Eu vou fazer mais testes ainda mas acho que o meu já era!
O que aconteceu foi o seguinte... Eu sempre quis fazer uso do cartão SD para emuladores e cheguei a conclusão de que não usar nunca o leitor de cartão SD com medo de quebrar era o mesmo que já estar com ele quebrado. Então, após tomar conhecimento de que muitos usam cartão SD sem problemas, ontem resolvi testar para ver se o meu ainda funcionava.
Ao inserir o cartão o Ally reconheceu normalmente e fez aquele barulhinho característico de quando a gente pluga outras coisas no PC. Ele inclusive abriu o cartão de boas pelo Windows Explorer, mostrando todo o conteúdo.
O problema começou quando eu cliquei em um arquivo: ele não abria e o sistema imediatamente passou a ficar todo estranho. Nenhum app abria, ou quando abria era com a interface incompleta. O Windows Explorer então... impossível usar. Não conseguia reiniciar e nem desligar o computador, mas movimentava o cursor do mouse normalmente e alguns atalhos pelos botões macro funcionavam, embora sem a barra de ferramentas. Com isso consegui abrir o
Gerenciador de Tarefas e lá percebi que
o leitor de cartão SD estava funcionando cravado em 100% o tempo inteiro! Sem opções, forcei o desligamento pelo botão power, esperei um pouco e retirei o cartão, que ainda não sei se está danificado ou se foi só o leitor que enlouqueceu. Também ainda não sei se o leitor já era mesmo pq ainda não testei outros cartões, mas pelo fato de o ocorrido com o meu coincidir muito com os relatos que li na gringa, é muito provável que eu tenha sido agraciado com um leitor defeituoso.
OBS: antes do teste eu não estava usando o Ally, portanto ele estava totalmente frio. Liguei o console (no modo desempenho / 15W) somente com a finalidade verificar o funcionamento do cartão SD mesmo.
Então, acho que podemos concluir que o leitor de cartões do Ally é uma loteria: pode quebrar tanto devido ao aquecimento como também pode ser algo completamente aleatório. Eu nunca usei o leitor fora esses 2 testes que fiz (um logo depois que peguei o Ally, no lançamento nacional, e o outro agora), e ao jogar sempre tentei manter a temperatura do Ally no máximo por volta de 70 graus. Não parece existir um padrão.
Confirmado o defeito o próximo provável passo vai ser acionar a garantia com a Asus. Alguém aí sabe como isso está funcionando? Já houve relato de usuário BR enviando o Ally para corrigirem esse defeito? Aliás... ou será que eles estão trocando por outro console novo? O processo todo demora quanto tempo em média? Será que é melhor esperar um pouco mais e ganhar tempo até que a Asus resolva o problema de vez? (Será que isso vai acontecer algum dia ou vão continuar fingindo normalidade?) Dúvidas. dúvidas, dúvidas... A única certeza que eu tenho é de que não vou aturar o Ally, por mais fantástico que ele seja, com uma função a menos. Ainda mais uma que eu gostaria de usar.