[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Em jogos, sim. Mas em produtividade, não.
Então é mais pra jogos que eu vou montar!
Qual setup recomenda?? tava zoiando as mobos mas nao faço nem ideia qual vale a pena
 
Então é mais pra jogos que eu vou montar!
Qual setup recomenda?? tava zoiando as mobos mas nao faço nem ideia qual vale a pena
5800x3D vai ser um pouco melhor que o 13600k na média se não me engano sim, placa-mãe pra algo mais em conta sempre recomendo a B550M Pro-VDH ou se preferir placa Atx tem a B550 Gaming Plus, mas ambas tocam o 5800x3D sem problema, aí é mais uma questão de conectividade, preferência por marca se tiver etc, tenho recomendado elas pela conectividade superior a outras opções na mesma faixa de preço e os 3 anos de garantia da MSI
 
A intenção era não trocar tão cedo, acho que o 5800x3d é melhor que um 13600kf? (to acostumado com plataforma intel ahuhau)
Eu comprei um 13600kf. Ele é bem rapido tanto em jogos quanto em produtividade. Em jogos talvez uns 5-10% inferior ao 5800X3D. Porém ele esquenta como uma usina nuclear. Só para você ter uma ideia ele puxa 220W só o processador no cinebench R23. A temperatura, apesar de eu ter comprado um Ag620 chega em 100 graus. Não gosto muito de liquid cooler pois não tenho paciencia de fazer as manutencoes dele. Muitas das B660 são bloqueadas para undervolt, mas por sorte a minha MSI permite e aí consegui diminuir a temperatura para 80 graus. A melhor MOBO B660 barata para esse processador é essa que eu tenho.
Eu só comprei intel porque prefiro mesmo e queria um processador mais forte para trabalho tambem. Não tenho muita paciencia de ficar ajustando nada e achei que esse processador seria como o meu 8700k anterior, que foi só montar e pronto, mas nesse caso precisou fazer undervolt e aalgumas configs de BIOS para ficar aceitável. Se fosse somente para jogos eu compraria um 5800X3D. Detalhe que se seu ponto é jogar CS GO o Intel atualmente vai melhor, mas se for esse o caso eu esperaria um pouco sair o CS 2 para ver qual processador vai performar melhor. Aqui tem uns links que podem ajudar:
 
Última edição:
Bom dia galera!
Queria pedir a ajuda de vcs pra dar um upgrade no meu humilde PC. A máquina é assim:
Ryzen 5 2400G
Biostar A320MH
Memória 2x8GB Corsair Vengeance LPX
SSD T-Force 1TB
AsRock RX 6600 Challenger D (era uma GTX 1650 mas troquei quando vi essa no precinho)
Fonte Mancer Thunder 400W

Tava querendo colocar um Ryzen 5 5600, só queria perguntar o seguinte: Essa placa mãe é compatível com ele? Já está na última versão da bios, mas será q não da algum problema ou gargalo por ser muito de entrada? E também vai ser necessário trocar a fonte por ser mais fraca?
 
Bom galera, tudo bem?

Faz mais ou menos uns 7 anos que não atualizo meu setup, utilizava antes pra jogar, daí migrei pros consoles e por culpa do Starfield eu me animei pra me aventurar na montagem de uma máquina pra joga-lo.

Atualmente, uso:
CPU - FX 6300
MoBo - m4n68t-m le v2
Memória - 16 gbs DDR3
GPU - GTX 960 4gb
PSU - Cooler Master 550w (já está antiga pra caramba)
HDD - 1TB Seagate (com alerta no CrystalDisk)
SSD - Sandisk 120gb

Minha ideia atua seria montar algo com:
CPU - Ryzen 7 5700X
Mobo - Gigabyte B550M AORUS Elite (na dúvida entre ela e a TUF-Gaming da Asus)
Memórias - 2x8 DDR4 3200Mhz
GPU - RTX 3060 12gb
HDD - (comprar um novo HDD de 1TB)
SSD - Manter o Sandisk e acrescentar um SSD mais atual pra instalar o S.O

Gostaria de uma luz pra uma mobo, e de quantos W's seriam necessários numa fonte pra aguentar essa baguncinha ...eu só meio que pretendo jogar o Starfield e atualizar o setup pra edição de video/foto
 
Bom dia galera!
Queria pedir a ajuda de vcs pra dar um upgrade no meu humilde PC. A máquina é assim:
Ryzen 5 2400G
Biostar A320MH
Memória 2x8GB Corsair Vengeance LPX
SSD T-Force 1TB
AsRock RX 6600 Challenger D (era uma GTX 1650 mas troquei quando vi essa no precinho)
Fonte Mancer Thunder 400W

Tava querendo colocar um Ryzen 5 5600, só queria perguntar o seguinte: Essa placa mãe é compatível com ele? Já está na última versão da bios, mas será q não da algum problema ou gargalo por ser muito de entrada? E também vai ser necessário trocar a fonte por ser mais fraca?
Não deve ter nenhum problema com o suporte desse processador em específico nessa MOBO. Eles consta como suportado no site da biostar e não é um processador exigente do ponto de vista térmico e de consumo. A fonte que eu tenho minhas dúvidas. Não achei nenhum review dela para saber se forneçe a potencia rotulada. Segundo calculos do PSU calculator teoricamente sim, mas coloque o numero de fans e todos os dispositivos conectados no PC aqui:
 
Pretendo trocar placa mãe e processador, no momento possuo a seguinte configuração:
-Ryzen 5 1600
-GTX 1080 8Gb da MSI
-AB 350 gaming 3 da Gigabyte
-2x8gb Corsair vengeance lpx 3000mhz ddr4
-Fonte Corsair 650W 80 plus

Quero indicação de placa mãe (marca também) parece que MSI e Asus são as melhores. Até uns 900 reais

O processador eu vou pegar um Ryzen 5 5600
O @Gabriel_9 já me indicou ASRock B450M Steel Legend ou MSI B550M Pro-VDH (achei interessante essa da MSI).
Porém, eu moro no RJ, aqui no centro tem umas lojas onde eu consigo comprar a placa na hora mas só tem essas placas da foto.

IMG-20230818-093642.jpg
IMG-20230818-093716.jpg

Dentre essas placas, tem alguma boa ou é melhor comprar pela internet ?
 
Bom galera, tudo bem?

Faz mais ou menos uns 7 anos que não atualizo meu setup, utilizava antes pra jogar, daí migrei pros consoles e por culpa do Starfield eu me animei pra me aventurar na montagem de uma máquina pra joga-lo.

Atualmente, uso:
CPU - FX 6300
MoBo - m4n68t-m le v2
Memória - 16 gbs DDR3
GPU - GTX 960 4gb
PSU - Cooler Master 550w (já está antiga pra caramba)
HDD - 1TB Seagate (com alerta no CrystalDisk)
SSD - Sandisk 120gb

Minha ideia atua seria montar algo com:
CPU - Ryzen 7 5700X
Mobo - Gigabyte B550M AORUS Elite (na dúvida entre ela e a TUF-Gaming da Asus)
Memórias - 2x8 DDR4 3200Mhz
GPU - RTX 3060 12gb
HDD - (comprar um novo HDD de 1TB)
SSD - Manter o Sandisk e acrescentar um SSD mais atual pra instalar o S.O

Gostaria de uma luz pra uma mobo, e de quantos W's seriam necessários numa fonte pra aguentar essa baguncinha ...eu só meio que pretendo jogar o Starfield e atualizar o setup pra edição de video/foto
Placa-mãe eu consideraria a B550M Pro-VDH por alguns motivos: tem header USB-C caso seu gabinete tenha USB-C ou troque no futuro e queira usar, VRM um pouquinho melhor, já vem com heatsink pra 1 M2, o 2° slot M2 roda em 3.0 x4 (nessa é 3.0 x2), tem 2 headers PWM a mais (pra controlar fans 4 pinos), 3 anos de garantia (vs 1 da Gigabyte) e ainda vem com Wifi/BT como quebra-galho, e caso bote uma GPU muito gigante o layout PCI-E dela não vai bloquear/atrapalhar os conectores inferiores

Pra esse setup uma fonte 500w já segura e com muita folga, seriam 76w do 5700x + 170w~ da 3060 e extrapolemos uns 50w pro resto e ficaria abaixo dos 300w então 500w já dá uma boa margem, dito isso tem essa NZXT 650w modular e com 10 anos de garantia que surgiu recentemente e tá bem interessante, apenas um detalhe é que o cabo de força dela parece vir no padrão US então talvez precise adaptador ou outro cabo, e com 5 anos de garantia teriam outras opções como a MSI A650BN (não modular) e a NZXT C650 (semi-modular), pela diferença de preço atual acho que a NZXT modular tá bem legal, apesar de todas serem a mesma potência, aí vai de você

E sobre o HD, talvez valha a pena considerar ir logo de SSD a depender de diferença de preço, tem o Kingston NV2 1TB por 250~ direto, aí é mais caso se beneficie e ache que valhe a pena pra trabalho ou mesmo pra jogos/uso no dia a dia, um nível acima tem o SN770 1TB no momento por 390 também e com 2 anos a mais de garantia, 5 nesse e 3 no Kingston, aí é só comparar com os preços que estiver vendo pra HD e ver se compensa pra você, algo que eu pessoalmente gosto é que os M2 simplificam a vida já que não ocupam espaço extra e não precisam de cabos, no caso poderia adicionar 2 SSDs M2 na placa-mãe, caso não precise de quantidades gigantescas de armazenamento geralmente compensa

O @Gabriel_9 já me indicou ASRock B450M Steel Legend ou MSI B550M Pro-VDH (achei interessante essa da MSI).
Porém, eu moro no RJ, aqui no centro tem umas lojas onde eu consigo comprar a placa na hora mas só tem essas placas da foto.

IMG-20230818-093642.jpg
IMG-20230818-093716.jpg

Dentre essas placas, tem alguma boa ou é melhor comprar pela internet ?
No final depende do preço pra dizer se vale a pena ou não
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: AZ!
Meu PC atual tem as seguintes configurações:

Cpu - I3-10100f
Gpu - Rx 6400
Ram - 2x8 gb ram 3000mhz (16gb)
Hdd -1tb western digital
Ssd - hikvision sata 240gb
Gabinete genérico triple fan
Cooler Intel padrão
Fonte - gamdias Kratos e1-500w
Mobo - colorful h410m2

Eu já estou satisfeito com esse PC mas estava pensando em comprar o seguinte:

Rx 6600
I5 10400f
Fonte melhor
Gabinete melhor

Será que essas peças novas valem a pena? Pq eu postei isso no clube do hardware antes e eles falaram que era melhor eu trocar a Mobo e o processador por um Ryzen 5 5600 e uma b450m, mas se eu fizesse isso estrapolaria meu orçamento de 2500 reais
 
Placa-mãe eu consideraria a B550M Pro-VDH por alguns motivos: tem header USB-C caso seu gabinete tenha USB-C ou troque no futuro e queira usar, VRM um pouquinho melhor, já vem com heatsink pra 1 M2, o 2° slot M2 roda em 3.0 x4 (nessa é 3.0 x2), tem 2 headers PWM a mais (pra controlar fans 4 pinos), 3 anos de garantia (vs 1 da Gigabyte) e ainda vem com Wifi/BT como quebra-galho, e caso bote uma GPU muito gigante o layout PCI-E dela não vai bloquear/atrapalhar os conectores inferiores

Pra esse setup uma fonte 500w já segura e com muita folga, seriam 76w do 5700x + 170w~ da 3060 e extrapolemos uns 50w pro resto e ficaria abaixo dos 300w então 500w já dá uma boa margem, dito isso tem essa NZXT 650w modular e com 10 anos de garantia que surgiu recentemente e tá bem interessante, apenas um detalhe é que o cabo de força dela parece vir no padrão US então talvez precise adaptador ou outro cabo, e com 5 anos de garantia teriam outras opções como a MSI A650BN (não modular) e a NZXT C650 (semi-modular), pela diferença de preço atual acho que a NZXT modular tá bem legal, apesar de todas serem a mesma potência, aí vai de você

E sobre o HD, talvez valha a pena considerar ir logo de SSD a depender de diferença de preço, tem o Kingston NV2 1TB por 250~ direto, aí é mais caso se beneficie e ache que valhe a pena pra trabalho ou mesmo pra jogos/uso no dia a dia, um nível acima tem o SN770 1TB no momento por 390 também e com 2 anos a mais de garantia, 5 nesse e 3 no Kingston, aí é só comparar com os preços que estiver vendo pra HD e ver se compensa pra você, algo que eu pessoalmente gosto é que os M2 simplificam a vida já que não ocupam espaço extra e não precisam de cabos, no caso poderia adicionar 2 SSDs M2 na placa-mãe, caso não precise de quantidades gigantescas de armazenamento geralmente compensa


No final depende do preço pra dizer se vale a pena ou não
Pensando em gastar no máximo 900
 
Pensando em gastar no máximo 900
E todas essas tão menos de 900? As TUF B550 aí podem ser melhores se você for rodar um 5950x com OC no talo pra trabalho mas o preço delas provavelmente passa dos 900, a princípio iria com a MSI mesmo só pela garantia e preço que está 780 no momento e já vai atender 99,9% das pessoas mas vai do que você precisa mesmo, eu por exemplo preciso do USB-C e mesmo a TUF sendo mais cara não tem o header então não me atende mesmo sendo mais cara e melhor em uma coisa ou outra, além de ter o mesmo "problema" do layout PCI-E a depender de que GPU você vai instalar etc
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu PC atual tem as seguintes configurações:

Cpu - I3-10100f
Gpu - Rx 6400
Ram - 2x8 gb ram 3000mhz (16gb)
Hdd -1tb western digital
Ssd - hikvision sata 240gb
Gabinete genérico triple fan
Cooler Intel padrão
Fonte - gamdias Kratos e1-500w
Mobo - colorful h410m2

Eu já estou satisfeito com esse PC mas estava pensando em comprar o seguinte:

Rx 6600
I5 10400f
Fonte melhor
Gabinete melhor

Será que essas peças novas valem a pena? Pq eu postei isso no clube do hardware antes e eles falaram que era melhor eu trocar a Mobo e o processador por um Ryzen 5 5600 e uma b450m, mas se eu fizesse isso estrapolaria meu orçamento de 2500 reais
Acho que dá pra encaixar em 2500 reais isso tudo sim, placa-mãe MSI B550M Pro-VDH tá 780 reais, Ryzen 5600 tá 890 reais, NZXT 650w Gold tá 440 reais e Montech 903 Base tá 320 reais, fica 2430 então talvez meio no limite por causa dos fretes mas apenas pra dar uma ideia

De qualquer forma tem que ver o te beneficiaria mais no momento, um 10400f pode dar uma boa desafogada dependendo do jogo e upgrade de GPU é sempre bom
 
E todas essas tão menos de 900? As TUF B550 aí podem ser melhores se você for rodar um 5950x com OC no talo pra trabalho mas o preço delas provavelmente passa dos 900, a princípio iria com a MSI mesmo só pela garantia e preço que está 780 no momento e já vai atender 99,9% das pessoas mas vai do que você precisa mesmo, eu por exemplo preciso do USB-C e mesmo a TUF sendo mais cara não tem o header então não me atende mesmo sendo mais cara e melhor em uma coisa ou outra, além de ter o mesmo "problema" do layout PCI-E a depender de que GPU você vai instalar etc
Todas estão menos de 900, não pretendo fazer OC tbm não preciso de USB-C. Tenho uma 1080 de 8gb
 
Todas estão menos de 900, não pretendo fazer OC tbm não preciso de USB-C. Tenho uma 1080 de 8gb
Nesse preço vou chutar que não tem NF/garantia caso precise, aí vai de você avaliar a situação, eu pessoalmente não sacrifico garantia e a diferença de 3 anos da MSI pra 1 ano de outras pra mim é bem grande considerando que o valor é praticamente o mesmo, e digo que chuto não ter NF/Garantia porque a B550M-Plus geralmente é 900-1k e a versão Atx costuma ser ainda mais cara
 
Nesse preço vou chutar que não tem NF/garantia caso precise, aí vai de você avaliar a situação, eu pessoalmente não sacrifico garantia e a diferença de 3 anos da MSI pra 1 ano de outras pra mim é bem grande considerando que o valor é praticamente o mesmo, e digo que chuto não ter NF/Garantia porque a B550M-Plus geralmente é 900-1k e a versão Atx costuma ser ainda mais cara
Tem nota fiscal. No caso da MSI a mais cara é a gaming plus por 850 as outras duas estão na faixa dos 500
As B550 da Asus estão por 890
Esses valores são pagamento a vista
 
Olá pessoal queria perguntar se minha placa mãe h61m-hg4 suporta uma rx6600xt ?minhas confg são i7 3770k 16gb ram uma fonte da Corsair 450w e se suportar qual compensa pegar uma gtx1660super 8gb ram ou uma rx6600xt de 8gb
 
Não deve ter nenhum problema com o suporte desse processador em específico nessa MOBO. Eles consta como suportado no site da biostar e não é um processador exigente do ponto de vista térmico e de consumo. A fonte que eu tenho minhas dúvidas. Não achei nenhum review dela para saber se forneçe a potencia rotulada. Segundo calculos do PSU calculator teoricamente sim, mas coloque o numero de fans e todos os dispositivos conectados no PC aqui:
Fiz o cálculo no site e deu que 317W é o mínimo suficiente, mas está recomendando uma de 550W. No caso se eu quisesse pegar uma placa nova com slot m.2 e com um bom dissipador qual você me recomendaria?
 
Fiz o cálculo no site e deu que 317W é o mínimo suficiente, mas está recomendando uma de 550W. No caso se eu quisesse pegar uma placa nova com slot m.2 e com um bom dissipador qual você me recomendaria?
B550M Pro-VDH, comparei ela com a B550m Aorus Elite uns posts acima pra outro user
 
O @Gabriel_9 já me indicou ASRock B450M Steel Legend ou MSI B550M Pro-VDH (achei interessante essa da MSI).
Porém, eu moro no RJ, aqui no centro tem umas lojas onde eu consigo comprar a placa na hora mas só tem essas placas da foto.

IMG-20230818-093642.jpg
IMG-20230818-093716.jpg

Dentre essas placas, tem alguma boa ou é melhor comprar pela internet ?
Vou acabar indo de ASUS mesmo, por conta de não ter uma MSI 550. Minha dúvida é a diferença entre a B550 e a B550M (eu sei q a B550 tem wi-fi e 2 porta sata a mais).

Vou colocar nela um Ryzen 5600x ou 5600, GTX 1080, 2x8 ram 3000 MHz, 1 HD, 1SSD e uma fonte de 650W
 
5800x3D vai ser um pouco melhor que o 13600k na média se não me engano sim, placa-mãe pra algo mais em conta sempre recomendo a B550M Pro-VDH ou se preferir placa Atx tem a B550 Gaming Plus, mas ambas tocam o 5800x3D sem problema, aí é mais uma questão de conectividade, preferência por marca se tiver etc, tenho recomendado elas pela conectividade superior a outras opções na mesma faixa de preço e os 3 anos de garantia da MSI
Valeu pelas indicações! No fim comprei a Asrock b550 steel series na terabyte! Fiz bom negócio?
O 5900x3d foi na kabum mesmo!
 
Olá pessoal queria perguntar se minha placa mãe h61m-hg4 suporta uma rx6600xt ?minhas confg são i7 3770k 16gb ram uma fonte da Corsair 450w e se suportar qual compensa pegar uma gtx1660super 8gb ram ou uma rx6600xt de 8gb
sim, suporta, uma corsair de 450w segura com folga essa config, rx 6600xt é melhor q a gtx 1660super
Meu PC atual tem as seguintes configurações:

Cpu - I3-10100f
Gpu - Rx 6400
Ram - 2x8 gb ram 3000mhz (16gb)
Hdd -1tb western digital
Ssd - hikvision sata 240gb
Gabinete genérico triple fan
Cooler Intel padrão
Fonte - gamdias Kratos e1-500w
Mobo - colorful h410m2

Eu já estou satisfeito com esse PC mas estava pensando em comprar o seguinte:

Rx 6600
I5 10400f
Fonte melhor
Gabinete melhor

Será que essas peças novas valem a pena? Pq eu postei isso no clube do hardware antes e eles falaram que era melhor eu trocar a Mobo e o processador por um Ryzen 5 5600 e uma b450m, mas se eu fizesse isso estrapolaria meu orçamento de 2500 reais
vale s, a rx6600 e o 10400f dão um bom up nessa config, a fonte n conheço, se ela for razoavel já segura com folga essa config
 
Vou comprar o Ryzen 7 5700x e usar nessa minha placa mae atual q é de entrada da asus (A520M-E) e to pensando em colocar um water cooler de 240mm da gamdias chione, modelo m2-240r rgb, a duvida é a seguinte: consigo colocar esse water cooler nessa minha placa mae, ja q ela só tem 1 cha_fan e o conector do cpu_fan?. segue o link do water cooler q to querendo comprar https://www.pichau.com.br/water-coo...aMazPeaQwgdFTmpiPNU8Sa4ZiBmnRlvN9VCQLSOPXeplo

365164907-643890877718454-5842623247924076320-n.jpg
 
Minha dúvida é a diferença entre a B550 e a B550M (eu sei q a B550 tem wi-fi e 2 porta sata a mais).
Creio que o M no final seja o indicador de Micro ATX, quando não tem a letra é placa ATX.
 
Boa noite, já tinha perguntado no lugar mais correto mas ninguém me deu atenção

Tem algum monitor que custa até 1400 reais em que nos jogos as cores não parece ficarem estouradas ou saturadas?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E esse? Pode ser que me atenderia bem?
 
Pessoal, como estão mudando as regras de importação, quero fazer um upgrade no processador. O PC me atende bem, mas prefiro fazer essa mudança logo. Já até troquei o celular por causa disso e, por sorte, não tive taxa.

Meu PC atual:

Ryzen 5 3600
MSI B450M Bazooka Plus
2x 8Gb DDR4-3000 CL15 HyperX Predator
Corsair CX500 V2
GTX 1070 8GB

O que faço de mais pesado é jogar Apex Legends. Eu não faço overclock e nem pretendo fazer. E como tenho VGA dedicada, não preciso de CPU com VGA. Quero só trocar o processador, vou manter as outras peças.

Penso em expandir as memórias também. Se eu colocar mais 2x 8Gb, porém DDR4-3200 CL16 dará problema com as atuais? As memórias vou comprar aqui no Brasil mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo