[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

tambem ouvi isso, o CO falou em viva voz, que estava de acordo com a anatel
dai o tecnico disse que "eu" estava reclamando que não estava chegando os 500
o CO aumentou pra 600mb

vc tem que combinar com o tecnico, pra pedir aumento na porta
foi o que ouvi da CO no viva voz, "aumentei a porta"

15895087485.png
Cara, eu acho inadmissível isso.
A Vivo, por ser a empresa que cobra mais caro e que adota postura de serviço "premium", era pra ser a última a se enrolar com esse tipo de coisa.
Acho que nem provedor pequeno se enrola com isso de perfil.
E ainda usam a Anatel de muleta pra erro deles, que a meu ver é coisa de empresa pequena.
 
Aqui não tem ar condicionado e nem foi ligado ventilador no mês de Janeiro todo ja que pouco foi parado em casa, a diferença da conta entre Dezembro que foi instalado o aparelho da Vivo para o mês passado foi de 50 reais e ele foi a unica coisa de diferente que foi instalado aqui em casa
Acabei de comprar um wattimetro no Mercado Livre, assim que chegar eu faço alguns testes tanto no modo router com wifi ligado quanto no modo bridge com todos adicionais desligados e depois posto aqui o consumo

Agora pouco eu tambem liguei na distribuidora aqui do meu estado (RGE) e não sei se a atendente fez a conta certa mas o aparelho consumindo os 20w total iria dar 60 reais mensais na conta de luz, achei bem carinho se for verdade
Essa seria minha sugestão, aqui tenho uma tomada inteligente da positivo que é bem útil pra esse tipo de coisa mas nunca cheguei a analisar no detalhe por se tratarem de itens de 'primeira necessidade' nos dias atuais.

Quando tiver um tempo vou colocar a tomada inteligente no nobreak que toca minha infra de rede pra dar uma olhada nisso por curiosidade, além do hgu tenho roteador+nas+ap ligados direto mas o valor da minha fatura de energia é bem ok, só veio alta na época da mineração quando tinha várias gpus trabalhando 24/7.
Só dando um feedback sobre o tema:

Fiz um teste por alguns dias e minha infra doméstica consome média de 42w (ou 1kWh/dia; ou 30kWh/mês), considerando que o NAS sozinho tem uma fonte de 65w, processador x86 e 2 discos internos não achei nada mal, além dele há o injetor PoE de um access point Ubiquiti, a fonte de um roteador Mikrotik e o HGU, todos plugados a um pequeno nobreak APC de 600va.

Separadamente, o HGU (Mitra GPT-2541GNAC, em bridge) puxa pouco menos de 9w da tomada então numa conta simples chegamos a cerca de 6.5 kWh/mês, ou pouco menos de R$6, considerando minha tarifa atual (+/- R$0,89 aqui no PR).

Não sei se o consumo de todos os HGUs é parecido e se sobe muito com Wi-Fi ligado e roteamento ativo mas acho bem pouco provável que o acréscimo de 50 reais que vc viu na sua conta de energia seja 'culpa' apenas dele, a menos que a tarifa por aí seja muito alta.

O valor do kWh varia conforme a região/concessionária, a forma mais fácil de saber ao valor da tarifa com impostos é dividindo o total da fatura pelo consumo.
 
Só dando um feedback sobre o tema:

Fiz um teste por alguns dias e minha infra doméstica consome média de 42w (ou 1kWh/dia; ou 30kWh/mês), considerando que o NAS sozinho tem uma fonte de 65w, processador x86 e 2 discos internos não achei nada mal, além dele há o injetor PoE de um access point Ubiquiti, a fonte de um roteador Mikrotik e o HGU, todos plugados a um pequeno nobreak APC de 600va.

Separadamente, o HGU (Mitra GPT-2541GNAC, em bridge) puxa pouco menos de 9w da tomada então numa conta simples chegamos a cerca de 6.5 kWh/mês, ou pouco menos de R$6, considerando minha tarifa atual (+/- R$0,89 aqui no PR).

Não sei se o consumo de todos os HGUs é parecido e se sobe muito com Wi-Fi ligado e roteamento ativo mas acho bem pouco provável que o acréscimo de 50 reais que vc viu na sua conta de energia seja 'culpa' apenas dele, a menos que a tarifa por aí seja muito alta.

O valor do kWh varia conforme a região/concessionária, a forma mais fácil de saber ao valor da tarifa com impostos é dividindo o total da fatura pelo consumo.
Qual wattimetro que vc usa, e sabe dizer se ele tem alguma API fácil pra integrar com outras coisas? 👀
 
Qual wattimetro que vc usa, e sabe dizer se ele tem alguma API fácil pra integrar com outras coisas? 👀
Esse -> https://www.positivocasainteligente.com.br/smart-plug, tem versões de 10A e 16A e são bivolt.

Por ter Wi-Fi e ser compatível com Alexa, Google e afins suponho que seja possível fazer integrações externas mas nunca fui atrás, a parte de automação do próprio app já é bem bacana.

Atualmente o uso é bem pontual mas na época da mineração quebrou um baita galho para monitorar o consumo, quando estava longe de casa e em quedas de energia.
 
Só dando um feedback sobre o tema:

Fiz um teste por alguns dias e minha infra doméstica consome média de 42w (ou 1kWh/dia; ou 30kWh/mês), considerando que o NAS sozinho tem uma fonte de 65w, processador x86 e 2 discos internos não achei nada mal, além dele há o injetor PoE de um access point Ubiquiti, a fonte de um roteador Mikrotik e o HGU, todos plugados a um pequeno nobreak APC de 600va.

Separadamente, o HGU (Mitra GPT-2541GNAC, em bridge) puxa pouco menos de 9w da tomada então numa conta simples chegamos a cerca de 6.5 kWh/mês, ou pouco menos de R$6, considerando minha tarifa atual (+/- R$0,89 aqui no PR).

Não sei se o consumo de todos os HGUs é parecido e se sobe muito com Wi-Fi ligado e roteamento ativo mas acho bem pouco provável que o acréscimo de 50 reais que vc viu na sua conta de energia seja 'culpa' apenas dele, a menos que a tarifa por aí seja muito alta.

O valor do kWh varia conforme a região/concessionária, a forma mais fácil de saber ao valor da tarifa com impostos é dividindo o total da fatura pelo consumo.

Eu tinha achado bem estranho um modem desses consumir quase o valor de uma geladeira ou aparelho desse mesmo porte em termos de utilidade, aqui no RS pelo menos na minha região a tarifa está custando 0,97 centavos (praticamente 1 real)

O aparelho que eu tenho aqui é o askey rtf8115vw que é praticamente identico ao Mitrastar seu, o unico diferencial dele seria a porta coaxial do aparelho (que eu não uso mas aparece como ativada no menu) e o uso do telefone fixo, do resto ele fica sempre em bridge e com todo o resto dos adicionais como wifi desligados, duvido que mesmo com o telefone fixo ele vai consumir muito mais do que o seu

O wattimetro que comprei seria esse aqui do link, acredito que não deve ser ruim ou pelo menos deve ter uma margem de erro proxima do aceitavel, até o final do mês ele deve chegar e assim que for possivel faço o teste e aviso aqui

 
Qual wattimetro que vc usa, e sabe dizer se ele tem alguma API fácil pra integrar com outras coisas? 👀
Me intrometendo no assunto um pouco...
eu uso um wattimetro do aliexpress com integração tuya, dá para adicionar no home assistant por exemplo e de lá fazer automações baseadas na leitura dele... por exemplo eu fiz um script que desliga ele quando meu pc atinge um consumo menor que 30W, assim eu garanto que o pc desligou completamente e a tomada corta energia dos monitores junto...
image.png
 
Me intrometendo no assunto um pouco...
eu uso um wattimetro do aliexpress com integração tuya, dá para adicionar no home assistant por exemplo e de lá fazer automações baseadas na leitura dele... por exemplo eu fiz um script que desliga ele quando meu pc atinge um consumo menor que 30W, assim eu garanto que o pc desligou completamente e a tomada corta energia dos monitores junto...
image.png
Tem link/modelo? Queria pegar uns 2 de 20A (ar condicionado + nobreak com equipamentos).
 
Tem link/modelo? Queria pegar uns 2 de 20A (ar condicionado + nobreak com equipamentos).
É esse aqui, minhas tomadas aqui são as antigas ainda, mas ja tem modelo att com o padrão BR.
Se for pegar pelo Ali, só cuidado q tem modelo com zigbee (ai precisa comprar um hub) esse que tenho não precisa e é direto no wifi [Ah e pega o modelo q tem escrito "power monitoring"]
Nunca testei com load de 20A, apesar de ele dizer ser de 20A. O max que cheguei foi 700W
 
Última edição:
Tem link/modelo? Queria pegar uns 2 de 20A (ar condicionado + nobreak com equipamentos).
Tem que ficar atento pra ver se a corrente de partida do compressor nao pode passar da potencia do dispositivo. Aqui o meu é de 2a " normal " e na partida dá pico de 20a, 1 seg mas dá.

Sobre acessar o HGU sem precisar desligar, pra quem ta tendo bug se ir primeiro em sobre o dispositivo e depois logar ele fica tranquilo de alterar as configs. Como o HGU nao é la essas coisas eu reinicio ele a cada 2 dias mais ou menos pra evitar algum bug.
 
tambem ouvi isso, o CO falou em viva voz, que estava de acordo com a anatel
dai o tecnico disse que "eu" estava reclamando que não estava chegando os 500
o CO aumentou pra 600mb

vc tem que combinar com o tecnico, pra pedir aumento na porta
foi o que ouvi da CO no viva voz, "aumentei a porta"

15895087485.png
Boa tarde,

Abri uma reclamação no consumidor.gov, não sei o que fazer. Alguma sugestão do que eu possa argumentar? Esse teste você fez via Wi-Fi ou por cabo ? De que cidade você é?

Abraço.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, eu acho inadmissível isso.
A Vivo, por ser a empresa que cobra mais caro e que adota postura de serviço "premium", era pra ser a última a se enrolar com esse tipo de coisa.
Acho que nem provedor pequeno se enrola com isso de perfil.
E ainda usam a Anatel de muleta pra erro deles, que a meu ver é coisa de empresa pequena.
Falou tudo 👏🏻👏🏻👏🏻
Inclusive eu abri uma reclamação no consumidor.gov e falaram a mesma coisa que o técnico, não sei mais o que argumentar, alguma sugestão? Menos mal que vou pagar R$ 49,90 e me isentaram a fatura desse mês.
Na minha humilde opinião se falando de operadora ao meu ver a claro é a melhor custo x benefício, e a mais barata é o overhead é muito bom, chega muito mais que o contratado.

Se tivesse opção da claro eu teria escolhido eles invés da VIVO, porém o cabeamento não passa na minha rua, apenas quatro ruas a cima da minha. Um dia há de chegar. Até lá vamos peleando.

Obrigado a todos até aqui.
 
Última edição:
Boa tarde,

Abri uma reclamação no consumidor.gov, não sei o que fazer. Alguma sugestão do que eu possa argumentar? Esse teste você fez via Wi-Fi ou por cabo ? De que cidade você é?

Abraço.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Falou tudo 👏🏻👏🏻👏🏻
Inclusive eu abri uma reclamação no consumidor.gov e falaram a mesma coisa que o técnico, não sei mais o que argumentar, alguma sugestão? Menos mal que vou pagar R$ 49,90 e me isentaram a fatura desse mês.
Na minha humilde opinião se falando de operadora ao meu ver a claro é a melhor custo x benefício, e a mais barata é o overhead é muito bom, chega muito mais que o contratado.

Se tivesse opção da claro eu teria escolhido eles invés da VIVO, porém o cabeamento não passa na minha rua, apenas quatro ruas a cima da minha. Um dia há de chegar. Até lá vamos peleando.

Obrigado a todos até aqui.
Tenta anatel tb
 
Eu tinha achado bem estranho um modem desses consumir quase o valor de uma geladeira ou aparelho desse mesmo porte em termos de utilidade, aqui no RS pelo menos na minha região a tarifa está custando 0,97 centavos (praticamente 1 real)

O aparelho que eu tenho aqui é o askey rtf8115vw que é praticamente identico ao Mitrastar seu, o unico diferencial dele seria a porta coaxial do aparelho (que eu não uso mas aparece como ativada no menu) e o uso do telefone fixo, do resto ele fica sempre em bridge e com todo o resto dos adicionais como wifi desligados, duvido que mesmo com o telefone fixo ele vai consumir muito mais do que o seu

O wattimetro que comprei seria esse aqui do link, acredito que não deve ser ruim ou pelo menos deve ter uma margem de erro proxima do aceitavel, até o final do mês ele deve chegar e assim que for possivel faço o teste e aviso aqui

Porque você não abre uma visita técnica e solicita a troca do HGU para tirarmos a dúvida se é ou não o equipamento? Abraço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Porque você não abre uma visita técnica e solicita a troca do HGU para tirarmos a dúvida se é ou não o equipamento? Abraço.
Essa semana quando o técnico veio aqui, ele trocou a pedido do suporte e ficou a mesma coisa, não resolveu nada.

Abraço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenta anatel tb
Vou tentar, mas acho que irão dizer a mesma coisa.
 
Última edição:
Porque você não abre uma visita técnica e solicita a troca do HGU para tirarmos a dúvida se é ou não o equipamento? Abraço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Essa semana quando o técnico veio aqui, ele trocou a pedido do suporte e ficou a mesma coisa, não resolveu nada.

Abraço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vou tentar, mas acho que irão dizer a mesma coisa.
Da uma caprichada e reclama com mais informações Segue a dica do nosso amigo @Rcarvas e no consumidor da nota 1 coloca que o problema não foi resolvido e daqui 1 semana abre dnovo a reclamação. Aproveita solicita também a troca da HGU pelo modelo antigo. Vê se è possível mandarem um técnico próprio da vivo.
È muito estranho mesmo a cidade da minha tia em Bauru era cidade GVT e lá foi instalado esse mesma HGU sua e lá está batendo 520 a 550. Plano dela è 500mb. E ela è usuária normal diferente do pessoal daqui.
 
Vivo fibra caiu aqui (porto alegre), e enquanto eu procurava um tutorial para mudar o DNS para o do google, internet voltou.

É recomendável mudar para o DNS do google? Se sim, como faz?
 
Boa tarde,

Abri uma reclamação no consumidor.gov, não sei o que fazer. Alguma sugestão do que eu possa argumentar? Esse teste você fez via Wi-Fi ou por cabo ? De que cidade você é?

Abraço.


--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Falou tudo 👏🏻👏🏻👏🏻
Inclusive eu abri uma reclamação no consumidor.gov e falaram a mesma coisa que o técnico, não sei mais o que argumentar, alguma sugestão? Menos mal que vou pagar R$ 49,90 e me isentaram a fatura desse mês.
Na minha humilde opinião se falando de operadora ao meu ver a claro é a melhor custo x benefício, e a mais barata é o overhead é muito bom, chega muito mais que o contratado.

Se tivesse opção da claro eu teria escolhido eles invés da VIVO, porém o cabeamento não passa na minha rua, apenas quatro ruas a cima da minha. Um dia há de chegar. Até lá vamos peleando.

Obrigado a todos até aqui.
O @dudugames acredito que pode te passar como ele fez na reclamação dele.
Tem também o @jacias . Lá inclusive era também 500 Mb e só batia 470 Mb como você.
 
O @dudugames acredito que pode te passar como ele fez na reclamação dele.
Tem também o @jacias . Lá inclusive era também 500 Mb e só batia 470 Mb como você.
Valeu por me marcar, vou passar uns procedimentos pra ele no privado.
@Enzo Camargo deixei algumas orientações pra você lá, dá uma olhada.
 
Última edição:
O @dudugames acredito que pode te passar como ele fez na reclamação dele.
Tem também o @jacias . Lá inclusive era também 500 Mb e só batia 470 Mb como você.
não tem segredo e nenhum procedimento especial qualquer 1 pode resolver
basta o técnico e a pessoa que pegou a reclamação ter vontade resolver. Varios users tiveram problema de perfil e foram resolvidos sem muito alarde inclusive o @Mosqueteirors
eu tive esse problema a 3 anos atrás quando migrei para degustação 600mb e foi resolvido pelo consumidor e sem técnico em casa.
É uma questão aleatória
 
Última edição:
Vivo fibra caiu aqui (porto alegre), e enquanto eu procurava um tutorial para mudar o DNS para o do google, internet voltou.

É recomendável mudar para o DNS do google? Se sim, como faz?
Quando eu usava o router da vivo em bridge eu colocava no ax23 o dns da google no ipv4 e tbm no ipv6.

Agora que o hgu da vivo tbm tá em router, e nao tem como ir nas configs avançadas pq caparam o firmware, coloquei só o dns ipv4 mesmo, vc tem que logar no hgu, entrar nas configs, rede local, e ai vai aparecer servidor dns especifico e vc poe 8.8.8.8 e 8.8.4.4.
Pelos meus testes vi que melhorou bastante sim trocando o DNS, em redes sociais principalmente, minha mae sempre falava " tá um pouco lento " e agora ela fala que melhorou o wifi kkkkkkk
 
Tô com o ping bem alto ultimamente (cerca de 1 mês pra cá), o que antes era na faixa de 60, agora está em 100 quase fixos.

Tentei trocar de IP mas não mudou nada, agora queria tentar trocar da faixa de IP que estou (177...) pra ver se muda algo, mas não consegui até então.

Alguém tem uma ideia do que fazer? Tá extremamente irritante essa porcaria kk
 
não tem segredo e nenhum procedimento especial qualquer 1 pode resolver
basta o técnico e a pessoa que pegou a reclamação ter vontade resolver. Varios users tiveram problema de perfil e foram resolvidos sem muito alarde inclusive o @Mosqueteirors
eu tive esse problema a 3 anos atrás quando migrei para degustação 600mb e foi resolvido pelo consumidor e sem técnico em casa.
É uma questão aleatória
O problema é essa aleatoriedade, já que você e o @Enzo Camargo são clientes da mesma empresa e ambos pagam caro pelo mesmo serviço.
O direito de vocês 2 é igual.
Os caras fazem parecer que a culpa é do cliente por estar reclamando, ainda mais com esse papo de "estamos entregando o que a Anatel determina".
Palhaçada!
 
*HGU 6* Pessoal consegui acessar o 192.168.15.1/padrao da seguinte forma: fiz o reset no HGU pelas configuraçoes, após o HGU reiniciar, retirei a fibra e esperei o HGU iniciar, ai o /padrao liberou pra mim, fiz as configuracoes necessarias, depois espetei a fibra e novamente bloqueou o acesso com erro 404
 
Boa tarde,

Abri uma reclamação no consumidor.gov, não sei o que fazer. Alguma sugestão do que eu possa argumentar? Esse teste você fez via Wi-Fi ou por cabo ? De que cidade você é?

Abraço.
Falei que não estava chegando os 500mb, que quando eu tinha 300mb, entregavam 350mb, teste via cabo, sou de Osvaldo Cruz-SP, interior
Vai depender do tecnico e do CO, o tecnico teve a cara de pau de culpar o antivirus

O primeiro tecnico que veio aqui disse que não existe perfil, pra vc ter uma ideia de como depende da vontade do tecnico
Foram uns 40min aguardando pra ser atendido pelo CO
 
*HGU 6* Pessoal consegui acessar o 192.168.15.1/padrao da seguinte forma: fiz o reset no HGU pelas configuraçoes, após o HGU reiniciar, retirei a fibra e esperei o HGU iniciar, ai o /padrao liberou pra mim, fiz as configuracoes necessarias, depois espetei a fibra e novamente bloqueou o acesso com erro 404

Se desativar o TR-069 antes de conectar a fibra é bem provável que pare de bloquear a interface avançada.
 
*HGU 6* Pessoal consegui acessar o 192.168.15.1/padrao da seguinte forma: fiz o reset no HGU pelas configuraçoes, após o HGU reiniciar, retirei a fibra e esperei o HGU iniciar, ai o /padrao liberou pra mim, fiz as configuracoes necessarias, depois espetei a fibra e novamente bloqueou o acesso com erro 404
Qual Versão de hardware é o teu modem? fiz o reset duas vezes com a fibra desplugada e ainda dava 404 na /padrao estou com a versão de hardware REV3 da Askey wifi6 [RTF8225VW]
Sim, testei em navegadores diferentes e a pagina /cgi-bin/login_advance.cgi também nao abre

No FW que tá aqui a opção bridge ta liberada aparentemente, sem ter q fazer nada
 
*HGU 6* Pessoal consegui acessar o 192.168.15.1/padrao da seguinte forma: fiz o reset no HGU pelas configuraçoes, após o HGU reiniciar, retirei a fibra e esperei o HGU iniciar, ai o /padrao liberou pra mim, fiz as configuracoes necessarias, depois espetei a fibra e novamente bloqueou o acesso com erro 404
Mas as configurações que você fez de fato foram efetivadas ? Funcionou ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo