[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Isso, aquela da Askey (rtf8115vw), em baixo do aparelho tem os 24w mas achei um absurdo isso, metade do consumo de uma geladeira nova chega a ser bizarro, como eu uso ele em bridge e com todo o resto desligado (menos o telefone fixo) acredito que o consumo deve ser esse que você falou mas mesmo assim vou medir quando chegar meu wattimetro

Para comparação, eu achei esse video aqui mas da Claro e ficou nessa media que você falou, isso que ele estava em modo router com o cabo de rede conectado e wifi


eu não sei o que acontece nesses aparelhos da vivo, voce vai ver aí, voce pode desligar o radio ou por em bridge, ele ainda vai consumir literalmente a mesma coisa.
deixando ligado direto aqui dá em torno de 9,00 por mes e cobre a casa toda, por isso não esquentei em mudar nada.
inclusive eu to com esse modelo de askey ai atualmente, segunda vez que uso ele.
sobre o vídeo, achava que cable modem consumia mais, mas o wattimetro é bem útil, você vai ver grandes oscilações é no computador, geladeira, essas coisas.
ventilador, por ex é constante dada a velocidade que está.
 
Liguei no atendimento e depois na Ouvidoria e falaram que é o reajuste do INCC autorizado pela Anatel. Vi que o INCC acumulado é de 3,30%, mas o meu reajuste foi de quase 30%! a atendente diz que não pode fazer nada....
Normalmente usa-se o IPCA ou IGP-M.
É impossível ser o INCC, uma vez que INCC é usado para aumento de preços em obras de construção civil.
 
Honestamente?

Modem de operadora e decodificador de televisão por assinatura consomem muito.

Lembro que em 2019, eu me mudei de apartamento, fiquei cerca de um mês sem internet/tv (a época, tentando fazer com que a vivo resolvesse a questão da infra, sem sucesso), quando eu assinei a NET, eram 5 pontos de TV + Modem (um tg1692) + 1 router. Lembro que de um mês para o outro foi um salto de quase 100 reais na conta de luz. :bem:
não eram os decoders não? alguns decoders constumavam consumir mesmo em standby antigamente, não sei como tá hoje.
 
Boa tarde,

Bah nem me fala, meu caso não é igual ao seu, mas estou tendo um impasse com a VIVO, já fui assinante da VIVO por mais de dois anos, tinha o combo, TV+FIXO+BANDA, meu problema começou com eles foi quando eu solicitei a TV e instalaram apenas o ponto principal, os outros três pontos não veio na ordem, porém o técnico disse que eu poderia estar ligando depois de solicitando esses demais pontos, até porque faz parte do plano e estava pagando. Fiquei quase um mês tentando resolver, era um empurra, empurra e ninguém resolvia, fui obrigado a abrir uma reclamação na Anatel e consumidor.gov.
Vieram três técnicos aqui e os mesmo viam com ordem como se estivesse com problema técnico nos serviços, diante de tudo isso, todo o estresse e o amadorismo da VIVO e eu decidi cancelar todo o contrato via consumidor.gov pelo fato da operadora não cumprir com sua parte com a oferta do plano.
Contratei uma internet de um provedor regional e TV da Claro, porém comecei a ter problemas com jogos online devido o CGNAT, ficamos mais de semana tentando resolver e sem sucesso, estava tendo problemas para achar partidas, jogar com os amigos e tal.
Decidi voltar para VIVO, fui até uma loja autorizada, fiz a solicitação, agendaram o dia da instalação e tal. No outro dia o técnico chegou até a minha residência, puxou o cabeamento e na hora dele habilitar o HGU no sistema a ordem foi cancelada no PDA dele. Tanto ele quanto eu ficamos sem entender o que estava acontecendo. Após a saída dele liguei para a central, expliquei a situação para a atendente e a mesma fez uma nova solicitação e na hora de falar com a auditoria para confirmar os dados ela disse que não podia dar prosseguimento no pedido devido já ter um contrato ativo no endereço, e eu, como assim se eu cancelei ?
Abri um chamado no consumidor.gov e eles internamente certificaram que era um problema nos sistemas deles, e que de fato o contrato estava cancelado, porém estava refletindo como ativo. Mediante todo este transtorno e estresse eles fizeram um pedido novamente interno e hoje a tarde é para vir o técnico fazer a instalação, vamos aguardar e espero eu que está saga se finalize. Mais tarde posto aqui o resultado. De antemão peço desculpas pelo texto longo.

Obrigado.​
Boa noite,

Deu tudo certo, fibra instalada e funcionando, o técnico já colocou a nova HGU com Wi-Fi 6. De fato esta nova HGU ela vem limitada, não dá acesso ao menu avançado como os modelos antigos, sugiro para os senhores que precisam acesso as opções avançadas não aceite o técnico instalar este novo modelo, ainda mais quem não vai usar o Wi-Fi do próprio equipamento, apenas para receber a fibra e distribuir a conexão.







 
Acabei de comprar um wattimetro no Mercado Livre, assim que chegar eu faço alguns testes tanto no modo router com wifi ligado quanto no modo bridge com todos adicionais desligados e depois posto aqui o consumo

Agora pouco eu tambem liguei na distribuidora aqui do meu estado (RGE) e não sei se a atendente fez a conta certa mas o aparelho consumindo os 20w total iria dar 60 reais mensais na conta de luz, achei bem carinho se for verdade
tem furto de corrente na sua casa... tenho esse modem das askey a mais de 3 anos e é oque menos gasta energia. não confunda reajuste de conta de energia com um equipamento que não gasta quase que nada na conta de energia.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vivo sendo Vivo.

Ontem coloquei aqui que pago R$69,99 pelo plano de 300Mb e hoje recebi a fatura de fevereiro e advinha? veio R$105 reais.

Reajustaram o plano de R$119,99 para R$154,99, mantendo um desconto de R$49,99.

Liguei no atendimento e depois na Ouvidoria e falaram que é o reajuste do INCC autorizado pela Anatel. Vi que o INCC acumulado é de 3,30%, mas o meu reajuste foi de quase 30%! a atendente diz que não pode fazer nada.... além do péssimo atendimento. Me ofereceram o mesmo plano por 119 reais, sem o desconto... piada, né?

Novo chamado no consumidor aberto... nada com a Vivo é fácil :(
aqui continua 89. com a degustação de 600mb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite,

Deu tudo certo, fibra instalada e funcionando, o técnico já colocou a nova HGU com Wi-Fi 6. De fato esta nova HGU ela vem limitada, não dá acesso ao menu avançado como os modelos antigos, sugiro para os senhores que precisam acesso as opções avançadas não aceite o técnico instalar este novo modelo, ainda mais quem não vai usar o Wi-Fi do próprio equipamento, apenas para receber a fibra e distribuir a conexão.







suave essa HGU não vai entrar em casa kkkk
 
Última edição:
Boa noite,

Deu tudo certo, fibra instalada e funcionando, o técnico já colocou a nova HGU com Wi-Fi 6. De fato esta nova HGU ela vem limitada, não dá acesso ao menu avançado como os modelos antigos, sugiro para os senhores que precisam acesso as opções avançadas não aceite o técnico instalar este novo modelo, ainda mais quem não vai usar o Wi-Fi do próprio equipamento, apenas para receber a fibra e distribuir a conexão.








Aqui eu consigo acessar o /padrao tranquilamente, agora percebi que minha versão do hardware é 1.0 e a sua é 2.0
 
Boa noite,

Deu tudo certo, fibra instalada e funcionando, o técnico já colocou a nova HGU com Wi-Fi 6. De fato esta nova HGU ela vem limitada, não dá acesso ao menu avançado como os modelos antigos, sugiro para os senhores que precisam acesso as opções avançadas não aceite o técnico instalar este novo modelo, ainda mais quem não vai usar o Wi-Fi do próprio equipamento, apenas para receber a fibra e distribuir a conexão.​

vc consegue colocar ela em bridge pelo menu normal (esse branco/roxo) da vivo?
 
O que eu tenho usado já a bastante tempo aqui (mais pela preservação dos equipamentos) e desligar (automaticamente) o Wi-Fi em período da madrugada, pois não tinha utilização e acaba desgastando o equipamento a toa.
No caso aqui as ONTs ficam ligadas e de madrugada o Wi-Fi dorme.
Faço isso na empresa, pois os clientes vem e pegam a senha da wi-fi dedicada a eles e depois usam por perto kkk
Fora que troco a cada um tempo.
Liga as 7:30 e desliga as 18:30
 
Acabei de comprar um wattimetro no Mercado Livre, assim que chegar eu faço alguns testes tanto no modo router com wifi ligado quanto no modo bridge com todos adicionais desligados e depois posto aqui o consumo
Essa seria minha sugestão, aqui tenho uma tomada inteligente da positivo que é bem útil pra esse tipo de coisa mas nunca cheguei a analisar no detalhe por se tratarem de itens de 'primeira necessidade' nos dias atuais.

Quando tiver um tempo vou colocar a tomada inteligente no nobreak que toca minha infra de rede pra dar uma olhada nisso por curiosidade, além do hgu tenho roteador+nas+ap ligados direto mas o valor da minha fatura de energia é bem ok, só veio alta na época da mineração quando tinha várias gpus trabalhando 24/7.

O que eu tenho usado já a bastante tempo aqui (mais pela preservação dos equipamentos) e desligar (automaticamente) o Wi-Fi em período da madrugada, pois não tinha utilização e acaba desgastando o equipamento a toa.
No caso aqui as ONTs ficam ligadas e de madrugada o Wi-Fi dorme.
Deve dar pouca diferença prática pois o equipamento em si segue ligado, sem falar que muitos apps fazem backup/sync durante a madrugada e vão acabar usando a rede móvel ou ficando paradas, enfim.

Acho que neste caso a serventia da função é mais segurança do que pelo consumo em si, idem para uma suposta preservação física do equipamento.
 
Boa noite,

Deu tudo certo, fibra instalada e funcionando, o técnico já colocou a nova HGU com Wi-Fi 6. De fato esta nova HGU ela vem limitada, não dá acesso ao menu avançado como os modelos antigos, sugiro para os senhores que precisam acesso as opções avançadas não aceite o técnico instalar este novo modelo, ainda mais quem não vai usar o Wi-Fi do próprio equipamento, apenas para receber a fibra e distribuir a conexão.







Vc está usando ele como router ?? A tv está ligada como ?? Viac abo de rede ???
 
Boa noite,

Deu tudo certo, fibra instalada e funcionando, o técnico já colocou a nova HGU com Wi-Fi 6. De fato esta nova HGU ela vem limitada, não dá acesso ao menu avançado como os modelos antigos, sugiro para os senhores que precisam acesso as opções avançadas não aceite o técnico instalar este novo modelo, ainda mais quem não vai usar o Wi-Fi do próprio equipamento, apenas para receber a fibra e distribuir a conexão.







Valeu por avisar, se não tá rolando de acessar as configs avançadas pra poder por em bridge, não rola aqui, não abro mão de ter bridge. E só tenho um único aparelho Wi-Fi 6 aqui, então não faz diferença e nem uso o Wi-Fi de ONT de operadora também. Eu ia ficar no pé da Vivo pra trocar meu HGU, mas deixa assim. E outra coisa, a Vivo insiste em não colocar uma conexão USB, chato isso.
 
nao estou contente com minha vivo fibra, alguem ja tentou contratar o link dedicado empresarial na residencia ?
com intuito de melhorar priorizacao de pacotes, pings, perdas, estabilidade?
 
Boa noite,

Deu tudo certo, fibra instalada e funcionando, o técnico já colocou a nova HGU com Wi-Fi 6. De fato esta nova HGU ela vem limitada, não dá acesso ao menu avançado como os modelos antigos, sugiro para os senhores que precisam acesso as opções avançadas não aceite o técnico instalar este novo modelo, ainda mais quem não vai usar o Wi-Fi do próprio equipamento, apenas para receber a fibra e distribuir a conexão.







bom, achei esse modelo feio, parece os Nokia pequenos e horrorosos usados pela OI e provedores por ai. pra mim quando é pequeno da a impressão que tem baixa qualidade. na questão do menu avançado, no inicio de 2017 era assim desse jeito, tinha um bloqueio de acesso e só meses depois que desbloquearam. prefiro o modelo deitado.
 
nao estou contente com minha vivo fibra, alguem ja tentou contratar o link dedicado empresarial na residencia ?
com intuito de melhorar priorizacao de pacotes, pings, perdas, estabilidade?
O valor de um link dedicado é bastante alto. Um link dedicado de 100mb pode superar os 800 reais por mês.

Meu conselho é que vc procure outro provedor.
 
Qual a explicação de alguns não conseguir entrar no modo avançado no hgu 6 já que são a mesma firmware ?


Current Firmware Version : GL_g1.9_100XNT0b13_1

Aqui sempre entrei normal, via cabo de rede.
Eu não consegui. Não testei por cabo, mas acho que isso não tem nada haver se for no Wi-Fi ou cabo, é indiferente.

Versão de Software:GL_g1.9_100XNT0b13
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu acesso o menu avançado sem problemas, mas sempre usei ele no modo router
192.268.15.1 ? Com o login que fiz na HGU ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui eu consigo acessar o /padrao tranquilamente, agora percebi que minha versão do hardware é 1.0 e a sua é 2.0
Se eu colocar o /padrão da error404 :(
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vc consegue colocar ela em bridge pelo menu normal (esse branco/roxo) da vivo?
Boa noite,

Por enquanto consigo visualizar as opções e consigo trocar, inclusive eu testei para testar e bombou.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vc está usando ele como router ?? A tv está ligada como ?? Viac abo de rede ???
Sim, modo router, eu não tenho TV, apenas internet, e não entendi o porque de estar ativado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Valeu por avisar, se não tá rolando de acessar as configs avançadas pra poder por em bridge, não rola aqui, não abro mão de ter bridge. E só tenho um único aparelho Wi-Fi 6 aqui, então não faz diferença e nem uso o Wi-Fi de ONT de operadora também. Eu ia ficar no pé da Vivo pra trocar meu HGU, mas deixa assim. E outra coisa, a Vivo insiste em não colocar uma conexão USB, chato isso.
Boa noite,

Por enquanto estou conseguindo mudar normalmente, pelo 192.168.15.1, com o acesso do próprio roteador.




--- Post duplo é unido automaticamente: ---

bom, achei esse modelo feio, parece os Nokia pequenos e horrorosos usados pela OI e provedores por ai. pra mim quando é pequeno da a impressão que tem baixa qualidade. na questão do menu avançado, no inicio de 2017 era assim desse jeito, tinha um bloqueio de acesso e só meses depois que desbloquearam. prefiro o modelo deitado.
Concordo com você, o design antigo é mais bonito.
 
Última edição:
Sábado fui no apartamento da minha namorada e já vi que tava sem sinal na fibra, tava piscando vermelho na HGU. Liguei na Vivo, nenhum massivo na região. Abri o quadro de telefonia, a fibra do AP dela tava desse jeito:
Consegui abrir um chamado no app da Vivo pra sábado de tarde mesmo e antes de 15:30 o técnico já tava atendendo. Ligou pro CO/engenharia e isso que falaram pra ele: De manhã teve um reparo no AP 502 e parece que essa unidade tava ligada da CDOI do 6º andar - Tem duas pra atender todo o prédio de 8 andares, no 4º andar, onde minha namorada mora e outra no 6º - O técnico então puxou a fibra até a caixa do 4º andar e desconectou a nossa fibra. Não sendo isso um absurdo, ele remarcou a caneta o número das caixas, inverteu a SS7 com a SS8.

Felizmente o técnico que me atendeu foi bem profissional, fez uma limpeza de conectores/fibras que estavam jogadas dentro do quadro de telefonia e desconectou algumas fibras que de acordo com o cadastro na Vivo eram de clientes cancelados. Imagino que o AP 502 foi instalado na CDOI do 6º erroneamente, pois a CDOI do 4º atende também o 5º.

IMAGENS BÔNUS:
Fibra da Vivo entrando no prédio:
Caixa de transição da Vivo, chega a fibra da rua e alimenta as duas CDOI no 4º e 6º andar.
Oi/V.tal fez adequação predial ano passado, possui 3 CDOI no total, não sei se são 1x8 mas estão vazias, sem um único cliente.
Instalação "GPON" do provedor regional Bitcom - ONU compartilhada para todo o prédio, cada apartamento é conectado via Ethernet no HUB:
 
nao estou contente com minha vivo fibra, alguem ja tentou contratar o link dedicado empresarial na residencia ?
com intuito de melhorar priorizacao de pacotes, pings, perdas, estabilidade?

Cara, nesse caso aí parece-me ser problema com QoS.

Experimente usar um equipamento que faça QoS de forma compatível com sua rede.

Aqui uso um equipamento x86 rodando OpenWRT fazendo QoS usando cake e priorizando serviços em detrimento de outros. Mas uma Raspberry Pi 4 da conta de fazer o serviço facilmente num link de até 500mb.
 
Tenho edgerouter, edgerouter-sfp, onu tplink, onu uf loco, mikrotik ccr e modulo sfp flashado
se fosse QoS seria moleza.
o problema eh perda de pacote. em todos os jogos
estou analisando no league of legends.
o jogo fornece nos GameLogs os dados da perda de pacote sempre presente
e tambem o ip do servidor apresenta algo estranho no mtr.

image.png


Ja me trocaram de poste por manobra, pra uma instalacao mais nova e sem AGUA dentro(as antigas sao podres demais)..
Ja trocaram meu modem, refizeram a ponteira da fibra, recriaram o perfil.

No aguardo de agora quinta feira que tera visita de alguem mais especializado diz ele.
 
Última edição:
Sábado fui no apartamento da minha namorada e já vi que tava sem sinal na fibra, tava piscando vermelho na HGU. Liguei na Vivo, nenhum massivo na região. Abri o quadro de telefonia, a fibra do AP dela tava desse jeito:
Consegui abrir um chamado no app da Vivo pra sábado de tarde mesmo e antes de 15:30 o técnico já tava atendendo. Ligou pro CO/engenharia e isso que falaram pra ele: De manhã teve um reparo no AP 502 e parece que essa unidade tava ligada da CDOI do 6º andar - Tem duas pra atender todo o prédio de 8 andares, no 4º andar, onde minha namorada mora e outra no 6º - O técnico então puxou a fibra até a caixa do 4º andar e desconectou a nossa fibra. Não sendo isso um absurdo, ele remarcou a caneta o número das caixas, inverteu a SS7 com a SS8.

Felizmente o técnico que me atendeu foi bem profissional, fez uma limpeza de conectores/fibras que estavam jogadas dentro do quadro de telefonia e desconectou algumas fibras que de acordo com o cadastro na Vivo eram de clientes cancelados. Imagino que o AP 502 foi instalado na CDOI do 6º erroneamente, pois a CDOI do 4º atende também o 5º.

IMAGENS BÔNUS:
Fibra da Vivo entrando no prédio:
Caixa de transição da Vivo, chega a fibra da rua e alimenta as duas CDOI no 4º e 6º andar.
Oi/V.tal fez adequação predial ano passado, possui 3 CDOI no total, não sei se são 1x8 mas estão vazias, sem um único cliente.
Instalação "GPON" do provedor regional Bitcom - ONU compartilhada para todo o prédio, cada apartamento é conectado via Ethernet no HUB:
Que porcana essa infra do provedor regional Bitcom
a vivo e oi sem novidade é assim mesmo.. devia reclamar no consumidor do tecnico que desligou o ponto da sua namorada.
e elogiar oque consertou a cagada.
 
Que porcana essa infra do provedor regional Bitcom
a vivo e oi sem novidade é assim mesmo.. devia reclamar no consumidor do tecnico que desligou o ponto da sua namorada.
e elogiar oque consertou a cagada.
Isso se o que não fez a lambança não é de empreiteira, que faz instalação zoando os clientes da base.
 
Tenho edgerouter, edgerouter-sfp, onu tplink, onu uf loco, mikrotik ccr e modulo sfp flashado
se fosse QoS seria moleza.
o problema eh perda de pacote. em todos os jogos
estou analisando no league of legends.
o jogo fornece nos GameLogs os dados da perda de pacote sempre presente
e tambem o ip do servidor apresenta algo estranho no mtr.

image.png


Ja me trocaram de poste por manobra, pra uma instalacao mais nova e sem AGUA dentro(as antigas sao podres demais)..
Ja trocaram meu modem, refizeram a ponteira da fibra, recriaram o perfil.

No aguardo de agora quinta feira que tera visita de alguem mais especializado diz ele.
A água, por si só, não atrapalha no desempenho de redes fibra, salvo se a água de alguma forma não leva sujeira e detona o conector. Já se estivermos falando de redes de cobre... ai é outra história.

O que você precisa ver no caso é se o sinal está ruim ou a sessão PPPoE/IPoE está caindo constantemente, aí pode ser um problema na tua ligação até o concentrador.

No mais, as rotas da Telefónica não são ruins. Vale você ver com algum colega da tua região que usa o serviço.

Mas, caso não queira mais ter trabalho, faça como o colega acima sugeriu: mude de provedor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo