SEM CONSIDERAR OU FAZER OVERCLOCK, os imbatíveis Ryzen 7 7800x3D
 
Obrigado pela resposta!

Então, olhando pelo gráfico, qual mobo vc escolheria?
Eu escolheria pela conectividade, preço e garantia e não por temperatura de VRM, que como disse depende do CPU que for utilizar, sua temp ambiente e gabinete/airflow, sem saber tudo isso não tem como indicar muita coisa, rodar a 50c 55c ou 60c não vai mudar nada, ainda mais se você não pretende usar um 7950x
 
a que tem a menor temperatura, menor valor. Porém é também a mais cara.

Detalhe que os Ryzen 9 7950x somente overclocam bem com uma ótima refrigeração, eu até indicaria o water cooler ek-nucleus aio cr360 se existisse por aqui, então, procure um modelo de wc de 360mm que não tenha reputação ruim.
No caso específico do 7950x, para manter clock fixo de 5450MHz, podendo bater uns 5600MHz de vez em quando, precisa fazer delid, PORÉM, nesse caso de delid, vai ter de procurar um kit de montagem que dê certo e somente tem isso no exterior. OU SEJA, delid? melhor esquecer.

outra coisa que pode fazer é usar pasta térmica de metal líquido, a melhor é a conductonaut thermal grizzly passando uma fina camada e NÃO PODE chegar a ser uma gota. Essa pasta de metal líquido é CORROSIVA e retira, aos poucos, as inscrições do processador, podendo então ficar sem garantia, ou seja, é por conta e risco de quem usa. Essa pasta térmica também pode escorrer se você errar a dose e se isso acontecer, vai queimar componentes.

Se você NÃO QUER CORRER RISCOS e pretende MANTER A GARANTIA do processador, então, não faça uso nem do delid e nem da conductonaut thermal grizzly ou outra pasta térmica de metal líquido. Então, eu não tenho como dizer exatamente qual clock que você conseguiria em um 7950x com o melhor cooler, mas tem esse review do techpoweup sobre qual o melhor sistema para os Ryzen 7950x. E pela minha experiência, usando um Air Cooler AssassinIII, que é igual ao AssassinIV, este último compatível de fábrica com AM5, você fica melhor em consumo e desempenho modificando a temperatura limite de 95°C para 89°C, ainda que os clocks caiam. Isso porque o CONSUMO desses processadores com muitos núcleos é alto.

a melhor opção de overclock são os processadores Ryzen 7 7700, sem o X e para jogos, SEM CONSIDERAR OU FAZER OVERCLOCK, os imbatíveis Ryzen 7 7800x3D
Obrigado pela dica! Realmente para OC mais pesados somente com water cooling pra dar conta, mas o que prentendo é somente dar um boost a mais no processador. O processador que comprei é o 7950x. Por isso queria saber qual mobo vai aguentar um bom oc!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu escolheria pela conectividade, preço e garantia e não por temperatura de VRM, que como disse depende do CPU que for utilizar, sua temp ambiente e gabinete/airflow, sem saber tudo isso não tem como indicar muita coisa, rodar a 50c 55c ou 60c não vai mudar nada, ainda mais se você não pretende usar um 7950x
Já comprei o Ryzen 7 7950x. Por isso estou procurando uma mobo que vai conseguir OC sem fritar o processador.
 
Obrigado pela dica! Realmente para OC mais pesados somente com water cooling pra dar conta, mas o que prentendo é somente dar um boost a mais no processador. O processador que comprei é o 7950x. Por isso queria saber qual mobo vai aguentar um bom oc!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já comprei o Ryzen 7 7950x. Por isso estou procurando uma mobo que vai conseguir OC sem fritar o processador.
acho que a maioria das placas dão conta, como também mencionou nas dicas lá o @insanee420

já veja o gabinete de bom fluxo de ar, do tipo mesh e coloque uns filtros de poeira de tecido, tem uns da 3m que pode ser que sirva. Tem de caber WC até 420mm e coloque o radiador na frente, para obter ar mais frio, mas no teto também pode, quando o gabiente é mesh, fica quase igual ao instalar na frente
 
acho que a maioria das placas dão conta, como também mencionou nas dicas lá o @insanee420

já veja o gabinete de bom fluxo de ar, do tipo mesh e coloque uns filtros de poeira de tecido, tem uns da 3m que pode ser que sirva. Tem de caber WC até 420mm e coloque o radiador na frente, para obter ar mais frio, mas no teto também pode, quando o gabiente é mesh, fica quase igual ao instalar na frente
Obrigado pelas dicas! Qual gabinete vc recomenda?
 
Fala Pessoal!

Estava pensando em montar um PC usando o 5700G pois ia comprar uma placa de vídeo apenas mais pra frente por questões orçamentárias, mas será se compensa eu comprar um 5700X com uma placa de entrada por enquanto como uma RX 550 porque ai quando for colocar uma 3060 o 5700X pode dar mais força, era isso o que eu estava pensando o que acham?
 
Comprei algumas peças e minha configuração ficou assim:

Vcs trocariam alguma coisa? Agradecer ao @insanee420 pela dica na placa mae da msi b550m pro vhd wifi

Gabinete: Pichau HX710L

Placa Mãe: MSI B550M Pro Vhd Wifi (eu tinha a Asus A520M-E)

Processador: Ryzen 7 5700x (eu tinha o Ryzen 5 4600G)

Placa de Video: RTX 3060 12gb (Gainward)

Memoria Ram: 2x16gb 3200mhz (Redragon)

Fonte: Gigabyte P750GM 750W, full modular, 80 plus gold

SSD: 1 nvme 1tb (Kingston) e 2x 480gb (Kingston)

6 fans da Redragon com a controladora, modelo GC-F009

Water Cooler Gamdias Chione 240mm Lite
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Preciso de 6 fans da Gamdias pra colocar no lugar dos fans da Redragon q tenho no momento, quero fazer a sincronização do argb com o water cooler, alguem tem link pra indicar? pode ser o kit da Gamdias com a controladora ou entao as fans avulso
 
Última edição:
Olá a todos,

Recentemente enfrentei o problema de queimar tanto minha placa de vídeo (GTX 1070 EVGA) quanto o SSD (NVMe Asgard 1TB). O sistema até inicia, mas quando o Windows começa a carregar, os ventiladores da placa de vídeo disparam e o vídeo é desligado. A avaliação técnica confirmou que ambos os componentes estão irrecuperáveis, o que faz sentido considerando que meu antigo apartamento era bastante úmido e eu raramente ligava o computador.

O que sobrou do meu setup é:

  • 16GB de RAM (um único pente de 2666 MHz)
  • Placa-mãe H310M
  • i5 9400F
  • Fonte ATX de 500W
Estou pensando em comprar apenas uma nova placa de vídeo e um SSD SATA, visto que o slot NVMe da minha placa-mãe suporta apenas até 800 GB/s. Além disso, planejo adquirir outro pente de RAM para totalizar 32GB.

Agora, a minha questão é: qual seria a placa de vídeo mais adequada para este setup, de modo que eu não tenha gargalos de desempenho? O objetivo é conseguir rodar jogos atuais em pelo menos 60 FPS com qualidade média em Full HD.

Outra opção seria simplesmente me desfazer deste setup atual e investir em um sistema completamente novo e mais atualizado. O que vocês acham? claro sendo gasto no máximo 4,5K
 
Pessoal estou pensando em fazer um upgrade, quero i7 13700k ou melhor esperar o 14700K?
 
Pessoal estou pensando em fazer um upgrade, quero i7 13700k ou melhor esperar o 14700K?
Qual orçamento? Só vai trocar CPU/mobo? Qual uso do PC?
 
Qual orçamento? Só vai trocar CPU/mobo? Qual uso do PC?
No caso vou trocar CPU/MOBO e MEMORIA... o uso seria casual e Game. Meu ultimo Up de CPU/MOBO e MEMORIA foi a 8 anos atras saiu de DDR3 pra DDR4, nesses 8 anos já tive uma GTX980 > GTX1080 > atualmente RTX370Ti. Se fizer esse UP "CPU/MOBO" meu próximo UP será daqui uns 6 anos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo